Anistia Internacional pede respeito à manifestação pacífica na Copa

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A Anistia Internacional pedirá respeito à liberdade de expressão e à manifestação pacífica durante a Copa do Mundo, em ato que será realizado hoje (5) em Brasília. O movimento reuniu mais de 86 mil assinaturas, em cerca de 100 países, com a campanha “Brasil, chega de bola fora!” e vai entregá-las ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional. A preocupação é que a violência contra os manifestantes registrada nos protestos do ano passado voltem a ocorrer durante o Mundial.

Os relatos de violência são muitos. A organização reuniu alguns e acrescentou recomendações ao Poder Público no documento Eles Usam uma Estratégia de Medo: Proteção do Direito ao Protesto no Brasil, que estará disponível a partir desta quinta-feira no site do movimento.  

“A intenção é a prevenção, para evitar eventuais violações por parte da polícia durante as manifestações que poderão ocorrer”, diz a assessora de Direitos Humanos da Anistia Internacional, Renata Neder. “No ano passado, a gente viu eclodir em todo o país grandes manifestações. Em diversas, a resposta da polícia foi abusiva, fazendo o uso excessivo da força, de balas de borracha e gás”.

 

A reação policial teve consequências. O documento mostra o caso do fotógrafo Sérgio Andrade da Silva que perdeu um olho após ser atingido por uma bala de borracha, disparada pela polícia militar durante uma manifestação em São Paulo, no dia 13 de junho de 2013.

Há também o caso de Vinicius Duarte, 27 anos, músico e estudante universitário. De acordo com o texto, ele foi brutalmente espancado por policiais militares durante uma manifestação em São Paulo no dia 25 de janeiro de 2014. Ficou gravemente ferido, teve a mandíbula e o nariz quebrados e perdeu quatro dentes depois que dois policiais militares o golpearam diversas vezes com os cassetetes.

Renata reconhece que atos de violência são praticados também por manifestantes. “O que é direito humano é o protesto e a manifestação pacífica. Qualquer ato de violência deve ser investigado e a polícia deve atuar para responsabilizar tais atos”, diz. No entanto, “a polícia precisa saber que a resposta e atuação no protesto deve ser no sentido de diminuir, não pode resultar no aumento de violência”.

Entre outras recomendações, a anistia pede que as autoridades brasileiras, em nível federal e estadual, assegurem que as polícias Civil e Militar, bem como outras forças de segurança, recebam treinamento adequado e efetivo para o policiamento de manifestações públicas, inclusive as de grandes dimensões.

Além disso, diz que as autoridades brasileiras devem estabelecer e pôr em prática mecanismos de prestação de contas claros, eficazes e públicos para investigar denúncias de violações cometidas por todas as forças de segurança responsáveis pelo policiamento, antes e durante a Copa do Mundo. Devem ainda garantir que os responsáveis por violações de direitos humanos sejam submetidos aos procedimentos disciplinares e
penais apropriados.

O movimento também pede que o Congresso Nacional rejeite os projetos de Lei Antiterrorismo PLS 499/2013 e PLS 44/2014. Segundo Renata, as ações já mostram resultados. No mês passado, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o governo federal não vai mais apoiar nenhum dos projetos em tramitação no Congresso que aumentem as penas para crimes cometidos durante manifestações.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pacífica é a mulher do oceano Pacífico

    Mostrem-me uma manifestação “pacífica” que não tenha terminado em quebra-quebra, uma só. Só teve uma: a que foi feita defronte da Globo, quando adornaram a fachada daquela organização criminosa com merda. Não me venham com esta conversa fiada de “pacífica”.

     

  2. Vai falar merda assim na caso do carvalho

    Qual manifestação foi pacífica?

    O uso da violência por parte dos “manifestantes” é uma constante desde junho13.

     

  3. Está todo mundo querendo

    Está todo mundo querendo tirar uma lasquinha para 3 minutos de fama na Copa. Ridícula a manifestação da Anistia Internacional. Se a Presidente da República já reconheceu o direito de manifestações a Anistia quer o que? Divulgar que no Brasil é preciso a Anistia Internacional para garantir direitos porque vivemos num regime de exceção?

    Pedir protestos pacíficos e que não agridam o direito de quem quer assistir a Copa não dá, não é? Nem entregar um documento ao governador Alckmin cujo polícia foi responsável pelas agressões citadas? O foco é o governo federal e a presidente Dilma Rousseff.

    Essas ongs e seus objetivos secretos…

    1. Recebe

      Recebe doações de George Soros e Fundação Ford. Criaram um site iyellow que é para dar cartão amarelo para Dilma. Tem o apoio do Marcelo Freixo do PSOL. 

  4. Hoje em dia sempre que eu

    Hoje em dia sempre que eu leio alguma asneira destas proferida por alguma entidade, eu pergunto: a quem é ligada a anistia internacional? Vão encher o saco do obama por causa dos drones que matam inocentes no Afeganistão!

  5. Anistia Internacional a serviço de quem?

    A idéia central deste documento é manter o estado geral de manifestações, de modo que o assunto continue na agenda do dia a dia  fustigando o governo federal. Penso que mais do que responder a estas provocações, precisamos mostrar ações concretas dos avanços conquistados. Temos mais é que agir e não somente sermos pautados por esta elite vesga e subserviente aos interesses internacionais.  

  6. É o mesmo pessoal que pede

    É o mesmo pessoal que pede que o Governo da Venezuela respeite seus manifestantes contrários?

    E quem vai pedir inteligência aos manifestantes?

  7. Vá te catar, Anistia de ……………..

    Não merece nem ser citada esta tal de “Anistial” patrocinada pelos abutres que querem desestbilizar o governo!

    Ao invés de se intrometer nas ações do governo para manter a ordem durante este evento, a tal entidade deveria era se preocupar com a tortura em  Abu ghraib e como disseram, o assassinato de civis no Paquistão pelos drones do império, e em vários outros países!

    O que não falta é violação de direitos humanos pelo mundo afora, e vem este projeto de entidade, falar sobre os procedimentos do governo para manter a ordem!!!

    Vá te catar Anistia de merda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  8. Quem quer respeito deve dar

    Quem quer respeito deve dar respeito.

    Se os chamados manifestantes querem ser respeitados devem respeitar aqueles que querem assistir a Copa e se divertir sem serem incomodados.

    Caso contrário devem receber o mesmo desrespeito que fizerem com os outros.

    Eu quero assistir a Copa e curtir um evento esportivo sem ser incomodado. Quem me ioncomodar não merece respeito, pois estará me incomodando.

    Democracia é cada um respeitar o direito dos outros e eu exijo que meus direitos sejam respeitados.

    Será que a Anistia Internacional pensa assim ou essa conversinha de respeito às manifestações é só para evitar que a violência que porventura os manifestantes cometam seja reprimida.

    E sem essa conversinha de fazer manifestação em frente aos estádios. Essa é uma forma de impedir o direito daqueles que pagaram seu ingresso e querem assitir seu jogo com acesso livre e sem constrangimento.

    Podem muito bem fazer manifestações em locais que não impeçam o direito das outras pessoas.

    1. pacato cidadão

      “Eu quero assistir a Copa e curtir um evento esportivo sem ser incomodado. Quem me incomodar não merece respeito, pois estará me incomodando.”

      Ruyacquaviva, burguês abastado, com bala na agulha pra comprar entrada pra todos jogos do Escrete Canarinho e mais alguns – além da grana pra viajar de avião do Oiapoque ao Chuí – tem todo direito de exercer seus direitos.

      Já antevejo: perucão verdamarelo, pavilhão nacional servindo de capa, caxirola e vuvuzela, lá vai Ruy, pacato cidadão.

      Pacato vírgula…

      …Que ninguém se meta a besta de perturbar sua partidinha de futebol. O cara vira bicho, chama a polícia e até ajuda a dar porrada.

      …………………………

      Ruy, eu não falo alemão mas sei que “Leben”(substantivos em alemão são sempre escritos com inicial maiúscula) é neutro; pede, portanto, o artigo “das”.

      Não seria “Das Leben ist ein Gedankenexperiment”?

      Como és um bom cidadão, cumpridor de seus deveres esportivo-patrióticos, sugiro “Arbeit macht frei”.

  9. Eu gostaria de saber da

    Eu gostaria de saber da anistia qual o procedimento considerado por ela correto para manifestações NÃO pacíficas.

  10. Vão se meter  aonde  é

    Vão se meter  aonde  é  necessária e urgente  a Paz…Vão  intermediar  conflitos !  Exemplos : Afeganistão, Síria, Palestina, Sudão, etc., Aqui,  somos  País  soberano e  democraticamente  governado.  Vão chafurdar  em outra  freguesia !

  11. Deviam estar preocupados com

    Deviam estar preocupados com os neonazista da Ucrânia; alguém pode informar, quem/ quê sustenta alguns destes ditos ativistas?

  12. Eles Usam uma Estratégia de

    Eles Usam uma Estratégia de Medo: Proteção do Direito ao Protesto no Brasil, 

    Eles quem cara-pálida?

    Os mesmos que conseguiram inibir, em parte, a alegria do povo brasileiro?

  13. Já combinaram com os russos?…

    O documento vai ser entregue também aos líderes das manifestações, para que eles se manifestem pacificamente? E os Black Bocks também estão incluídos, no grupo que deve se manifestar pacificamente? Onde andava a AI, enquanto o Presidente do STF Joaquim Barbosa cometia violências contra os apenados José Dirceu e José Genoíno?

  14. ANISTIA INTERNACIONAL QUE VÁ

    ANISTIA INTERNACIONAL QUE VÁ A MERDA . . . . . O QUE ELA DIZ DO GENOINO, DIRCEU ETC . . . . . INTERNACIONAL O CACETE, E SIM NEOLIBERAL . . . . . ANISTIA NEOLIBERAL . . . . . . .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador