Santa Tereza: um bairro na defesa de sua identidade

Por Lincoln Barros

O bairro de Santa Tereza é um dos primeiros bairros de Belo Horizonte, criado na década de 1920, guardando uma rica e representativa arquitetura do século XX. Como seu xará carioca, é reconhecido por ser reduto de bares e de manifestações artísticas, especialmente a música. Por isto, recebeu em 1996 a classificação de Área de Diretrizes Especiais – ADE, visando a preservação de suas características, via parâmetros especiais para as construções e atividades no bairro. Entre outros, a ADE limita a altura máxima de novas edificações em 15 metros, protege construções antigas e tombadas, limita atividades industriais e define um conjunto de atividades permitidas aos setores de serviço e comércio.

Desde o ano passado, o bairro vem sendo ameaçado por uma série de intervenções urbanas, definidas de forma autoritária pela administração municipal, afetando a qualidade de vida de seus moradores. As principais ameaças são a cessão do Mercado Distrital de Santa Tereza para a Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG para a construção de uma escola automotiva e as mudanças propostas na Operação Urbana Consorciada chamada Projeto Nova BH.

O Mercado Distrital

O Mercado Distrital de Santa Tereza foi construído entre 1969/1970, como parte do projeto municipal de regionalizar o setor de abastecimento da cidade. Devido a vários fatores, mas principalmente pelo descaso da própria prefeitura, foi fechado em 2007. Em 2013, sem consultar a população, a prefeitura cedeu o espaço, que é público, para FIEMG, uma entidade privada, para a instalação de uma Escola Técnica Automotiva de 6 mil m² para quatro mil alunos, desativando também a vizinha Escola Estadual Pedro Américo. Em Santa Tereza, de acordo com a legislação, uma escola pode ocupar até 400m². Diante disso, o Ministério Público Estadual já declarou em parecer ser ilegal este processo de cessão.

O Projeto Nova BH

O Projeto Nova BH foi elaborado quase clandestinamente pela prefeitura, que tentou aprová-lo a toque de caixa no final do ano. Prevê a reestruturação de cerca de 25 km2 ao longo das avenidas Antônio Carlos, Pedro I, dos Andradas, Tereza Cristina e da Via Expressa, alterando a vida de quase 200 mil pessoas e afetando diretamente uma parte considerável de Santa Tereza.

No contexto da Nova BH, está uma antiga proposta de abertura da Rua Conselheiro Rocha para transformá-la numa grande via de ligação dos bairros da região Leste, o que teria enorme impacto para o bairro: remoção de dezenas de famílias em toda extensão da rua e a demolição de prédios históricos tombados pelo Patrimônio como o Bar do Orlando. Esta proposta, se concretizada transformaria Santa Tereza num bairro de passagem.

O Movimento Salve Santa Tereza

O Movimento Salve Santa Tereza representa a tentativa de resistência dos moradores ao autoritarismo da administração municipal. Em meados de 2013 um grupo de moradores rearticulou o Movimento (que já atuou em 1996, na criação da ADE) para fazer frente às referidas ameaças de intervenção no bairro, com a pronta adesão da comunidade. O Movimento é horizontal, aberto à participação de todos e não tem ligação com partidos políticos. As ações do movimento são todas realizadas em conformidade com as definições das assembléias semanais. Várias ações foram e estão sendo realizadas, entre estas a divulgação via página no Facebook (https://pt-br.facebook.com/pages/Salve-Santa-Tereza/381632345284758) que já conta com cerca de 4.000 seguidores, a participação em todas as reuniões públicas que tratem do tema, a realização e coleta de 2.500 assinaturas em um abaixo-assinado de repúdio à intenção da prefeitura de realizar no bairro intervenções estruturais que desrespeitam a ADE e, mais importante para sua continuidade, a realização das assembléias que ocorrem periodicamente com a participação de centenas de moradores. Além destas, também a publicação de um informativo com 15 mil exemplares de tiragem: a versão em pdf está disponível no blog www.salvesantatereza.org.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “principais ameaças são a

    “principais ameaças são a cessão do Mercado Distrital de Santa Tereza para a Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG”:

    Ah, mas toda prefeitura que eu conheco vive doando enormes quantidades de terra em bairros ricos…

    Doando mesmo.  Foi de graca.  Juro.

  2. KKKKKK, tem gente que acha

    KKKKKK, tem gente que acha que ainda vai salvar alguma coisa em Belo Horizonte, a nova mini São Paulo, como posto aqui há anos. O próximo passo é acabar com o água da cidade, pois praticamente tudo o que a cidade tinha de bom já foi transfigurado pelo “espírito” paulista de crescimento e progresso. BH, a outrora melhor cidade da América prá se viver, é hoje um amontoado de espigões, trânsito infernal, violência e calor. Parabéns a todos que conseguiram!

    1. E eu, que sou paulistana e

      E eu, que sou paulistana e vim para BH querendo fugir desse tal “espírito”… corroboro tudo o que vc diz! é lamentável o que estão fazendo com BH.

      a BH que eu tinha na minha cabeça quando sonhava em SP era essa aqui (em homenagem a Santa Tereza também):

       

      [video:http://youtu.be/T-bhxL-XbPA%5D

       

  3. Eu tava achando que era sobre
    Eu tava achando que era sobre o Rio. Tem tradição de alguma coisa em Bh, cidade planejada?

    Bh a muito bem administrada pelos tucanos.
    A economia mineira é cada vez mais irrelevante.

    E nem dividimos ainda aqueles royalties da mineração e geração de energia hídrica. Aqueles royalties do Brasil todo que é pago só para Minas.

  4. O exemplo de resistência do

    O exemplo de resistência do Movimento Salve Santa Tereza deveria ser ampliado de forma que a população de BH possa interferir em quaisquer propostas de intervenções oriundas dos poderes legislativo e executivo, tanto municipal quanto estadual. Estão  aí exemplos gritantes de intervenções urbanas que só beneficiam o grande capital e exclui cinicamente a população mais carentre: Ei-los: BRT, Reforma do Mineirão, Linha Verde, Maquiagem e Faxina Geral para a Copa,  etc. Salve Santa Tereza e salvemos BH se ainda der tempo.

  5.  Nassif,
    Quero agradecer a

     Nassif,

    Quero agradecer a oportunidade de publicar a matéria sobre o movimento em prol do nosso bairro!

    Realmente fica muito dificil para gente ter um espaço na mídia tradicional, principalmente aqui em BH.

    Concordo com os comentários em que o pessoal fala da transformação de BH; nada contra os paulistanos, mas que BH está se transformando em uma São Paulo, isso está!

    E com certeza, se BH tivesse a malha metroviária que tem São Paulo hoje, creio eu que o trânsito seria melhor.

    Bom, Nassif, espero que, quando vc voltar em Belo Horizonte para fazer mais um sarau, nós passamos encontrar de novo e,  melhor ainda, fazer o sarau aqui em Santa Tereza! 

  6. Salvemos Santé

    A  nossa Santa Tereza de Belo Horizonte,é a galinha dos ovos de ouro que tanto interessa aos especuladores imobilários dessa cidade, com o  respaldo de muita gente da administracao municipal.

    Lembro-me muito bem da preocupacao do dr Célio de Castro, ex prefeito de BH, com o bairro que ele  adorava e  sempre estava por aqui. Ele temia e vaticinava, com muita razao,  que os especuladores um dia tomariam o bairro de assalto como fizeram com outros pela cidade afora com o apoio de vereadores,prefeitos…

    Cada dia que passa, sinto que  o doutor BH, como era conhecido o dr Célio, tinha razoes de sobra e o nosso bairro corre perigo diante da fúria especulativa que grassa em Belo Horizonte.

    Resta-nos lutar para expulsar os ideólogos do incensato urbanismo e salvar os metroquadrados mais descentes que ainda restam na zona central de Belo Horizonte.

     

    José Emílio Guedes Lages- Santa Tereza- BH

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador