O panorama político visto de Minas

Dias atrás publiquei a coluna “O panorama político visto do Planalto”. Vamos ver o panorama visto das Alterosas.

Setores próximos a Aécio Neves não entenderam seus lamentos em relação à frustração do apoio do PSB de Eduardo Campos a Geraldo Alckmin em São Paulo. Presumem que foi por solidariedade a Alckmin.

Do ponto de vista político, foi bom para sua candidatura.

 ***

Nas hostes aecistas, a visão sobre a dupla Eduardo Campos-Marina Silva é a mesma da cúpula do governo Dilma. Não haverá como não aflorar mais contradições entre ambos. Nas pesquisas, Marina é mais forte que Eduardo – sem ela, Eduardo não sai dos 10% – e irá se prevalecer dessa posição para impor propostas nem sempre estrategicamente adequadas.

Ontem mesmo o PPS cobrou o apoio a Eduardo Campos, sustentando que a contrapartida seria a aliança com o PSDB paulista.

***

Um dos pontos vulneráveis da candidatura Aécio é a pouca consistência dos seu programa de governo.

Em março, o governador mineiro Antônio Anastasia deixará o governo do Estado e até junho, quando começa a campanha para o Senado, coordenará os estudos para o programa de governo de Aécio. Traz em seu currículo a coordenação dos dois programas vitoriosos de governo de Aécio, quando governador de Minas.

***

Candidato a presidente, Aécio é azarão; ao governo de Minas, seria favorito. Uma eventual derrota do PSDB para a presidência e para os governos de Minas e São Paulo liquidaria o partido.

Para o grupo de Aécio, não existe esse tipo de preocupação. A aposta é que em Minas, com ou sem Aécio o PSDB é favorito.

***

Minas é diferente do restante do país, explicam por lá.

Hoje em dia, 80% dos prefeitos mineiros estariam na base de apoio do governo mineiro, independentemente de partidos políticos, incluindo 20% dos prefeitos eleitos pelo PT. Aliás esse mesmo percentual de prefeitos petistas assinou em 2010 carta de apoio a Aécio, contra a candidatura de Hélio Costa.

Na campanha de 2010, o próprio candidato do PT ao Senado, Fernando Pimentel, tratou de não ligar sua imagem a de Hélio Costa. Na prática acabou fazendo dobradinha com Aécio, para as duas vagas ao Senado.

***

Nos dez anos de poder, o grupo de Aécio nunca forçou candidaturas municipais de filiados ao PSDB. Sendo da base de apoio, pouco importa o partido político.

***

Não preocupa o PSDB mineiro o fato do futuro candidato do partido Pimenta da Veiga estar há anos afastado da política. Acredita-se que quando a campanha começar, e ficar clara a indicação dele por Aécio, haverá a migração dos votos, assim como houve com Anastasia – que começou a campanha contra Hélio com 3% dos votos contra 48%, e terminou vencendo no primeiro turno.

Não levam em conta a enorme taxa de rejeição a Hélio Costa, que não se repete em Fernando Pimentel.

***

Outro trunfo do partido, segundo ele, é a vaga de vice senador na chapa de Anastasia. Se Aécio vencer para presidente, Anastasia se afastará do Senado para ocupar cargo-chave na sua administração. Mesmo na hipótese de Aécio não vencer, cargos executivos atraem muito mais Anastasia do que os embates retóricos no Senado.

Luis Nassif

79 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Minas é diferente do restante do país,…..”

    Isso é verdade, aqui a imprensa é Aecista total, não apenas pela propagação de fatos favoráveis (que são poucos), mas pela omissão de fatos desfavoráveis a essa candidatura (que são muitos). A irmã de Aecim Cunha é a verdadeira poderosa. Nassif continua generoso nas suas avaliações “mineiras”, cedendo a esse sujeito um valor e uma competitividade inexistentes. Estamos perante a imagem triste de uma marionete da direita mineira, de brancas aspirações, protegido por babás, favorecido pela ignorância do eleitor mineiro, com médicos de plantão para cuidar dos exageros do menino, defendido pela PF, por um piloto de helicóptero, por uma imprensa amordaçada e, ainda, pela crônica generosa e educada do Nassif.

    1. Meus cumprimentos…

      Excelente observação. Vivo em Minas e faço das suas as minhas palavras….Aleluia, ainda há pessoas que enxergam desta forma…

      1. Não esqueçam…

        Não esqueçam que Nassif é, antes de tudo, um mineiro e mineiro que se preza é Minas, assim como o paulista é São Paulo e o mais que sobra é Brasil.

        Isso do Nassif mineiro é brincadeira, mas tem horas que ele dá mesmo uma recaída, onde exagera nas avalizações a Aécio & Cia.

      2. Onde assino?

        Passamos pela completa desmoralização senatorial com duas nulidades (Pórrela e Clésio) e um terceiro que não tem origem definida. E agora vêm com o porteiro de boate como candidato a complementar as nulidades mineiras no senado.

        Foi muito engraçado ontem o carreirista tentar justificar o aumento do preço do combustível nas bombas para “salvar” a Petrobrax deles no programa do bisponews do Heródoto. Além é claro de dizer que são os programas sociais que impedem  o crescimento da capacidade de investimento. Mais claro que isso só as águas que vertem da Serra da Mantiqueira.

    2. Discordo em numero, genero e

      Discordo em numero, genero e grau….. 

      É muita soberba achar q o povo é ignorante, e que não consegue ver seu proprio dia a dia……Q é iludido por uma midia controlada (que realmente deve ser).

      1. Ignorante sim, mas pela falta de informação

        O povo mineiro recebe pílulas noticiosa e se acha informado. A Rádio Itatiaia é a CBN local. Somos tão barristas que, mesmo sabendo que o Cruzeiro entregou o jogo para o Vasco, muitos não querem reconhecer publicamente. Mesmo sabendo de quem é a droga que estava no helicóptero ficam calados. Em jogo de futebol colocam essa dupla de gordos caipiras (aecistas) a cantar o hino nacional (pelo amor de Deus!!). O mineiro anti-PT nem sequer sabe em quem vai votar. A cidade de BH votou majoritariamente na Marina, na eleição passada. Pode? O maior erro do PT foi ter descontinuado a administração vitoriosa do Patrus em BH e caído naquela parceria estúpida com Aecim e os neo-socialistas.

    3. Mineiro é diferente

      Concordo plenamente! Não consigo entender o que encanta os admiradores do Aecim, que de menino não tem nada pois está envelhecendo rapidamente. Espero que, desta vez, o Pimentel não se aproxime desse grupo nem faça acordos nem mesmo com o PMDB de triste memória: Newton Cardoso, Pimenta da Veiga, Hélio Costa? Salve-nos Deus dessas pragas.

  2. Chama a atenção a fragilidade

    Chama a atenção a fragilidade da candidatur de Aécio.

    É a candidatura mais fraca do PSDB comparada com as candidaturas de 2002, 2006 e 2010 e olha que essas foram candidaturas fracassadas.

    Dilma está em uma posição mais favorável para a reeleição do que Lula esteve em 2006 e mesmo a que FHC estava em 1998, mesmo segurando o câmbio às custas de um brutal aumento da dívida pública e da carga tributária. Acho que nem Aécio acredita na própria candidatura.

    É bastante contrastante as perspectivas otimistas (mesmo que feitas com prudente cautela) no post da avaliação do Planalto com as perspectivas nebulosas da avaliação deste post.

    Penso que isso explica o desespero em que o Aécio se encontra para emplacar alguma coisa que alavanque essa candidatura aparentemente micada. O carnaval feito contra a Caixa é um exemplo disso.

    Com uma mentira tosca de que haveria algum tipo de confisco, propõe um processo contra a Caixa, sendo que o encerramento das contas irregulares feito pelo banco estatal é exatamente igual ao que todos os demais bancos fazem e de acordo com as instruções do Banco Central. No final o tucano ficou com a brocha na mão tentando fazer onda com um suposto erro contábil que ele inventou e que não sensibiliza ninguém (nem os contadores) porque não faz a menor diferença para a população.

    Ele bem que tentou sair-se com uma acusação de ocupação política dos cargos da diretoria da Caixa, sendo imediatamente desmoralizado pela notícia abaixo:

    Vargas ao 247: “Aécio já teve feudo na Caixa”

    http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/127059/Vargas-ao-247-A%C3%A9cio-j%C3%A1-teve-feudo-na-Caixa.htm

    um trecho:

    O motivo da “indignação” de Vargas é o fato de Aécio Neves ter sido diretor da Caixa Econômica Federal aos 24 anos, nomeado por José Sarney, após a morte do avô Tancredo Neves. “O senador Aécio, antes de criticar um banco como a Caixa, deveria ter olhado a própria biografia”, disse o deputado paranaense. “Ele foi diretor do banco quando ainda era um garoto recém-formado, tendo como única credencial no currículo o fato de ser neto do Tancredo”.

     

  3. Farinha do mesmo saco

    O sucesso do apoio de Eduardo a Alckmin seria interessante à candidatura de Aécio. Este fato ajudaria a enfiar de vez Eduardo Campos no mesmo saco do PSDB. De político novo com novas propostas, se tornaria um simples “farinha do mesmo saco” para os simplórios eleitores anti-petistas. Daí, esses eleitores perderiam a motivação em votar na dupla Campos-Marina e Aécio poderia, remotamente, sonhar com o segundo turno. 

    A oposição pode até nos surpreender, mas, por enquanto, a incompetência continua sendo sua marca registrada – com FHC na ala de frente.

     

  4. No mérito, em que mudou Minas?

    No mérito, em que mudou Minas após 12 anos de Aécio-Anastasia para o primeiro ver-se credenciado a postular a presidência?

  5. De olho em Minas

    Caro Nassif, sua análise, na quase totalidade está correta. Peca quando diz dois programas vitoriosos de governo de Aécio, quando governador de Minas. É preciso ser mineiro e estar em Minas para saber a verdade. O Choque de Gestão é uma falácia. Tem mais propaganda que fatos. Ultimamente a única e boa coisa que este governo tem feito é dar uma injeção de ânimo na PM mineira com a compra de novas viaturas, armamento novo e principalmente uma revigorada nos soldos. No mais é sempre muita propaganda, muito blá-blá-blá para nada.

    O Tribunal de contas do estado está aparelhado. Não se vê e nem se ouve nada deste órgão. Uma terceirização de rodovia como a da MG-050 repassada a amigos, sequer foi investigada por aquele tribunal.

    A absurda troca de ações da Cemig com a Andrade Gutierrez na qual esta última trocou sua parte nas ações da Light por 33% das ações da Cemig (que passou a ser a dona da Light) com direito a 3 assentos no corpo diretor da empresa com poderes de veto.

    Aécio seria sim um fortíssimo candidato ao governo de Minas. Também com o apoio ostensivo de toda a mídia mineira…

    O problema maior para o PT ou qualquer outro partido de oposição em Minas começou com a famigerada aliança entre PT e PSDB para a eleição de Lacerda para a Prefeitura de BH. Naquela oportunidade foi costurado um acordo e depois desfeito na última eleição na qual Lacerda ficaria um mandato e depois ‘entregaria’ a cabeça de chapa para o PT. E teve gente na cúpula do PT que acreditou!!!

    Pimenta da Veiga não é um “poste” de Áécio. Não é nenhum desconhecido. É a campanha começar e os professores da rede estadual vão mostrar para todo o povão mineiro quem ele é! Pimenta da Veiga só não é mais “querido” pelos professores que o falecido governador Hélio Garcia.

    Pra haver uma reversão total das condições atuais para eleição para o Palácio da Liberdade, o governador atual de Minas terá que abrir os cofres e promover uma verdadeira inundação de dinheiro nos pequenos municípios onde realmente a eleição costuma se resolver. São os prefeitos os maiores puxadores de voto nestas circuntancias.

    1. Tribunal de Contas

      Tribunal de Contas aparelhado? Onde? Só em Minas? Meu caro, veja se o nosso querido ex Newtão teve problemas, esses TCs são piada não é de hoje. E aproveitando quanto ao aparelhamento, é só dar uma olhada quem é a atual presidente do TC aqui em Minas e uma pequena pesquisa para ver se há alguma coisa que desabone.

  6.  
    Nassif,
    Lembra do

     

    Nassif,

    Lembra do helicópteto com 450 KG de pó de royal ?!?

    Então…

    A PF encerrou a investigação, em incríveis 20 dias, e não indiciou o Senador.

    A ALMG também decidiu não investigar o Deputado Estadual.

    Os homens da lei no Brasil podem até aliviar com os bandidos…mas a população é implacável !!!

    Essa marchinha ficou muito boa !!! kkk

    Para você que é músico, vai adorar!!!

    A marchinha de carnaval já é sucesso em BH !!!

    O Baile do Pó Royal !!!

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=e02a7rhga1U

    Ah é sim !!!
    Ah é sim !!!
    Ah é sim !!!

    1. E de quem é a fazenda? Povo

      E de quem é a fazenda? Povo do ES, descubram de quem é a fazenda, por favor, porque se formos depender da PF, ela nem existe.

  7. Não sei se é correto dizer

    Não sei se é correto dizer que o Nassif forçou nas tintas. Creio que o importante para entender o texto não é uma avaliação da realidade mineira, mas sim de como as pessoas vêm a situação. Sem as más notícias, que são censuradas pela mídia, não há o contraditório para que as pessoas abram os olhos. Sendo assim, a melhora na qualidade de vida das pessoas, que é mérito federal, é associada às lideranças estaduais, pois as mazelas federais são intensamente expostas e as estaduais não. Lá na boca da urna, o que vale é o sentimento difuso do eleitor, por mais que a realidade (oculta) seja algo diferente. Por isso dá PSDB em MG. Mas também dá PT no Brasil, por mais que a mídia queira diferente.

  8. Pobre Minas Gerais! Um Estado

    Pobre Minas Gerais! Um Estado onde a política se faz da pior forma possível; um Estado de políticos atrasados, que pensam pequeno; um Estado completamente falido, abandonado; um Estado dominado por Aécio Neves, Andréa Neves, Anastasia, Renata Vilhena; um Estado que não atrai investimentos; um Estado cuja Assembleia Legislativa é presidida por Dinis Pinheiro e por sua assessora Margareth; um Estado que não tem Poderes independentes.

     

  9. O QUE SE PERGUNTA EM MINAS

    O QUE SE PERGUNTA EM MINAS

    Você entregaria a chave do seu carro para este manobrista ?

    E a chave do seu país ?

    1. Aecim Cunha

      O cara da foto é o Aecim Cunha, não Aécio Neves.

      O candidato é outro, é um sujeito virtual, autor do choque de “jestão”, uma entidade mineira, uma grife chamada Aécio Neves, turbinada pela direita mineira. Naquele caso, estaríamos passando a chave do país para uma turma oculta, da pesada. Uma duzia de “Rasputin” e Richelieu mineiros mandando o Brasil desde as sombras, com a irmã de Aecim tomando conta da casa civil. O próprio, ficaria em alguma clínica de recuperação, de confiança.

  10. Coordenação dos dois programas vitoriosos de governo de Aécio

    Quais exatamente? O “xoque de jestão” é um deles??? Já foi contestado ad nauseam:

     

    A verdade sobre o “choque de gestão” do governo de Minas: http://www.sindifiscomg.org.br/cartilhas/Cartilha/cartilha.pdf

    Aécio controla mídia para evitar críticas ao “choque de gestão”: http://www.viomundo.com.br/denuncias/aecio-neves.html

    Choque de gestão do governo mineiro pode ser um baita susto: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/sylo-costa-choque-de-gestao-do-governo-mineiro-pode-ser-um-baita-susto.html

     

     

     

  11. É isso aí

    A variável Pimentel muda tudo, não devemos  nos esquecer que em 2010 Dilma ganhou no estado com margem folgada de votos.Isso também pesa nesse 2014

    Era previsivel que o Hélio Costa não ganharia, mas o PMDB naquela epoca  tinha mais força do que tem hoje, logo a candidatura do PT pode trazer surpresas nesse ano.

    Acho que o Aécio está muito desgastado como toda a direita como todo o PSDB.Não o Aécio nem provocando cocegas na Dilma, mas também não vejo o Serra entrando nessa campanha haja visto que o trensalão tem suas digitais.

    Hoje ter a marca Rede45 não é bom para os negocios, muito pelo contrário.

    Não é mais o Fator FHC que tira votos do PSDB. A marca PSDB já é marca de fracasso.

    Teremos mais um partido nanico pela frente. Quem quiser ficar pequeno em 2015 se associe ao PSDB.

     

     

    1. A coisa, agora, é outra

      Nas últimas quatro eleições, em Minas, ocorreram os fenômenos Lulécio e Dilmasia.

      Ou seja, voto no Lula para presidente e Aécio governador e Dilma para presidente e Anastacia para governador, respectivamente.

      Qual a chance de acontecer, agora, um Dilmenta (Dilma + Pimenta Veiga)? 

      Qual a chance de ocorrer um Dilmentel (Dilma + Fernando Pimentel)?

      A resposta mostrará o que vai acontecer em Minas.

  12. O futuro de Anastasia

    O futoro do Anastasia passa pelo Planalto. Provavalmente o PSDB estará liquidado após a eleição desse ano (perdendo a Presidência, Governo de SP e Minas) e o caminho do Anastasia será o PSB. Nele, ele assumirá um cargo chave (algum Ministério) no Governo Dilma (2015).

    1. Se ele tiver visão política e quiser subsistir.

      Diante da perspectiva de um afundamento descomunal da oposição nas próximas eleições, o Anastásia só sobreviverá politicamente, se largar este saco de gatos, e entrar num partido da base aliada.

    2. Candita-se ao senado bom boas

      Candita-se ao senado com bom boas chances e – caso saia vitorioso – pede licença dois anos depois para ser candidato a prefeito de BH. Depois de décadas os tucanos teriam um candidato competitivo.

      Não precisa nem fazer pose de profeta para ver que as chances disso acontecer são boas.

      P.s1.: aconteceria com o Anastasia na pesada máquina burocrática federal o mesmo que aconteceu com a Dilma. Seria engolfado.

      P.s2.: concordo que a perda de Brasília, Minas e São Paulo liquida o partido. Mas acho bem pouco razoável supor que tal se daria num estalo e que na primeira oportunidade ele mudaria de partido.  

  13. O sul de Minas

    Caro Nassif,

    Acabo de passar alguns dias revigorantes no sul de Minas, situada numa rica região mineira. Monte Verde, pertencente ao município de Camanducaia é privilegiada em vários aspectos. A Mantiqueira apresenta ali alguns de seus pontos mais altos, com mais de 2000 metros de altura.

    A administração do estado, entretanto, apresenta ali alguns de seus pontos mais baixos: Ruas com péssima conservação (não estou pedindo asfalto!), coleta de lixo uma vez por semana, lixo espalhado em razão disto,  ponto de alagamento em sua única via principal, ausência de lixeiras, ausência de políticas públicas “verdes” visíveis num local que se pretende de “turismo ecológico”, o córrego que cruza a cidade poluído, e por aí vai…

    A região é, ainda assim, belíssima. Por quanto tempo mais? A Aécio SEMPRE faltou programa.

    O prefeito de Camanducaia (do PMDB) aliás, sofreu dez liminares (negadas) que tentavam impedir sua diplomação… 

    1. amigo Gilberto

      Sou mineiro da regiao de Furnas e sei muito bem onde o governo do estado pecou, mas lendo seu comentario, constatei que todas suas reclamaçoes sao de ambito municipal e portanto nao representam influencia do aecismo sobre a situaçao. Por outro lado, vc frisou que nao existe um plano turistico a cargo do estado que promova as belezas naturais e o patrimonio historico que tanto nos engrandece.  E o fato de termos impostos como icms acima da média nacional so contribui pra atrasar o desenvolvimento de Minas, penalizando seu povo.  Enquanto isto, um dos nossos senadores prefere frequentar o Leblon…

      1. Problemas municipais?

        Caro Ricardo,

        Entendo que inclui alguns assuntos de ordem municipal, mas ligados às políticas deste orgão com o estado e governo federal. Me parece mais ou menos evidente que o governo de cada estado eleja vitrines. É mais do que evidente que Monte Verde é uma ótima região para isto. Não deixa portanto de haver, no mínimo, uma “distração” do governo estadual com a cidade.

        O Nassif colocou o seguinte no seu artigo:

        Hoje em dia, 80% dos prefeitos mineiros estariam na base de apoio do governo mineiro, independentemente de partidos políticos, incluindo 20% dos prefeitos eleitos pelo PT.

        Ora, então não existe nem mesmo a desculpa do prefeito ser de outro partido, e por tal razão, não conseguir apoio do governo do estado. O fato é que além de verificar esta situação no distrito, não percebi a menor preocupação nos munícipes com as questões levantadas.

        Enfim, não podemos mais transferir simplesmente a fatura para outra instância, seja ela superior ou inferior. Cada um está obrigado a arregaçar as mangas para mudar o estado de coisas que criticamos.   

         

         

  14. Quem?

    Sou contrário a afirmar que a turma do PSDB acha que pode conquistar o triângulo Mineiro. Aqui, felizmente o PSDB não manda nada, graças! Acredito que o desgaste do “Aécinho”, vendo as redes sociais, é desgaste atrás de desgaste. A grande maioria dos Atacadista mineiros (Uberlândia “Polo”), em desacordo com a carga tributária em Minas, professores desgostosos com promessas de “Anastasia”, que à época, prometeu rios e fundos, cai na descrença. Prestem atenção, análise política deve ser feita em todo território nacional ou do Estado em que determinado candidato projeta sua intenção. Não existem mais, o que a mídia desejaria, prometer que determinado candidato seja preferido. Tenho ampla certeza, PSDB já teve sua investida no Estado MG caluniada. Fui à época a favor deles, mas quem promete e não cumpre, ficará a tentar novamente as mesmas promessas.

  15. Triste herança do aecismo em MInas

    Nassif,

    Admiro enormemente seu blog e suas postagens. Leio diariamente e as vezes até mais de uma vez por dia. Mas continua sendo muito suspeito para mim a forma como você defende o Aécio !! Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência sabe que este inútil não passa de um Filhinho de papai mauricinho e viciado. Tudo que se refere ao sucesso do Aécio é uma farsa, pura mentira inventa e repetida exaustivamente até que o grosso da população que não reflete se deixe influenciar e acredite.

    12 anos de aecismo em MG foram desastrosos com o PIB mineiro crescendo menos que a média nacional, os investimentos e o emprego em queda livre, o estado a beira de um colapso administrativo, tudo de ruim!! Nada de positivo ficou desses 12 anos. O governadro Anastasia que nos editoriais da mídia mineira, e na boca dos ignorantes é tido como “excelente administrador” entrega um estado falido (esta semana ele extinguiu secretarias, demitiu funcionários e tudo, num ato claro de que as contas do governo estão fora de controle). A TV MInas está a ponto de fechar por causa de uma das medidas que lá traz fizeram parte do “choque de gestão” do mauricinho cheirador. Através de plano de demissão volutária na época ele esvaziou os profissionais concursados transformando-os em contratados, agindo claramente contra a lei. Qual o resultado? O ministério público exigiu este ano a demissão dos contratados e a realização de concurso, mas esta medida ( sabendo das particularidades técnicas do serviço em TV) está praticamente fechando a TV ! Eu mesmo durante anos fui fornecedor de trilhas sonoras para as produções da Rede Minas, mas desde que este “excelente administrador” (!!) do Aanastasia assumiu nunca mais fui contratado, porque ele simplesmente quebrou o estado e acabou com todos os investimentos.

    E a agricultura??? Alguém comentou sobre a força dos pequenos municípios de MG na eleição. Se depender disso o Aécio tá ferrado porque a grande maioria dos municípios de MG foi abandonada a própria sorte, sem qualquer tipo de apoio ou investimento do governo estadual, especialmente para o financiamento da agricultura.

    E por fim o controle de imprensa e mídia em MG ! Todo mundo sabe que existe, todo mundo sabe como funciona e mesmo assim nem nos blogs tem alguém com coragem para denunciar. Os PIGs adoram falar de Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, mas em nenhum desses países o controle da mídia é tão violento como na Minas de Aécio e sua corja de bandidos. Tem até uma piadinha sobre aquela blogueira cubana que teria comentado que vivia em um lugar onde o controle de imprensa era violento..e o Aecinho logo falou pra blogueira : Uai sô, você também é de Minas???

     

  16. se real analise, bom pra

    se real analise, bom pra dilma pt

    ate analise do nassif, “visto por minas” presumo eu do pessoal do aercio, pouco sai de minas, onde se quiser ter chance real tem que sair com grande vantagem, analise fala sobre isso, povo do pt esperar nao perder por muito, como foi em sao paulo quando alckmin ou serra, perde mas nao abre grande vantagem, e em sao paulo como entra aercio? ate agora suas visitas so em redutos alckmistas ou ate serra, paulista embarca em mineiro ou tera que disputar voto anti pt com eduardo?

    e resto do pais? a percepcao que da que povo ano ve em aercio, nao encontrei termo, mas seria alguem compromissado talves ou serio suficiente para presidente, outra percepcao é que eduardo campos pensa tambem assim, abandonou disputar no campo lulista e esta disputando abertamente os anti petista com aercio, se este setor deslocar do aercio para eduardo e este polarizar com dilma poe em risco, sim, as candidatura tucanas em minas e sao paulo ou ate uma troca de candidato, como serra,,,

    pela analise se analisa que aercio muito forte em minas na mesma proporcao é a resistencia a ele fora de minas, alem de ter que disputar o anti pestitas com edu campos

  17. Campanha de Aécio Neves entra em colapso
    Campanha de Aécio Neves entra em colapsoAndréa sente-se desprestigiada nas decisões políticas e afasta-se com a falsa justificativa de que irá cuidar de sua irmã Ângela internada no RJ Confira tambémPresidente do PMDB nega cobrança por mais ministérios no governoAloysio Nunes afirma que rolezinho é coisa de “cavalão”Ex-ministro José Dirceu pode deixar prisão ainda este anoLivro sobre ação da Polícia Federal é ilegal, diz Daniel DantasTestemunha põe em xeque “consultores” do cartel de trens  InteraçãoImprimirEnviar por e-mailDeliciousDiggGoogle bookmarksRedditWindows liveYahoo my web

    O que parecia estar sob controle vem há mais de uma semana desmontando-se, como consequência da insistência de Andréa Neves em manter o controle absoluto sobre as estratégias e decisões da sucessão mineira e nacional na qual seu irmão Aécio é um dos postulantes. 

    Desde o final do ano passado, todos os desentendimentos e mudanças repentinas de Aécio e Andréa Neves foram atribuídos ao estado de saúde de sua irmã Ângela Neves da Cunha. Assim como, a justificativa apresentada por Andréa para afastar-se da cena política: “cuidar de sua irmã que se encontrava internada no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro”

    Ângela Neves da Cunha permaneceu internada apenas até o dia 21 de dezembro de 2013, ocasião em que teve alta “devido sua melhora”,segundo o corpo clínico do hospital.Ou seja, após quase duas semanas de sua alta, sua internação foi apresentada como justificativa para a saída de Andréa do Servas e da cena política. Este fato confirmou a suspeita da existência de uma gigantesca crise entre os coordenadores da campanha de Aécio Neves, que culminou com a saída de seu marqueteiro, por desavenças com Andréa. Essa crise vem se estendendo também ao processo sucessório para o governo de Minas.  Segundo assessores próximos: “Tudo em função da exigência de Andréa em se manter no comando das decisões, o que conflitou com os demais coordenadores que viram nela o maior obstáculo pra pacificação entre os grupos”. Em Minas Gerais, a maneira de Andréa impor sua vontade em relação à sucessão, que até agora era tolerada pela base aliada, explodiu, principalmente depois do que foi noticiado por Novojornal,“Andréa Neves quer ser a tertius do PSDB ao Governo de Minas”.  Insatisfeito, Pimenta da Veiga ameaçou abandonar a disputa ao governo de Minas, o que obrigou Aécio a contrariar sua irmã e convocar uma reunião de emergência para informar que Pimenta seria seu candidato. A insatisfação de Pimenta da Veiga, somada a falta de rumo de Anastasia e Dinis Pinheiro, vinha trazendo insegurança à reeleição da base aliada do PSDB que já calcula uma perda de 30% das cadeiras ocupadas na Assembleia Legislativa e 20% da Câmara Federal. Enquanto isto, os “Lordes de Aécio” – Nárcio Rodrigues, Alexandre Silveira e Domingos Sávio – aproveitando-se da “confusão”, estariam celebrando alianças com candidatos até mesmo da oposição nas bases de seus colegas do PSDB e Danilo de Castro teria se afastado para dedicar-se apenas a reeleição de seu filho Rodrigo de Castro.  Na última semana, Anastasia deu um basta ao se recusar a se candidatar ao Senado, devido a imposição colocada por Andréa, de que nas eleições de 2016 saísse candidato a prefeito de Belo Horizonte, para que ela na condição de primeira suplente assumisse sua vaga, caso não fosse à candidata ao governo de Minas Gerais.  Junto com Andréa saiu o denominado “Grupo Mineiro”, que está sendo substituído por integrantes da estrutura tradicional do PSDB, com o ex-chefe de gabinete de FHC, Xico Graziano. Para analistas políticos, estes fatos demonstram que nem os aliados de Aécio Neves acreditam na viabilidade de sua candidatura, pois sabem do artificialismo de sua liderança, criada através de pesado esquema financeiro que patrocinou, por meio da mídia, o culto à sua imagem.  Outros fatos que teriam provocado a recusa de Andréa Neves em permanecer em Belo Horizonte na condução das ações políticas foram: O ajuizamento de Ações Civis Públicas, por práticas de improbidade administrativa, com pedido de bloqueio dos bens de seus principais “aliados”, nas áreas da fazenda, saúde e cultura, assim como o recado de familiares dos processados de que não afundariam sozinhos.  O mal estar causado após a comprovação do seu envolvimento na compra do Jornal “Hoje em Dia”, sacrificando o seu concorrente “Estado de Minas” que é considerado “amigo de primeira hora”, justamente no momento em que o mesmo encontra-se atravessando pesada crise.  O eminente ajuizamento de Ações Civis Públicas contra ela por envolvimento e manipulação na distribuição da verba de publicidade do Governo de Minas. Esse fato foi noticiado pelo Novojornal em Janeiro de 2013: “Andréa Neves: A Dama de R$ 2 Bilhões de Reais”

    Notícias relacionadas

    Andréa Neves quer ser a tertius do PSDB ao Governo de MinasAndréa Neves: A Dama de R$ 2 Bilhões de ReaisAécio troca com Serra apoio a Pimenta da Veiga ao governo de MinasAécio articula com Campos apoio a Lacerda para Governo de MinasPimenta da Veiga assume instituto tucano em Minas GeraisAndréa Neves comanda central de intrigasVida desregrada de Aécio faz marqueteiro abandonar sua campanhaSiglas aliadas de Aécio em Minas não conseguem apoio

     

  18. Nassif , agora falta fazer um

    Nassif , agora falta fazer um artigo com a “visão do planalto de piratininga” desse embroglio que vai ser a eleição de 2014 .

    Mas a analise feita nos dois artigos esta otima . Clara fria e principalmente , sem o “frenesi” ideologico . 

  19. Minas ainda tem pêso político ?

    Nassif, mesmo reconhecendo a tradicional política de resultados, dos políticos mineiros, depois da morte do Tancredo Neves e do Itamar Franco, reconhecidos “carregadores” de votos, e pelo vazío político que o Aécio representa e pela falta de novas lideranças em Minas Gerais, o seu post, difere-se muito daquele, que analisava o horizonte político para 2014, “visto” desde Brasília, e agora tentado compara-lo a Minas Gerais, que efetivamente, não tem mais aquele pêso político, antes tão considerado, e hoje em vias de extinção.

  20. Alguem acreditaria na nova política mineira ?

    Nassif, responda com sinceridade: Mesmo sendo um mineiro de 4 costados, você acreditaria num resurgimento do fenômeno político, das Alterosas ? Teria o amigo, tido uma “recaída” como escreveu o Aldo Cardoso ?

  21. Veem-se os mesmos com as

    Veem-se os mesmos com as baboseiras e lamúrias de sempre.: “a mídia, o clã, a propaganda, blá blá blá”. Tão limitados que bastam duas ou três perguntas bobas para o desmonte.: onde é melhor e exemplar, como e por qual motivo.

    Nunca respondem, não sabem nada de nada sobre qualquer coisa (o que é impressionante), são papagaios repetidores…

    .

    O governo dos tucanos é bom, em alguns casos até muito bom, noutros simplesmente péssimo. Evidenciando o que importa.: na média geral do imenso número de atividades realizadas por governos estaduais ele faz coisas boas e pode muito bem ser considerado de razoável para cima.

    E isto é relativamente fácil de explicar, a não ser a interpretação geralmente desonesta que se faz. 

    Minas é um estado organizado do ponto de vista instuticional , há várias casas de saber interessantes (FDC, FJP, BDMG, UFMG), razoável acúmulo de inteligência, recursos humanos.

    Fosse uma época menos raivosa e prenhe de estúpidos, não haveria problema nenhum um pouco de ponderação, quiçá elegância, reconhecendo que houve modernização sobre as bases que citei.

    Mais do que isso até. É raríssimo no contexto da governança um estado injetar doses de inovação administrativa que sirvam de parâmetro para os outros.

    Bem ou mal, com todos os vícios e virtudes, os tucanos mineiros conseguiram com o “Choque de Gestão”.

    (poderia dar vários exemplos aqui, o espaço é curto, todavia)

    .

    O que não há necessidade nenhuma de esperar é um salto fantástico, uma coisa fabulosa, um conto de fadas. As diretrizes políticas administrativas do país não permitem a estados e municípios muitos avanços, funciona como uma espécie de garrote, inclusive para surgimento de quadros políticos.

    Significa dizer que num país como o nosso a força presidencial – que deveria ser proporcional a sua responsabilidade, mas não é – beira a de um imperador. Há super concentração econômica, política e técnica em Brasília.

    .

    P.s: os petistas do ABC esvaziaram o estado igual um balão.

    1. Completamente inútil seu

      Completamente inútil seu comentário. Veio defender o indenfensável que é esta farsa de “choque de gestão” e disse que tinha argumentos e exemplos a dar para reforçar sua posição. Mas não falou nada, não apresentou nada!! Porque será??

      Será porque não existe nada de positivo para você citar?? Eu tenho certeza que é isso. Não sei onde você mora e nem onde vc se informa, mas estado de MG que você tenta defender não existe na realidade. O mauricinho cheirador filhinho d epapai do Aécio acabou com o estado e reforço que qualquer elogio a este crápula é uma farsa.

      1. Vou repetir.:a) diga onde é

        Vou repetir.:

        a) diga onde é bom e exemplar, como e por qual motivo

        b) há coisas boas e ruins em TODO E QUALQUER governo do mundo.

        Há coisas muito bacanas na saúde, péssimas na área de segurança.

        Juntando tudo ficam acima da média. É evidente exagero achar que estamos numa situação caótica.

        É fazer pose de palhaço e achar bonito.

        c) os estados não tem recursos econômicos, políticos e técnicos que lhes permita confrontar imensos problemas.

        d) sem o apoio do governo federal, ESQUEÇA. Nenhum irá longe.

        Posso citar os exemplos do Rio e Pernambuco com o Lula, Rio Grande e Bahia com a Dilma.

        Aqui em Minas em 12 anos não SEQUER UMA grande obra do governo federal.

        .

        Mas os bobos vão dizer que defendo os tucanos, que sou aecista e mais isso, aquilo e não sei o quê…

         

    2. Ctrl+C Ctrl+V

       

      Chico Pedro, meu caro…ACORDA PRA VIDA !!!

      O PSDB-MG está há 16 anos à frente do governo de MG e a única coisa que ele sabe fazer é Ctrl+C Ctrl+V dos programas do PT.

      O pior, é que mesmo copiando os programas…eles têm a pachorra de criticar o governo Lula / Dilma !!!

      É muita cara-de-pau dessa tucanada !!!

      Bando de hipócritas !!!

      Governo do PSDB-MG faz um Ctrl+C Ctrl+V dos programas do PT !!!

       

        1. Esses são aspectos pontuais,

          Esses são aspectos pontuais, o que o governo de MG realmente copia é o modo de governar do PSDB de SP. O governo de MG é tão ruim, que consegue ser mero pastiche do PSDB de SP.

          E viva a cidade faraônica administrativa, sem dúvida alguma o maior caso de desperdício e desvio de dinheiro público na história recente do país.

          1. Outra cópia

            Copia o modo de governar de SP e a cidade administrativa parece uma mini Brasília (até contrataram ao Niemeyer)

          2. É muita conversa fiada…

            É muita conversa fiada… Verborragia cheia de estilo e sem conteúdo.

            Por isso é não há como discutir aqui. Os canais foram bloqueados.

            Repetem coisas como papagaios com conhecimento pífio sobre quaisquer assuntos.

            .

            Possuem o DNA tucano, nada irá mudar essa origem, o afastamento calculado das questões sensíveis, do povão, o caminho das soluções técnicas que são na verdade são elitistas. 

            Mas os governos são diferentes, possuem histórias, pessoas e técnias… 

            Os ESTADOS são diferentes, seus probleas e eventuais soluções.

            Então, não são o mesmo tipo de governo assim como não é o da Bahia em relação ao Rio Grande.

            .

            As vantagens da cidade administrativa são bem superiores aos problemas.

            A região metropolitana possui uma perna manca, é a forte região econômica de Contagem e Betim.

            Para crescer a região Norte, a outra ponta, precisava de um impulso.

            Foi uma solução razoável.

            Tem que entender um mínimo de história da cidade e da região assim como de urbanismo para ao menos perceber tais questões.

          3. Cidade Administrativa

            Pode até ter ficado bom. O ruim são os milhares de funcionários e usuários que ficam hoje transitando ida e volta, tornando um inferno aquela linha verde (que poderia ter sido um metrô).

          4. A estação do metrô fica a 3

            A estação do metrô fica a 3 km de lá no máximo.

            Também há ônibus que sai da região central e deixa na porta.

            E ainda aqueles de baixa renda que moram próximos do complexo.

            Eu te pergunto.: considera outra opção além do automóvel e consegue ver quem se beneficia.?

             

          5. “Possuem o DNA tucano”, o

            “Possuem o DNA tucano”, o “argumento” utilizado pelo Chiquinho para desqualificar aqueles que criticam o Aécio!Sinal da extrema confusão mental do Chiquinho.

            O PSDB de MG e seu governo é tão ruim que consegue ser pior ao PSDB-SP. Na verdade, votaria em Alckmin caso a alternativa fosse um filhinho de papai vagabundo apropriadamente chamado “Neves”(neva muito nas montanhas de MG, ao menos nas baladinhas promovidas por seu homem forte da política local), que governou e governa o estado desde Ipanema.

            Imaginem se a Dilma tivesse gasto uma fábula para construir um suntuoso palácio para uma legião de aspones, os chiliques que não estaria dando o Chiquinho?

            Curioso é que Chuiquinho defende investimentos públicos para dar um “impulso” à economia, pra defender a obra de um sujeito que não pára de arrotar trololós neoliberais, principalmente em oposição à investimentos que, ao contrário da inutilidade de sua cidade administrativa, são necessários para o desenvolvimento nacional.

            Aécio(do PSDB, partido dos tucanos, melhor avisar, vai que o Chiquinho não sabe) é tão inepto que depende intelectualmente de FHC(do PSDB de SP, viu, Chiquinho?), ser dependente de alguém como FHC para se ter ideias denota o grau de debilidade mental do rapazinho. Deve ser o resultado de décadas de exposição às nevascas mineiras!

          6. Mas o que tem que ver mesmo é

            Mas o que tem que ver mesmo é que vc é ordinário né filhão.

            Aí não tem como. É o fim da linha mesmo.

             

             

          7. Bom é você, Chiquinho,

            Bom é você, Chiquinho, defensor do Aécio, o homem das neves, ainda mais se valendo do poderoso argumento de que os críticos do Aócio “possuem DNA tucano” hahahahahahaha, logo ele, Aócio Neves, filhinho de papai vagabundo, homem das neves que, entre uma lagartona e outra, exerce o cargo de Imperador de MG, desde Ipanema.

  22. O Aecio está em pior situação

    O Aecio está em pior situação que o Serra em 2010. Não em relação ao atual governo petista, que está muito menos popular que o de Lula.

    O problema é em relação ao panorama da oposição. Marina foi uma escada perfeita para o Serra. Já agora, com o acréscimo do Dudu, a coisa fica mais complicada. Marina tirou votos da Dilma. Dudu na minha opinião está atuando na mesma faixa do Aécio. Com o benefício de não estar tão indentificado com o anti-petismo, como qualquer candidato tucano estaria.

    De qualquer forma ainda acredito na polarização PT X PSDB. Apesar de toda a dificuldade que Aécio terá em administrar esse casal Dudu e Marina, que já dormem em camas separadas, mesmo estando ainda em lua de mel. Na hora H a direita, pig incluído, embarcará de cabeça na campanha do menino de Minas, invés do de Pernambuco

  23. Minas na contramão

    Minas Gerais é um lugar totalmente na contramão. Quando chega um feriado não sobra ninguém em Belo Horizonte, pois todo o povo sai para o interior e para os condomínios, sítios ou fazendas. Os mais ricos e influentes fogem da capital para os Alfaville da vida. Os políticos se aglomeram num Centro Administrativo mais próximo do Aeroporto Internacional que do centro da capital. O sul de BH é um amontoado de condomínios, que deixam a cidade cada dia mais pobre e falsa: Pobre, pois só pobres ainda querem (ou apenas podem) morar em BH, quando o seu prédio de apartamentos não afundar pela chuva. Falsa, porque todo o mundo diz amar BH comendo churrasco a quilômetros dela. Os empresários registram os seus escritórios no município vizinho de Nova Lima, pois é mais chique e com ISSQN mais barato.

    Hoje, o melhor retrato de Minas Gerais – e da sua turma governante – é a solidão de um eterno feriado em BH, de um Janeiro quente, que somente será alterado em Fevereiro quando milhares de mães ficarão pilotando carros com filinhos estudantes, nas ruas da cidade. Miami é para o Brasil, como o Alfaville e os condomínios são para Belo Horizonte. Nem o Marcos Valério morava na cidade! O próprio Aecim não para por aqui, passa apenas sobrevoando de helicóptero (outro helicóptero) para ir até Rio de Janeiro, onde ele acha pertencer, assim como qualquer outro mineiro que se ache rico ou importante.

    Esse é o retrato tucano de Minas Gerais, e que temos chance de mudar neste ano. Patrus iniciou um trabalho maravilhoso na prefeitura de Belo Horizonte, mas, interesses nacionais em relação ao combate contra Cerra, obrigaram a Minas Gerais a ceder espaço para aliados traiçoeiros e medíocres.

     

      1. Bom o Ruim dependem de você

        O caminho correto está na cabeça de cada um. O Estado do exemplo é o mesmo: Minas Gerais. O que faz ou fará a diferença é a nossa mentalidade em relação a ele e ao Brasil. Não sairei daqui por causa disso, mas vou lutar para melhorar. A “mão” correta é investir aqui ao invés de levar o dinheiro fora do Brasil (20 mil sujeitos possuem 520 bilhões de dólares fora do Brasil); ficar presente perante os seus filhos e ensinar valores humanos e cívicos, ao invés de deixar que a Rede Globo ou a Tia Eliane (Disneyworld) o façam por você. A “mão” certa é acreditar no Brasil como Nação.

      2. Não sei onde está a mão, mas

        Não sei onde está a mão, mas sei que está longe de São Paulo. Depois de 20 anos no poder paulista, o PSDB não tem nada do que se orgulhar. Tomara que Aécio seja minimamente mais ousado que o infame Alckimin.

  24. MG inventou o fisiologismo

    MG inventou o fisiologismo político, os políticos mineiros já o praticavam desde o Império. Sua posição mediterrânea reforça o provincianismo de suas práticas políticas. Não passa de um grande “PMDB” instalado bem no centro do país.

  25. O que Aécio fez por MG?

    Quando me perguntam o que Aécio fez por MG ou BH, só lembro da Cidade Administrativa (uma bela arquitetura que não tem nenhuma utilidade para o povão).

    Até de Newton Cardoso, que tentamos um impeachment, existe uma obra que ajudou muito a cidade, a canalização do Arruda, que acabou com as inundações na cidade. Infelizmente, hoje, essa obra já está precisando de uma nova estratégia, pois as inundações voltaram.

    Sou mineiro, votei no avô do Aecim, quando eu ainda era jovem. Com consciência política, não voto em Aécio de forma alguma.

    1. Votei no Aécio só em 2002 (depois disso, nunca mais)

      …Era mais jovem e não entendia nada de política.

      Sem esquecer que com Newton Cardoso, Minas teve seu maior crescimento do PIB industrial

      Com Aécio o estado passou a ser muito dependente do minério ao incentivar o setor sem necessidade, ICMS e conta de luz mais caros do país (o que inibe o crescimento industrial).

  26. Motivo de Chacota

    O Aécio está surpreendendo negativamente, pois até agora não conseguiu mostrar a que veio, nem mesmo o programa de governo apresentado pelo PSDB que parece mais uma colcha de retalhos muito mal feita. Sem contar que a participação do Aécio no senado tem sido decepcionante, pois não tem apresentado nada que possa atrair a atenção nem mesmo da grande mídia que o tem como seu candidato favorito. Isso para não citar as baladas no Rio e as acusações que ele sofre com relação ao uso de drogas, sendo inclusive motivo de chacota dentro do seu próprio território.
    http://poderonline.ig.com.br/index.php/2014/01/15/caso-perrella-vira-marchinha-de-carnaval-em-minas-gerais/ 

  27. Arre!

    Jamais entendi porque em Minas o PT se aliou ao PSDB ? Levou na lata e deu no que deu. Agora vai ter que correr muito para ver se ganha o governo mineiro. Acho até que esta mais facil levar São Paulo ( o maior problema la é a imprensa local e nacional), do que tirar Minas do clã Neves. 

    Espero que Anastasia não faça parte do governo Dilma jamais, não o vejo como bom politico. Mais do mesmo, com fina estampa.

  28. O Trem Tá Feio

    Lendo o artigo e os comentários só posso dizer que o trem tá feio aqui em Minas. Na últimas campanhas do PSDB com Serra para presidente, Aécio não deu apoio nenhum. Aqui na minha cidade, um pafleto de um ex-prefeito tucano explicitava seu apoio a vários candidatos do seu partido, mas a coluna para presidente estava em branco.  Isso deve ter ocorrido em todo o estado.

    Imagino que os tucanos paulistas deverão dar o troco.

    Pimentel vem para a campanha com muita possibilidade. Se os tucanos perderem Minas e São Paulo, o partido ficará nanico. E quem irá bancar a velha mídia?

  29. Os comentários aqui parecem o

    Os comentários aqui parecem o velho cidade contra cidade do Silvio Santos. Pessoas descendo a lenha em Minas Gerais, um falando que o pessoal escapa no feriado. Cuidado hein pessoal, São Paulo é a mesma coisa. O outro falando que deixar o Brasil nas mãos de quem bebe é um perigo. O Lula também era chegando a um golinho, não era não?

    Não consigo entender como o país bombando em 2010, com o Lula sendo admirando tanto por multidões como pelo pessoal que tradicionalmente nunca havia votado no PT antes de 2002, e mesmo assim houve segundo turno com o PSDB levando 40 milhões de votos, sendo pouquíssimos do RJ.

     

     

    Independentemente da situação em Minas, é inacreditável dizer que o Serra vampiro de 2010 é melhor candidato que o Aécio em 2014. Na minha opinião a equação é simples: se houver segundo turno Aécio x Dilma, ele só precisa não levar uma surra (como o Serra levou) no Rio de Janeiro, e será o próximo Presidente. Ou então ela ganha fácil no primeiro turno. É simples assim.

     PS: Dito isto, realmente a campanha dele até agora é um conjunto vazio…

  30. O grande problema do Aécio

    O grande problema do Aécio (embora ache que ele é o principal adversário de Dilma), é que ele vai ter que apresentar suas propostas, muitas delas vindas de sua equipe econômica ligada ao Mercado financeiro, ele terá que se explicar sobre suas propostas econômicas.

    Como apresentar aos eleitores:

    a) que os economistas do seu partido querem combater inflação gerando desemprego?

    b) Como explicar para o povão que os seus economistas defendem uma reforma previdenciária que aumente o tempo de serviço para se aposentar?

    c) Como explicar para o povão suas reformas para reduzir os gastos com investimentos sociais?

    d) Como explicar para o povão que eles defendem a privatização a qualquer custo com os recursos sendo destinados para pagamentos de dívida, ou seja, vende-se o patrimônio público e o dinheiro vai para a mão dos de sempre?

    e) como explicar para o trabalhador que acorda cedo e dá um duro danado que o salário mínimo e que ele está ganhando bem pelo que produz?

    f) Como explicar na campanha que ele defende a redução dos direitos dos trabalhadores, e que ele quando demitido terá que passar necessidades até encontrar um novo emprego?

    Esse discurso dava certo na década de 90, mas atualmente ele tem muitas restrições.

    Eu repito o que o professor Francisco de Oliveira falou no “Programa Roda Viva” repetindo uma frase de Leonel Brizola: “Essa é a oposição que o governo gosta!”  

  31. Ola Nassif.
    O primeiro

    Ola Nassif.

    O primeiro comentario saiu trucado mas aqui vai o complemento .

    A sua analise esta , a meu ver , parcialmente correta . 

    Em primeiro lugar , o PSDB não estara disputando a Presidencia da Republica em 2014 . Mesmo porque , todo mundo no PSDB sabe que a Presidenta Dilma vai ser eleita . Ou melhor , re-eleita . O Aécio não paga “place” contra ela . 

    Não existe maneira de ela não ser re-eleita . Só se não se candidatar . O que é acontecimento pouco provavel .

    Aécio Neves só vai cumprir tabela , pois o PSDB não pode deixar de apresentar um candidato .

    O PSDB estara sim , tentando não perder os dois unicos estados importatantes da federação que lhe restam : São Paulo e Minas Gerais . Se perder , concordo com voce , o partido vai prá vala comum dos partidos nanicos .

    Vai tentar defender estes dois , manter alguns outros e continuar existindo como partido de oposição 

    Com relação a dobradinha Marina / Campos , vamos por partes . 

    Marina foi um poste plantado pelo PT em 2010 para esterilizar votos . Estrategia muito bem sucedida , diga-se de passagem . Queimou 20 milhões de votos , que , se rateados entre o PT e o PSDB , poderia ter mudado o curso da eleição . 

    Tentaram de novo em 2014 . Como o REDE não foi aprovado em tempo , juntaram Marina com Campos .

    De novo , uma brilhante estrategia . Ela agrega votos a ele , porem , nada que vá incomodar Dilma . Mas , de novo , tira um bocado de votos do PSDB . 

    Campos , me desculpe e me desculpem , mas não é nada mais do que um Collor Pernambucano . Oriundo da oligarquia rural pernambucana , representantante da familia Arraes , com uma mãe capaz de perpetrar barbaridades no TCU para defender o PT . Ele mesmo ( e seu partido ) faziam parte da base petista até anteontem ( ainda não desembarcaram do Governo totalmente ) , portanto , no frigir dos ovos , é mais facil ele voltar prá base do que apoiar o PSDB . Seu desempenho hoje é medido pela administração do Estado de Pernambuco , um estado nanico e de pouquissima representatividade , inundado de verbas pelo governo federal e com alguns grandes projetos em curso ( refinaria mais cara do mundo em “sociedade” com a Venezuela  , SUAPE que é um projeto da decada de 80 , FIAT no qual ele só facilitou a tomada de decisão concedendo os incentivos certos ) . O que ele esta fazendo não é merito , é obrigação 

    Ele vai ter votos , os poucos dele mesmo e mais aquilo que Marina conseguir agregar e que não vão ser nem os 20 milhoes que ela teve em 2010 , por dois motivos : transferencia de votos não é uma coisa linear e ao juntar com Campos , ela perdeu um grande  bocado deles . E , de novo , não vai nem incomodar Dilma . Mas vai tirar uma montanha de votos do PSDB .

    Portanto , na minha modesta opinião , essa eleição de 2014 é apenas uma etapa preparatoria para os processos eleitorais de 2016 e 2018 . 

    Infelizmente 

     

  32. Grande Nassif,continuo

    Grande Nassif,continuo aguardando a publicação do meu texto de despedida.Enquanto isso acionei meus “Dadas”da vida e ele acabou descobrindo e me repassou o motivo da não publicação do texto sobre Aecio,seu amigo.Contou-me Dada que você não postou porque eu mencionei o caso do Helicóptero do Pó.Não seja por isso.Voce esta autorizado por mim a modificar o texto,que e de minha autoria e dos comentaristas do blog(ah,se eles soubessem o que se passa atrás das quatro linhas),em vez de Helicóptero do Pó coloque Helicóptero do Pó Royal.E que vocês mineiros são chegados a um bolo,pão de queijo,sequilhos,essas iguarias que levam muito pó royal.Por isso o Helicóptero estava cheio dele.E eu que ingenuamente pensava que mineiros só eram solidários no câncer.Lorota.Sao solidários em coisa que até Dilma duvida.Pare de cuiuda( termo baiano) em falar sobre sobre o que  a Presidenta Dilma gosta ou desgosta.Voce não tem essa moral toda com ela e o diabo e que eu sei o porque.Difilcilmente você conseguirá uma entrevista com ela.Leonardo Attuch consegue a hora que quiser.No mais,se você me retar mais ainda com essa história do Aecio,atravessada na minha guela,quem sabe eu faça você fazer uma visita ao Fórum Rui Barbosa, só de sacanagem,para mexer em seus bolsos,pois dizem que vocês árabes,dão adeus com a mão fechada.Na rápida convivência em seu blog,aprendi uma coisa que eu nem imaginava.Se me perguntarem quem e pior,a velha ou a nova mídia ,teria sérias dúvidas em responder.Aqui na Bahia temos um ditador lapidar que repasso a você.Eu não sou gente a toa.Pode ter certeza.Impossive imaginar que você seja irmão de uma pessoa tão doce como Maria Inês.Por enquanto,o respeito aos Presidentes Lula/Dilma e a consideração a Maria Inês lhe salva de uma visitinha ao Fórum Rui Barbosa.Aprendi isso com a Igreja Universal.

  33. noticia fresca.

     

    Como o conterraneo, Chico nao consegue demonstrar, mesmo morando ai, algo ,que o ah…e…sim fez de bom,

    quais os planos de governo etc, etc, etc, quem sou eu para tentar, sendo que nem moro 

    mais ai, mas tenho uma fonte, que os neves detestam:

     

    http://www.novojornal.com/politica/noticia/campanha-de-aecio-neves-entra-em-colapso-14-01-2014.html

    Sera que vao conseguir bloquear?

    http://www.novojornal.com/minas/noticia/e-agora-aecio-baile-do-po-royal-e-sucesso-no-youtube-16-01-2014.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador