Semelhanças aparentes, equivalências inexistentes, por Fábio de Oliveira Ribeiro

A autora de “A máquina do ódio” equipara a imprensa brasileira à imprensa norte-americana. O leitor do livro é levado a acreditar que a Folha de São Paulo e o Washington Post seriam equivalentes.

Semelhanças aparentes, equivalências inexistentes

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Em seu livro Patrícia de Campos Mello comparou as trajetórias do presidente brasileiro à dos presidente norte-americano. Diz a jornalista:

“A grande semelhança entre as bem-sucedidas campanhas eleitorais do americano Donald Trump, em 2016, e a de Jair Bolsonaro, em 2018, é que ambos conseguiram ‘matar’ o mensageiro da famosa máxima. Trump e Bolsonaro contornaram a mídia tradicional e se comunicaram diretamente com o eleitor de modo eficaz e como melhor lhes convém. No começo de 2016, quando a campanha presidencial nos Estados Unidos estava esquentando, Trump tinha 6,5 milhões de seguidores no Twitter; hoje ele tem 81,9 milhões.” (A máquina do ódio, Patrícia de Campos Melo, Companhia das Letras, São Paulo, 2020, p. 183/184)

Bolsonaro tem 6,6 milhões de seguidores no Twitter. Mas ninguém sabe exatamente quantos destes seguidores são perfis falsos ou bots.

A autora do livro colocou o foco da análise dela na supressão do mensageiro. Todavia, a comunicação direta entre governante e governado também tem uma consequência política importante. Ela reduz o poder das tradicionais antes-alas do poder. Sobre esse assunto vide https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/as-novas-ante-salas-do-poder/. Todavia não é disso que pretende falar hoje.

Ao longo do livro, a autora de “A máquina do ódio” equipara a imprensa brasileira à imprensa norte-americana. O leitor do livro é levado a acreditar que a Folha de São Paulo e o Washington Post seriam equivalentes. Ambos fazem parte das mesmas instituições internacionais e estão unidos na defesa da liberdade de imprensa. Os dois jornais estão enfrentando líderes políticos populistas que agridem jornalistas e estimulam seus seguidores a fazer isso.

Essa equivalência entre os dois jornais realmente existe? Vamos aos fatos.

O Washington Post ajudou a derrubar Richard Nixon ao investigar e revelar a participação do presidente dos EUA na conspiração para espionar o Comitê Nacional do Partido Democrata em Watergate. Pressionado pelo governo, o jornal ganhou na justiça o direito de não revelar a fonte que estava ajudando a desvendar as misteriosas ligações entre os invasores e os assessores mais próximos do presidente dos EUA https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Watergate.

A Folha de São Paulo tentou impedir a eleição de Dilma Rousseff divulgando uma Ficha Policial que foi atribuída a então candidata. Mesmo depois que os peritos comprovaram que o documento era falso, o empregador de Patrícia de Campos Mello insistiu na tese de que o documento “poderia ser verdadeiro” https://pt.wikipedia.org/wiki/Controv%C3%A9rsias_envolvendo_a_Folha_de_S.Paulo#Ficha_policial_falsa_de_Dilma_Rousseff.

O Washington Post desmascarou Donald Trump assim que ele começou a dizer que Barack Obama não era cidadão norte-americano https://www.washingtonpost.com/politics/obamas-release-of-birth-certificate-does-little-to-allay-birther-fears/2011/04/27/AFv4RP1E_story.html. Em 13 de outubro de 2016 o jornal norte-americano publicou um editorial endossando a candidatura de Hillary Clinton https://www.washingtonpost.com/opinions/hillary-clinton-for-president/2016/10/12/665f9698-8caf-11e6-bf8a-3d26847eeed4_story.html.

Desde o início de 2015, a Folha de São Paulo super dimensionou a crise econômica para fragilizar o governo petista https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/12/1718190-crise-economica-e-responsabilidade-social.shtml?cmpid=menupe. Depois, mesmo sabendo que outros presidentes brasileiros deram pedaladas fiscais sem que isso tenha acarretado qualquer tipo de represália jurídica ou política, o jornalão paulista apoiou o Impeachment de Dilma Rousseff com base num crime de responsabilidade que não ocorreu http://arte.folha.uol.com.br/poder/2016/08/26/entenda-pedaladas/.

Não há equivalência entre o jornalismo feito pelo Washington Post e o praticado pela Folha de São Paulo.

O jornal norte-americano revelou a verdade sobre um presidente dos EUA sem escrúpulos que abusava ilegalmente do poder para adquirir vantagem eleitoral. O jornalão brasileiro tentou impedir a eleição da candidata do PT noticiando uma inverdade. Provada a falsidade da Ficha Policial, o jornal insistiu na tese de que o documento poderia não ser falso.

O Washington Post é hostilizado porque apoiou abertamente a adversária de Trump. Bolsonaro cresceu no vácuo político criado pelo golpe de 2016 disfarçado de Impeachment que foi apoiado pela Folha de São Paulo.

Porque insisto nessas questões?

Primeiro porque a autora poderia aproveitado o livro para refletir sobre o jornalismo feito pela Folha de São Paulo. Segundo, porque acredito ser indispensável restabelecer a verdade factual. A equivalência entre o Washington Post e a Folha de São Paulo pressuposta no livro de Patrícia Campos Mello não existe ou, no mínimo, ela é bastante discutível. Terceiro, porque será mais fácil para os EUA se livrar de Trump do que o Brasil encerrar o reinado de terror de Bolsonaro enquanto os profissionais de comunicação não reconhecerem que eles também são responsáveis pelo buraco em que nosso país foi jogado.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador