A produção industrial continua em marcha lenta, por Luis Nassif

O ponto positivo continua sendo a compra de commodities pela China, mas impactando os preços internos, devido à desvalorização do real. Este será o próximo ponto de preocupação: a disseminação da alta de preços pela economia.

O IBGE divulgou o Índice de Produção Industrial de setembro.

Se foi bom ou ruim, depende da maneira de avaliar. Na comparação com o mês anterior, houve um aumento de 2,5%. Em relação a setembro de 2019, analisando-se exclusivamente a produção do mês, houve um crescimento em quase todos os setores.

Mas não é suficiente para caracterizar uma tendência. Em períodos de paralisação, à medida que a economia começa a retomar há um certo nível de consumo reprimido que é concretizado. Cria-se uma bolha que atrapalha comparações lineares com outros meses.

A melhor maneira de avaliar o desempenho industrial é através dos índices acumulados.

Quando se analisa sob essa ótica, percebe-se ainda uma enorme distância da normalidade pré-pandemia.

Aqui, se compara a produção acumulada de 12 meses em três períodos distintos: até setembro, até março (6 meses atrás) e até setembro de 2019 (12 meses atrás).

A primeira comparação é em Máquinas e Equipamentos.

A segunda, em Bens de Capital.

A terceira, em Bens de consumo semi e não duráveis.

A economia permanece paralisada pela baixa demanda, decorrente da explosão do desemprego e amenizada apenas parcialmente pela renda social.

Por outro lado, a primeira onda da Covid-19 está em queda nítida, o que poderá amenizar um pouco a crise.

De qualquer modo, o recrudescimento da Covid na Europa, com a segunda onda, traz duas novas incógnitas econômicas.

A primeira, sobre a eventualidade de uma segunda onda brasileira. Ontem, a Fiocruz anunciou que a produção da sua vacina não começará antes do primeiro trimestre de 2021. Mas o próximo ano ainda será afetado pelo prazo necessário para vacinar todo o país.

A segunda, sobre o impacto da segunda onda europeia, e da terceira onda americana, sobre as exportações de manufaturados brasileiros.

O ponto positivo continua sendo a compra de commodities pela China, mas impactando os preços internos, devido à desvalorização do real.

Este será o próximo ponto de preocupação: a disseminação da alta de preços pela economia.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PAREM O MUNDO QUE PRECISO DESCER !!!!!!!!!!!!!!!!!! A Alstom e Bombardier (concorrente direta da Brasileira EMBRAER) desembarcaram para “lavar dinheiro” das PRIVATARIAS (CARRO CHEFE TUCANO, mas também Petista) no TRENSALÃO (Mensalão, Petrolão,…) de SP e restante do Brasil. MultiNacionais Estrangeiras com todas facilidades, apoios, legislações, Dinheiro fácil e barato de BNDES para concorrer com qualquer sonho de Industrialização Brasileira ( e alguns sonhadores que ainda tentam esta façanha como GURGEL, contra o ANTICAPITALISMO DE ESTADO que já dura miseráveis 90 anos). Então revelado o golpe através de Lava Jato, Gilmar Mendes trata de arranjar uma Habeas Corpus juntamente com Acordo de Leniência “baratinho” à velocidade da luz e despachar seus “Diretores Ilesos” de volta aos seus Países de Origem. Sãos e salvos (como foi feito com Holandesa SBM Offshore. Lembram? Matéria há poucos dias neste Veículo). Destruir Empresas Holandesas, Canadenses, Francesas, NorteAmericanas,…? ANTICAPITALISMO DE ESTADO é somente para destruir Gurgel, Embraer, Dolly, JBS, Marfrig, Gerdau, Petrobrás, Odebrecht, BRF, Queiroz Galvão,…Coincidência, TODAS serem 100% BRASILEIRAS? Afinal estamos na Pátria das Coincidências?!!!! Mas o TRENSAlÃO TUCANO PAULISTA precisa continuar !!!! Mesmo com Paulo Preto encostado no Estaleiro, esperando por Prescrição de Sentença Condenatória !!! Afinal Paulo Preto foi quem comandou o estado e cidade de São Paulo por 40 anos de Tucanato, desde Franco Montoro, não é mesmo? Então Indústria Férrea Brasileira para dar suporte e produtos à tamanho Mercado Colossal? NÃO !!!! Trens e mais Trens. E Vagões e Trilhos e Tecnologia e Royalties e Assistência Técnica e Licenças e Mão de Obra e EMPREGOS TODOS VINDOS DA CHINA !!!! VIVA A INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA TUCANA E PROGRESSISTA QUE JÁ DURA 90 ANOS E NÃO CHEGA NUNCA !!!! Realmente TARDIA, que até perde o TREM na Estação !!! Pobre país rico. Como Fracassados fizeram fracassar uma Nação? Não faço nem idéía. Como?! Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador