Moradores de Altamira protestam por direitos básicos

Sugerido por Ivanisa Teitelroit Martins

Do Movimento dos Atingidos por Barragens

Moradores de Altamira, cidade atingida pela hidrelétrica de Belo Monte, protestam por água, energia e educação

Por volta de 1000 pessoas saíram nas ruas de Altamira (PA), cidade atingida pela hidrelétrica de Belo Monte, na manhã dessa sexta-feira (30 de agosto) para exigir o direito a água, energia e educação de qualidade. A ação, batizada de #DireitosJá, reúne os movimentos sociais presentes na região, além de entidades de profissionais da educação, comerciantes, representantes de bairros, igreja, entre outros.

A ação se soma ao dia nacional de paralisação convocado pelas centrais sindicais e faz parte de um processo que teve início nas grandes mobilizações de rua do mês de junho.

Água e energia, direitos negados

Por falta de investimento, a Celpa (distribuidora de energia do Pará) não consegue distribuir a quantidade de energia necessária à população de Altamira. O resultado disso é a constante falta de energia, prejudicando as residências, indústria, comércio e o povo em geral com queima de aparelhos domésticos e eletrônicos. Antes da privatização da empresa, tinha 50 funcionários em Altamira. Agora, após a privatização, são apenas 12, e para atender a uma população bem maior!

Quando privatizada, a Celpa foi vendida para o Grupo Rede, que conseguiu falir, apesar de cobrar uma das tarifas mais altas do país. Agora, a Celpa foi comprada por R$ 1 (UM REAL) pelo o grupo Equatorial, o responsável por quebrar a Cemar, distribuidora do Maranhão.

Além disso, a população de Altamira também sofre com o péssimo serviço oferecido pela Cosanpa, que atende só 30% da população. Há falta d’água constante, péssima qualidade da água que chega às torneiras da população e há muitos vazamentos pela cidade. Em 2009, iniciaram as obra do PAC 1 e PAC 2 do Governo Federal, para o saneamento básico de Altamira, que já consumiram em torno de R$ 6 milhões. Essa obra está sendo feita pela empresa Associados. A população se queixa de não saber onde está esse dinheiro.

O fornecimento de água para a cidade é feito com apenas um motor bomba, enquanto há três inutilizados desde 2009. Além disso, a Norte Energia, dona de Belo Monte, tem o compromisso de instalar 100% de água tratada e tratamento de esgoto em Altamira. Ela deveria ter começado essas obras em junho de 2011, porém, até agora, nada foi feito.

Educação: sucateda

A educação em Altamira vem sofrendo uma decadência sem precedentes, com sucateamento das escolas e universidades, baixo salário dos profissionais, em todos os níveis: básico e superior. Os profissionais do setor e estudantes pdem mais investimento do setor e denunciam que as condições das escolas vem interferindo na qualidade do estudo.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador