Dilma começa a jogar os dados do segundo mandato

É possível que a presidente Dilma Rousseff esteja acertando em seus primeiros movimentos para a composição do segundo governo.

Ela tem dois desafios. Um deles, o da recomposição da segurança fiscal. O outro, o da composição de um Ministério plural, que contemple as diversas forças sociais e econômicas.

Trata-se não apenas de medida de eficiência, mas de governabilidade. Não se governa o país apoiado em um espectro político restrito.

***

O modelo ideal é aquele em que em cada Ministério haja representantes autênticos da respectiva área de atuação, que tenham o pulso do setor e possam propor as melhores políticas setoriais.

Quando for temas interministeriais, monta-se um grupo de trabalho, discutem-se as questões e a presidente arbitra.

Houve muitas críticas à possível indicação da presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) para o Ministério da Agricultura, por acusações de complacência com trabalho escravo e desmatamento. Para o bem geral, ela não foi indicada nem para a Secretaria de Direitos Humanos nem para o IBAMA.

***

Na frente econômica, o desafio de um plano fiscal factível, sem gestos heroicos.

Cotado para a Fazenda, o ortodoxo Joaquim Levy pode ser um risco, mas uma oportunidade.

O risco é se aplicar um ajuste fiscal radical. Nesse caso, sai de baixo. Como já escrevi, se Joaquim tocar, Dilma dança  

A oportunidade, se implementar um ajuste fiscal gradual, nos moldes defendidos por seu provável futuro colega de Planejamento, Nelson Barbosa.

Nessa segunda hipótese, a presença de Levy poderá ser positiva em três frentes.

A primeira, por permitir – por sua simples indicação – maior rapidez na recuperação da confiança do mercado.

A segunda, por garantir – por seu perfil – que, definido com a presidente o ritmo do ajuste, não haverá interferências no trabalho.

A economia contará com dois interlocutores pesos-pesados – ele e Barbosa.

***

A terceira é a contrapartida que Dilma poderá oferecer aos grupos que protestaram contra sua indicação.

Dilma sempre foi resistente a formas de participação social. Assinou quase a contragosto o decreto de regulamentação (de figuras previstas na Constituição de 88) – o tal decreto “bolivariano”, conforme batizado pela ignorância radical.

A marca do primeiro governo Dilma foi de um profundo descaso com questões indígenas, fundiárias e de outras minorias – paradoxalmente ao lado de um profundo comprometimento em combater a miséria desorganizada.

As indicações de Levy e Kátia Abreu provocaram enorme alarido na banda esquerda do seu bloco de apoio, aquele que Dilma sempre contou nos momentos mais cruciais da sua curta carreira política – inclusive nas eleições passadas.

Se, como compensação, Dilma radicalizar no novo estilo e abrir espaço para a construção de políticas públicas por parte de atores da sociedade civil – de movimentos populares a ONGs empresariais –, especialmente nos Ministérios sociais, aprofundando a democracia social, poderá iniciar o segundo mandato sob ventos bastante auspiciosos.

***

Se completar os preparativos com sinais claros de uma agenda de reformas macro ou micro, poderá inaugurar um período com perspectivas mais otimistas.

Obviamente, é do conjunto de decisões e do exercício do segundo mandato que se saberá melhor o que esperar de Dilma 2. Por enquanto, é apenas torcida.

Luis Nassif

85 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilma precisará de nomes fortes para o Ministério do Meio…

    Dilma precisará de nomes fortes para os Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, para compensar a indicação de Kátia Abreu. Também estabelecer metas mais ambiciosas para os assentamentos de famílias na reforma agrária e ampliar as áreas de demarcação de reservas ambientais e indígenas, assim como criar mais áreas de comunidades quilombolas. Nesse contexto, manter o nome de Gilberto Carvalho seria uma atitude sensata por parte da presidenta.

  2. Por que manter

    Por que manter o voto obrigatório? Está claro que a tal força do mercado é a força decisiva, isto é,  governa quem o mercado quer, o resto é conversa pra boi dormir. Triste, mas o que temos é um consumo eleitoral, nada mais além disso.

  3. Katia Abreu

    Fiquei espantado com a reação à minha última coluna defendendo como óbvia é razoável a  escolha. Não sei como seria aqui o espancamento. Melhor, linchamento. Que saco!

    1. Mas Rui, a escolha de um

      Mas Rui, a escolha de um represnetante do Agronegocio para o MAPA nao eh algo obvio? O que espanta eh isso causar espanto. Nas fileiras dos ministerios estao pessoas ligadas as areas de atuacao dos menisterios. Nao eh possivel esperar um Stedile a frente do MAPA. A Katioa eh uma bocal conservadora, mas quem nao era antes dela?  Todos vestem a camisa usada pelos choramingoes do agronegocio que tem a sindrome do “Eu sustento o Brasil sozinho”. Surpresa mesmo seria colocar um ministro que decidisse dar voz a meritocracia que os conservadores do agronegocio tanto defendem ao dizer: “estamos numa economia de mercado e competitiva, logo, quem nao pagar as suas dividas em X anos serah automaticamene engolido pelo concorrente”. Uma especie de “soh lamento”. Eh claro que isso nao irah ocorrer. A maioria dos blocos de poder na camara bradam por meritocracia  para os outros. Mas enfim, Katia Abreu nao eh nenhuma surpresa e digo mais, colocar um representante do agronegocio eh sim obvio, mesmo com todas as criticas que se deva fazer.

    2. Rui

      não tem como defender a indicação de uma política com o histórico que tem a  Kátia Abreu para sser Ministra em um Governo progressista, ontem na sua defesa para a escolha do MAPA ela diz: ” apesar de ainda existir aqueles que chamam aquele período, década de 70, de ditadura civil militar”. cairia bem em uma manchete da Veja , Estadão, Globo ou FSP..vc tem todo o direito de defendê-la mas não é no mínimo razoável nem coerente com Dilma e o PT.

      1. Mais do que relevante,

        Romério é ter entendido que não se trata de uma defesa de Kátia, mas da obviedade dela ser melhor que antecessores é potenciais peemedebistas. Ó agronegócio é importante e irreversível nos moldes do capitalismo globalizado. Por que não alguém competente no assunto é limitada para políticas antissociais e não preservacionistas? Sempre critiquei Kátia, mas Dilma acertou.

  4. Nassi, voce estah ficando

    Nassi, voce estah ficando erratico!

    É possível que a presidente Dilma Rousseff esteja acertando em seus primeiros movimentos para a composição do segundo governo.

    Depois de textos  dizendo que ela ia dancar. Eh claro, o uso da plavra “possivel”  e o mesmo que “nossos resultados sugerem…”

    De qualquer forma jah era esperada a reacao da Esquerda que se sentiu traida com a Katia Abreu para o MAPA. Eu acedito que se ela fosse mais recatada em suas assertivas sobre as minorias rurais etc essa indicacao nao geraria tanta discussao. E por que? Ora, Katia Abreu, Stephan Reynolds, Roberto Rodrigues, etc, sao TODOS defensores do Agro e comubngam das mesmas crencas. A Katia eh mais sincera nas suas declaracoes, mas nas entre linhas todos eles estao cagando e andando para as minorias rurais. Nesse sentido Dilma vai colocar o contra-peso e vai ser um pouco engracado quando comecarem a postar textos aludindo pra necessidade de Dilma por “redeas em seus ministerios” caso a coisa desande. Serah da autoritaria para a que deixa os minstros livres , e da que deixas os ministros livres para a volta da “autoritaria”. Sim, eh uma previsao rsrs

  5. Se tocar, dança?

    Se Joaquim Levy tocar a Dilma dança? E agora, ela dançou? Ou será que as opiniões se acomodaram e tentam justificar o injustificável. Finalmente, acredito eu, a Presidente está agindo com bom senso e equilíbrio (muito embora não concorde com os nomes escolhidos). Bom senso que lhe faltou no primeiro mandato.

    1. E agora, ela dançou?

      Não. Ele ainda não tocou. Tocar significa gerir  “sozinho”, quase autonomamente a Fazenda. Ele tem de tocar como participe de uma Orquestra, que é o Governo Federal, cuja maestrina (é assim que se diz?) é a Dilma. Aí ela não dança.

  6. Passado o período eleitoral,

    Passado o período eleitoral, a verdade vem a tona e o discurso ideológico perde o sentido. A maior liderança ruralista estará no governo, o representante dos “banqueiros” será ministro da fazenda e a “tesoura” já está sendo amolada. Ao que parece, apesar do discurso praticado por Dilma durante a eleição, a versão Dilma presidente é bem diferente da versão Dilma candidata. Para tristeza da militância fanática que demoniza ” a direita neoliberal” parece que a Dilma está tentando se “endireitar”. A conferir as lances nos próximos capítuos…

  7. Ministério da Fazenda temperado com Fel.

    Votei na Dilma porque tinha certeza de que Aécio e a volta dos que não foram destruiriam o Brasil. Agora, ela vai governar como quiser. Seguir a pauta do PSDB e do mercado. Francamente, presidenta, o mercado não precisava de intermediários. Chamando Levy,  a senhora desagrada quem a elegeu e ainda se arrisca a um rotundo fracasso. Com essa equipe anunciada, esqueça, não irei para as ruas defendê-la. Lembra-se do Jango? Botou Carvalho Pinto no Ministério da Fazenda, mas isso não o livrou do golpe. Ainda está a senhora, solitária, pois os que a elegeram estão contra e o eleitorado do Aécio a detesta. Navega, presidenta, mas com essas malas sem alças e cheias de chumbo, será difícil não afundar. Boa sorte!

  8. Dilma perde a chance de fazer uma reforma nos ministérios

    Com a reforma dos ministérios para 14 pastas, com 72 secretarias, seria a maior moleza, distribuindo cargos e orçamentos no congresso, fazer maioria, presidência e de quebra, endireitar o país.

    Não faz, porque não quer, vontade política.

    Acorda, Dilma!

    1. Inocente..não sabe de nada!!

      Inocente..não sabe de nada!!  Meu caro moleza é esse seu raciocínio!!!  Vc acha que o apoio da base é de graça??  Nunca ouviu falar que não existe almoço de graça??  Projetos, leis, orçamentos etc…precisa serem votadas pela casa, não é assim, essa sopa no mel não. Sem o apoio do Congresso Nacional não se vai longe, nem sai do lugar!!  Sabe quantos partidos tomaram posse??  E é com esses partidos que se precisa costurar. Hellooooooooooooooooo, são 28 partidos eleitos, cada um com uma agenda diferente.  Acorda né…nem que seja pra cuspir  Além do que, estar no poder não significa nem nunca significou, deter o poder!!

      1. Discurso de derrotada que faz o jogo da banca

        Acorda, você.

        Com 72 secretarias novinhas em folha  seria a maior moleza pagar o tal almoço.

  9. Componentes Sociais Degradantes

    “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.

    A natureza humana precede, fomenta e tempera os macro-sistemas, independente de quais formas sejam. 

    Ayn Rand sintetiza o desequilíbrio provocado por essa latência de avidez exacerbada de alguns somada e contrastada à deficiência de ação/percepção de muitos. Assim como Rui Barbosa em 1914 quando disse: 

    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. 

    São componentes sociais degradantes, que propagam a doença da exploração humana, usurpando o respeito socio/cultural que deveria haver entre nós. Contudo, mesmo a generalização da corrupção/prostituição de caráter ao longo dos tempos imuniza a humanidade, mas como todo excesso de doença, pode ser condenante.

  10. Porta-voz

    Nassif,

    DRousseff deveria criar a figura do porta-voz, que organizaria um encontro diário, além de outros para atender a casos pontuais, fora da rotina.

    Desde o domingo da reeleição, há menos de dois meses, a quantidade de notícias agressivas ao governo é enorme, partindo dos próprios incentivadores de DRousseff, da oposição, da base chantagista, é uma série de reclamações sem que exista alguma resposta para ninguém. Os indicados Joaquim Levy e Kátia Abreu, até aqui, só conseguiram arrancar críticas dos eleitores de DR. 

    Por melhor que possa vir a ser, o governo sempre sairá prejudicado pelo rol de reclamações (muitas delas naturalmente inconsequentes) sem que exista qualquer tipo de contraponto, pois serão elas as manchetes de capa e primeira página. Imaginar que haverá qualquer tipo de trégua por parte da grande mídia equivale a sonhar acordado, e como DR está longe de ser uma idiota, não entendo este seu enorme desinteresse pelo contraponto 

     

    1. Certíssimo, Alfredo. Um

      Certíssimo, Alfredo. Um porta-voz para ontem! Quem fala pelo governo? O Mercadante? Não vejo ele assumir de forma integral esse papel, apenas aqui e ali. 

      Quantas vezes será preciso lembrar o Chacrinha, de novo?:

      “Quem não se comunica se trumbica”

  11. É chato ficar comparando toda

    É chato ficar comparando toda hora a presidenta com seu padrinho político. Mas fato é que enquanto Lula foi um excelente “escolhedor” de ministros (menos para o Supremo!), Dilma escolheu muito mal. Fora um Haddad aqui, um Padilha acolá, selecionou tal qual um Filipão.

    A questão nem era exatamente ideológica, nenhuma daquelas escolhas desagradaram a esquerda, que eu me lembre. Era de falta de competência mesmo. Alguns podiam ser francamente progressistas, como a Ideli, por exemplo. Mas simplesmente não funcionaram.

    Agora o que eu vejo é a presidenta preocupada em traçar a diretriz de seu novo governo, e escolher quadros reconhecidamente competentes, gente do ramo. Não tenho o receio do Nassif, o Levy é o instrumento, quem toca é ela.

    PS: Minha maior preocupação é com o ministério “político”. Por absoluta falta de quadros qualificados para a tarefa dificílima que é enfrentar uma oposição e um pig que vão passar o segundo mandato todo, só pensando naquilo, impeachent. 

    PS2: E o Jaques Wagner? Vai ou não para o trono, Nassif?

  12. cenário complexo


    Dilma ,provavelmente, irá governar o cenário social e economico mais complexo da história do Brasil. As velhas elites ,representadas pela mídia e pelo mercado, nunca estiveram tão bem organizados nos ultimos 12 anos, a ponto de Dilma entregar-lhes o ministério da fazenda. As relações entre a presidência e o ministério da fazenda exigirão maestria politica e administrativa da presidenta e serão o ponto alto do governo. Uma sintônia fina entre mercado e demandas sociais é o que se aguarda para estes próximos 4 anos, um jogo de gente grande que poderá levar o país a um grande amadurecimento. 

  13. Atos e palavras

    Eu penso o seguinte: Ministros não são nomes, são gestos, apontamentos de caminhos a seguir. Representam setores, políticas, rumos que o Governo de quem os nomeou quer trilhar. Assim, ao nomear um tucano ortodoxo para a Fazenda, o que Dilma deseja demonstrar? Que a gestão fiscal será a mesma dos últimos 20 anos, com tudo para os bancos e a gente se contentando com o que sobrar. O mesmo vale para a Katia Abreu, o Tombini etc.

    Na campanha, Dilma disse que o Governo novo traria ideias novas e que a mudança era com ela. Não virá, e cada dia mais fica perceptível. O Nassif tem meia razão quando diz que, se o Levy tocar, Dilma dança: ele VAI tocar. Mas nós é que iremos dançar. 

    1. Ministros são cargos de confiança, e até a hora, em que forem co

      Acho que alguns daqui, temem que os Ministros criticados são cargos estáveis, quando na verdade, são cargos de confiança, passíveis de serem substituídos, na hora em que esta confiança for quebrada.

      Dito isto, queiram entender, que estes(e os demais) terão que reportar-se à Presidenta, que já alertou-os, que quem “manda” de verdade, é ela, e assim sendo, eles terão que “rezar” pela cartilha Dilma, e se quiserem ter longevidade em seus cargos…

      Como petista de carteirinha, bem que adoraria, um staff só de companheiros de partido, porem isto é politicamente impossível, dados os compromissos com os aliados, e com a necessidade de escolher não somente pessoas “confiáveis” mas pessoas qualificadas e comprometidas

      com os programas de governo, e com a governabilidade, independente de suas simpatias partidárias.

      Uma lembrancinha: O Furlan, não era petista;

      O Henrique Meirelles, era PSDBista;

      O Eduardo Campos era adversário político;

      O Guilherme Afiff Domingos é PsdbISTA(Radical e quatrocentão)paulista;

      Não conheço ninguem tão fisiologista quanto o Michel Temmer, e ele, como os demais nomes acima citados, nem mostraram-se tão “maus” assim.

       

  14. Quem morre de véspera, é o perú.

    Tem muita gente, inclusive dentro do PT, meio que assustado com os nomes anunciados, e com medo que a Presidenta dê-lhes liberdade demais, para agirem em suas pastas, o que de asseguro-lhes, jamais ocorrerá. 

    A formação administrativa e gerencial, que muitos denominam de centralizadora, da Dilma, não permitirá, que nenhum destes novos colaboradores, saiam um centímetro sequer, doprograma de governo acôrdao entre ela, as lideranças petistas e os mais de 54 milhões de eleitores, que deram-lhe nas urnas, esta procuração, a de terminar sem sobresaltos, os programas sociais iniciados há 4 anos atráz, e as obras em andamento, que certamente irão tirar o país do rol dos eternos países do futuro, este futuro, que nenhum outro Presidente, antes das gestões petistas, conseguiu tirar do papel, visto que seus compromissos, eram com as elites e não com os mais pobres.

    Os nomes até aqui divulgados, independente de suas formações ortodoxas e até conservadoras, irão trilhar o rumo que a Presidenta traçar,  trabalharão em sintonia com ela, não devarão ser incoerentes com as promessas de campanha, da Presidenta, de não mexer com o “bolso do trabalhador” com políticas fiscais recessivas ou punitivas,e  dentro em breve, serão absorvidos, pelos que até aqui, estão meio que “engasgados” por temer uma reviravolta no trato economico, e na relação com a parte social, que tem sido o consenço das adms. do PT.

    1. É vergonhoso para a

      É vergonhoso para a “esquerda” brasileira que  ministério da agricultura seja ocupado por uma das maiores representantes dos latifundiários. A futura ministra já foi contra a reforma agrária e os direitos trabalhistas no campo. Pelo que estou percebendo o atual governo esta guinando para a Direita.

      1. Leia mais, Rodolfo.

        Prezado, deixe que eu lembre-lhe, que o Min.da Agricultura, não tem entre suas prerrogativas, interferirna reforma agrária, nem na CLT.

        Outro senão: Quando a Senadora Kátia, votou contra a reforma agrária e alguns direitos dos trabs. do campo, ela era “pedra” agora vai virar “vidraça”.

        A Pres, Dilma, não vai guinar para a direita. Ela vai governar “direito” e isso presume montar um ministério que atenda a todos os setores, inclusive convidando adversários políticos, que entretanto representam segmentos importantes. Afinal, não vamos governar o país do PT, e sim o Brasil, de todos os brasileiros, alem de termos o compromisso, de atender aos aliados, que nos farão ter um mínimo de governabilidade..

    2. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

      Rai, é muito pouco jogar migalhas para a classe C e não reformar as instituições arcaicas, ineficiêntes e sem lógica que compõe o governo brasileiro.

      A única coisa que realmente funciona bem no governo petista, com eficiência absoluta, é a conta de remessa de juros para os que nos exploram desabridamente. 

      A transferência de riquezas e patrimônio do povo e do Brasil é a única coisa que funciona 100%, sem engasgos ou contratempos no governo Dilma.

      Isto têm de parar.

      O direito de não ser explorado por estes sanguessugas que só nos empobrecem não pode continuar, esta luta é LEGÍTIMA, os juros pornográficos que o Brasil paga são motivos de deboche e chacota em todo o planeta.

      Até quando?

      1. As tais “migalhas” permitiram

        As tais “migalhas” permitiram que o país saísse do mapa da fome da ONU!!! Isso é pouco???

        E juros pornográficos são juros de 45%!!! Estão abaixo de 12% com uma inflação um pouco acima de 6%, o que dá uns 5,5% de juros reais!!!

        Isso, em termos de história brazuca temperada com a pior crise do capitalismo desde 1929 é quase um milagre!!! 

        Fico imaginando o que Armínio NauFraga tinha preparado pra gente se o menino do Rio tivesse ganho as eleições!!!

  15. Dilma e o PT

    Bom dia Nassif.

    Eu gostaria de saber o porque que uma pessoa culta como você, se presta a defender uma presidente e um partido politico que esta assaltando o país, que toma como modelo de desenvolvimento e igualdade social países como Cuba, Venezuela e etc…. 

    Olha, sinto nojo dessa turma do PT e profundamente decepcionado com você. Poderia elencar aqui inúmeros motivos para não gostar desse partido e do que tem feito de repugnante para a nossa sociedade e nosso país, os quais, julgo, serem muito maiores que as motivos que tenho para gostar dele.

    Sem mais,

    Luiz Melo.

    1. Melo, elenque os inúmeros

      Melo, elenque os inúmeros motivos. Sabe, para nós outros será bastante enriquecedor tomar conhecimento das repugnâncias. Já de antemão aceite meus agradecimentos, de coração.

    2. PT always PT

      Sabe porque o Nassif apoia o que de bom pode advir do novo governo Dilma? porque a ele, como a mim e mais 53 milhões  de brasileiros que votaram nela assim o desejam. Por que pessoas não tem a minima idéia do que foi o governo FHC e continua nos dias de hoje com sua corrupção, sua compra de votos, seu trensalão, seu metrozão tudo bem escondidinho pela grande midia. Quem não le midias alternativas para poder saber o outro lado da balança vira gado, que se movimenta sempre indo atras daquele que leva o sino no pecoço, i.e.a grande midia. Teria muio mais a falar mas naõ vou perder meu tempo com isso. Afinal ja ganhei a eleição!

    3. A viuva ofendida

      Vai reclamar no seu galinheiro primeiro cumpade. Olha que seu falecido marido PSDB fez no governo brasileiro, MG e de SP. Não F…. só a viíva, F… com todo povo brasileiro. E tu vem dar uma de carpideira aqui?

    4. Dilma e o PT

      Caro Luiz Melo,

      Me surpreende a sua idéa extremista que Dilma e  o PT sejam os responsáveis por todas as mazelas da corrupção na política.

      Voce ficou indignado com o Afundamento da Plataforma P36 no Governo FHC?

      Com a compra de votos para mudar a constituição e permitir a reeleição de FHC?

      Com o Cartel de Trens e Metrôs de São Paulo?

      Com a crise hidrica de São Paulo por falta de investimento?

      Com Aeroporto construído em fazenda de parentes com $ público de Aécio Neves?

      Te alegra o fato de um candidato a Presidencia dirigir embiagado e sem a CNH? 

      Ter em seu meio amigos que transportam cocaína em helicópteo particular?

      São alguns exemplos das mazelas praticadas por um partido que não recebeu nem atenção e nem mesmo destaque.

      Será que voce é limitado ao ponto de não perceber a blindagem que é feita em torno daqueles que destruiram o país e jogaram milhões na miséria?

      FGV 2001 – 51 Milhões de Brasileiros são indigentes.

      Oras, faça me o favor, acreditar que tirar o PT do poder por ser o centro de tudo o que não presta é ser limitado ao extremo. Acorda querido.

    5. Infestação de trolls profissionais

      Interessante como o número de trollsgens profissionais aumentou desde o segundo turno da eleição.

      Parece que a tucanalha em vez de desativar os call-centers que estavam ocupados em inflar artificialmente as páginas do Aécio nas redes sociais , os mantive ativos, agora com a estratégia de postar esses  textos genéricos de propaganda de ódio cego e sem nenhuma relação com o assunto dos posts.

      Podem reparar que os nomes não se repetem (devem ser gerados aleatóriamente por um programa misturando nomes e sebrenomes comuns de forma aleatória) e que os textos são claramente scripts produzidos pela junção de frases feitas (as mesmas dos textos dos colonistas de esgoto, Merval Reinaldo Azevedo, Jabor et. acaterva).

      Será que é uma estratégia de propagação do ódio ou simplesmente estão aproveitando o final do contrato com as empresas de marketing?  Parece que eles estavam tão convencidos que seus golpes eleitorais lhes dariam a vitória, que contrataram as empresas por mais tempo, para ficar enaltecendo o Aécio e com sua DERROTA, estão aproveitando o serviço pago para tentar minar a popularidade do PT, sempre sem argumentos e baseando-se só nessas besteiras que da trollagem acima.

       

       

      1. Já reparou que esses caras

        Já reparou que esses caras nunca mais citaram a Bolívia como exemplo de destruição bolivariana?? rsrs
        O amigo acima falou em Cuba, Venezuela e ‘ETC”!! rsrsrs
        Virou mania esconder as fragilidades argumentativas em “outros partidos”, “oposição” e, agora, “etc”!!! rsrs

      2. Dá uma dó…

        Tomara que seja mesmo um troll profissional.

        Tudo indica. A menção obrigatória à Cuba e Venezuela, os elogios ao Nassif e a apologia ao “ódio ao PT !!!”

        No entanto, lembre-se dos 2500 da Avenida Paulista. Sempre desconfiei que a exposição prolongada aos textos da Veja e colonistas com Azevedo, Jabour, Merval, Constantino, Manardi, Catanhêde e outros assemelhados poderia levar a mais profunda indigência mental.

        Não deu outra.

        1. Repare nos indícios…

          Luis, repare que o texto é genérico, não tem nada a ver com o assunto do post. É típico de copiar e colar dos scripts do trolls profissionais.

          Até pouco antes do segundo turno não se via esse comportamento em número significativo neste blog. Eu sigo o blog há 8 anos e nunca houve o número de postagens desse tipo que está ocorrendo agora. Repare que várias postagens com textos semelhantes, formadas pelas mesmas frases em ordens diferentes, repetem-se com assinaturas de nomes diferentes porém SEMPRE sem cadastro no site.

          Ora Luis, não tem coincidência não, é típico de trollagem profissional é É trollagem profissional.

          Se o Nassif pegar os IPs dessas postagens vai ver que vem todos de um ou no  máximo dois lugares diferentes e não me espantaria nada que nem fosse do Brasil.

          Não duvido que existam idiotas em número suficiente para postar essas asneiras nos blogs progressistas, mas os indícios de trollagem profissional são muitos e fortes demais para se acreditar que seja outra coisa.

    6. Esse discurso raivoso e

      Esse discurso raivoso e repetitivo não te leva a nada,  meu caro.

      Não sou petista, mas há dois fatos indiscutíveis que vc não pode ignorar, a não ser que queira, voluntariamente, receber o Troféu de Cegueira Seletiva, atribuido com honra a quem só vê o que quer, porque o ódio é mais forte:

      1. A corrupção está generalizada e tem um certo partido aí que é o mais envolvido nela e não é o PT. 

      2. Vc já ouviu falar na Privataria Tucana? E no mensalão tucano? E quanto ás 6 empresas investigadas pela PF que doaram para campanhas de políticos do PSDB? E olha, tem muito mais coisa, não vou falar aqui, porque são coisas que todo mundo sabe. Amplamente divulgadas.

      3, Ignorar que esse partido tirou o país do mapa da fome é muita cegueira e burrice. E vc já parou para pensar que os comerciantes vendem mais, as indústrias produzem mais, o governo arrecada mais impostos e isso é bom para todo mundo? 

      4  E quanto às taxas de desemprego, que nunca foram tão baixas, e que, nos outros países, estão altíssimas?

      Cara, informe-se para fazer comentários e críticas coerentes. Vc fala, fala e não mostra fatos, só discurso raivoso. Se cuida, isso vai lhe fazer mal.

    7. E eu gostaria de saber o que

      E eu gostaria de saber o que o sr. está fazendo aqui ? O seu discurso vai mt bem em outros Blogs, onde pululam os pagos pela oposição raivosa e que acreditam piamente no que a imprensa publica. Aqueles que não pensam por suas próprias cabeças e não admitem de forma alguma outras idéias. Preferem o monopolismo do pensamento único.

    8. Boa Tarde Prezado Luiz

      Boa Tarde Prezado Luiz Melo,

       

      Na democracia  existem eleições de tal modo que se você sente nojo de algum partido simplesmente vote na oposição. O modelo de desenvolvimento do Brasil em nada se assemelha aos adotados em Cuba e na Venezuela.Note-se que são três países totalmente diferentes.

       

      MENSAGEM AOS TROLLS: Se beber não comente pois qualquer site tem bafômetro.

       

       

       

  16. É a economia…!

    Tudo muito bom, tudo muito bem. Mas nada disso vai dar resultado se a massa trabalhadora não tiver garantidas e ampliadas suas conquistas. Refiro-me à Classe C. O governo precisa realizar ações para garantir e ampliar as conquistas da Classe C. Reconquistando a Classe C, especialmente a do Centro-Sul, o apoio popular será tão forte que acaba esse golpismo que está no ar e a base política reduz as cobranças estridentes. Na série de textos abaixo há uma reflexão neste sentido. O que a Classe C precisa? Recomendo a leitura.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

     

  17. Como somos palpiteiros!!!

    Minha avó costuma dizer que a razão tem razões que a própria razão desconhece. De minha parte fico com a frase que li ontem em algum blog. É atribuída à uma sábia mineira chamada Regina Salomão:  ” Fiz campanha e votei no projeto que Dilma apresenta e defende. Os caboclinhos que ela escolher para levá-lo  adiante, têm o meu voto” .  O meu também.  

      1. “Que projeto”?

        “Que projeto” meu caro Alexandre ?

        Será que a cegueira política, impede-o de enxergar, a retirada de 2/3 da nossa população, da classe pobre, e eleva-la à classe média, aquela que compra e gera empregos, com seu consumo ?;

        Será que o prezado, não leu o estudo abalizado da ONU, que constatou que a adm.Dilma, tirou da extrema pobreza, a mais de 36 milhões de pessoas, com programas sociais, de baixo custo e sem prejudicar os demais setores sociais, e retirou o nome do Brasil, da lista dos países, aonde existe miséria ?

        O caro comerciante, não estaria com dificuldades, de contratar novos colaboradores, para aumentar seu quadro de funcs.(mesmo temporariamente) pela escassêz depessoas disponíveis, dado o alto índice de empregabilidade, que acusa a menos taxa de desemprêgo de toda a nossa história ?

        Por acaso, você tem enxergado, que estamos hoje, com a maior taxa de geração de vagas para formação superior, com o Pronatec e outros ?

        Estes foram os projetos, prometidos em campanha, e que efetivamente sairam do papel, e que alem de terem continuidade garantidos, terão avanços e serão acompanhados, por outros programas sociais e de inclusão.

        1. Os projetos que você fala são do passado e não são dela

          A erradicação da pobreza é um projeto da ONU que foi implantado com maior ou menor sucesso em todo o mundo, o Brasil, particularmente no governo Lula , que surfou as benesses do boom das commoditties, que já acabou, foi beneficiado sobre maneira por isto.

          Quanto as vagas criadas, são precarias e de baixa remuneração, aqui em Santos se não fosse as operadoras de Call Center se instalarem na região, coisa de acordos políticos e que não tem nada a ver com a Dilma e suas políticas, a cidade estaria muito pior do que antes. Mesmo assim, já começam a chover currículuns na porta da loja.

          O projeto que cito e que não consegue ser discutido em nenhum lugar, nem aqui no “democrático blog do Nassif” é um que promova a reorganização da estrutura ministerial do Governo Brasileiro, dando consistência, organicidade e lógica para a barafunda de 39 ministérios, onde campea a desorganização, a indolência e a corrupção.

          Rai, não adianta tapar o Sol com a Peneira.

          A Dilma não discute com a naçã, nem com você, nem comigo e com ninguém. Fecha-se em Copas e fica lá.

          Não adianta, só tem uma saída na minha humilde opinião, mudar a estrutura do governo brasileiro com base na Astrologia, Tarot e Geometria, fora disto é dar murro em ponta de faca.

          1. “Vagas criadas são precárias

            “Vagas criadas são precárias e de baixa remuneração”. Esta frase vou guardar c/ todo o carinho que sinto por vc, meu senhor.

          2. Surto Psicótico

            Vagas precárias???!!!

            Como isso se sustenta diante dos dados concretos provando que houve grande aumento na formalização (carteira assinada) do mercado de trabalho no Brasil tanto no governo Lula quanto no primeiro mandato de Dilma?

            Baixa remuneração???!!!

            Como isso se sustenta diante dos dados concretos provando que hopuve aumento do salário médio e da massa salarial tanto no governo Lula quanto no primeiro mandato de Dilma?

            Esse tal de Weber precisa ser menos mentiroso.

            Dá para ver que ele está desesperado para decretar a falência total do Brasil e o fim dos tempos, mas nem seu surto psicótico justifica publicar tamanhas asneiras como as que ele alucinadamente está vomitando neste post.

             

          3. Mentiroso é você além de desonesto intelectualmente no debate

            Formalizar empregos não é, nem aqui, nem na China, criar empregos e muito menos de alta remuneração.

            Seu desespero em defender o governo é patético.

            Melhor movimento seria  encarar os fatos, sopezar as dificuldades e se aparelhar para enfrentá-las, ofender e tentar desviar o debate não lhe socorre nesta. Mas em todo caso estou aberto à discussão.

          4. Patetismo é c/ vc mesmo, que

            Patetismo é c/ vc mesmo, que nem observa direito a sua cidade. Ou será que o pré-sal, que a beneficia somente cria empregos precários e mal pagos, ou a indústria naval é tb assim? Será que ambos só admitem os peões mal informados do nordeste ? Existe algo além da sua loja, podes crer.

          5. O debate é sobre políticas públicas

            Cara Lenita, você me parece ser uma menina muito talentosa e vivaz, mas suas participações estão caindo fora dos assuntos discutidos, o que impede uma colaboração sua mais rica e eficaz para com a discussão.

            Eu sei que nem todos os assuntos são para todos os comentaristas, e mesmo aqueles que querem só participar, fazendo uma espécie de meio de jogo exige uma certa prática, elegância e educação que não são tão triviais em nossa sociedade como se seria de experar de um país com pessoas de alto nível de educação e traquejo social.

            Assim, no espírito de colaborar e ao mesmo tempo manter o viéz colaborativo dos que aqui, como eu, postam para enriquecer o debate, dirimir dúvidas sobre hipóteses razoáveis e apreender com o disponibilizado pelos outros participantes, lhe sugiro que antes de começar a comentar e cometer delizes de netiqueta, procure se familiarizar com o assunto, estude, leia  e converse com pessoas que têm mais experiência que  você.

            No começo é difícil mesmo, quase impossível, mas com o tempo e perseverança você irá conquistando auto-confiança e não precisará usar de argumentos ou ofensas que denunciem seu desconhecimento ou falta de educação.

            Comece com frases e parágrafos curtos, sentenças diretas, sem termos rocambolescos como os que o Nassif usa, ele é macaco velho e tira de letra estas mensagens, mas você poderá se sentir ofendida, menospresada ou mesmo humilhada, o que não é nem de longe o intúito dos que aqui participam e colaboram e que esperam boas e eficazes colaborações de você.

            Boa sorte.

          6. Muito agradecida pelo looongo

            Muito agradecida pelo looongo conselho, como um pai  faz a um filho imaturo. Não sou economista, graças a Deus,  sou Sanitarista, e tenho sensibilidade, assim como experiência de vida e de trabalho, p/ perceber quem tem ideías para expor e quem acha que diminuir o nº de ministérios é a “salvação da Lavoura”. E ainda quer ser levado a sério, meu senhor? E ainda quer me criticar? Frequento o Blog desde a 1a. campanha da Dilma, já que eu o desconhecia antes, mas talvez vc nem tenha percebido. Pessoas como vc jamais me humilharão, pode ter certeza disso.

          7. Você é idiota, mas neste caso fala de má fé…

            Burro e idiota você é, mas neste caso sabe muito bem que está mentindo e sua atitude é de má-fé, não tem o desconto que merece quando fala merda por imbecilidade, o que não é raro.

            Formalização de empregos é o contrário da precarização. Empregos precários não são formalizados com registro em carteira, são feitos por subcontratações, terceirizações e outras formas de burlar a legislação trabalhista. Quando o nível de formalização aumenta isso indica que os empregos estão menos inseguros. Até uma besta como você entende isso, portanto você está mentindo, o que também é muito comum.

            Quando o número de empregos aumenta e a massa salarial aumenta também, significa que a remuneração subiu. Os empregos gerados estão sendo melhor remunerados, até porque os reajustes são em sua ampla maioria maiores que a inflação. Só haveria aumento da massa salarial e aumento no número de empregos se uma grande massa estivesse com os salários caindo o que todos sabemos que não está acontecendo. Isso não é que não está acontecendo. Isso é uma questão de matemática.

            Nem vou discutir essa sua mentira de que não estão sendo criados empregos, vai mentir assim na casa do chapéu, os dados do índice de desemprego são públicos e sua negação dos fatos é ridícula.

            FATOS

            1 – Redução do desmprego

            2 – A população está aumentando (portanto é impossível o desemprego cair sem geração de novos empregos)

            3 – Aumento da formalização do mercado de trabalho = empregos mais seguros = menos subempregos e contratações precárias.

            4 – Aumento da massa salarial e reajustes acima da inflação = empregos melhor remunerados.

            Portanto o mentiroso aqui é você, o que por sinal não é novidade para ninguém.

            E por fim, você falou toda essa merda para tentar dizer que são criados muitos empregos com pouca qualificação, o que é um lugar-comum da direita para tentar criticar a política trabalhista do governo e aí sim, foi idiotice fazer afirmações falsas em vez de pegar esse ponto.

            É fato que são criados mais empregos de baixa qualifivação do que empregos de alta especialização, porém o Brasil está com falta de mão de obra qualificada e não com sobra. E não há alto desemprego entre profissionais de alta qualificação. Por outro lado houve um grande avanço na educação, o que vai gerar aumento de mão de obra qualificada nos próximos anos. Enfim, a geração de grande número de empregos de baixa qualificação não é um problema, mas uma etapa em um processo que não é rápido, porque envolve educação (que nunca é rápida) e é resultado de uma desigualdade social histórica, porém é a única coisa que desqualificados como você tem apresentar a guisa de argumento.

            E antes que eu me esqueça, vá a merda.

          8. Quem partiu para xingamento mesmo?

            Sim eu disse que você está desesperado e alucinando, o que é um fato lamentável e você pode até discordar, mas não é xingamento.

            Sim eu disse que você está vomitando asneiras no site, o que é a verdade dita de uma forma crua e áspera, mas ainda sim não é xingamento.

            Por que fui áspero ao escrever? Ora, porque você está sendo áspero, escrevendo de forma sem cortesia e até agressiva contra Dilma e o PT, apenas usei o mesmo tom que você está usando. Engraçado que você quer que as pessoas achem normal sua agressividade mas não aceita que os outros se expressem no mesmo tom.

            Aí você vem e me chama de mentiroso, xinga, desce o verbo. Porém novamente não segura a onda quando recebe o mesmo tratamento.

            Argumentando estou, se escrevo com arrogância e agressividade é resultado do tom que você imprime ao debate, mas os argumentos estão aí. Dizer que não coloco argumentos é apenas mais uma mentira sua. Xingo porque fui xingado, mas coloquei minha argumentação, não minta.

  18. Os “especialistas” do site

    Os “especialistas” do site custam a dar o braço a torcer. Criam milhões de desculpas para não reconhecer que Dilma faz um governo de bom a ótimo, no mesmo padrão de Lula. E em várias áreas está sim melhor que Lula. Diziam que ela seria o Lula de saias, mas na verdade ela é um Lula + Bizola de saias, com muito orgulho. Sem contar pros “especialistas” do site que o psdb foi e é uma catátrofe no governo federal de FHC e nos governos estaduais de agora. Dilma fará um ótimo segundo mandato, onde as obras de infra-estrutura estarão dando frutos, apesar de juizecos e promtorzinhos de merda ficarem criando processos fantasiosos contra a corrução, que se fossem ações sérias, todos os políticos do psdb, dem, pps estariam condenados e presos, inclusive o maior dos corruptos o Sr. FHC.

  19. Calma,como a Dilma deveria

    Calma,como a Dilma deveria começar?

    Reclamões! ela tem que acertar o que levou a segurar o emprego e renda por aqui.tem que iniciar um novo ciclo,

    não creio que a Dilma vai cortar as bases da demanda interna.vocês estão se atendo apenas ao Nome,ta qual o mercado um nome que agrade ou não! mais se esquecem da execução.estão esquecendo dos recordes da produção de petrole?

    gera receita e a conclusão das obras de infra-estrutura já em fase de termino,desafoga esses investimentos,reduz o custo para uma grande cadeia de produção.Temos um agronegocio que vai bater recorde na produção de alimentos,mais aha que ganha pouco,segura a onde deles ai ,e vamos jogar um nome de peso MDA e põe  o pequeno agricultor para abastecer onde eles não querem.

    Dilma já desmonstrou que foi acertiva segundo o Nobel de Economia,em não  seguir a receita de correr atras do própio rabo como a Europa.

    Temos que ir para o desenvolvimento cientifico e tecnologico,nos temos demanda um certo EUA tem que produzir guerras para cria-la.Temos que dar um salto de peso na Saúde como formar médicos com compromisso de atender a população.

    A detalhe é preferivel a Dilma escolher quadros ao qual ela já sabe o que esperar,e manejar,do que escolher os trairas em que depósita confiança e ganha punhaladas pelas costas.

      1. Vc gostou do que?]
        ””Vivendo

        Vc gostou do que?]

        ””Vivendo e aprendendo a viver, nem sempre ganhando…….”

               Isso é letra de música.

             O comentário que vc gostou é plágio.

        1.  Não sei se vc reparou que

           Não sei se vc reparou que havia um ponto entre as 2 sentenças. Talvez eu tenha superestimado a inteligência de uns e outros Eu conheço muito  a música brasileira e vc parece nem saber os significados das aspas.

          1. Lenita eu sou apaixona pela

            Lenita eu sou apaixona pela Elis Regina desde meus 15 anos,

            temos que “jogar” com esses Trolls,o problema  que eles são tão desprovidos que desconhecem até a nossa MPB.

  20. há qu confiar na dilma,

    há qu confiar na dilma, reeleita.

    portanto, nomes são nomes que pelo visto pretende

    montar um governo para garantir a tal da governabilidade,

    a qual, gostemos ou não é essencial para se manter no poder,obviamente,

    e viabilizar as propostas que deram certa nestes últimos  doze anos…

    é melhor ter katia abreuy como aliada do que ter mais

    uma aliada radical do faamogerado caiado aprontando golpes pela direita.

    é melhor ter levy recuperando a tal da (pra mim falsa) desconfiança do mercado

    do que manter-se distante desses problemas não criados

    por dilma, na minha opinião, e sim pelo próprio mercado..

  21. “Dilma começa a jogar os

    Dilma começa a jogar os dados do segundo mandato

    pois é,

    Dilma e o arco sanitário do lulopetismo se mudaram de jogo [no modo típico das crianças mimadas reizinhos do lar doce lar: – esse jogo chato eu não jogo mais!]: – agora, eu quero jogar dados IBGE & Afins e outros Jogos de Salão da Hora H!

    já que, o jogo de Cartas Marcadas do governo Lula e Dilma.1 foi melado detonado, por um lado, pela desastrada inepta política econômica fim dos tempos e, por outro lado da moeda do poder, pela valorosa profissa tarimbada equipe multitarefa de investigação policial dirigida pelo ideário policial dos bons tempos do inspetor Bublanski, que, à frente de uma operação delicada arriscada sofisticada aparelhada sempre martelava exultante – na preleção para sua entrosada honrada abnegada equipe de investigação e ação logística de assalto isperto ligeiro – o seu mantra missionário de trabalho federal e princípio ativo da moral policial:

    “Nossa missão é elucidar crimes: não somos pagos pelo contribuinte sueco para administrar escândalos.”

     

      

     

  22. Os X-men da análise política

    Acho que está muito cedo para fazer uma avaliação do novo ministério e mais ainda do novo mandato.

    Apesar disso tem gente por aí (e por aqui mesmo, neste post) dando o governo por encerrado e apresentando seu veredicto final. Lembra demais o cego que pegou o rabo do elefante e passou a garantir que se tratava de uma cobra.

    Acho que só é possível estabelecer uma opinião sobre o ministério quando se souber a composição completa do mesmo. Até lá especulações pontuais como a que é feita no texto do tópicop são naturais e esperadas, mas tudo pode mudar no próximo anúncio de um possível ministeriável.

    Mas tem gente aqui que já definiu como vai ser o segundo mandato da Dilma na primeira especulação de um nome para o ministério. Coisa de vidente super poderoso, um professor Xavier elevado ao cubo.

    1. Interdição do debate, o recurso dos incapazes covardes

      Este é um dos problemas do PT, a falta de transparência nas decisões, que acarreta em mal feitos e corrupção muitas vêzes. 

      Estigmatizar e desviar o que se discute para uma estultice qualquer é expediente de gente desonesta.

      Espero que aqueles que aqui participam não se sintam intimidados por uma idiotice desta, Nassif, o que você acha de censurar o debate sobre o problema não resolvido dos ministérios e o que eu coloco, sobre a estrutura desarmônica e desequilibrada, propensa a ineficiência deles?

      Com a palavra o “Chefe”.

      1. Que mentiroso!!!!

        Desde quando eu colocar mimnha opinião é censurar a opinião alheia?

        Esse ridículo do Weber vive atacando as pessoas pelas opiniões que elas colocam, é um zé mané mesmo!

        Eu acho as avaliações de muitas pessoas precipitadas, daí a estar censurando alguém vai uma distância tão grande que só uma boçalidade monumental coma a desse trouxa consegue cobrir.

        Quem quiser que fale a merda que for, mais estrume do que tosco está vomitando no post é impossível. Mas eu não vou deixar de falar a minha opinião de que avaliações neste momento são precipitadas. Só estaria censurando se impedisse alguém de fazer sua avaliação precipitada, ou de colocar opinião diferente da minha.

        Na verdade o mané vestiu a carapuça e tentou distorcer o que eu disse para fazer-se de coitadinho, o que por sinal é um expediente medíocre.

        1. O Ruy não produz nada que preste não é de hoje, só xinga

          Prezado, penso que sua colaboração está fora do âmbito do blog, não responderei.

          1. Não sei se você percebeu…

            mas foi VOCÊ quem respondeu MEU COMENTÁRIO.

            Se minha “colaboração” está fora do âmbito do blog, então PR QUE VOCÊ RESPONDEU MEU COMETÁRIO?

            Era mais fácil não ter respondido em primeiro lugar.

            Tentar simular desdém tendo sido você quem abordou é ridículo. Você apenas faz papel de palhaço, o que não é incomum.

             

  23. O pior número além do crepe é

    O pior número além do crepe é 4 ou 10 —suas chances são mínimas  pra superar o 7 no segundo round.

           O mesmo pra 5 ou 9 ,quase igual.

                Entretanto 6 ou 8 , embora ainda com chances menores pra superar o 7, aInda desperta uma chance maior.

                 Se fosse um jogo de dados, Dilma tirou 4 ou 10 no primeiro arremesso.

                        Sempre lembrando as combinações de 4 ou 10 e de 7( sete ela perde no segundo arremesso)

                    É assim que vejo o governo Dilma: Ela tirou 4 no primeriro arremesso.E agora joga os dados pra não dar 7.E que o 4 aconteça antes.

                    É zebra? Claro que é.

                       Mas numa dessas…vai que acontece….

                        

  24. se não for isto, me corrijam por favor…
    Creio que o sr.Luiz Melo recebeu material com o que trabalhar nos comentários de Ricardo Dias e Maria Esther. Precisos e sintéticos. Muito bons e sem emoção! Muitas estrelinhas, concordo.

    Quanto ao Sr. Weber, creio ser de senso comum entre os que frequentam este espaço a noção de que é justamente por que não aceitamos ser tutelados pelo pensamento alheio que acessamos o GGN. Defender sua posição, tudo bem. Mas depreciar o desconhecimento de outro membro, é no mínimo indelicado. Não fui informada quando aceita como membro aqui de que há pré-requisitos a atender, ter conhecimento disto ou daquilo, formação ou experiencia especifica. Isto é esperado dos articulistas, cada um em sua especialidade, imagino. Se para frequentar este espaço tenho que ser douta, lascou-se. Tem sido valiosa a heterogeneidade aqui justamente porque posso aprender com os demais e aos poucos entender qual a melhor forma de também contribuir. Mas se formos tolhidos, qual a vantagem de frequentar este espaço?

    1. Concordo, Anna!

      Os comentários de Maria Esther e Ricardo Dias, na minha opinião foram excelentes e retratam o que gostaria de ter dito. Apesar de alguns juízes se acharem “DEUS”, haja vista fatos recentes, nossa Presidenta é humana, responsável, dígna e muito trabalhadora. Gostaria de ver esses que dão palpites diversos e que julgam ter a solução para tudo, conduzindo esse país continental com todas as mazelas de séculos de atraso!  Votei em Dilma, acredito em Dilma e tenho certeza que ela fará o melhor que puder pelo país e pelos brasileiros! 

      1. Esta é a idéia Marly

        Marly escreveu: “Gostaria de ver esses que dão palpites diversos e que julgam ter a solução para tudo, conduzindo esse país continental com todas as mazelas de séculos de atraso!”

        Este espaço de discussão é para isto mesmo, darmos palpites, que uma vêz apreciados e discutidos possam ser aproveitados, aperfeiçoados ou descartados. 

        Um espaço de livre colaboração, sem censuras ou policiamentos, onde idéias possam ser discutidas livremente, respeitando a individualidade, as idiosincrasías e as maneiras de cada um de nós, que viemos aqui para participar e  colaborar.

        O Governo de um País Continental como o Brasil, como você bem salientou, ainda mais com mazelas de séculos de atraso, precisa ter uma estratégia e uma tática para ser bem governado, não é o voluntarismo ou uma Euréka da Presidenta Dilma que nos irá livrar destas mazelas por você apontadas. Fosse assim, com certeza, a presidenta que não é mazoquista e não quer o mal do Brasil e dos brasileiros, já teria feito e a solução já estaria dada.

        Muito pelo contrário, o problema de bem governar o Brasil é de extrema complexidade, que não se resume a acordos de governabilidade ao estilo Lula/PT, o problema é mais sofisticado e para complicar, contra o Brasil e seus interesses existem forças político/econômicas muito bem organizadas e ativas.

        Do que falo até aqui, fica claro que soluções que tragam mais do mesmo, como as nomeações ministeriais da área econômica, não traduzem a originalidade e diversidade para mudança do atual “status quo”, muito pelo contrário, apontam para uma solução provisória, onde ganha-se tempo e perde-se credibilidade.

        Venho propondo à discussão há anos aqui no blog uma reforma no organogram do governo, que introduza lógica, equilibrio e harmonia entre os órgãos e departamentos que o compõe, sem isto, na minha humilde opinião, não se desatará o nó que impede a eficiência necessária nas ações executivas para vencer as mazelas e as forças contrárias que nos levam as riquezas do povo e da nação.

  25. 1) Esse jogo está cheio de

    1) Esse jogo está cheio de fios descapados então dá para entender a cautela da Dilma;

    2) A nomeação do Levy tem uma complexidade pouco lembrada: se por querer ou necessitar ela precisar demití-lo vai ser muito difícil por conta das reações dos “mercados” e o corolário disso é sobre a amplitude do “mandato” dele: se o indivíduo resolver “tocar a música” como disse o Nassif, vai ser difícil fazer ele parar;

    3) Esse mal-estar sobre a indicação de um economista dito ortodoxo para a Fazenda poderia ser diminuído pela indicação simultânea de bons nomes para os ministérios sociais, para a Educação, Saúde e outros. Não fazê-lo é o que me deixa apreensivo.

     

  26. “Orquestra Econômica” dá o recado, nós tocamos, Dilma rege.

     

    Para quem não entendeu o recado da equipe economica que Dilma nomeoou: Barbosa (o governo foi reeleito); Levi (não estamos em crise – não haverá pacotes).

    Parabéns Presidenta, um ótimo discurso da ORQUESTRA, para baixar o tom dos perdedores e dar um puxão de orelha para os “amigos” da esquerda que se esqueceram que não tivemos uma vitória acachapante e nem formamos uma maioria de progressistas no Congresso e que é com o Congresso que o povo elegeu que a Dilma tem que governar. Mas o recado foi dado pela ORQUESTRA, “o governo foi reeleito” – “não estamos em crise e não haverá pacotes”, ou seja a ORQUESTRA toca, mas Dilma é a REGENTE.

    Então, aos “apressadinhos, mais calma, Katia representa o agronegócio, não dita as regras de reformas agrárias e nem os direitos humanos, dá mais ligação entre o agronegócio e o planalto e não impede em nada avanços na reforma agrária e nos direitos humanos, que deverão aumentar de forma não tão rápida mas de maneira consistente sem causar convulsõe. A respeito da participação popular, isso depende muito justamente de se conseguir um arco de aliança forte, mas vai ser uma “queda de braço” muito grande no Congresso. Quanto aos juros, estão num dos menores patamares da história, podem e vão cair, mas também de forma gradual e sem sobressaltos, principalmente a partir do final de 2015. Quem fala sobre trabalho de baixa remuneração, antes apresente os dados e vamos comparar se existe a criação de muitos postos de trabalho bem remunerados na Europa e a queda lenta mas consistente da renda da classe média americana. Discurso de que “é tudo fácil”, realmente é fácil de fazer, apresentem os dados e vamos fazer uma comparação justa.

    Eu, de minha parte tenho confiança no governo Dilma e nas suas escolhas, principalmente porque o Congresso que o povo elegeu é mais reacionário que o anterior, então aos “amigos” de esquerda deixem de ser ufanista e olhem a realidade, mudanças não são feitas baseadas em utopias, mas encarando a realidade que se tem em mãos. Acho justo esperar o primeiro ano do novo governo Dilma para depois destilar criticas muito ácidas. Críticas construtivas são bem vindas, mas críticas dispersivas e desagregadoras partindo da própria esquerda ajuda a quem senão a direita oposicionista? Reflitam sobre isso.

  27. Realidade

    Puxa, hoje finalmente Dilma conseguiu oficializar o seu “Armínio Fraga”.

    Seu “Neca Brandão Setubal” está mais tranquilo,

    O mercado financeiro agradece os votos dos petistas carregadores de piano !!

  28. o zig-zag do blog, blogueiro, e as gentes.

    artigos – posts-títulos por um mesmo autor há que ora dizem uma coisa, ora dizem outra. Comentários há também contraditórios, mutantes. Pensei, já traumatizado, que era o único ou dos poucos. O ser humano é assim. Somos uma fogueira de vaidades e de contradições. Mas, pelo menos, assumamos, não com a soberba de um ou outro que usa vocabulário agressivo (eu nunca aperto a tecla Denunciar) https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/dilma-rousseff-e-os-riscos-da-e-mailcracia-por-fabio-de-oliveira-ribeiro#comment-519951 Se se fosse pensar nos aspectos negativos de um ou outro participante (o exemplo mais próximo… sou eu…), ou do conjunto, o GGN teria muito menor frequência, e, ainda, muitíssimo menor participação. Bem que poderia ter mais, às claras. Pra isto, renovo o q meu outro nick cansou: uma regulamentação deste meio. Se já se pensou bastante, pense-se mais e mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador