O gás russo e a crise econômica da Europa, por Luis Nassif

Há uma corrida para armazenamento de gás, a ponto da Comissão Europeia definir uma meta de 80% de armazenamento até o início de novembro

O posto de gasolina ucraniano em Volovets, no oeste da Ucrânia, em 2015. Dois breves desligamentos dos gasodutos através da Ucrânia ocorreram em meio a uma disputa de preços com a Rússia. Fotografia: Pavlo Palamarchuk/AP

A era da insensatez começa quando países, instituições, mídia, perdem a noção das consequências de seus atos, do dia seguinte.

No Brasil, a insensatez ficou clara com a tentativa de destruição de um partido político pela Lava Jato, com Ministros da Suprema Corte arvorando-se em líderes salvacionistas, com grandes negócios irregulares sendo aprovados, sem análises mais aprofundados.

No mundo, esse clima ficou claro com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Em um primeiro momento, houve a condenação maciça da Rússia. Mas diplomacias mais sensatas deixaram claro que a única saída para a crise seria a diplomática, entre elas, o Itamarati. No Brasil, a diplomacia sofreu toda sorte de críticas de jornalistas econômicos, políticos, internacionais, ecoando o “dependa Rússia” que se espalhou pela mídia internacional.

Assim, em vez de uma pressão por um acordo de paz, os países da OTAN, liderados pelos Estados Unidos, decidiu armar a Ucrânia para infligir perdas econômicas à Rússia.

Não se pensou em alguns fatos óbvios:

1. A Rússia é uma nação atômica. No momento em que não encontrar saída, explode o planeta.

2. O boicote econômico imposto à Rússia e traria consequências pesadas para toda a economia mundial, devido aos impactos sobre energia e alimentos produzidos pela Rússia e pela Ucrânia.

No entanto, o desgaste generalizado dos governantes levou-os a uma radicalização, que coloca o mundo à beira de uma terceira guerra. As principais economias mundiais deram início a uma nova corrida armamentista.

E a crise econômica amplia a crise de forma generalizada. Nos últimos dias, a Gazprom, russa, passou a limitar mais ainda o fornecimento de gás e petróleo à Europa. A Agência Internacional de Energia já alertou para a eventualidade da Rússia suspender todas as exportações de gás no inverno.

Na semana passada, a Gazprom cortou o fornecimento de gás para a Nord Stream 1, principal gasoduto de gás natural da Europa. Cortou também o fornecimento de gás para a Polonia, Bulgária, França e Holanda.

Especialistas não vêem possibilidade da Europa substituir o gás russo no próximo inverno. Antes da guerra, a Rússia fornecia 40% do gás consumidor pela Europa. Esse volume torna quase impossível a substituição imediata do produto.

No início, os países europeus duvidavam do boicote russo. Agora, há uma corrida para armazenamento de gás, a ponto da Comissão Europeia definir uma meta de 80% de armazenamento até o início de novembro.

De sua parte, os Estados Unidos estão enviado Gás Liquefeito de Petróleo para a Europa, encarecendo a matriz energética do continente. Recorre-se também ao gás britânico, da Noruega e di Azerbaijão.

A previsão é de escassez de gás para setores intensivos, como a siderurgia.

Luis Nassif

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, a reboque dessa conjuntura quem vai se dar bem no próximo período é Israel, que fechou um acordo com a União Europeia na semana passada para, em parceria com o Egito, fornecer gás para grande parte da Europa, de forma a substituir o gás russo. Se do ponto de vista econômico Israel vai ganhar, já que se tornará um grande player mundial em energia, suas relações diplomáticas com a Rússia certamente vão sofrer sérios desgastes. Lembrando que a Rússia é parceira dos seus principais adversários, com destaque para o Iran…

  2. Ailton Afonso: Grande lição para o Anão Diplomático. Cabeça que tornou-se em rabo a partir de 1930. Deitado em berço esplêndido no seu trauma cerebral. Quanto a entender na RealPolitik. Que caminhada para retornar, depois de quase 1 século se imbecilizando??!! A sua afirmação mostra toda a hipocrisia e jogo de cintura da Diplomacia e Interesses Nacionais e GeoPolíticos Estratégicos. Quer dizer que Israel fará uma parceria com Egito, seu inimigo e rival, com quem travou guerras sanguinárias?? Muçulmanos e Judeus compartilhando interesses comuns?? Quer dizer que a Primavera Árabe era muito bonita e libertadora até o Egito se livrar dos Facínoras e Ditadores que são comprados há mais de meio século para manter o Povo Egípcio silenciado na miséria, fingindo que não teve grande parte do seu território roubado por Israel em conluio com EUA?? Numa Jogada Criminosa voltam todos Assassinos Egípcios ao Poder no comando da Nação?? Finjamos não enxergar, nem sentir o cheio das cadeias egípcias. A Verdade é Libertadora. Pobre país rico. Que o Cérebro volte a funcionar urgentemente depois de 9 décadas em coma. Mas de muito fácil explicação.

  3. BRICS. A Vanguarda e Liderança Mundial. ACORDA ANÃO DIPLOMÁTICO !!! Quintal dos Outros é apenas 92 anos de Doutrinação fazendo cabeça tornar-se em rabo. NAÇÃO POTÊNCIA CONTINENTAL !!! Onde está o Apocalismo afirmando que PETRÓLEO não tinha mais futuro. Que era grande e excepcional vender a PETROBRÁS nas PRIVATARIAS de 1990?? Que o Aquecimento Global destruiria o Planeta com a queima de Petróleo?!!! A Europa está preocupada com Aquecimento Global, enquanto torra bilhões de toneladas de Carvão??!! Cadê você Marina Silva? Paris/VieiraSouto defendendo o atraso no interior do Brasil !!! Cadê você Piralha? Gisele você esta aí?? E você DiCaprio?? Dá pra enfrentar o Inverno Alemão sem Aquecimento Central?? Entendemos. 30 anos a partir das Privatarias de 1990 e teríamos uma nova realidade mundial?? Vemos pelas Favelas, Pobreza, Violência, Analfabetismo, Sub-Empregos e Lesa-Pátria do Projeto de Poder Esquerdopata-Fascista em 40 anos de Politicas Socialistas. E AntiCapitalistas. Replicando esta maravilhosa realidade construída a partir de 1930. Pobre país rico. Petróleo é comoditie em franca decadência. Sabemos. Mas de muito fácil explicação.

  4. Os europeus e americanos são muito arrogantes, burros, esquisofrenicos. Eles ficam alardeando aos quatro cantos do mundo que vão banir o gás, o petróleo e produtos russos do mundo. Usam de sanções indecentes pensando que vão dobrar os russos facilmente. E deram com os burros n’água. Se os russos fossem intempestivos já teriam cortado o fornecimento de gás e petróleo para a Europa assim que começaram a ameaçar banir o produto russo. Teriam feito um favor aos europeus que estão que nem baratas tontas. Se transformaram em uma colônia de quinta categoria, aguardando que o Tio Sam dê as ordens. Os russos deveriam dizer já que vocês querem banir meus produtos de seus mercados, vou lhes fazer um favor, vou banir seus mercados dos meus produtos. Energia sempre vai ter alguém disposto a comprar. Ninguém vai longe sem energia, coisas que os europeus vão logo perceber, pois além de ter que racionar vão experimentar preços absurdos, fora a montanha de investimento que vão ter que fazer para se adaptar ao super caro gás americano ou a construir usinas nucleares que além de carissimas são perigosas. Viva a inteligência europeia.

  5. é esta a nova ordem mundial ? 3a. guerra, pode acontecer mais rápido? Um erro boicote econômico que só traz desgraça para os civis ! Caos na Europa!! A quem interessa deixar a Europa fragilizada e causar o caos no mundo inteiro? Imagine Le Pen na França com muitas cadeiras no Parlamento Francês. Macron vai ter sérios problemas. O mundo está “virado no girai” e os americanos adoram este caos, dando dinheiro à rodo para ampliar a guerra em nome da paz.

  6. Os americanos sabem que já perderam a “guerra econômica” com a China, por isso insuflam uma guerra de desgaste na Europa a fim de impedir a expansão das novas rotas da seda chinesas à Europa. Vão tentar ficar com o domínio da Europa, após acabar com o poderio econômico e industrial da Alemanha, da França e da Itália. Os ingleses já começaram a ajudá-los (aos americanos) com o Brexit. Assim, os anglo-americanos perdem os anéis (Ásia e Oriente) mas ficam com os dedos (Europa, partes da África e América Latina, seu quintal).

  7. Os Magnatas Ocidentais não se importam em desencadear uma guerra mundial ao tentarem encurralar a Rússia. Eles sabem que a Rússia, por falta de alternativa, fatalmente reagirá, destruindo grandes cidades do Ocidente com armas nucleares. Mas eles não sofrerão os impactos, pois podem ficar em órbita, ou em algum corpo celeste vizinho da Terra ou em abrigos subterrâneos enquanto a poeira atômica baixa. Eles também não se importam de desencadear uma crise de desabastecimento e fome generalizada, pois eles não são eles que passarão fome.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador