Haddad diz que não permitirá que as investigações sejam “subordinadas a qualquer tipo de interesse”

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Gão

da Rede Brasil Atual

Haddad reforça Controladoria e diz que novos casos devem vir à tona em SP

CGM foi criada pelo prefeito de São Paulo no começo de sua gestão e atua com funcionários emprestados. Concurso deve abrir 100 vagas. Petista reafirma que várias frentes de apuração estão em aberto
por Gisele Brito, da RBA
 
FOTO:THIAGO BERNARDES/FRAME/FOLHAPRESS
haddad + spinelli.jpg

Haddad afirmou que não irá permitir que as investigações sejam ‘subordinadas a qualquer tipo de interesse’

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou hoje (21) a criação da carreira de auditor municipal de controle interno para servidores que atuarão na Controladoria Geral do Município (CGM). O órgão foi criado pelo prefeito no início do ano e é responsável pela investigação que trouxe à tona um esquema de desvio de Imposto Sobre Serviços (ISS), que pode ter dado prejuízo de R$ 500 milhões para os cofres da cidade.

Desde que as investigações se tornaram públicas, em 30 de outubro, Haddad tem exaltado a Controladoria, que atua com 82 funcionários emprestados de outros de órgãos municipais e da Controladoria Geral da União (CGU) .

Haddad afirmou que não irá permitir que as investigações sejam “subordinadas a qualquer tipo de interesse”. A atuação da CGM em parceria com o Ministério Público Estadual já foi responsável pela queda de seu secretário de Governo, Antônio Donato, o afastamento de funcionários indicados por aliados políticos e colocou sob suspeita toda a atuação da Secretaria de Finanças de seu antecessor, Gilberto Kassab (PSD), um relevante aliado de seu partido no Congresso Nacional, com a prisão de quatro servidores que ocupavam cargos importantes em sua administração.

“Nós vamos consolidar essa cultura na prefeitura de São Paulo e vou deixar claro para a sociedade que o que começou em março não tem prazo para terminar. É um processo continuo de autocontrole, de controle interno da administração para sempre, para sempre”, disse durante coletiva na sede da prefeitura.

Haddad afirmou que “algumas dezenas” de funcionários estão sendo investigados e que novos escândalos devem ser revelados. “Nós estamos ainda com várias frentes de investigação, infelizmente. Infelizmente, ainda vão surgir , na minha opinião, novas confirmações de desmandos na prefeitura.”

O concurso deve ser realizado no ano que vem. Inicialmente, 100 vagas serão abertas para pessoas com nível superior. O salário inicial deve ser beirar os R$ 13 mil, segundo o Controlador Mário Spinelli.  Os aprovados deverão realizar um curso de especialização promovido em parceria com a Controladoria Geral da União.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Assis
       
      Nao se iluda.
      Haddad

      Assis

       

      Nao se iluda.

      Haddad foi ingenuo  teve boa vontade e fez a coisa certa….. mas ja foi orientado pela cúpula petista a recuar . Lula anda preocupado com o apoio do Kassab e ja está tudo acertado.

       

      Tudo em nome do poder central……. é o que transformou o PT.

    2. Tem tudo pra ser. Se

      Tem tudo pra ser. Se conseguir driblar os desafios gigantescos.

      Saiu-se bem na crise das manifestacões de junho. Teve um entrevero com Dilma ; quando solicitou apoio à presidenta , esta mandou que se virasse sozinho. Está tendo que adotar medidas impopulares , como o aumento do IPTU ; o combate à corrupcão já havia se iniciado pouco antes da mafia dos fiscais vir à público. Alguns casos de fiscais presos em flagrante de cobranca de propina já havia ocorrido. 

      Agora , Haddad está sofrendo enorme pressão ; semana passada Kassab preparou um beija mão de seu partido para a presidenta. O recado foi claro. 

      Se Haddad vencer o embate com Kassab , se tornará poderoso ; se perder , ficará um pato acuado até o fim do mandato , com o futuro poítico comprometido , será outra Marta Supicy no PT , azucrinando o partido por ocupar cargos.

  1. SP(a cidade, não a província) como exemplo

    O que está ocorrrendo em SP a nível de gestão municipal deveria ser estendido a todo país. Chega a ser inacreditável a roubalheira que corre solta nos mais de 5 mil municipios brasileiros, não há qualquer controle, existem os Tribunais de Contas do Estado mas seus conselheiros são indicados pelo governador, o chefe do Ministéro Público Estadual, idem, veja a situação do Estado de SP, onde Alckmin não deixa passar nada que diga respeito a desvios no seu governo, e por incrível que pareça até o MPF entra no esquema, vide o gavetão do Rodrigo de Grandis. A única saída é a aprovação de uma PEC que acabe com a festa, basta pegar a gestão Haddad como exemplo, que se torne obrigatória uma Controladoria Geral do Municipio em cada cidade deste pais e mais, que se dê autonomia política, financeira e adminstrativa a tal Órgão e que se faça o mesmo com Ministérios Públicos em todas as esferas, também com o STF, ai quero ver se esse pais não avança, ai quero ver se os verdadeiros ratos não ficarão espertos.

  2. Propaganda.

    No dia 20 contei 24 páginas no primeiro caderna da FOia – Poder e Mundo. Dessas, 12 eram propagandas de incorporadoras e construturas, lançamentos na cidade de São Paulo.

    Pra quem sabe lê, pingo é letra.

  3. Guerra

    Haddad com sua ousadia de querer investigar a roubalheira na prefeitura, continuará sendo alvo preferencial dos grupos Folha e Band. O problema agora é a outra frente de batalha que flagrou os tucanos envolvidos no proprinoduto estadual. 

    Como conseguir harmonizar uma defesa ante a tantos descalabros do psdb? Criminalizar os investigadores? A coisa está saindo do controle. Não há mais o mensalão para uma “rota de fuga”.

    Só o tempo nos dirá pq ambos grupos de comunicação demonstram tanto incômodo assim com essas investigações…

  4. Haddad e processo de desratização de SP, SP

    Parabéns Haddad por sua coragem de homem público ao expor as entranhas dos auto-intitulados homens honestos e intocáveis destas plagas paulistanas.

    Tivesse nosso prezado Presidente Lula este mesmo comportamento no dia seguinte à sua posse, com uma vassoura e balde com desratizador no Pálacio do Planalto, o Brasil de hoje. onde a mentira político- midiática apoiada por um sistema jurídico manco e capenga tornou-se verdade inconteste, estaria muito melhor.

    Veríamos expostas em escala nacional as entranhas podres destes autoproclamados incorruptíveis catões farsantes, áulicos do falso moralismo.

    Muita força Haddad, pois esta imprensa podre vai vender até a mãe para na maior cara de pau jogar no seu colo esta bandalheira que já perdura mais de duas décadas, como se fosse culpa sua. Vão querer transformar vinte anos em 11 meses e nós aqui, ao contrário , esperamos que estes 11 meses já estejam transformando e acordando SP do engôdo a que tem sido submetida neste período de desgovernos sucessivos.

     

     

  5. Comentário.

    “Agradeço” a boa parte da imprensa paulistana, que noticiava a belezura da Avenida Paulista enquanto tinha gente que metia a mão no meu bolso.

    Os mesmos que “descobriram” que São Paulo tem problemas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador