Copenhague põe tablets em bicicletas públicas

Jornal GGN – A cidade de Copenhague é mundialmente conhecida pelo hábito de seus cidadãos de utilizar a bicicleta como meio de transporte. Agora, a cidade dinamarquesa está renovando a frota de bicicletas públicas com um diferencial: as novas magrelas elétricas possuem tablets embutidos.

O projeto, chamado GoBike, inaugurou recentemente suas 20 primeiras estações. Os tablets assumem função de computador de bordo, de modo que o usuário possa, por exemplo, escolher se utilizará a bicicleta na função manual ou elétrica, conferir os horários de trens e metrôs, reservar outra bike a outra pessoa ou calcular rotas mais rápidas.

O projeto permite o uso das bicicletas por parte de turistas, que têm acesso, em inglês, a dicas de pontos de interesse, restaurantes e serviços. Ao contrário do Brasil, onde as bicicletas já foram roubadas, na Dinamarca ainda não houve registros nem de roubo das bicicletas ou os tablets.

Feitas de alumínio, tornando-as mais leves e melhores de se usar em vias públicas, as bicicletas também têm bancos ajustáveis com um sistema de pressão a gás. E o guidão se ajusta automaticamente à altura do banco para garantir a ergonomia e conforto do usuário. Os pneus são à prova de rupturas e duram até 15 mil quilômetros.

O aluguel de uma bicicleta sai por 25 coroas dinamarquesas, o equivalente a quase R$ 10, por hora. Mas também é possível fazer assinatura mensal, assim o valor cai para 6 coroas ou o equivalente a R$ 2,45.

O programa é resultado de parceria entre a Danske Statsbaner (DSB), empresa que controla os trens do país, e as prefeituras de Copenhague, além da vizinha Frederiksberg. Já há estimativa de ampliar o programa até o final do verão europeu, chegando à marca de 1.860 bicicletas no final do ano.

Com informações do Ecodesenvolvimento.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E tem gente que acredita que a Europa está quebrada

    E tem gente que ainda fala que a Europa está quebrada por conta da previdência social… Haja manipulação!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador