Em Campinas, vereadores protestam contra Simone de Beauvoir

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em mais um episódio inacreditável da política brasileira, a Câmara da cidade aprovou uma moção protestando contra uma questão na prova do Enem que incluía trecho de um texto do livro O Segundo Sexo, da filósofa e escritora francesa

Da Revista Forum

Em mais um episódio da lista do “inacreditável” da política brasileiro, a Câmara Municipal de Campinas (SP) aprovou uma moção de repúdio dirigida ao Ministério da Educação protestando contra uma questão na prova do Enem que incluía um trecho de um texto do livro O Segundo Sexo, da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir.

O autor da moção, o vereador Campos Filho (DEM), exige que o ministério a questão, por, segundo ele, “afrontar esse conjunto de fundamentos jurídicos e o próprio Estado Democrático de Direito”. Em sua justificativa, mostrou todo seu conhecimento sobre a filósofa.“Foram buscar informações com uma filósofa lá em mil trocentos e pôco (sic) para impor a nós a discussão de gênero. Como pode alguém ser um homem de manhã e mulher à noite?”, perguntou. “Dizem que isso acontece porque as pessoas sentem uma pulsão (sic). Mas eu digo. É preciso tomar cuidado com essa pulsão, porque isso pode te levar para cadeia”, afirmou. “A grande maioria é favorável à lei da natureza, homem é homem, mulher é mulher”, disse.

Colegas de Campos Filho também seguiram linha similar. “Esse princípio de homem e mulher, esse princípio de homem e mulher faz filho homem e mulher também. Não podemos perder esse princípio que é de uma validade muito grande, de responsabilidade. É muito fácil eu dizer que vou mudar o mundo, mas mudar pra melhor, e nunca da forma que esses que aprovam esse tipo de coisa… Isso é falta de religiosidade. Falta Deus no coração dessa gente, querem mudar um sistema que temos há muitos anos”, filosofou Cid Ferreira (SD).

“Nós temos direito de pensar diferente da esquerda desse país”, protestou o professor Alberto (PR).  “A esquerda raivosa acha que pode falar o que quiser, mas quando a gente fala deles ficam todos delicadinhos. Eu que quero que respeitem a nossa opinião, porque uma coisa é certa: homem é homem e mulher é mulher”, defendeu.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. troço ridículo,….

     

    Se a mídia fosse isenta, ….  já teríamos um repórter entrevistando cada um deles para pedir comentários sobre a obra completa da Simone de Beauvoir, …   ia ser uma grande piada.  A maioria dos caras  são analfabetos funcionais….

     

     

     

    1. Como não discordar? Liberdade

      Como não discordar? Liberdade de opinião não dá a ninguém o direito de ofender, de ser preconceituoso e acima de tudo ignorante! Esses imbecis nem sabem que é Simone de Beauvoir!

  2. Inacreditável
    É inacreditável! O livro “O Segundo Sexo” de Simone Beauvoir estava em todas as bibliotecas de todas as classes até os anos 70. Jamais foi censurado na ditadura e era considerado fundamental por muita gente conservadora politicamente.. O acontecido na câmara de Campinas não é só a demonstração do horroroso ódio obscurantista. É também a constatação que o lixo cultural e religioso, estão tomando à frente na oposição ao governo. Sinto vergonha de ser colocado na mesma espécie que esses “celenterados”.

    1. Sérgio T.,
      Eu comento com

      Sérgio T.,

      Eu comento com alguns ex-colegas de faculdade a miséria intelectual da centro-direita, da direita e extrema-direita brasileiras; em nosso grupo de discussão eu observo que não existem lideranças liberal-conservadoras capazes de propor ou participar de debates civilizados e produtivos. Se a esquerda não anda bem, em termos de pensadores e líderes, estes simplesmente não existem nos campos da centro-direita, direita e extrema-direita. O que vemos no legislativo federal, nos estaduais e municipais confirma isso. E mesmo numa cidade como Campinas, a 2ª maior e mais rica do mais rico estado da federação, tem na câmara municipal esses indigentes mentais. Depois querem colocar toda a culpa de tudo no executivo federal, há treze anos encabeçado pelo PT.

  3. CHOCADO MAS NÃO SURPRESO
    Esses vereadores são uns filosofos.

    Ainda serão convidados a dar palestras nas melhores universidades.

    È o Brasil contribuindo para a melhoria da cultura (universal do reino dos idiotas).

  4. Eis o mais completo retrato

    Eis o mais completo retrato da ignorância, da boçalidade, da estupidez, do obscurantismo, da incultura, da idiotice, da burrice, do apedeutismo, da estultice, da tolice, da imbecilidade, da asnice, do besteirol, da parvoíce, da necedade, do disparate, da sandice, da baboseira, do dislate, da parmelice, da burrice, da estolidez, da toleima, da tontice, ………………….

  5. Nada mais imbecil do que essa

    Nada mais imbecil do que essa colenda câmara edilizada por mentecaptos. Como sempre, cair é fácil, recompor-se e dar a volta por cima, só os corajosos. O nosso país volta com a rapidez dos relâmpagos ao âmago do apagão cultural. 

  6. Então vai aí uma parte da

    Então vai aí uma parte da letra da música do ‘pensador’ nordestino Falcão:

    Porque homem é homem, 
    menino é menino, 
    macaco é macaco e 
    viado é viado 
    homem é homem, 
    menino é menino, 
    politico é politico 
    e baitola é baitola

    O individuio nasce, cresce 
    e adentra ao mundo social e politico, 
    filosófico e artístico 
    fica danado, letrado, inteligente e sabido

    Conhece tudo, explica tudo 
    e discute com bastante elegância 
    os rumos da catilogência 
    fica suave, delicado e aberto 
    a novas experiências

    Porque homem é homem, 
    menino é menino, 
    macaco é macaco e 
    viado é viado 
    homem é homem, 
    menino é menino, 
    politico é politico 
    e baitola é baitola

  7. Campanha:

    Eis nosso candidato ao Nobel de Literatura 2016 !

    (E você aí, otário, estudando dia e noite para tentar uma vaga na universidade? Vai ser vereador. Ô paspalhão!)

  8. Mais uma para o folclore

    Mais uma para o folclore nacional… bando de ignorantes.

    O triste é que essa pantomima é paga pelo contribuinte e custa caro.

  9. É muita ignorância, viu? Me

    É muita ignorância, viu? Me faz lembrar da vereadora Leila do Flamengo (PMDB) que fez uma moção de repúdio ao presidente da Venezuela, segundo ela, o “seu Madruga”, rererindo-se, é possível, a Nicolás Maduro.

  10. Vergonha

    Minha cidade de novo sendo motivo de vergonha nacional. Dia do 7×1, Dia da Glória Bugrina, Carlos Sampaio recebendo 250 mil reais de propina da lavajato, e colocando o pai para ganhar 11 mil por mês na prefeitura de Vinhedo… Carlos Gomes nosso mais ilustre filho deve estar se revirando no túmulo de vergonha.

    Ah! Campos Filho foi por muitos anos apresentador da EPTV afiliada da Globo na cidade.

    1. Campinas

      É a regra em Campinas. O eleitor costuma ter preferência por figuras oriundas dos veículos de comunicação, principalmente rádio e TV. O prefeito entrou na política por conta da sua carreira no rádio. Além de um grande oportunista, é um baita cabeça vazia, dono de uma ignorância abissal.

  11. Pensei que o episódio das gôndolas do Rio de Janeiro

    Pensei que o episódio das gôndolas no Rio de Janeiro, RJ jamais pudesse ser superado.

    Explico: – lá pelo início da década de 80 a Câmara de Vereadores daquela cidade discutia o projeto de um vereador, que após vistar pela primeira vez Venecia, It, ficara deslumbrado com as gôndolas nos canais daquela bela cidade. Queria importar algumas delas……

    Propunha o nobre edil em sua cantilena, que gôndolas fossem colocadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, quando sofre um aparte indignado e furibundo de um outro edil, como de sempre, de poucas luzes, um beócio extravagante qualquer que o povo obsequia com seus votos de tempos em tempos, o qual o atalha com a seguinte pérola: -o nobre vereador ao invés de gastar o dinheiro público comprando uma dúzia de gôndolas melhor faria se comprasse um casal delas e ao fim de um ano elas chocariam mais de uma dúzia delas e povoariam a lagoa……

    Gôndolas, gansos, patos, cisnes, tudo assemelhado, principalmente na cabeça de um burro. Ou não seria o mesmo, na cabeça de um asno, jumento ou jegue? Vá lá, é tudo a mesma coisa…..

    E pensar que é nosso dinheiro suado que mantém estas cavalgaduras de terno e gravata e se auto intitulam ‘otoridades’.

    1. Mas eles não fizeram nada

      Mas eles não fizeram nada disso. É apenas burrice. Mas é de tal monta que começa a cheirar mal, começa a enpestear todo o ambiente. Trata-se aqui de problema de saúde pública. Acho que essa gente deve ser imediatamente removida do convívio social para não cotaminar a tudo e a todos.

    2. Mas eles não fizeram nada

      Mas eles não fizeram nada disso. É apenas burrice. Mas é de tal monta que começa a cheirar mal, começa a enpestear todo o ambiente. Trata-se aqui de problema de saúde pública. Acho que essa gente deve ser imediatamente removida do convívio social para não cotaminar a tudo e a todos.

  12. CRENÇA

    Já, já vcs. vão escutar um barulho bem alto, um pum estratosférico. É o meu saco estourando, já não aguentando mais essas crenças doentias. Por detrás sempre há uma “religião”, “um cristianismo”, idiotas, geralmente ligados a uma “igreja”, manejando uma bíblia e querendo ditar regra. Nenhum desses resiste à uma psicanálise, que mostraria que estão todos atrás de uma rola, com bem definiu Freud Boechat. Ah! mas e a liberdade de expressão, de religião, de culto, de pensamento? É exatamente o que eles estão contrariando, querendo estabelecer regras para situação intrínsica da pessoa. Eles não estão querendo o direito de pensar diferente da esquerda raivosa, eles querem que todos pensem como eles. Quem mesmo está afrontando fundamentos jurídicos e o Estado de Direito? Essa crença é ou não é de estourar o saco.

  13. Mais uma pro FEBEAPA

    Isso me lembro um fato ocorrido na ditadura militar, quando agentes do DOPS compareceram ao Teatro Municipal de São Paulo com a missão de prender Sófocles, autor da peça em exibição no local, por considerar a obra subversiva. E viva a estupidez!

    1. Vereadores de Campinas – Comentário

      Isto é mentira, sr.  Isso nunca existiu. O que quer é levar os Militares ao ridículo.  Se disser que o Brahma fez isso, areditaríamos, pois coisas piores ele já fez e disse. 

      Destes políticos atuais esperamos tudo. Falcatruas, imoralidades, falta de decoro, ignorância e conchavos. Só nos espanta é quando há, vindo deles, uma ação digna e imbuida de espírito público.  Aliás, não só dos políticos, mas das autoridades dos três Poderes. Salvo rarissimas e honorabilissimas exeções.  Brasil, um pobre país rico!

  14. Comecei a ver não aguentei

    Comecei a ver não aguentei ouvir estes beócios, analfabetos funcionais e políticos que ocupam a res publica. Quanto retrocesso neste país.

  15. Ri não…

    Minha Estagiária na segunda-feira após o ENEM, surgiu com uma pérola: Esse ENEM é uma palhaçada mesmo.

    Perguntei a razão, e ela responde de pronto – A redação é pra estimular o preconceito, é sobre a violência doméstica. E quem não concordar com a redação é prejudicado.

    Nessa hora eu pergunto se era pra concordar com porrada em mulher?

    Esses brasileiros tão doidos.

  16. EU NÃO ACREDITO

    EU NÃO ACREDITO …rsrsrsrs…SERIA TRÁGICO SE NÃO FOSSE CÔMICO … MAS QUE CAZZO ESSA CÂMARA MUNICIPAL TEM A VER COM ISSO E QUAL O SENTIDO DE DISCUTIR UMA SIMPLES QUESTÃO DO ENEM, QUANDO O PAÍS URGE POR SOLUÇOES PARA TANTOS PROBLEMAS GRAVES ?

    O primeiro que discursou nem mesmo sabe pronunciar o nome da escritora…”mil e trocentos” (sic)???…rsrsrs

    Dêem uma olhada no discurso desses patetas e estourem de tanto rir.

    Em tempo: Eu sou católico.

     

  17. Se eu fosse dono de uma rede

    Se eu fosse dono de uma rede pública, convidaria um desses ‘filósofos’ prum programa de entrevista sério, não roda amiga. E fario o pobre diabo ser humilhado por 60 minutos, trazendo entrevistadores com profundo conhecimento sobre filosofia ( ou seja, entrevistador anti-padrão Mona Dorf, que sabe tanto de literatura quanto eu de química orgânica. Aliás, há alguma campanha por aí perguntando onde está Mona? Será que a conta dela é conjunta ao do Cunha ? rs ) 

  18. Os campineiros deveriam se

    Os campineiros deveriam se preocupar com a análise das contas de sua Câmara de Vereadores. Tenho absoluta certeza de que deve haver abuso no consumo de alfafa.

  19. festival do analfabetismo,

    é até difícil entender alguns dos pensamentos. o laço azul é pra que?? hein alguém sabe explicar??

    o som que eles curtem é do casseta, mãe é mãe…

  20. VEREADORAS DE CAMPINAS
    Lamentável para os brasileiros e para os cristãos não alienados a posição da Assembléia Legislativa de Campinas.

    Gostaria de saber qual foi a posição das mulheres pois a reportagem não cita nenhuma.

    Constrangido com as falas de homens mas não é possível que as vereadoras pensem assim pois se pensarem deveriam dar espaço para mulheres de verdade e irem pra suas casas “pilotar fogão” pois se hoje podem ser vereadoras devem a Sony e várias outras “feminazis”…

  21. vereadores puritanos

    olha porque tudo isso contra estudante que ve isso na globo todos os dias ..se eles estão tão indignados assim fechem os programas ditos para a familia , como Silvio Santas , sabrina sato , etc.. todos eles abordam o mesmo assunto e nada é falado . e o funck com suas palavras abusivas 

     

  22. Os Red Necks tropfericais.

    Moro em Campinas e estou cada vez mais convencido de que o interior paulista em especial área que compreende as regiões metropolitanas de Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba são o berço dos nossos Red Necks, ou seja o berço do nosso conservadorismo mais popular, preconceituoso e obscurantista.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador