Senador defende hidrelétrica dentro da reserva Raposa do Sol

Segundo Mozarildo Cavalcanti, projeto é urgente, dada a dependência do fornecimento de energia do Estado de Roraima com a Venezuela.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu nesta quinta-feira (15/8) a aprovação de projeto de sua autoria que autoriza a União a construir uma usina hidrelétrica no rio Cotingo, em Roraima. A área está dentro da reserva indígena Raposa-Serra do Sol, motivo pelo qual é necessária a autorização do Congresso.

A urgência se dá porque o Estado, segundo o senador, vem sofrendo frequentes apagões por causa de problemas no linhão que vem da Venezuela. O país vizinho enfrenta dificuldades com a manutenção tanto da hidrelétrica quanto da rede de transmissão. Em razão dos apagões, o governo chegou a decretar estado de emergência elétrica no país.

“Realmente é grave nossa dependência de uma energia que vem de um país como a Venezuela, embora vizinho, que está atravessando complicações”.

O senador também disse que o projeto de decreto legislativo 2540/2006, já aprovado pelo Senado, está parado na Câmara há sete anos. O motivo seria uma determinação, naquela Casa Legislativa, para que não sejam aprovados projetos autorizativos. Apesar de não obrigarem o governo a realizar a obra, esses projetos são considerados uma pressão política.

“Ora, o nome já diz: projeto autorizativo. O que estamos fazendo aqui é a inversão do processo: em vez de o governo mandar para cá para nós autorizarmos, nós estamos autorizando o governo a fazer quando tiver orçamento e quando for conveniente” argumentou.

Mozarildo afirmou que, dos três projetos de hidrelétricas existentes para o Estado de Roraima, o do rio Cotingo é o mais viável porque o local pretendido fica entre duas montanhas, o que forneceria duas paredes laterais para o alagamento. Para ele, o impacto ambiental é “quase zero”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador