O especialista em sanguessugas e os sábios do BC: qual a diferença?

E aí, pergunto: onde está a brava corporação do Banco Central, o mesmo BC que foi capaz de segurar a peteca nos anos 90, quando o país sofria ataques especulativos sem dispor de um centavo de reservas cambiais?

O Dr. Bregonaldo especializou-se em sanguessugas para combater as febre. Tinha duas sanguessugas especiais, daquelas bitelonas. O paciente chegava com febre, a sanguessuga era colocada nas suas costas, deleitava-se com seu sangue e a febre baixava. E o paciente saía derrubado do consultório, mas sem febre.

Aí surgiu uma tal de penicilina, aplicada por um jovem doutor formado no Rio de Janeiro e com acesso a literatura estrangeira, que muito impressionava os habitantes da cidade.

Aí o dr. Bregonaldo percebeu que o tratamento de sanguessuga precisava do aporte de uma literatura médica. E colocou seu espírito científico a serviço da sanguessugaterapia.

Primeiro, dividiu os pacientes em três grupos: os gordos, os idosos e os magros. E passou a avaliar o comportamento das sanguessugas aplicadas em cada uma.

Constatou que as sanguessugas aplicadas em gordos tinham uma propensão a colesterol alto. O grupo das sanguessugas em idosos tinham mais dificuldade em chupar os sangues. Havia diferença de comportamento em pacientes magros.

Depois, passou a analisar os efeitos da alimentação dos pacientes nas sanguessugas. Pacientes que comiam muito abacaxi antes do tratamento, deixavam as sanguessugas com afta. Havia uma certa rejeição nas sanguessugas a paciente que comiam jacas. De forma geral, preferiam pacientes que haviam acabado de comer. Mas nem passavam perto de pacientes que misturavam leite com manga.

Ao final de 6 meses de pesquisas intensas, o dr. Bregonaldo se tornou o maior especialista da região em sanguessuga, não nos pacientes. Depois de firmar reputação, dr. Bregonaldo não se via em condições de aderir a outros tratamentos. Simplesmente perderia todo o investimento que fez no seu conhecimento em sanguessugaterapia.

Mal comparando, não vejo diferença com os doutos especialistas na teoria da inflação inercial. São capazes de decupar as planilhas do Banco Central, antecipar a alta dos juros meramente vendo os sinais das taxas de juros longos casadas com os juros do FED, discorrer sobre o Forward Guidance, analisar o impacto dos CDSs sobre a rentabilidade do títulos, avaliar o ritmo de alta ou de queda dos juros. Em suma, uma enciclopédia, e em cima do quê? Do uso da âncora cambial para combater a inflação, um instrumento que só não é mais tosco que o tabelamento de preços. Sua única especialidade é a realidade paralela da teoria das metas inflacionárias. Ela se torna um objetivo em si, pouco importa seus efeitos sobre o organismo econômico, sobre as contas públicas, sobre o ritmo da economia. Eles não se especializam nos pacientes, mas apenas no remédio.

E aí, pergunto: onde está a brava corporação do Banco Central, o mesmo BC que foi capaz de segurar a peteca nos anos 90, quando o país sofria ataques especulativos sem dispor de um centavo de reservas cambiais?

Como é possível aceitar passivamente a teoria das metas inflacionárias, sabendo de todas as contraindicações para o organismo econômicos? O poder público banca estudos de parte deles em grandes universidades, têm a melhor formação, financiada pelo Estado. E como retribuem? Atuando como os ratinhos de Pavlov, aceitando acriticamente a estrutura de juros, a volatilidade do câmbio, o jogo das expectativas inflacionárias, tudo nas mãos do mercado, de um cartel de grandes operadores, sem a menor preocupação em atuar no contrafluxo.

Na tabela abaixo, a taxa básica efetiva de mais de vinte países. O Brasil só perde para a Argentina, que enfrenta uma hiperinflação, e para a Rüssia, que está em guerra.

Será que precisaremos chamar o Dr. Bregonaldo para aplicar sua ciência e explicar essa loucura?

Luis Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A pressão precisa continuar. ….Faz parte do jogo quando O presidente do BC tem um mandato, assim são em outros países…… Em geral o Presidente do BC pede demissão e o governo indica um novo mandatário….. …No mais é da política ao criticar publicamente e enfaticamente a política do Banco Central, o governo do presidente Lula passa a responsabilidade pelas dificuldades na recuperação econômica ao Banco Central. ….mas ao passar bola da responsabilidade, é preciso continuar jogando, aumentos reais para o salário mínimo, expandir os financiamentos do BNDES, E DO projeto Minha casa Minha Vida. ….na faixa do Salário Mínimo e do Bolsa Família, tudo que se recebe vira consumo… E bola para frente…, Bem para frente….aumento real para o salário, aumento no valor do Bolsa Família, expansão do crédito do BNDES, expansão do programa minha casa. Minha vida…

    Nessa faixa de renda, tudo que se recebe vai para o consumo.

  2. Texto incisivo.
    Recomendo o conhecimento do conceito Antifrágil, que muito tem a ver com a matéria.

    Há um livro (Antifrágil – coisas que se beneficiam com o caos), escrito pelo Nassim Nicholas Taleb, que apresenta a ideia.

    E a imagem usada é de um card do jogo Magic The Gathering. Ótimo jogo de estratégia.

  3. Poi é. E a mídia se junta a um batalhão de políticos picaretas pra bradar histérica que a “independência” do BC é a joia intocável de pindorama. O BC é um soldado dos parasitas do mercado e, se não bastasse, é conduzido por um presidente bolsonarista. Vai sabotar Lula 3 em tempo integral. Ou seja, é dependente sim, mas de especuladores e de neoliberais anti petistas. Bregonaldo ainda se leva a sério e engana muito otário que se acha esperto

  4. NÃO POSSO AFIRMAR, MAS PELOS RESULTADOS, DESCONFIO QUE A SIGLA COPOM SIGNIFICA:CONJUNTO DE OPERADORES PRÓ OBEDIÊNCIA AO MERCADO. JUSTIFICO: NOS ÚLTIMOS 30 ANOS, NÃO TENHO NOTÍCIA QUE ELES ACERTARAM A META DA INFLAÇÃO, MAS NESTE MESMO PERÍODO NÃO HOUVE QUEIXAS DO MERCADO FINANCEIRO CONTRA AS TAXAS DE JUROS. SERÁ COINCIDÊNCIA OU A VERDADEIRA META PERSEGUIDA É A TAXA DE LUCROS?

  5. Ao que o articulista de nomina “loucura”, no último parágrafo eu reservo outro termo… bem mais duro. Não acredito em burrice ignorante quando praticada por certas pessoas.

  6. A diferença é que o Dr. Bregonaldo tem boas intenções, embora esbarre na própria obtusidade. O Campos Neto – ou qualquer outro que o Mercado coloque em seu lugar – não se enquadra em nenhuma das duas condições. Não tem boas intenções – muito ao contrário, suas intenções são péssimas, voltadas apenas para si e seus pares e patrões – e não é nem um pouco obtuso, tem bastante clareza quando aos seus propósitos e aos meios para alcancá-los. O Dr. Bregonaldo, aqui, não teria nenhuma utilidade. É que não existe um Nassif para os crimes e loucuras das nacionalidades…apud Euclides da Cunha. As Elites das nações são criminosas mas não são loucas; apenas cuidam de si próprias, e dane-se o resto.

  7. Já afirmei isso, perguntando inocentemente, em comentário de outra matéria sobre o mesmo assunto. Peço, então, licença para insistir. Todo o problema reside na inacreditável imunidade dos que decidem no Banco Central, especialmente no COPOM. São Vestais que podem privilegiar o mercado vadio à vontade sem o menor risco de punição. O MPF, por exemplo, vive em outro mundo, preocupado apenas com estatais que produzem. O Banco Central é sagrado, representa exclusivamente Mamom, lá não se pode entrar. Ordem divina.

  8. Poisé “seo” Nassif, mas crer que um método que enche as burras dos “ignorantes” é por estupidez, seria muito ingênuo….são espertalhões, e muito, a grita da mídia e dos abutres rentistas é por.causa do vil.metal, é grana, bufunfa, faz-me-rir, esse papo empolado de metas, taxas longas, entre outras mumunhas é balela, o negócio é dinheiro, e do grosso….. Lula tem que apertar essa turma e falar o português claro para o povo excluído também pressionar….que o indigitado pegue o seu banquinho e saia de mansinho…

  9. Os compradores de dinheiro do governo são não verdade marcadores do sangue nacional. Mesmo proibido o comércio de plasma humano, a classe endinheirada não tá nem aí pra valores morais, políticos, econômicos, ambientais, filosóficos. Eles tomam champagne, compram iates, passeiam de helicópteros e quem paga é o imposto do tolo, quero dizer, povo.
    Uma dica, Nassif e todos aqui: “Princes of the Yen”, Richard Werner.

    https://youtu.be/p5Ac7ap_MAY

  10. Conversando com um amigo, lá do Bom Jardim, sobre a reação da banca às críticas de Lula em relação a absurda taxa de juros do BC, ele, até sorriu, e disse:

    “Meu filho, sabe aquela estória da moça que foi estuprada e ainda se formou a convicção, cínica e covarde, de que ela era culpada, pois estava usando uma saia muito curta?
    Pois bem, o governo Lula é essa moça. A saia muito curta, sem calcinha até, pelo calor do verão, talvez, é a taxa de juros. E o estuprador, claro, o presidente do Banco Central.

    Se ele não colocasse na mesa, claramente, a responsabilidade desta política monetária desumana sobre a estagnação e, possível, recessão da economia, implicando em mais desespero para grande parte de nossa já sofrida população, seria aquela a percepção em relação ao governo dele. Né não?”
    Perplexo, falei: Acho que tem dedos do Galípolo e do Guilherme aí. Né não?

  11. Os Sangue sugas do país estão a serviço da Banca, sistema financeiro, que defendem com afinco determinado.
    Algumas coisas só mudarão co uma Nova Constituinte.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador