Cometa Lovejoy faz aproximação máxima do Sol no dia de natal

Jornal GGN – O cometa Lovejoy chega a um ponto crucial de sua órbita na próxima semana, quando chega ao ponto de maior proximidade com o Sol. Apesar da proximidade, ele ainda poderá ser observado por astrônomos amadores, de acordo com especialistas. O cometa não deverá repetir os passos de seu “irmão” ISON, que acabou vaporizado no mês passado ao se aproximar demais da estrela, mas deverá atingir o chamado periélio no dia de Natal.

“Quando o cometa se aproxima do Sol, os ventos solares empurram o material para fora dele”, afirma Jin Koda, professor assistente no departamento de astronomia e física da Universidade Stony Brook. Os ventos solares sopram com força a poeira, gelo e vapor para fora do núcleo, criando a cauda característica. Koda capturou algumas das melhores fotos do mundo da jornada de Lovejoy.


Na semana passada, o cometa podia ser observado próximo da constelação de Ursa Maior. Mas como ele está se movendo a cerca de 300 quilômetros por segundo, agora já está nas imediações de uma estrela no cluster da constelação de Hércules. Os especialistas recomendam a visualização à noite porque a Lua pode dificultar, próximo do amanhecer, uma boa visualização. O cometa Lovejoy deve estar facilmente visível por volta das 6h30 da manhã, até o final do ano. De acordo com especialistas, um par de binóculos é suficiente para enxergá-lo.

“Se você olhar para o leste, a Ursa Maior está raspando o horizonte e sua tigela está apontando em um ângulo perto da Estrela do Norte”, explica o rastreador de cometas Dan Malerbo, astrônomo do Planetário Buhl e do Observatório em Pittsburgh. “Hércules está localizada à esquerda da Ursa Maior e tem a forma de uma pedra angular”, diz ele. “Este cometa não está ficando muito perto do Sol. ISON estava a cerca de 700 mil quilômetros do Sol. Este está a 70 milhões de quilômetros”.

Com informações do Phys.org

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador