Humanos tiram impressões dos outros apenas depois de meio segundo

Jornal GGN – A maioria das pessoas tira conclusões sobre as outras apenas depois de meio segundo depois de vê-las e, principalmente, ouvir suas vozes. A constatação é da uma pesquisa feita por psicólogos das universidades de Glasgow, na Escócia, e Princeton, nos Estados Unidos, que descobriu que os primeiros 500 milissegundos são suficientes para que os humanos tracem um perfil de impressão sobre o próximo.

Um “olá”, segundo o estudo, é fator suficiente para permitir que a maioria de nós possa tirar conclusões sobre o tipo de personalidade da outra pessoa. Detalhe: a pesquisa também mostrou que esse processo é mais importante ao ouvir do que ver. Ou seja, apenas a voz é suficiente para o julgamento, sem necessidade de observar a pessoa antes ou sem saber com quem estamos falando.

Para chegar à conclusão, o estudo mostrou gravações de pessoas dizendo “olá” e fez testes com voluntários para classificar as respostas a essas saudações. Eles dividiram as possíveis respostas em dez traços de personalidade pré-definidos, incluindo confiabilidade, domínio, atratividade e cordialidade. O estudo constatou que a maioria das vozes gravadas provocou a mesma resposta dos participantes e que essas opiniões foram formadas rapidamente ao ouvir as vozes em um pequeno tempo, algo entre 300 e 500 milissegundos (mil milissegundos valem um segundo).

Isto sugere que o tom de voz que você usa quando diz “olá”, direta e imediatamente, informa a primeira impressão à pessoa a quem você está falando. Os traços mais importantes identificados foram confiabilidade e dominação. O estudo descobriu que homens que levantaram o tom e mulheres que alternavam o tom de suas vozes são vistos como mais confiáveis.

O fato de que a mente humana seja capaz de chegar a essas conclusões tão rapidamente, e independentemente de pistas visuais, implica que esta é uma habilidade que pode ter evoluído em nossa história recente, quando as decisões sobre em quem confiar e abordagem foram cruciais para a sobrevivência de nossa espécie.

“É surpreendente que a partir de tais sinais no discurso você possa obter uma impressão tão definitiva de uma pessoa. E mais ainda, que impressão seja a mesma em relação aos outros ouvintes”, explica Phil McAleer, pesquisador da Universidade de Glasgow. “Talvez seja também consistente que estejamos mais sintonizados com reconhecimento de sinais de confiabilidade e de dominância, traços que teriam sido fundamentais para a nossa sobrevivência na evolução”.

Com informações do MedicalXpress.com

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador