A classe média paulistana e a agressão à presidente Dilma

Certos setores a classe média paulistana estão entre os mais conservadores do país e tem pouco respeito pela civilidade e pela civilização, como demonstrou ofensas diversas a Presidente da República, no jogo de abertura da Copa. Lembremos que a Presidente cumpria uma função que o cargo, para o qual foi eleita pela maioria dos brasileiros, e para o evento que sequer trouxera ao país, a obrigava. Dilma sabia que iria ser hostilizada, mas como deixar de acompanhar os demais chefes estrangeiros, como fizeram os políticos citados por Florestan Fernandes jr, logo abaixo.

A conduta dos chamados “coxinhas”, tanto como a dos black bloks de rua, estimula o ódio que domina a política e o vale tudo na sociedade. Instituído o vale tudo, como reclamar da violência nas ruas? Da falta de limites dos delinquentes, muitos vindos de favelas, sem possibilidade alguma de pagar R$ 500 por um ingresso? Os flanelinhas, que esfolam quem chega de carro? Os assaltantes que circulam pela cidade? Os comerciantes que aumentam seus preços nos dias de jogo?

O ódio social existe em outras grandes cidades do país, mas em São Paulo, apesar do maior desenvolvimento econômico e renda média, parece ser mais intenso. Talvez seja a forma como foi forjada a cidade, onde são considerados heróis os descendentes de portugueses que liquidaram os tamoios, os bandeirantes que mais traziam mais orelhas de índios em fieiras, ao voltar dos sertões, depois os comerciantes e proprietários de escravos, em seguida os fazendeiros do café e os capitães da indústria, financiadores do golpe de 1964.Temos uma longa viagem para mudar nosso ideário.

Há que se ter em conta ainda que, apesar da imprensa esquecer,  “em jogo de futebol se vaia até minuto de silêncio” (Sergio Porto). Talvez seja sabendo disso que os demais políticos, até mesmo o governador e o prefeito de São Paulo, não apareceram. Mas no caso da Presidente, foi mais que vaia, uma manifestação de ódio.

Parece-nos evidente, no entanto, que os agressores apenas perderam. Deixaram claro para muita gente que está indecisa politicamente, o quanto é bom deixá-los longe do poder. Perderam mais, no entanto, a disseminação do ódio não costuma ser bom para ninguém se há possibilidade de resolver conflitos de interesses pelos meios democráticos. O restante da sociedade tem que tentar responder por outros meios.

Percival Maricato

 

Onde estavam os covardes?, por Florestan Fernandes Jr.

Onde estavam ontem os políticos que festejaram a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014? Onde estavam: Lula, Sérgio Cabral, Eduardo Campos, Aécio Neves, José Serra, Jaques Wagner, Yeda Crusius, Cid Gomes, Carlos Eduardo de Sousa Braga, Wilma de Faria, Roberto Requião, José Roberto Arruda, Blairo Maggi? Onde estava Marina Silva que queria uma sede no Estado dela, o Acre? Onde estavam os prefeitos, senadores, deputados, ancoras de televisão e rádio que queriam tanto a Copa do Mundo? Onde estavam os prefeitos e governadores responsáveis pelas obras exigidas pela Fifa? Ontem, coube a uma única mulher receber toda a agressão de uma torcida rica e privilegiada que conseguiu ingressos para o jogo de abertura em São Paulo. Uma elite raivosa que não perde a chance de destilar seu ódio de classe, seus preconceitos e sua falta de educação. Parabéns, presidenta Dilma, você não se escondeu nos palácios da República como fizeram os governadores, inclusive o senhor Geraldo Alckmin.

 

Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. senhores, na verdade essa não

    senhores, na verdade essa não é uma manifestação da classe média paulistana… eu outras arenas e eventos tem ocorrido manifestações semelhantes, inclusive com o #$%@@ sílaba tônica. Fora os petistas históricos e mais radicais, há uma exaustão em relação aos 12 anos do governo do PT, não tenham dúvidas.

    1. Para o cachorrinho do Charles Brown

      Os 20% dos votos do PSDB coxinha valem mais que os 40% dos votos do PT para Dilma. Mas na sua lógica onírica alucinógina, o cãozinho está correto. Ele, o coxinha, acha que só eles, os 20% do Aécio, deveriam decidir pelo Brasil. Os outros 80% dos votos, incluindo 40% concretos da Dilma são irrelevantes. Só a classe MERDA paulista deveria votar. Seria hilário se não soasse podre! Como a água que estão bebendo agora do Cantareira! Que alias deve estar provocando estas alucinações e este mal estar hepático!

      1. se o amigo não percebeu, eu

        se o amigo não percebeu, eu chamo a atenção justamente para o fato de que não são coxinhas a vaiar a presidenta dilma, são pessoas de todas as classes sociais, etnias, regiões, a insatisfação é geral (de novo: inflação alta, juros altos, economia estagnada, aliança com maluf, controle da mídia, etc). Só petista está feliz, e esses não muito menos do que os que são a favor do presidente lula.

      1. a presidenta Dilma está em

        a presidenta Dilma está em clara trajetória de queda, é a essa exaustão a que me refiro, não adianta negar, Dilma não é boa gestora.

  2. Eta coisa boa a manifestação

    Eta coisa boa a manifestação contra a presidente no jogo! Não poderiam escolher local e momento mais oportuno p/ mostrarem suas caras . Em Itaquera, lugar até ontem esquecido por todos, habitado por pessoas s/ condições de irem ao estádio (arena), onde jamais puderam pensar desfilar suas roupas e sapatos de grifes, compradas em MIAMI. E lá em Itaquera, na casa dos Corintianos menospresados, mostraram ao Brasil e ao mundo todo, quem são na realidade. Gente que não suporta ficar longe do PODER, usurpado por um METALÚRGICO e uma MULHER, os primeiros a conseguí-lo. Ambos alvos frágeis (para eles), mas que brasileiros criativos como são, fizeram do limão a mais doce limonada (como disse alguém) e aguaram o Champagne ou vinho comprados p/ comemorar seu bravo feito.

    PSDB = Partido Superior Da Baixaria.

    1. Então a Copa do Mundo é um

      Então a Copa do Mundo é um evento da elite branca, segundo o que disse o Presidente Lula.

      Então quer dizer que se gastou recursos humanos, políticos e financeiros para fazer uma festa para a elite ?

      Então quer dizer que o PT Governa para a elite ?

      Réu confesso neste caso ?

  3. Faço minhas as palavras de

    Faço minhas as palavras de Silvuo Pedrosa no facebook:

    “”Saia um pouco do seu pedaço, pense no País”, foi o que disse Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, a uma senhora ameaçada de remoção, algumas semanas antes de começar a Copa do Mundo. O grau de ofensividade dessas palavras não tem comensurabilidade com os xingamentos dirigidos à Dilma na abertura da Copa. Xingar o poder ou um inimigo político (nesse caso, o poder de um inimigo político) não pode ser medido com a mesma régua que se mede o desdém pela vida alheia, a exortação ao sacrifício por uma imagem de nação que existe de acordo com a conveniência dos projetos do poder constituído.

    Você pode ter muitos motivos para votar em Dilma, seguindo uma racionalidade que eu, particularmente, rejeito. Mas se você realmente se incomoda mais com os xingamentos à presidenta, de um público para o qual o governo do Partido dos Trabalhadores se empenhou em organizar esse megaevento – que removeu mais de duas centenas de milhares de pessoas, suspendeu direitos fundamentais, militarizou (ainda mais) a gestão da segurança pública e elitizou o público dos estádios, entre outros legados malignos da Copa do Mundo -, do que com as mulheres e homens pobres, simbolizadas pela moradora ameaçada que recebeu essa resposta canalha – a ponto de se decidir eleitoralmente a partir disso -, então você deve votar na Dilma. Mas a sua sensibilidade política e social não é muito mais apurada que a daqueles que xingaram Dilma.”

    OBS. Para o que querem o link da fala do Gilberto Carvalho, aqui vai: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,hostilizado-em-debate-gilberto-carvalho-diz-que-e-a-panela-de-pressao-que-explode,1160146

    1. No Estadão ?

      Onde está o áudio? Acreditar no que publica o estadão é preciso ter muita fé, acreditar em mula sem cabeça, ou em: só  vou por a cabecinha”.

       

      1. Por aqui nos comentários todo

        Por aqui nos comentários todo mundo acredita no PIG quando é de sua conveniência política ou eleitoral.

        Acho pouco provável que a matéria colocaria aspas se o secretário Gilberto Carvalho não tivesse proferido aquelas palavras.

        De todo forma, para além das palavras estão os fatos, as práticas. E as práticas dos governos com os atingidos pela Copa condizem com a fala reproduzida no Estadão. As práticas de colocar os interesses da FIFA acima de quaisquer interesses da população condizem com a fala.

        Enquanto a polícia ontem no Rio atirou com munição letal na manifestação antes do jogo da Argentina (ver video do jornal A Nova Democracia), por aqui se discute ainda hoje xingamento a uma pessoa que por exercer cargo político, por dever de ofício numa democracia deve estar sujeita a esse tipo de reprovação verbal em público. Esse chororô dos eleitores de Dilma por conhta de vaias e xingamentos só torna eles mais próximos do conservadorismo do público do Itaquerão.

        Valores realmente estão invertidos: parece que vaias e xingamentos a um presidente são uma ameaça à democracia e não uma polícia assassina que mata no dia a dia e usa até munição letal contra manifestantes, ao bel-prazer.

         

        1. Até parece…

          Que você não conhece os vermes do PIG. O Clovis Rossi já (vários) publicou diálogos travados entre Dilma e Lula, no gabinete presidencial, com detalhes, só não teve coragem de colocar aspas. Quanto às vaias, são normais, agora imagine um bando de vagabundos, mandando a sua mãe tomar no cu. Que tal?  você gostaria?

    2. Nào sei você, mais eu costumo

      Nào sei você, mais eu costumo julgar os governantes pelo que fizeram enquanto no poder, se achas que o que Dilma e Lula fizeram pelo povo desse País foi realmente ruim, tens todo direito de não votar nela.

      Quanto à elitização do público nas copas, me apresente um País até hoje, onde  isso não tenha ocorrido.

      Do alto dos meus 60 anos passei por diversos políticos e regimes, e dos que aí estão nenhum chega aos pés de Dilma e seu criador.

      Vejamos como se comportarão a maioria dos brasileiros em outubro.

      O que conta é o voto, aguardemos.

      abçs

  4. Inacreditável a ausência do

    Inacreditável a ausência do governador Alckmin. Com certeza não deu bolo por prever que seria aplaudido efusivamente pela multidão. O governador foi covarde.

  5. Conversando com amigos.
    Fiz

    Conversando com amigos.

    Fiz somente observação que foi  que:  FOI  FEIO O ATO, e atitude de uma minoria ali presente.

    Quase foi agredido por um deles, alegando que foi bem feito, se estivesse la faria mesma coisa, e que 

    nos tinhamos pensamentos extremamente diferentes. ( nunca vi tanto ódio)

     

    “A minha queria mãe me ensinou que e feio falar palavrão na rua. “

     

     

  6. A intolerância…..

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!!!!

    Senhores que aplaudem o xingamento a nossa Presidente, mostram bem o nível, ou melhor, o perfil que têm!!!

    Você pode não gostar do PT, do Lula, da Dilma, mas o que não pode, ou melhor não deve é ultrajar o Presidente  de um País, quando  ele estiver representando este País.

    Ao faze-lo, você simplesmente estará ofendendo ao Pais, ao nosso País, e sinceramente, educadamente, gostaria de não mais chamá-lo de brasileiro!

    Um Brasileiro, pode e deve discordar do que achar absurdo na administração publica, nos vários níveis, mas não pode e não deve ser vulgar! Ainda mais num evento como este, onde milhões estão assistindo, e como Brasileiros, temos a obrigação moral de,  educadamente e respeitosamente, tratar nossos visitantes da mesma maneira em que  somos tratados no exterior, quando em visita para assistir a estes eventos!

    Vergonha, é o que posso exprimir, para os que assim se comportaram, e mais que isto, nojo em saber que nasceram no mesmo Pais que eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, 

    O Brasil merecia coisa melhor que estes imbecis recalcados , que foram rotulados de “massa cheirosa”!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Vaias…e desrespeito…

    Acho incrível pessoas que utilizam o ProUNi, FIES, Ciência sem Fronteiras, que utilizam o Minha Casa Minha Vida
    fazerem chingamentos e vaias. Pessoas que definitivamente não poderiam utilizar esses benefícios.
    Mas fazem um “jeitinho brasileiro”  e utilizam….

    Conheço inúmeras pessoas que falam que o governo é ruim…que o governo é ladrão…

    Mas acabam utilizam os benefícios desse governo…Ciencias sem fronteiras….prouni…fies…

    Utilizam benefícios para trabalhar em pesquisa (estudar e ganhar), utilizam os benefícios de se estudar fora do país com uma bolsa…
    Empresários que falam que o governo é ruim mas utilizam os Refis da vida…utilizam leis criadas para a Copa (incentivos fiscais)…
    Falam mal da copa e assistem aos jogos…vão aos estádios….
    Utilizam Universidades Públicas…
    Isso é uma tremenda cara de pau….
    Se não concorda com o que aí está não utilize…seja consciente…não seja oportunista…

  8. “O ódio social existe em

    “O ódio social existe em outras grandes cidades do país, mas em São Paulo, apesar do maior desenvolvimento econômico e renda média, parece ser mais intenso. Talvez seja a forma como foi forjada a cidade, onde são considerados heróis os descendentes de portugueses que liquidaram os tamoios, os bandeirantes que mais traziam mais orelhas de índios em fieiras, ao voltar dos sertões, depois os comerciantes e proprietários de escravos, em seguida os fazendeiros do café e os capitães da indústria, financiadores do golpe de 1964.Temos uma longa viagem para mudar nosso ideário.”

     

    Caraca véi!!! Vc foi longe demais na maionese… Se vc achar umas 1000 pessoas em São Paulo que se achem descendentes de portugueses que liquidaram tamoios e blá, blá, blá… vc ganha uma mariola…

    São Paulo é o estado mais democrático do país e com a ZELITE mais diversa do mundo… tem até ZELITE Marilena Chauí, la na USP!!!

     

    1. Perdendo mariolas

      “Se vc achar umas 1000 pessoas em São Paulo que se achem descendentes de portugueses que liquidaram tamoios e blá, blá, blá… vc ganha uma mariola…”

      Se vc achar uns 1000 bairristas como vc que não se achem “herdeiros” dos “bandeirantes” e blá blá blá, vc ganha uma besteirola.

      Quanto a elite, salvo naturais exceções, sua única “qualidade” é ter dinheiro. 

      Ou pensar que ter dinheiro é ser elite.

  9. O fato em si é muito

    O fato em si é muito perturbador. Anoto tambem que a unica maneira de ter algo publicado neste blog é a total comungação com o partido. Lamentavel que o LNOL tenha se tornado tão partidário e chegar a este ponto. Bloqueiam tudo, tranformou-se em mais um dos sites tediosos e afirmativos, sem nenhuma possibilidade de debate.

    1. Se te perturba este blog?

      Qual a sua opinião sobre os blogs de direita que infestam a net. Aqui seu comentário é publicado por pior que seja sua opinião e grosseria. Na direita, toda opinião que não coaduna com o do bloguista é simplismente censurado. Lá não tem demoicracia, aqui tem. E ainda vem criticar?

  10. Nossa vao falar nisso até

    Nossa vao falar nisso até quando? que saco. nao para mais, só falam disso! rs

    ja acabou, Vaiaram ela, xingaram ela, erraram foi injustificavel pois ela na condiçao de presidente representa o pais.

    mas ja deu ja , rs

    que coisa…

    1. Não deu nada, mas vai dar………..

      Leonidas, não se irrite, pois isto é so o começo!!!

      A guerra apenas começou, e posso lhe assegurar que como muitos, estou nas fileiras digitais para defender este governo e seus ganhos sociais.

      Chega digo eu, de saqueadores, sabotadores, vendilhões, mercenários, midias vendidas, helipópteros, Trensalões, etc, etc, etc, e por ultimo mas menos importante, estes NETOS, tira-sapatos, que têm a pretensão de governar nosso País!!!! 

    2. Discordo de sua opinião.

      Discordo de sua opinião. Temos que continuar falando pois se deixarmos de falar contra as iniquidades elas voltarão a acontecer com mais frequência.

  11.  pessoas de todas as classes

     pessoas de todas as classes sociais, etnias, regiões, a insatisfação é geral. Me parece exagerada esta afirmação;

  12. Augusto de Campos

    Saiu no Maria Fro uma carta arrasadora do Augusto de campos para a Folha, que obviamente não foi publicada,tratando deste assunto. A Folha não se contentou em apoiar o ato de ódio ocorrido no Itaquerão, superou a canalhice, tanto ao usar indevidamente poema “Viva Vaia” de Augusto de Campos, deixou de se desculpar e publicar a contundente carta. A propósito, segue a missiva:

    “Prezados Senhores.

    Esse jornal utilizou, em 14 de junho de 2014, com grande destaque, o poema VIVA VAIA, de minha autoria, como ilustração de matéria ambígua sobre os insultos recebidos pela presidente Dilma, na partida inicial da seleção.

    Utilizou-o, sem minha autorização e sem pagar direitos autorais: sem me dar a mínima satisfação.

    Poupo-me de comentar a insólita atitude da FOLHA , a quem eu poderia processar, se quisesse, pelo uso indevido de texto de minha autoria.

    A matéria publicada, composta de três artigos e do meu poema, cercado de legendas sensacionalistas, deixa dúvidas sobre a validade dos xingamentos da torcida, ainda que majoritariamente os condene, e por tabela me envolve nessa forjada querela.

    A brutalidade da conduta de alguns torcedores, que configura até crime de injúria, mereceria pronta e incisiva condenação e não dubitativa cobertura, abonada por um poema meu publicado fora de contexto.

    Os xingamentos, procedentes da área vip, onde se situa gente abastada e conservadora, evidenciam apenas o boçalidade e a truculência que é o reverso da medalha do nosso futebol, assim como a inferioridade civilizatória do brasileiro em relação aos outros povos.

    Escreveu, certa vez, Fernando Pessoa: “a estupidez achou sempre o que quis». Como se viu, até os candidatos de oposição tiveram a desfaçatez de se rejubilarem com os palavrões espúrios. Pois eu lhes digo. VIVA DILMA. VAIA AOS VIPS.”

    Augusto de Campos.

  13. Sobre povo e elite

    Vocês falam que a tal ‘elite área VIP’ não gosta do PT mas o ‘povo’ gosta. Em que pese a Dilma ter sido eleita democraticamente e seja a presidente legítima, a maioria dos eleitores NÃO VOTOU nela (contando abstenções, nulos, brancos e votos em outros candidatos). Logo, falar que “o povo está com o PT” é menos verdadeiro do que falar que “o povo NÃO ESTÁ com o PT”.

    A quantidade de gente que não é petista e que acha esse governo ruim não é tão “desprezível” assim para poder ser enquadrada nessas categorias bocós que vocês inventam, tipo “classe mérdia paulista”, “coxinhas”, “reacionários”, “ultradireita”, “tucanalhas”, etc.

    Assim, convém baixar a bola. Ganhar eleição não confere a ninguém imunidade a vaias e impropérios, mesmo que eu concorde que é uma tremenda falta de educação mandar uma  mulher tomar no caju (sim, sou machista quanto a isso…).

     

  14. O fato é que antes para se

    O fato é que antes para se fazer barulho em estádio precisava que fosse uns 50 mil gritando, agora dez paens produz até muito mais em função dos novas tecnologias de sonorização que foram aplicadas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador