Norte-americanos levam Nobel de Economia

Americanos vencem o Prêmio Nobel de Economia, na Suécia

Jornal GGN – Os norte-americanos Eugene Fama, Lars Peter Hansen e Robert Shiller ganharam, nesta segunda-feira (14), o Prêmio Nobel de Economia 2013. Eles são os autores de uma pesquisa que aprimorou as projeções de preços de ativos no longo prazo e ajudou no surgimento de fundos de índices em bolsas de valores.

De acordo com a Real Academia Sueca de Ciências, durante a entrega do prêmio, “não há como prever o preço de ações e títulos pelos dias ou semanas, mas é possível traçar a trajetória geral desses preços por períodos mais longos, de três a cinco anos. Tais descobertas foram feitas e analisadas pelos laureados deste ano”. Ainda segundo a academia, o comportamento do preço de ativos é crítico para decisões sobre poupança, compras de imóveis e políticas econômicas nacionais, disse a academia. Sua má precificação pode contribuir para crises financeiras, que prejudicam a economia como um todo.

A premiação econômica, oficialmente chamada Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criada em 1968. A honraria não integra o grupo de prêmios originais estabelecidos no testamento de 1895 do inventor da dinamite, Alfred Nobel.

A premiação para os americanos chega numa semana curiosa, em que um impasse fiscal atravanca o funcionamento do governo federal, parado há 14 dias e com apenas três para resolver a questão junto ao Tesouro Nacional.

Com informações da Reuters

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador