O multilateralismo e a questão da saúde global, por Luis Nassif

Enquanto mais de um terço da população mundial está totalmente vacinada, na África a participação é de apenas 6,7%

Historicamente, há duas forças em tensão permanente, na definição dos modelos de desenvolvimento de um país: a globalização e os estados nacionais.

Em geral, os conflitos se dão em dois campos específicos: nas relações de troca e na movimentação de capitais. Nas relações de trocas, há a maldição milenar de países centrais comprando produtos primários e vendendo produtos elaborados para a periferia. Na movimentação de capitais, a promessa de que, dando plena liberdade aos capitais, eles transbordarão dos países centrais para os periféricos, espalhando o desenvolvimento.

Obviamente, nada disso ocorreu. Nos dois principais períodos de financeirização – 1870-1942 e 1970-2021 – houve concentração de riqueza, aumento das disparidades sociais e regionais e baixo crescimento.

De qualquer modo, em todo século 20, houve um refluxo da financeirização apenas entre o fim da Segunda Guerra e 1970. O final da guerra possibilitou a criação da Organização das Nações Unidas e de seus dois braços econômicos, o Fundo Monetário Internacional – garantindo o equilíbrio nos movimentos de capital – e o Banco Mundial. Esse modelo foi rompido em 1970, quando Richard Nixon acaba com o pacto cambial que amarrava o valor do dólar ao ouro.

O que esse período mostrou é que organismos multilaterais fortes, respondendo pela coordenação de países, são essenciais para restabelecer o equilíbrio global.

É o que se viu com a pandemia. Sem coordenação, grandes economias estocaram vacinas e pequenas economias – especialmente africanas – ficaram ao relento. A pandemia ressurgiu a partir dos países de baixa vacinação, criando novas ondas pandêmicas.

Por isso mesmo, provavelmente o primeiro renascimento do multilateralismo se dará no campo da saúde. Sobre o tema, é relevante analisar os conselhos de Tedros Adhanom Ghebreyesus, ex-Ministro de Negócios Estrangeiros da Etiópia e Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Lembra ele que, enquanto mais de um terço da população mundial está totalmente vacinada, na África a participação é de apenas 6,7%. E alerta que a pandemia Covid-19 não será a última.

A partir daí, apresenta seus conselhos.

1. A criação de um novo instrumento internacional, como um tratado, para orientar as nações na preparação e resposta à pandemia. Enfim, uma estrutura abrangente para a cooperação global, com regras que aumentam a solidariedade entre os países. Esse tema será discutido na Sessão Especial da Assembleia Mundial da Saúde, ainda este mês.

2. Mais e melhores financiamentos para a preparação de resposta à pandemia. Propõe, então, a criação de um Fundo de Ameaças à Saúde para recursos adicionais que poderia ser estabelecido pelo Banco Mundial e financiado por países e organizações regionais.

3. Melhoras no sistema de vigilância multissetorial de saúde. A OMS já está construindo ferramentas, como um novo HUB para Pandemia e Inteligência Epidêmica. Além disso, foi inaugurada a Academia da OMS, para desenvolver tecnologias de ponta para acesso à aprendizagem para profissionais da saúde no mundo todo. E o Who BioHub, para armazenamento e compartilhamento de patógenos.

4. Fortalecimento da OMS, que foi enfraquecida nas últimas décadas pela redução das contribuições obrigatórias.

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia,ontem assisti uma live do Atila Iamarino onde ele comentava sobre essa desigualde aqui no Brasil…enquanto Sp e região sul estão com uma media de 67% de pessoas vacinadas,as regioes do nordeste numa media de 30%,o Maranhão lembro de estar com 46%.
    Parece que teremos problemas por aqui se continuar esse “desabastecimento”?

  2. “O fascismo ainda hoje é considerado, devido a uma reflexão política errônea,
    como uma característica nacional específica dos alemães ou dos japoneses. É deste
    primeiro erro que decorrem todos os erros de interpretação posteriores.”

    A psicologia de massas do fascismo. (Prefácio à 3.a Edição em Língua Inglesa,
    Corrigida e Aumentada; Wilhelm Reich; Maine, agosto de 1942)

  3. Provado que a formação social efetiva para combater uma pandemia é a aldeia global socialista, e Estado e Capital são inerentemente obstáculos ao combate.
    Um mundo sem classes e sem fronteiras é uma necessidade.

  4. Nassif, são apenas detalhes, mas o Acordo de Bretton Woods, que criou o FMI e conteve o fluxo de capitais em níveis mais racionais, é de julho de 1944, com Keynes como o grande patrono, e Nixon provocou a morte disso em 15 de agosto de 1971, quando decretou o fim da conversão automática do dólar em ouro e o sistema financeiro mundial voltou a flutuar. Há quem diga que o presidente americano fez isso por causa do custo já insuportável da Guerra do Vietnan, 250 bilhões de dólares da época, algo como 2,5 trilhões de dólares de hoje.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador