Quando a Tradição é um obstáculo ao desenvolvimento

Tem sido bastante comum lermos algumas palavras que são constantes em artigos, recomendações e metas a serem alcançadas pelas empresas, em sua “busca pela excelência”.

Dentre elas há a questão do “diferencial competitivo” a ser alcançado pela “constante inovação” quer tecnológica, de processos ou mesmo de atitudes diante do mercado.

Neste artigo da HSM, entretanto, há uma pesquisa sobre a importância da “inovação”, ainda que pequena parte considere haver ambiente favorável à sua aplicação.

Constata-se, assim, um forte oponente ao desenvolvimento das empresas pelo processo da inovação que é a Tradição… A tradição representada pelo conservadorismo pode fazer com que as decisões sejam baseadas em fatores que levaram a empresa ao sucesso… no passado

O presidente do Grupo Troiano de Branding, afirma nesse artigo que existem muitas barreiras, além do conservadorismo, na adoção de uma ação inovadora nas empresas. Para isso apresenta algumas dicas importantes.

Já foi objeto do livro de Ricardo Semler o fato de se levar, à mesa de reunião de diretoria, ideias que ensejem uma reação dos pares semelhante a: “Você está louco?”.

Quem sabe não seja essa a nova forma de gestão a ser adotada. Não há nenhuma indicação de que a ideia inovadora possa confrontar com os princípios básicos da boa gestão empresarial. Pode-se, perfeitamente, mudar formas de atuação, seguindo os mesmos princípios de ética e boa prática. A tradição que será “afrontada” é aquela que tolhe determinadas mudanças de foco, de posicionamento mercadológico ou de risco efetivo.

Vale a pena pensarmos mais sobre o tema…

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador