Países que discriminam por gênero registram mais mortes de meninas em idade precoce

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: EBC
 
Por Valentina Gallo
 
No The Conversation
 
O número de crianças que morrem antes dos cinco anos é alarmante. Enquanto a taxa de mortalidade infantil varia em todo o mundo, 5,9 milhões de crianças nessa faixa etária morreram em 2015. Mais da metade dessas mortes precoces foram devidas a doenças evitáveis ​​e doenças que poderiam ser tratadas, como diarréia e desnutrição. Isso significa que as mortes são causadas pela desigualdade socioeconômica e, consequentemente, pela dificuldade de acesso a assistência médica acessível.
 
Em um novo estudo , analisamos dados de 194 países e concluímos que a taxa de desigualdade de gênero de um país está relacionada a um número maior de mortalidade infantil, no qual as meninas são muito mais afetadas, especialmente em países com nível de renda médio-baixo.
 
No nível global, as crianças correm um risco maior de morrer antes dos cinco anos de idade se forem nascidas em áreas rurais, se forem de famílias pobres e se a mãe não tiver acesso à educação básica. O gênero tem um impacto maior no acesso ao empoderamento social , o que, por sua vez, interfere nos processos de tomada de decisão e na distribuição de recursos nos domicílios. Em alguns países, as vidas de mulheres e homens não têm o mesmo valor.
 
Para cada 107 crianças que vêm ao mundo, nascem 100 meninas. Os homens experimentam maior mortalidade na primeira infância, um achado que tem sido relacionado a uma maior predisposição biológica em crianças a sofrer de doenças. Por exemplo, meninas são menos propensas a sofrer de doenças perinatais, anomalias congênitas e doenças infecciosas.
 
Em 2015, uma média de 120 crianças menores de cinco anos morreram por cada 100 meninas. A mortalidade infantil naquele ano antes dessa idade foi maior em crianças em todos os países do mundo, exceto para Tonga e Índia, onde 81 morreram e 94 meninos para cada 100 meninas, respectivamente.
 
A maior mortalidade em crianças menores de cinco anos em comparação com as meninas foi registrada na Mongólia (148 meninos por 100 meninas), Turquemenistão (144) e Vietnã (140). Verificou-se que o número de mortes de homens em comparação com o das mulheres foi maior em países com renda alta e média-alta, embora não houvesse padrão comum a todos. O mapa abaixo divide os países em quatro grupos de acordo com a taxa de mortalidade por sexo antes de cinco anos. O verde mais claro indica os países em que morreram 117 crianças ou menos por cada 100 meninas, enquanto o verde escuro mostra os países em que morreram 124 crianças ou mais por 100 meninas.
 
A taxa de mortalidade por sexo em menores de cinco anos para cada 1.000 nascimentos, desenvolvida a partir de dados do UNICEF para 2015.
 

 

Localizando a desigualdade de gênero
 

Nosso estudo comparou dados de mortalidade em crianças menores de cinco anos com um índice global de desigualdade de gênero publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O Índice de Desigualdade de Gênero mede essas diferenças examinando três características do desenvolvimento humano: saúde reprodutiva, empoderamento e situação econômica. O índice reflete o custo de desenvolvimento na desigualdade de gênero, que tem sido associado com maior mortalidade infantil. Isso pode ter sua explicação se nos voltarmos para fatores culturais, sociais e econômicos, como a riqueza de um país e o acesso a cuidados médicos.

No gráfico abaixo, apresentamos a taxa de mortalidade em crianças (pontos verdes) e em meninas (pontos azuis) menores de cinco anos, comparada ao Índice de Desigualdade de Gênero. Ele mostra como, em geral, a mortalidade aumenta nos países onde a desigualdade de gênero é maior, como o Iêmen e Tonga, localizados no lado direito do gráfico. No entanto, entendemos que alguns países têm maiores diferenças entre a mortalidade de meninos e meninas em comparação com outros.

A relação entre o índice de desigualdade de gênero no eixo X, ea taxa de mortalidade masculina (verde) e feminino (azul) entre as crianças menores de cinco anos no eixo Y, por países de todo o mundo.

 

Meninas estão em maior risco

Nossa análise também mostra que a desigualdade de gênero de um país está relacionada às taxas desproporcionais de mortalidade de meninas com menos de cinco anos, comparadas com as dos meninos. Ou seja, quanto maior o Índice de Desigualdade de Género, menor a mortalidade por sexo em crianças menores de cinco anos, o que significa que menos crianças morrem do que as raparigas.

No gráfico inferior, o eixo horizontal representa a desigualdade do género (com países mais iguais do lado esquerdo) e o eixo vertical mostra a comparação da taxa de mortalidade de crianças com menos de cinco (onde 1,2 é a média: 120 mortes de crianças por 100 de meninas). Cada ponto representa um país, o que mostra que em países com um nível de renda média e baixa (nuvem de pontos verde claro e azul claro), desigual maior sexo está associado com menor mortalidade em crianças por 100 garotas.

A relação entre o Índice de Desigualdade de Género, no eixo X, e a taxa de mortalidade masculina e feminina em crianças menores de cinco anos, no eixo Y, por países de todo o mundo. 

Dadas as características específicas do desenho do nosso estudo, não pudemos afirmar que as mortes de meninas com menos de cinco anos são o resultado da desigualdade de gênero em cada país. Pode haver fatores adicionais que influenciam o relacionamento que estabelecemos.

No entanto, a desigualdade de gênero pode aumentar a probabilidade de sobrevivência das crianças além de cinco anos, em comparação com uma menina. Isto é devido ao impacto da desigualdade sobre as mães. desnutrição materna, exposição à violência e à dificuldade de acesso à educação pode tornar as crianças têm pior saúde, o que poderia ser causada pelo aumento da suscetibilidade a doenças infecciosas, tais como infecções das vias aéreas ou complicações no parto e acesso limitado à medicina preventiva.

A fim de reduzir a mortalidade infantil em geral, as políticas devem colocar o foco além do desenvolvimento econômico para reduzir a desigualdade de gênero por meio de uma série de pontos, incluindo assistência médica, educação, higiene. trabalho e empoderamento político. Até que essas questões sejam abordadas, os efeitos prejudiciais da desigualdade de gênero entre as gerações não serão reduzidos, levando à alta mortalidade de crianças e, especialmente, de meninas.

Valentina Gallo é professora Sênior em Epidemiologia da Queen Mary University of London.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dados nao podem ser verdadeiros

    100 meninas em cada 107 crianças? Óbvio que isso é impossível, mesmo sendo verdade que sobrevivem mais meninas no nascimento do que meninos. E como maior mortalidade de crianças comparada à mortalidade de meninas? Meninas nao estao incluídas em crianças? Quem traduziu essa joça?

  2. Números ???

    Números completamente incompreensíveis, alguém pode explicar ou corrigir isso aí ?

    Diminui a credibilidade da blog todo esse tipo de falha.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador