O pós-Copa e a aposta nas eleições

 
Conversei longamente com um experiente analista político, que vê a campanha a partir da ótica de Lula e Dilma. Dê-se o devido desconto ao fato de ter lado. Mas sua análise é relevante para permitir saber como o lado de Dilma analisa o atual momento político.
A Copa revelou, em sua plenitude, os problemas de comunicação do governo, diz ele.
 
Foram dois anos e meio de inação, achando que a verdade iria prevalecer por si. Nesse período, todas as mazelas públicas passaram a ser atribuídas ao governo central pela mídia, mesmo em temas de competência de governos estaduais e municipais.
 
O resultado foi que o governo Dilma aceitou a agenda do adversário, permitiu que crescesse a imagem dos “malfeitos” em vez de impor sua agenda, de aprofundamento da inclusão social, de fortalecimento do mercado interno.
 
***
 
De qualquer modo, em sua opinião esse período pior passou.
 
Na Copa houve o embate final entre a campanha #imaginanaCopa e a #CopadasCopas. No final, a Copa das Copas venceu em todas as linhas.
Significa que Dilma entrará na campanha com um processo de recuperação que ainda irá ecoar por alguns dias. Provavelmente, deve bater nos índices de 42 a 43%, enquanto Aécio Neves permanecerá estacionado em 19/20% e Eduardo Campos em 9/10%.
 
Para esse analista, as pesquisas que indicam de 6 a 7% para os nanicos são mera conta de chegada para viabilizar a aposta no segundo turno. Na última eleição, Zé Maria teve 0,025% dos votos. Como achar que, hoje em dia, ele contaria com 2% dos votos, como indicaram algumas pesquisas?
 
Em sua opinião, juntando todos, não devem passar de 3 a 4%.
 
Não significa que não haverá segundo turno. É possível que o eleitor queira dar um calor na candidata, como fez com Lula em 2006. Mas o sinal maior é o de quase estagnação de Aécio e Campos, mesmo com seis meses de campanha intensa dos grupos de mídia.
 
****
 
Já os grupos de mídia continuarão atuando politicamente, observa ele. Eles precisam vender o fim do mundo todo dia. Por isso, já começam a esquecer a Copa e a falar de economia novamente.
 
Trata-se da própria luta de sobrevivência dos grupos na nova disputa que se dá na Internet. Mas estarão mais fritos ainda vendendo o fim do mundo, diz ele. E, tendo atrás de si, provavelmente o maior desastre de comunicação da história do jornalismo: a aposta no fracasso da Copa, com o resultado do erro sendo entendido por toda a população.
 
***
 
Na sua opinião, ao endossar o discurso da mídia, Aécio Neves vai perder a oportunidade de montar um discurso e uma imagem para 2018. Um candidato começa a construir sua eleição na eleição anterior.
 
Foi o caso de Lula. Sua vitória em 2002 começou a ser construída nas eleições de 1998. Ali, ele começou a denunciar o estelionato eleitoral de FHC (segurando o câmbio até terminar a campanha) e a se dirigir a um eleitoral que, até então, não era preocupação dele.
 
Saiu derrotado no primeiro turno, mas com um ativo valioso, que lhe garantiu a eleição seguinte.
 
***
 
Em sua opinião, Aécio sairá dessa eleição igual ou pior do que entrou, com discurso falando apenas para o núcleo duro do eleitorado raivoso. Eduardo Campos estaria no mesmo trajeto, somando o discurso raivoso de campanha a uma bronca pessoal de Dilma.
 
***
 
O problema maior serão os efeitos dessa provável vitória na auto-suficiência de Dilma, em um segundo governo.
Luis Nassif

81 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 1–Re dois ultimos

    1–Re dois ultimos paragrafos:  A autosuficiencia de Dilma?!  Entao voltemos alguns paragrafos, quando voce escreveu isso:

    (a media brasileira) “estarão mais fritos ainda vendendo o fim do mundo, diz ele. E, tendo atrás de si, provavelmente o maior desastre de comunicação da história do jornalismo: a aposta no fracasso da Copa, com o resultado do erro sendo entendido por toda a população”:

    A media nao apostou meramente no fracasso da copa. Apostou no fracasso da copa como maneira de atingir Dilma.  E o Brasil inteirinho viu isso tambem.

    Parece que ela ja foi “autosuficiente” o bastante!  A organizacao e realizacao da copa foram reflexos do governo dela.  Basta perguntar a 100 analistas ou politicos qual lider do PSDB eles indicariam pra fazer uma copa e com qual equipe de tecnicos, e esperar as respostas!

    Eles nao tem nenhum.

    2–So agora me ocorreu uma explicacao pro que ja chamei de inexplicavel, as estatisticas de Aecio e Campos.  O eleitor de Aecio ja vem do curral proprio do PSDB, enquanto o de Campos seria “neo-petista”.  Essa eh a razao que Aecio, de fato (e eu nao estava acreditando) tem mais votos que Campos -que como mais um “petista arrependido dos pecados” vai ter um trabalho enorme de conseguir qualquer simpatia do curral de votos do PT, muito menos votos.

  2. Em minha modesta opinião,esse

    Em minha modesta opinião,esse experiente analista politico é na verdade o Luis Nassif Brasileiro se sobrepondo ao Luis Nassif Mineiro,em todo caso uma análise sobria e inteligente.Parabens aos dois.Saravá!

    1. Cara, excelente

      Cara, excelente chute…

      Admiro o Nassif (o brasileiro), porém o Nassif (o mineiro) parece mulher de malandro…

      Poderíamos dizer que é apenas o fato de ser mineiro que faz isso com ele, mas daí vemos ele defender o FHC às vezes…

      Eu não sou petista, voto algumas vezes no PT mais por falta de opção mesmo, mas para ver qualidades no PSDB o cara tem que ignorar os fatos mesmo…

      Aqui no Paraná mesmo, o playboy Beto Richa afundou o estado e caminha para reeleição…

  3. Outra pergunta que terei que

    Outra pergunta que terei que deixar no ar pois a ocasiao eh certa:  o que os estrangeiros compraram durante a copa, gente?  Alguem sabe?

    Tem anos que as pessoas que eu conheco visitam ou voltam do Brasil sem comprar nada.  Antigamente eu achava que era a qualidade e preco, hoje ja nao sei, e o duvido:  ta todo mundo vendendo as mesmas coisas.

    1. Bugigangas

      Com a carestia generalizada no país (qualquer produto com similar no exterior custa muito mais caro no Brasil) e o perfil dos visitantes, na sua maioria homens, que na média não são grandes compradores, a tendência é que as vendas tenham-se limitado a artigos ligados à Copa ou lembranças do Brasil.

      Acredito que no curto prazo para todos os setores não-relacionados com o evento, a Copa do Mundo teve um impacto negativo : muitas horas de trabalho perdidas, com redução de produção na indústria e de vendas no comércio. Além disso, o espetáculo na televisão tem sido uma concorrência muito forte para outros programas tradicionais. Um indício é o fato de as liquidaçõe de inverno terem começado em meados de junho, duas ou três semanas antes da data normal. Isso não indica uma situação tão boa. A exceção está no setor hoteleiro, bares, restaurantes, empresas de turismo,… Esses setores foram claramente beneficiados.

      É claro que todos os preparativos nos últimos meses e anos têm movimentado a economia. Também podemos esperar que a imagem que o Brasil tem conseguido vender durante o evento traga grandes benefícios no médio e longo prazo, na forma de um aumento do turismo. Porém o período específico da Copa tem sido prejudicial para a economia, fora os setores diretamente envolvidos ; é provável que isso tranpareça nas estatísticas e nos núméros do PIB de junho-julho.

  4. O problema da Dilma foi ter

    O problema da Dilma foi ter aceitado todas as imposições da Fifa e, ainda, permitir que, numa artimanha política, um apoiador de torturador tenha ficado como cargo máximo da CBF que deu, ao Felipão, um prêmio por ter rebaixado o Palmeiras, ser técnico da Seleção. É chavão dizer que “a propaganda é a alma do negócio”. 

    1. Coyote, vê-se que você pouco

      Coyote, vê-se que você pouco entende de futebol. Que catzo tem a ver a presidência da república com o que passa na CBF?

      Sabe como se chega à presidência dessa entidade PRIVADA? Chega-se a ela pela eleição, onde os votantes são os presidentes das federações estaduais. E como os presidentes das federações estaduais chegam a seus cargos? Pela eleição onde votam os presidentes dos clubes. Precisa desenhar, ou suas alegações servem apenas para criticar a Dilma?

      Agora, falando sério – todo mundo sabe (pelo menos os que acompanham o futebol) como se dá a escolha da comissão técnica, dos jogadores, os privilégios de determinada rede de televisão. Procure saber como andava nosso futebol, quando ganhamos nossas copas. Normalmente depois de fiascos e meio que deixados de lado pela nossa “imprensa esportiva”.

      2018 vem aí e o quadro estará melhor para formarmos uma seleção decente. A propósito tem um livro muito bom que trata do que acontece e aconteceu com a CBF – chama-se “O Lado Sujo do Futebol”. Instrutivo.

      1. o que quer entender que entenda

        Caro Sérgio, desculpe se entendo tanto de futebol quanto vossa senhoria

         

        entender de futebol é coisa séria nesse país. o futebol é um vetor interessante. e só fiz um desabafo pois é revoltante que uma instituição feito o futebol brasileiro ser deixado a um técnico de quinta, a uma diretoria de quinta e a um único sistema de televisão também de quinta (Ben Jonson, o rival de Shakespeare, dizia que a alma da farsa é a carpintaria, coisa que a rede globo de manipulação tem: aparelhos tecnológicos de última geração, com o preenchimento feito por textos redículos e manipulação grosseira).

         

        Viva a Argentina!

         

        Viva Cortazar!

         

         

  5. E VAMU LUTAR PELA MEDALHA DE BRONZE

    Aos canalhas subjetivos e aos cretinos fundamentais(seja lá o que Nelson Rodrigues queria dizer com isso), meus pêsames pela verdadeira derrota que sofrerão nas urnas: DILMA AGORA E LULA EM 2018!!! Como dizemos lá no meu Quixeramobim, É PAU, CIPÓ E PEIA!!!

  6. A Rádio CBN já a noite culpou a Pres. Dima pelo resultado

    Os covardes comentaristas Carlo sardemberg culparam Dilma e Governo pelo resultado em campo.

    Carlos aAlberto sardemberb e Merval Pereira entraram no ar ontem a noite(o horario deles é de 08:00 a 0830e entre 12: 00 e1230 horas. 

    Eles “comemoraram o resultado” e Sardemberg , esse pulha , disse ue a Dilma é azarenta.

    O Merval disse que o Datafolha mostrou teoricamente a Dima tinha qganho uns pontinhos , quatro pontos , mas que com a derrota tudo muda.

    Não esperaram oo dia 09 chegar e a noite já pregaram o derrotismo.

    1. E no entanto…

      Quem esteve no Mineirão ontem, qual um Mick Jagger tropical, foi aquele cidadão pego numa blitz quando dirigia com a CNH vencida e que se recusou a passar pelo teste do bafômetro…

      1. Aécio; O Pé Frio do Brasil

        Essa era minha grande preocupação ontem, antes do jogo, ainda comentei com a minha filha, “Tomara que o Aécio não esteja no mineirão, pois o cara é tremendo pé frio, pior que o Mick. Ele conseguiu tirar das mão do Cruzeiro um título da Libertadores paraticamente ganho. Poderíamos perder o jogo que seríamos campeões, mas ele, como governador foi ao estádio entregar o trófeu ao Cruzeiro e ainda convidou o candidato a presidente José Serra para aparecer na foto, resultado: O Estudientes sagrou-se Campeão. Quem é o Pé Frio do Brasil?  

        1. Você pode até não acreditar, mas…

          O Mick Jagger estava lá, torcendo pelo Brasil. Foi o claor responsável pela derrota. Agora, a goleada só se explica pela presença do Contraditório Neves.

  7. Não é só um a questão de ter lado

    A análise dos dados indicam  Aécio em torno de 20%, Campos 10% e Dilma 40%

    As últimas pesquisas:

    12/10/2013  Datafolha:  Dilma 42%, Aécio Neves 21% e Eduardo Campos 15%

    07/11/2013  CNT/MDA: Dilma 43%, Aécio  19% e  Campos 9%

    18/11/2013  Ibope:  Dilma 43%, Aécio  14% e Campos 7%

    18/02/2014  MDA: Dilma 43,7%, Aécio  17% e Campos 9,9%

    05/04/2014  Datafolha: Dilma 38%, Aécio 16% e Campos  10%

    18/04/2014  Ibope: Dilma 37%, Aécio 14% e Campos 6%

    09/05/2014  Datafolha: Dilma 37%, Aécio 20% e Campos 11%

    22/05/2014  Ibope: Dilma 40%, Aécio 20% e Campos 11%

    11/06/2014  Vox Populi: Dilma 40%, Aécio 21% e Campos 8%

    19/06/2014  Ibope: Dilma 39%, Aécio 21% e Campos 10%

    03/07/2014  DataFolha: Dilma 38%, Aécio 20% e  Campos 9%

     

  8. Reino do Faz de Conta

    os grupos de mídia além de “vender o fim do mundo todo dia” esta na cara q virão com mais um “escandalo” pré eleição, daquele tipo sem pé nem cabeça, mas q fomentado pelos mesmos canais da imprensa marrom. Isso levará 4 a 5% da Dilma p/ levar a eleição p/ o 2º turno, vide bolinha de papel e Efeito Marina nas 2 últimas eleições,

    É mta inocência da parte desses analistas achar q os ataques serão os mesmos, e a imprensa + oposição não estão armando algo pesado p/ essas próximas semanas, naquele modelão veja de jornalismo “…grampo sem audio..”, “…tudo indica que..” “..o q nos leva a crer q…”.

    pode parecer puro pessimismo mas essa eleição esta longe de estar ganha. e ainda acho q se o Aécio fizer a tática de bom moço, e mostrar mais civilidade, tirará votos de Dilma e Campos. Basta ele se lembrar q o eleitor mais conservador já esta do lado dele…. os 25-30% da UDN, esses não tem outra opção,

     

     

  9. Pôs copa

    Comentarista da Bandeirantes logo cedo informando sobre a nova pesquisa DataFolha iniciando hoje e provavelmente irá dar queda de dona Dilma,

    Paulista e tão conservador que já da disparado Alckmin e  Serra senador.. Cada Estado tem o governador que merece….

  10. O cenário pós-Copa

    Se a seleção conquistasse o título de campeã, o embate político seria, provavelmente, menos penoso para a situação.

    Como a vexaminosa derrota para a Alemanha e o retumbante fracasso nos gramados terão, inequivocamente, forte repercussão negativa, a estratégia eleitoral deverá ser reformulada para enfrentar os ataques contundentes, que serão lançados para explorar o descontentamento popular, arrefecido diante do indiscutível sucesso da organização Copa do Mundo no Brasil.

  11. Um parágrafo

    Segundo o tal analista:

    “Foi o caso de Lula. Sua vitória em 2002 começou a ser construída nas eleições de 1998. Ali, ele começou a denunciar o estelionato eleitoral de FHC (segurando o câmbio até terminar a campanha) e a se dirigir a um eleitoral que, até então, não era preocupação dele.”

     

    Na verdade o PT e Lula denunciavam um suposto “estelionato eleitoral” desde o início do Plano Real. No que dependesse deles, talvez ainda estivéssemos felizes e sorridentes com 80% de inflação mensal.

    O fato de terem acertado na crítica em 98 foi mera coincidência. Se FHC tivesse feito tudo ao contrário em 98, o PT teria gritado “estelionato” da mesma forma, pois era o tipo de oposição destrutiva que vocês hoje tanto criticam.

        1. E tem os “rasos” de espírito,

          E tem os “rasos” de espírito, que não querem jamais nenhuma ajuda aos pobres, que tem de continuar assim pelos séculos dos séculos. Tempo bão era aquele  que o dinheirão sempre ficava mesmo era com os ricos e as grandes potências estrangeiras, que somente sabiam nos espoliar. Vá estudar mais seu raso ! ou vá mostrar seus “conhecimentos”para outros babacas  e espíiritos de porcos, como vc.

    1. Concordo em parte

      O PT usou e abusou do “Fora FHC”e também se serviu da mídia quando lhe conveio. Porém, o discurso Petista sempre foi além da política econômica. A questão da exclusão foi uma marca de Lula, cristalizada na Caravana da Cidadania.

  12. Se a seleção tivesse ganhado

    Se a seleção tivesse ganhado ontem, ela (a seleção)  teria autosuficiência para encarar o blefe de que Dilma teria comprado a vitória do Brasil? Como seria a final, um engodo? Talvez tenhamos escapado de um desastre, isso com a ajuda dessa mídia. Sei que a discussão aqui não é mais sobre a seleção. O governo Dilma tem problemas com a comunicação, disso não temos dúvida. Discordo apenas de uma coisa, o maior desastre da comunicação não se restringe a Copa do Mundo, Ele é muito mais amplo, não podemos esquecer como foi construído o maior império da mídia no Brasil. As estratégias foram exaustivamente testadas com muito sucesso e suas matrizes estão muito mais fincadas  no imaginário coletivo do que supomos e muito além do nosso território. Mistura elementos do New Jornalism,o acompanhamento de fatos reais nas reportagens de Truman Capote, ação de história em quadrinho misturada aos relatos do romance noir e das revistas X-9, acrescentam elementos dos roteiros cinematográficos até chegar ao momento mais primoroso da tecnologia da informação, a comunicação em tempo real. Alain Badiou, numa entrevista recente disse que as idéias foram substituídas por um mercado de opinião e que nós nos iludimos com nossa própria (? ) opinião. Quando vejo a maior campanha de anti- propaganda dos nossos tempos, que durou de 2002 até os dias de hoje, a que teve o nome simbólico de mensalão do PT que varreu para debaixo do tapete, tudo que fez parte de uma histórico de patrimonialismo, de casos de corrupção fartamente documentados, tudo foi magicamente apagado pela cartola do império ( embora subjacente no inconsciente de cada um de nós). Se hoje a mídia comenta sobre qualquer fato do PT, temos que aguentar e engolir no final da matéria o lembrete: reveja os fatos(sic) do mensalão do PT. Parece discreto e natural, não? A eleição de 2014 começou mais cedo, além dos protestos de junho que foram rapidamente e ferozmente apropriados pela mídia da qual estamos falando, teve um seriado sobre um candidato com a cara do Aécio, matérias exaustivas  funcionando tal como um contraponto coadjuvante ao próprio realiity show construído exclusivamente para o  STF, relatando todas as reações da oposição, prvilegiando qualquer voz antipetista e nos meses recentes, destacando qualquer fala ou ato de Aécio Neves,numa visível referência reminiscente da propaganda do Made Men (seriado que narra a propaganda pós 2a. guerra mundial), com direito a display do candidato em tamanho real e tudo. O sorirso do candidato parece congelado e suas falas quando não são  monitoradas não passam a empatia necessária que um garoto propaganda deveria ter.Admito que o Aécio de 2010 era bem mais simpático. Agora, tristemente, funciona como o Batman do STF. O slogan de um  futuro de competências passam mais a idéia de um futuro do pretérito, nostálgico (como diria um adolescente: ‘tipo assim anos 50″). Nosso cotidiano está além do imaginário da Globo.

  13. Otimismo faz menos mal do que

    Otimismo faz menos mal do que pessimismo. Num clima otimista aceitamos tentar avanços importantes na sociedade, na cultura e mesmo na economia. Num clima pessimista aceitamos castigos econômicos como os juros altos e salários baixos como se fossem castigos do céu e não ousamos nada em termos de avanços sociais.

    A Copa está indo bem mas o time do felipão desmontou. Claro q desmontou pq não tinha técnico nem retaguarda competentes e que a Dilma não tem nada com isso. Mas o pessimismo é a grande arma da oposição e fazer a associação é o caminho para esse arsenal.

    Espero que não pegue, pq seria injusto e principalmente, ruim para o Brasil. Mas temos uma cultura dominante pessimista e esses últimos doze anos mal arranharam esse substrato. Logo é mais fácil fazer passar a associação do que impedi-la. Mas se tentarem e não conseguirem estaremos virando uma página importante de nossa história e abrindo o horizonte para um progresso social e cultural mais sistemáticos. Tempos interessantes à frente!!!!

  14. Complexo de Vira Latas

    O Verdadeiro Complexo de Vira Latas

     

    Na abertura da Copa do Mundo no Brasil iniciou com vaias por parte da torcida que foi ao Maracanã e, terminou neste momento para o time da CBF com vaias e olés. Este é o verdadeiro complexo de vira latas do povo brasileiro. Ou seja, é massificado para nós diuturnamente que devemos ser os melhores no futebol, ganharmos todas as partidas e se perdermos devemos vaiar e menosprezar e culparmos tudo e todos, principalmente os que são contrários à caterva, a horda. Devíamos fazer o que essa própria torcida que vaiou antes e agora fez com outros times que foram eliminados durante a jornada da Copa, aplaudindo, vibrando e torcendo. Este time não representa o Brasil Estado ou Governo. Representa a Confederação Brasileira de Futebol – CBF que é uma entidade de direito privado que tem como sua principal função ganhar dinheiro com qualquer evento que promova. Não existe espírito de competição sadia, mas, sim competição acirrada de emulação/rivalidade estereotipada pelos jargões ignóbeis vindos dos meios de comunicação principalmente o televisivo, como “está ruim chama o Chile”, “ganhar é bom, ganhar da Argentina é ainda melhor”, e tantos outros. O que vimos hoje neste jogo Brasil x Alemanha é algo triste, pois até ontem estávamos idolatrando o time do Brasil e durante o jogo estávamos desprezando este mesmo time. Não nos planejamos para vencer, se não fizemos isto, perdemos. O contrário do time da Alemanha então não temos que chorar sofrer. Um jogo deve ser jogado e que vença sempre quem fizer mais gol.

     

    Marcos Dornelas

    Recife, 08.07.2014

  15. DR e os netos
    Nassif,
    Tanto faz se direita ou esquerda, até quando se sustentarão todos os artifícios usados pelos institutos de pesquisa até agora, para manter vivo um improvável 2º turno ?
    Candidatos nanicos não conseguem 3% dos votos, abstenções, brancos e nulos oscilam em entre 20% e 25%, digamos 22% logo, um candidato que tenha 39 % mais um voto acaba com a brincadeira no primeiro domingo de outubro.
    Não levo em consideração o horário eleitoral, em que DRousseff tem muito mais tempo de imagem que os outros candidatos.

  16. Aloprados com firma reconhecida
    Nassif,
    Nada como um candidato convicto de suas chances numa disputa eleitoral.

    Do Poder Online,
    Clarissa Oliveira

    Eleições | 07:30

    PSDB já entrou com cerca de 20 ações contra Dilma sobre eleição

    Em apenas quatro dias de campanha oficial, a coordenação jurídica do PSDB estima que nos próximos dias já chegará a 20 o total de representações contra a candidata à reeleição à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), no Tribunal Superior Eleitoral.

    Na última terça-feira, o partido entrou com mais uma representação, na qual pede que Dilma seja multada pelo discurso realizado na entrega de residências do Minha Casa, Minha Vida, no Espírito Santo.

    Ainda nesta semana, os tucanos também solicitarão ao TSE uma cópia da decisão integral da Advocacia-Geral da União que autoriza a realização de campanha por Dilma durante o expediente. À frente do jurídico da campanha tucana, o deputado Carlos Sampaio reclama do parecer da AGU. Diz que considera a decisão “um absurdo”.

  17. Sério? Ele tem lado?

    Dê-se o devido desconto ao fato de ter lado

    Nassif, pela análise nem precisava dizer que ele ele tem lado. É claro que vai ter segundo turno. Mas não há relação nenhuma com a seleção. É porque esse governo é incompetente mesmo.

    O curioso é que as mesmas pessoas que criticam as pesquisas quando o resultado é desfavorável, ficam felizes quando a Dilma se recupera. Coerência é mesmo a força central dessa turma. Olha o exemplo do inacreditável, vai se aposentar concedendo isencões inúteis p/amiguinhos das montadoras estrangeiras. É a coerência da estupidez…

    1. Esse governo é tão

      Esse governo é tão incompetente que já ganhou 3 eleições c/ as campanhas mais sujas que já se viu e com o PIG todinho jogando contra.

      1. Memória curta

        Pois é Lenita… Na faculdade eu aprendi que comunicação é aquilo que se entende, e não o que se diz… e já faz tempo!

        O ex-editor e ombudsman da Folha escreveu um livro-tese chamado Muito Além do Jardim Botânico que mostrava a leitura do Jornal Nacional por uma família pobre e distante dos centros urbanos. E já naquela época eles faziam a sua preopria leitura.

        Parece que todo mundo esqueceu o que escreveu e aprendeu, não foi só o FHC…

      2. P você então a Dilma e o Lula são a mesma coisa?

        Quando falo de incompetência, falei claramente de 2010 p/cá. Seu que os seus patrões mandam você botar tudo no mesmo saco. Pelega é assim mesmo…

        1. Prá seu governo, meu ex

          Prá seu governo, meu ex patrão é o PSDB. E PELEGA é uma palavra mt desatualizada, desde os tempos de Lula que ela desapareceu. Mas atualizando, talvez seja a ideal para explicar o que é a justiça Paulista, o STF, incluindo o ex atual JB e Gilmar Mendes, aquele que enquanto a copa se desenrolava, aproveitou para livrar o seu amigo Goiano, o probo Demóstenes Torres de ficar fora da justiça de Goiás. Aquele mesmo que fez juntamente c/ o DD Ministro o grampo que ninguém ouviu e que era sócio do Cachoeira, da revistinha e do Gov. Pirilo. Todos os PELEGOS muito bem pagos do PSDB, um partido escroto.

  18. Nassif, 
     
    Quando o

    Nassif, 

     

    Quando o brasileiro falar de / entender de política quanto fala / sabe de futebol será o sinal de que a cidadania é plena em nosso país. O que esperamos é que ao lado da campanha eleitoral oficial desenrole-se o que  cineastas baianos estão pretendendo fazer, a “contracampanha”, um filme sobre o que seria a contraparte do oficialismo. O monopólio midiático global / jornalões de fato ainda não acabou, porém a ideologia do capitalismo financeiro continua hegemônica. Leiam esta entrevista do DaMatta, que merece ser debatida. 

    https://jornalggn.com.br/blog/josias-pires/roberto-damatta-derrota-vai-fazer-brasil-acordar-para-problemas

  19. Otimismo ou salto alto?

    Achei esta visão do analista polítco muito reconfortante e pouco realista. Existem focos de insatisfação que já romperam o nucleo duro da direita raivosa. É pereciso observar estes fenômenos.

    Também é cedo para falar em 2018 e afirmar que Aecio ficará estagnado. Serra, sem carisma, sem discurso e sem carater deu um calorão danado na campanha de 2010. Atenção ao salto alto.

     

    1. O Serra foi pior que o Scolari

      É exatamente isso, Alexandre. A campanha do Serra em 2010 é o Brasil do Felipão ontem, e teve segundo turno. É absolutamente evidente que haverá segundo turno. E o Aécio em um segundo turno já parte exatamente da votação do Serra no segundo turno de 2010. A quantidade de pessoas que votou na Dilma e não repetirá o voto (pelo menos aqui no RJ) é imensa. Esse papo de direita raivosa podia ser válido em 2006 e 2010, mas claramente não é o que acontece hoje.

      Não me parece realista achar que quem votou no péssimo Serra em 2010 irá agora mudar de lado.

      Muita gente simplesmente não consegue imaginar o que será mais quatro anos de (des)governo da dupla Dilma-Mantega. Daí os ataques ao Aécio, que são até uma estratégia válida, na medida em que ele realmente não faz uma campanha clara, e no justo receio de um novo governo estilo FHC.

      Continuo achando que se o Aécio garantir de forma razoável as conquistas sociais do governo PT ele vai ganhar no segundo turno. Ela ficou refém do próprio governo, pois se disser que vai mudar (o que deveria fazer), as pessoas irão encarar como confissão de incompetência; e se disser que vai ficar a mesma coisa, as pessoas vão achar que a situação incômoda de hoje continuará…

      1. Qual situação incomoda ,

        Qual situação incomoda , exatamente . ? Acho que eu moro em outra galáxia … Minha vida está tão boa, tod mundo que eu conheço está bem, a empresa onde trabalho está de vento em popa, cheia de planos de longo prazo, contratando , dando aumento salarial acima da inflação,  pagando PLR gordo . 

        Eu sou ignorante, não entendo de economia propriamente dito, mas tem que ter alguma outra explicação pra essencial incomodo “que pode  se perpetuar”…

  20. Conspiração?

    Para quem gosta de teorias conspiratórias, vou lançar mais uma: Não tinha muita gente dizendo que a copa tinha sido comprada pela Dilma para o Brasil vencer? Um pênalti duvidoso no primeiro jogo abriu brecha para vários posts sobre esta asneira.
    Mas vamos lá:
    1 – A copa foi um sucesso, diferente do que os grandes grupos de mídia disseram
    2 – A Dilma já estava surfando na onda ( e com razão) da alegria do povo
    Assim, os grandes grupos econômicos e de comunicação que pregaram o “não vai ter copa” podem ter se unido e dito assim:
    ” A Dilma está levando vantagem. Nossas mentiras e previsões não se concretizaram. Só tem um jeito: O Brasil perder feio. Aí o povo se revolta e ela fica com a brocha na mão.”
    Assim, bastava oferecer um valor substancial para a seleção perder o jogo. Cada jogador ia ganhar 1.000.000 pelo título. Uns 5.000.000 para cada jogador não faria cócegas para os grandes grupos e fariam boa diferença para certos jogadores ainda não consagrados.
    Só que, quando você não está acostumado a entregar, fica difícil não dar na cara.
    E, cá para nós, aqueles 20 minutos de branco no time é extremamente esquisito. Nunca vimos isso em futebol.
    Olha a viagem: Entregaram 1, 2 gols. Mas aí abriu a porteira pois estávamos diante de uma grandiosa seleção.

    Só para deixar mais pulga atrás da orelha:

    Se tivesse sido ao contrário, os 7 x 1 a nosso favor, a tese da compra da copa por parte da Dilma já não estaria praticamente “provada”? E pior, teriam milhares de “coxinhas” espalhando a teoria.

    Claro que é absurdo. Mas este é o modus operandi da direita que reproduzo aqui. Não deixa de ser muito divertido, se não fosse trágico.

  21. Toda vez que vejo uma

    Toda vez que vejo uma referência a erros de comunicação do governo Dilma lembro de duas situaçóes. A primeira a de José Dirceu em viagem à europa fazendo cara de “tô nem aí” para o repórter que lhe perguntava sobre denúncias de um tal Roberto Jefferson e a outra, 8 anos atrás (época da eleição, mensalão bombando), estava num ônibus e ouvi um garotinho de uns 6 anos dizendo: “PT não, né papai? PT não”. Hoje Dirceu é considerado criminoso e o garoto deve ser um daqueles ferozes disseminadores de ódio ao PT nas redes sociais. Afinal, quando foi que o PT soube se comunicar? Lula sobreviveu ao massacre, virou uma lenda viva e fez sua sucessora. E o Partido dos Trabalhadores? Tem a presidência, mas a que custo?

  22. Classes sociais distintas, candidatura de oposição e eleição.

    Classes sociais distintas, candidatura de oposição e eleição.

    O voto no Brasil se tornou plebiscitário. 

    A velha mídia constrói todo um aparato para, tentar criar na população ojeriza ao PT e quem sabe votar contra o partido.

    Tendo o monopólio da comunicação e informação a velha mídia pode pintar um quadro do Brasil que não tem cores, apesar de existir cores e da tela estar em produção.

    A Eleição no Brasil virou este plebiscito: voto no PT ou Anti-PT. 

    Aécio Neves e Eduardo Campos não precisam de muitos predicados, creem:  ter a chance de vencer a eleição basta a eles só o papel de ser Anti-PT e se pendurar na velha mídia, analisando em suas candidaturas o Brasil que a mídia expõe e não o Brasil real; o que me parece ser a máxima dos dois candidatos. 

    O eleitor comum não olha Programa de Governo, apenas se baterá em incoerências, que vou tratar mais a frente, o que pode dificultar as candidaturas Anti-PT. 

    Agora, difícil combinar com todos os brasileiros o “script” da velha mídia e dos candidatos que se escoram nela. 

    Ainda mais com o fiasco da “Campanha Anti-Copa” trocado pelo bordão: “A Copa das Copas”.

    O eleitor brasileiro parece não ter mais oportunidade de escolha. Ou vota no PT ou vota contra o PT, neste Brasil da mídia oligopolizada e das candidaturas que partem do discurso da velha mídia e a realidade fabricada por ela e não do mundo real e de propostas defensáveis olho no olho do eleitor.

    Só que nesta dicotomia entre pró-PT e contra-PT existe o contra todos crescente, em razão da força, ainda grande da velha mídia, esta força um perigo para a Democracia: crescimento de voto branco e nulo. 

    Não é à-toa que o PT resolveu encampar a discussão da Lei de Médios, pelo menos no discurso, é que a balança eleitoral pode mudar em um futuro próximo e o Anti-PT ser mais forte que o Pró-PT.

    Mesmo que o Anti-PT seja maior que o Pró-PT os votos brancos e nulos podem avançar e o PT leva a eleição se tiver a maioria dos votos válidos.

    Se precisar a Lei de Médios é a bala de prata do PT, que por hora se equilibra neste jogo entre velha mídia e PT (os dois sem forças para vencer um o outro) e as oposições, ingenuamente, aceitando o discurso fácil de caos econômico e social no Brasil da Imprensa hegemônica.

    E existe a Campanha eleitoral que se adentrará com DILMA tendo quase 12 minutos, Aécio menos de 5 minutos e Eduardo pouco mais de 2 minutos. 

    Nesta hora, o que era apenas a realidade da velha mídia entra em confronto com as realizações do Governo DILMA, negligenciadas pela realidade fabricada da velha mídia e se, até agora, DILMA se mantém na casa dos 40% de intenção de votos, a possibilidade maior é o crescimento de sua candidatura. 

    O Pró-PT e o Anti-PT pode se tornar Capitalismo desenvolvimentista X neoliberalismo; desenvolvimento com Justiça Social X livre mercado e assim por diante. Se a propaganda eleitoral do PT for inteligente DILMA vence com tranquilidade. 

    Pena que se criou esta estrutura política, despossuída de ideologia no Brasil, as classes sociais parecem fechadas em torno de Pró e Contra PT.

    A pergunta essencial de 2014: a Classe C se desgarra do PT ou continuará com ele? Esta pergunta é muito plausível para a eleição de outubro.

    Aécio Neves vai defender o Bolsa Família e o Mais Médicos, etc. na televisão? Mas, ele não seria o candidato dos que não gostam destes dois programas e que querem dar o voto para ele, por obra do Anti-Petismo e de estarem contrários aos Programas sociais e de transferência de renda do PT? Por defenderem a tal da meritocracia?

    A verdade é que se construiu uma parede ilógica para a Política. E esta separação de pessoas em dois lados intransponíveis ou ao menos capazes de alguma interação não poderá dar às oposições vitória.

    O discurso menos querido pelos Anti-PT ser encampado pelo(s) candidato(s) que eles acreditam serem seus representantes? 

    Esta eleição vai ser um voto no escuro, para muita gente! 

    Voto sem nenhuma convicção, sem ideia do que o candidato propõe, sem reflexão. Um voto sem tesão e desiludido para as classes média e média-alta, penso eu. Ninguém lhes representará no ideário que a velha mídia criou nos 12 anos de PT no Governo Federal.

    DILMA vencerá e teria que tomar uma atitude, para além do jogo PT X Anti-PT, se quiser dar cidadania ao povo brasileiro: implementar o Marco Regulatório dos Meios de Comunicação, senão, vamos continuar ad eternum neste jogo, muito prejudicial à Democracia.

    Sejamos sinceros! A realidade do Brasil não pode ser mostrada como uma “farsa” e uma “farsa” não pode ser mostrada como uma realidade.

    Estamos criando uma massa de eleitores analfabetos políticos e alienados, que se produzem do noticiário e se auto enganam na sua realidade Anti-PT, que em momentos pontuais são agraciados com “falsas” vitórias sem votos: como o julgamento do Mensalão, a prisão dos “mensaleiros”, estes, momentos de excitação máxima, que acabam em desilusão extrema, na hora do resultado eleitoral. 

    O que me choca é ver parcelas da sociedade com quem convivo, diariamente, transformando o ato do voto num ato Anti-PT e sem nenhuma condição de dizer o porquê de votar no candidato da oposição, isto me assusta! De dizer com clareza onde está o caos “generalizado”, que eles acreditam, no Governo Federal!

    Se existe ódio e se a mídia foi que o criou nos votantes do anti-petismo? Não sei. E não sei se a explicação mais adequada é procurar no indivíduo a resposta. A velha mídia é um agente massificador desta personalidade. As pessoas se identificam com ela, porque a velha mídia constrói o mundo dentro desta lógica dicotômica entre o BEM (os não petistas) e o MAL (o PT e os petistas). E constrói o mundo em similitude com o ideário da meritocracia, tão querido das duas classes sociais mais Anti-petistas: média e média-alta.

    Como se quer uma identidade própria, no mundo de hoje, um diferenciar-se da multidão, as classes média e média-alta se espelham na velha mídia, porque ela fala o que eles sonham ouvir e mostram como virtudes o modo como elas vivem e vencem na Vida, de como por seus méritos chegaram lá. 

    E, então, somos este embate diário, onde, quem “batalhou por conta própria” em sua meritocracia e chegou lá desconsidera o que está chegando, numa associação de trabalho e programas socio-educacionais inclusivos do Governo Federal. 

    Volto à pergunta:

    Estes novos inclusos da sociedade, em ascensão social atual, vão querer se debandar para o grupo do Anti-PT? Mas, se debandarem, os já Anti-PT de antes, os aceitarão como iguais? Qual a semelhança de comportamento social dos dois grupos: classe média e média-alta X classe C? 

    Ficar ao lado do PT não é mais seguro, gerando maior identidade de classe do que ser visto como um intruso na turma dos Anti-PT? 

    Como, por exemplo, Aécio Neves vai solucionar a inclusão estes dois mundos distintos num só, com olhares um para o outro de separação, e falar, também, para as classes D e E com olhos de um paizão como foi LULA? 

    Ao menos o PT pode ter o discurso de que criou a classe C e de que quer ampliar a qualidade da inclusão e acrescer mais capital à ascensão social dos seus membros. 

    E Aécio Neves e Eduardo Campos, como fazer? Juntar em um mesmo discurso a Classe C e as Classes média e média-alta, estas duas classes, profundamente incomodadas com a invasão do povo da classe C nos espaços antes restritos aos de seu mundo? Classe C, ainda, com seus costumes e cultura outros, sua linguagem, ainda, menos polida (desviada da norma culta do Português)?

    Não adianta ao candidato Aécio Neves este discurso de esgotamento, de que se quer a mudança e ponto final. A mudança não é no mesmo sentido para eleitores diversos. Uns querem melhorias nos bairros onde moram, na estrutura do transporte, na qualidade da saúde e educação; outros querem voltar à exclusividade.

    O eleitor de 2014 vai além do nosso mundo de análises políticas dos dados de uma pesquisa eleitoral, penso eu.

    O plebiscitário se encaixa bem melhor, mas não resolve por completo a equação do meio da linha vertical, onde se podem colocar: classe alta, classe média-alta e média, depois, classe C (como variável posta entre classes sociais da elite e do povo em uma linha vertical) e depois classe D e E.

    Quem conquistar o voto da classe C, D e E não vai perder o voto dos incluídos dos tempos de FHC para trás?

    Ou é possível juntá-los num mesmo voto? Discursar para os diferentes grupamentos sociais ao mesmo tempo com a radicalidade do discurso Anti-PT e Anti-ascensão com incentivos do Estado, que a Imprensa hegemônica criou no imaginário das classes média e média-alta?

    A velha mídia e seus candidatos podem fazer esse arranjo eleitoral, mas soará falso. Os eleitores das elites podem até ser convencidos desta possível união, mas a prática será igual?

    Aécio Neves vai valorizar a Classe C e a ascensão social das classes D e E? As classes média e média-alta vão cobrar dele a exclusividade de antes? Ou vão todos para a mesma praia, no mesmo avião e hospedados no mesmo hotel sem nenhum problema ou preconceito?

    Depois de tanto pensar no voto plebiscitário respondo sem medo: – ainda não tem chances de a oposição vencer. Só quando houver uma Lei de médios, porque se poderão criar candidaturas para além do PT e Anti-PT. Outras fontes de informação outra possibilidade de formação cidadã ao eleitor brasileiro, para além do plebiscitário. Aqui precisamos contar com a vontade efetiva de encampá-la do PT para sua existência.

    No quadro atual só o PT é beneficiado. Ele é quem tem discurso para atingir a maior parcela da população, já velha mídia não! E a velha mídia é o espelho da sociedade Anti-Petista, por sinal, muito afeita a ser, também, Anti-Classe C, D e E por todas as razões que estes anos todos assistimos: desde o bolsa-esmola até o xingamento dos Médicos cubanos, incentivados pelo Jornalismo e analistas da mídia hegemônica.

    Quem pariu o Anti-Petismo foi a velha mídia e a oposição. Eles, por hora, estão abraçados e só com chances de perder a Eleição. Ou a oposição vira oposição real para além da velha mídia, ou o PT agradecerá por anos a fio, eleição após eleição, por ser o Porta-voz da maioria da população brasileira.

    Mesmo que vivam 24 horas por dia em pé-de-guerra: Anti-PT e Pró-PT. O PT pode muito bem se basear na ideia de que oposição sendo feita, majoritariamente, pela velha mídia = Poder Federal em mãos; afinal velha mídia não tem votos, pois, não é Partido Político, em não sendo, não disputa eleição.

    PT e velha mídia são “inimigos” (entre aspas), mais correto chama-los de beneficiários da ausência de oposição política descolada da Imprensa hegemônica e que caminhe com as próprias pernas. Um vence a eleição outro fica com as polpudas verbas de publicidade Federal, que sabemos atingir a casa do bilhões de reais.

    Talvez, sonhe o PT em vencer a luta por pontos numa disputa, onde o adversário (mídia) perderá por falência múltipla órgãos, quando num hipotético futuro, já sejamos um País de classe média e esta mídia falará para ela mesma.

    Enfim, vamos ser realistas: a elite e as classes sociais: média e média-alta não detém mais do que 30% dos votos.  E 30% de 100% não chegam a ser 1/3 do eleitorado. Por mais que se queira ganhar o voto das classes média e média-alta não se decide a eleição por ai. Estar vinculada a imagem do candidato a estas duas classes sociais é menos benéfico do que se imagina.

    A Classe C é o fiel da balança, e tende, pelo radicalismo da velha mídia e do discurso do Anti-petismo a se manter fiel ao PT, mais do que tudo por não ser aceita como ela é pelas classes média e média-alta. A invasão dos espaços exclusivos destas duas classes sociais pela classe C não parece ser bem-vinda e, então, por uma questão de identidade e sobrevivência a tendência é o PT manter em seus domínios estes novos partícipes da sociedade de consumo.

    Acaba sendo excelente a radicalidade das oposições, das classes média e média-alta tradicionais e da velha mídia para o PT. O plebiscitário PT e Anti-PT dá vitória de goleada para o PT.

    1. Classes sociais, elas voltaram a existir!

      No discurso da esquerda sempre o conceito de classe social estava presente, porém o povo ignorava este conceito. Em 1964 tínhamos uma classe operária que começava a ter noção do que era isto, porém o peleguismo do outrora PTB trazia este confronto para o nível sindical de reinvidicações que serviriam a si mesmo. Este discurso, ainda presente nas organizações de servidores públicos de todos os níveis, impedia que a população operária como um todo visse o “eles” de um lado e o “nós” de outro.

      Programas de cidadania como bolsa família, minha casa minha vida, saúde para todos, cotas para estudantes de escolas públicas e outros levaram a compreensão de muitos que existem os “outros” e “nós”.

      Agora vem o aspecto oposição, essa embalada por um discurso de autopromoção ela está contribuindo para um despertar de cidadania, não das estranhas manifestações ditas apartidárias e convocadas via redes sociais, mas na prática de visualizar a diferença e que um governo democrático e igualitário deve tratar diferente os que são diferentes, parece que o povo brasileiro está internalizando e digerindo um conceito que era difuso e confuso, o conceito de classes sociais.

      Há uma enorme confusão entre o que chega a casa dos brasileiros e o que chega a casa de uma pequena parte dos brasileiros, tanto as elites de direita como as de esquerda recebem o mesmo tipo de informação imposta pela dominação mediática dos grandes grupos, os primeiros ficam alegres porque esta informação realimenta o ódio, o segundo fica com ódio pois vê a distorção nesta informação, porém esta informação está longe da população em geral.

      O povo brasileiro não lê a Folha nem o Estadão, talvez o único estado brasileiro em que os meios de informação impresso de direita chegam mais ao povo em geral, seja o Rio Grande do Sul, onde o jornal Zero Hora devido a uma tradição vinda da encampação do patrimônio da Última Hora e não abrindo mão de uma estrutura que, além de dar mal informação política, continua com as seções de polícia e esporte típica dos tablóides ingleses, ainda tem uma penetração popular.

      A imprensa de direita é vista com disconfiança pela maior parte da população, pois ela começa a ver que é uma informação “deles” e não “nossa” e o mais importante, a ideologia de ver que existem classe sociais no Brasil fica mais clara dia a dia.

        1. Que palavra tão bem colocada:

          Que palavra tão bem colocada: DERRETE. Será que a nossa economia virou sorvete? TOMBO, tb é outra palavra sempre colocada. LADEIRA ABAIXO, o PIG adora. São as gentilezas da mídia, qdo algo se relaciona ao governo, que os invejosos repetem no seu dia a dia, de CABEÇA e CORAÇÃO FEITOS. Quanta pobreza de vocabulário!

  23. Cada um acredita naquilo que precisa, quando precisa acreditar.

    Dois pontos que de certa forma me causam suspeita e desconfiança no artigo do Nassif, muito bem escrito como se espera de um jornalista do quilate dele.

    Primeiro que o segundo turno é a segurança de não se perder no primeiro, pois com a eleição polarizada e disputada somente por dois candidatos, um dos dois terá mais de 50% do votos com certeza, foi o que ocorreu na eleição de São Vicente S.P., onde o candidato que iria ganhar de lavada perdeu no primeiro turno, fato improvável caso o segundo tivesse sido disputado.

    Assim, dois turnos interessam a Dilma e ao PT, vitória em primeiro turno é para a oposição, que irá tentar polarizar e radicalizar a disputa.

    O segundo ponto têm a ver com:

    “O resultado foi que o governo Dilma aceitou a agenda do adversário, permitiu que crescesse a imagem dos “malfeitos” em vez de impor sua agenda, de aprofundamento da inclusão social, de fortalecimento do mercado interno.”

    O processo de aprofundamento da inclusão social e de fortalecimento do mercado interno é wishfull thinking.

    Este processo se esgotou junto com a única real mudança positiva na econômia do governo Lula, que foi o aumento real do salário mínimo, que já deixou de aumentar e vêm perdendo poder de compra com a inflação crescente.

    Estamos em forte processo recessivo interno, com mais de três meses e a conjuntura internacional, salvo o acordo dos Brics na próxima semana, é uma incógnita com viés nefasto.

     

    1. Ignorar a diminuição da pobreza é ao mínimo cinismo!

      Caro Alexandre.

      Durante os governos militares Delfin Neto forjou uma expressão: Primeiro temos que crescer, depois temos que distribuir.

      O que resultou, o país cresceu e a distribuição diminuiu, posteriormente se descobriu que o crecimento não era tão sólido assim e durante décadas amargamos o resultado desta política.

      As casas do minha casa minha vida estão construídas, o acesso a universidade e a ensino aumentou, e poderíamos ir aí por diante. Se mesmo continuarmos a crescer a 2% nos próximos dois anos, estas conquistas não serão desfeitas e para grande parte da população que atingiu um novo patamar não haverá retrocesso.

      Falaste em Brics, porém dos Brics o único que não aumentou a disparidade social foi o Brasil, e este fator como todos sabem é uma base consistente para o verdadeiro desenvolvimento economico.

  24. E se o Brasil fosse maior do que a Copa?

    E se o Brasil fosse maior do que a Copa?

    (As vitórias dos novos Mundiais sociais e políticos serão as que colocarão o país nos trilhos da verdadeira modernidade)

    Juan Arias, El País

    (http://internacional.elpais.com/internacional/2014/07/09/actualidad/1404863219_424534.html)

     

     

    O Brasil do futebol se apagou entre milhões de lágrimas, mas este país é agora mais do que a alegria de uma bola fazendo gol. O Brasil, há algum tempo, em um tempo triste como este no qual escrevo isso, mais negro do que a tarde do Maracanazo de 1950, era um país em total depressão. Hoje talvez possa estar indignado com Felipe Scolari ou raivoso contra o jogador que deixou Neymar de fora da Copa, mas os brasileiros não irão simplesmente defenestrar essa noite janela afora. 

     

    Haverá quem queira fazer do jogador colombiano que atingiu o herói Neymar como o bode expiatório para a terrível derrota. Não é isso, é que simplesmente o Brasil não conseguiu jogar. Ele foi dominado pelos alemães. 

    E se fosse verdade, o que não foi, que a derrota teve sua origem na ausência do ídolo Neymar, o Brasil deve se lembrar das palavras de Bernard Shaw: “Infeliz é o povo que precisa de heróis.” 

    Ele estava se referindo àqueles que seguem colocando sua fé em seus governantes, ao invés de acreditar na força e na criatividade de seu povo, dos que não são heróis, ou melhor, dos heróis anônimos, aqueles que são forjados na dura luta da vida quotidiana, aqueles que detêm sobre suas costas, com o seu trabalho, o peso da nação. 

    Hoje o Brasil está descobrindo a si mesmo como uma sociedade mais exigente, que despertou há pouco mais de um ano exigindo uma vida melhor para todos. 

    Esta sociedade está se tornando mais madura, porque se tornou mais crítica e rebelde, cada vez mais forte porque começa a crer na eficácia do trabalho realizado com a soma da criatividade de todos. E deverá ser agora o protagonista imprescindível nas decisões que lhe afetam, a ela e ao futuro de seus filhos, em vez de delegá-la nas mãos de seus governantes. 

    As vitórias dos novos Mundiais sociais e políticos, que deverão ser disputados por toda a sociedade, é que vão colocar este país nos trilhos da verdadeira modernidade. 

    Uma modernidade em que todos os cidadãos, e não apenas uma minoria privilegiada, é que irão ganhar o troféu do bem-estar, ainda hoje nas mãos de uma minoria que o desfruta muitas vezes à custa de manter a pobreza da maioria como um destino imutável. 

    Eu sou espanhol. Doeu ver a Espanha perder e agora torcia pelo Brasil, país onde vivo, ao qual eu amo, especialmente as pessoas que sempre me fizeram sentir bem acolhido. 

    Queria que ganhasse, convencido de que essa vitória seria presságio e profecia de uma batalha importante: a de criar uma sociedade que, sem perder a sua identidade como país amante da festa e propenso à felicidade, seja capaz de deixar de lado os seus medos e conformismo atávicos, triste legado da escravidão, para lutar com novo vigor por uma sociedade mais justa e de todos. 

    A escritora e filóloga Aurora Egido escreveu que “a trombeta da fama é tão longa quanto a de infâmia.” É possível que a trombeta da fama, que não irá ressoar domingo para um Brasil em luto, ressoe agora na luta por uma sociedade capaz de acabar com os últimos vestígios da infâmia social que ainda afligem os mais pobres, geralmente negros e de cor, neste imenso e grande país. 

    Só então a felicidade, compartilhada por todos, terá o verdadeiro sabor da verdadeira identidade brasileira. 

    Ah, o Brasil perdeu a Copa do Mundo mas ganhou a simpatia mundial pelo calor com que abraçaram todos os estrangeiros neste país acolhedor. Isso já é um consenso universal. 

    Na vida real, não na fantasia da paixão pelo futebol, nem sempre se ganha nas vitórias. Às vezes, perder pode ser o estímulo para aprendermos a chutar melhor e marcar gols contra tudo o que acreditamos errado. 

    Os brasileiros deverão ser agora capazes de ver nesta derrota a luz no fim do túnel para fazer deste país maravilhoso não somente a casa do futebol mundial, mas uma oportunidade de bem-estar e justiça para todos, onde o futebol, como nos países desenvolvidos, possa ser apenas um jogo que às vezes nos faz tocar o céu e noutras nos traz de volta tristes à realidade, que é a que conta. A vida real com a qual os brasileiros terão de acertar as contas, além de tentar curar as feridas abertas deixada por algo que definiu, debulhando-se em lágrimas, o goleiro brasileiro Julio Cesar no final da derrota: “É difícil explicar o inexplicável” .

    [traduzido com a ajuda do sr. Google Translator  🙂 ]

  25. Em 1958.  Brasil

    Em 1958.  Brasil  campeão..Presidente_ JK. Na eleição seguinte: Jânio vence Lott o ( suposto ) candidato de JK.

    Em1962,  Brasil Campeão…Presidente  Jango.   Conspirações continuam e, em 64,  golpe contra  Jango

    Em 1970  Brasil Campeão …Ditador de plantão : Médici…Após a Copa  a repressão tomou proporções  imensas.

    Em 1994 ; Brasil Campeão…Itamar Franco faz o sucessor, FHC, e cai no ostracismo na política nacional.

    Em 2002 : Brasil ampeão…Presidente FHC.. Após a Copa,  Lula  é eleito Presidente, derrotando o candidato dos tucanos…

         Pelo  jeito,  e pela  História,  ganhar ( ou perder ) a Copa  não é determinante na corrida político-eleitoral..

  26. Melhor seria conssultar outro analista político nos chutes

    Melhor seria consultar outro analista político.Concordo com Alexandre Weber e com alguns comentaristas(afinal concordamos nalguma coisa!Reconheço e assumo).Como relembro que não é a primeira vez que sou o único a discordar frontalmente de algum texto de Nassif, o dono do blog(quem se dispõe a ler e a não se cansar diante de longos comentários meus,um defeito meu,sabe no que já discordei publicamente-a omissão e a rejeição generalizada aqui para regulamentação para o Blog e os riscos de tal omissão e oposiçao histérica de alguns membros).O tema de futebol é abordado pricipalmente no Fora de Pauta de hoje. Discordo de que analisa pntualmente dizendo que a culpa é do Felipão. É dele e da população, seus valores, seu bairrismo-ufanista, nosso autoriatrismo (que incorporamos e até achamos um bem, ou um mal necessário, o método das concentrações, algo abandonado pelo futebol e outros esportes que já abandonaram essa idéia militarista de confinamento, de concentração. Pelo contrário, e não adianta psicólogo de ultima hora, o que deveria ser concebido é que a libertade, até um alívio de tensões, devido a  muita expectativa depositada, como se fosse uma guerra, uma honra em jogo, justamente seria o contrário, pq. em qq coisa na vida é a tensão e o emocional típico de sociedades que, historicamente, incorporamos o autorirismo a ponto de ser incosciente, ou de acharmos um mal necessário – mas me refiro não a um autoritarismo em geral, mas a um autoritarismo militarista e ao jeitinho brasileiro. Vejam no Fora de Pauta de hoje melhor desenvolvimento do tema.

  27. Collor foi o primeiro suicídio. Haverá um segundo com Aécio?

    Acrreditar numa vitória do Aécio no primeiro turno, é como acreditar que a Alemanha ganharia de 7×1 do Brasil. Pode acontecer, mas nem os analistas que consideravam a Alemanha favorita sonharam isso, Aécio precisa multiplicar por 2,5 o número de votos em apenas 2 meses e meio.Possível, mas altamente improvável, principalmente porque está em campanha há mais de um ano, apoio total da mídia que esconde seus vícios e vagabundagens, acho improvável. Se Aécio ganhar, será um novo Collor, os discursos de Armínio Fraga, seu principal assessor econômico, já avisam que haverá recessão antes mesmo das eleições. É como a moça do interior antigo aceitar se casar com um sujeito rico e bem-sucedido que promete que vai espancá-la todos os dias.

  28. O Janio é sempre útil em

    O Janio é sempre útil em várias frentes, Nassif. O seu artigo “A bola na urna” salvou o meu sábado ontem. Quem sabe nao será  a ” extraordinária capacidade digestiva da memória brasileira” que  nos salve em 2014?

    No ano de “…1950 foi, como este 2014, ano de Copa e de eleições, inclusive a presidencial […..] não houve influência alguma contra a vitória de Getúlio, candidato verdadeiro (havia o meramente partidário – hoje o Aécio) do governo patrocinador da Copa e dos gastos agigantados com o Maracanã. Os comprometidos com esses gastos e com a derrota foram eleitos da mesma maneira que os presumíveis beneficiários eleitorais do desastre, os que combateram a Copa ou a construção do estádio”.

    SE O PASSADO SE CONFIRMAR – Aécio sairá dessa eleição igual ou pior do que entrou, com discurso falando apenas para o núcleo duro do eleitorado raivoso. Eduardo Campos estaria no mesmo trajeto, somando o discurso raivoso de campanha a uma bronca pessoal de Dilma.

    E ATÉ AS ELEIÇOES – […]os grupos de mídia continuarão atuando politicamente […] Eles precisam vender o fim do mundo todo dia. Por isso, já começam a esquecer a Copa e a falar de economia novamente.Trata-se da própria luta de sobrevivência dos grupos na nova disputa que se dá na Internet .”

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”.  Joseph Pulitzer

     

     

  29. Pesquisa espontânea esclarece

    Pesquisa espontânea esclarece que não vai ter 2º turno :


    Dilma Roussef alcançou 25% de intenção e Aécio Neves ficou com 9% de intenção de votos.
    A soma de Dilma com Lula atinge 27% e a soma total de Aécio Neves, Eduardo Campos e Marina Silva chega a 14%.
    Portanto, não haveria segundo turno.


    **********************************************
    Na pesquisa espontânea, sem a apresentação de nenhum nome aos eleitores, Dilma Rousseff alcançou seu maior índice de intenção de voto (25%) desde o início de junho de 2013 (27%), antes do início dos protestos e manifestações que começaram em São Paulo e se estenderam por todo o país. Desde o início de seu governo, a maior taxa de indicações de voto espontâneas à petista foi registrada em março de 2013 (35%). Na comparação com junho deste ano, Dilma registrou avanço de 6 pontos percentuais (tinha 19%). O segundo colocado atualmente é Aécio Neves, citado por 9% (ante 7% no mês anterior), e em seguida aparecem Eduardo Campos (3%, mesmo índice de junho), Lula (2%) e Marina Silva (1%). Metade (48%) não soube indicar espontaneamente nenhum nome (no levantamento anterior, 55%), e 9% disseram votar em branco ou nulo. – See more at: http://www.ocafezinho.com/…/confira-integra-do…/…

    Confira íntegra do relatório do Datafolhahttp://www.ocafezinho.comA presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou pontos na corrida presidencial ao lon…Ver mais

     

  30. Como fazer comunicação???

    Se a imprensa é da oposição!!!

    Tá igual ao Delfim Neto, somente fazendo resumo dos acontecimentos. Solução nenhuma.

  31. De qualquer modo, em sua

    De qualquer modo, em sua opinião esse período pior passou.

    O problema maior serão os efeitos dessa provável vitória na auto-suficiência de Dilma, em um segundo governo.

    Nassif!

    Quanto ao primeiro destaque que faço acima, sendo alguém que está convivendo com a realidade aqui embaixo, posso lhe assegurar que esse período pior que seu entrevistado em off  lhe fala ainda não passou, ao contrário ele está aí meio que em estado letárgico, ruminando pra vir à tona com força e pegar o governo e seu esquema na acomodação de sempre.

    Já em relação ao segundo destaque, como a auto-suficiência de Dilma não deixa dúvidas que lhe é inerente, tenho para mim que um provável segundo mandato dela será marcado por uma comunicação atroz e uma mídia mais atroz ainda, sendo a senha o abandono da regulação desta no seu proprama de governo. 

    Há um sério risco do novo mandato dela ser uma reprodução do que foi o Brasil ontem diante da Alemanha, por um acirramento dos ânimos e sublevação social incentivados pela exacerbação da mídia coadjuvada pela inação, pela incapacidade de respostas do seu governo, ou de respostas sem nada a ver.

     

  32. Esse debate eleitoral, em

    Esse debate eleitoral, em especial quando envolve a candidata Dilma, e de resto os anos de Poder do PT, me faz lembrar meus velhos e bons tempos de Banco do Brasil. 

    Depois da reestruração iniciada nos governos FHC( à época dada como “reengenharia”) e consolidada nos governos petistas no que tange à inflexão para o Mercado, nós, gerentes, passamos a ser cobrados de forma incisiva para o cumprimento de metas devidamente já traçadas “de cima”(da Direção Geral) quando da elaboração dos orçamentos global e das unidades operacionais. 

    Muitas vezes o cumprimento das metas, já uma façanha, ensejava que no orçamento do semestre seguinte ela aumentasse mesmo sem haver alterações no Mercado onde deveríamos buscá-las. Traduzindo para o lugar comum: quanto mais você avança, melhora, mais as cobranças aumentam, ou seja, já sobre uma base arduamente conquistada.

    Vistos isoladamente os indicadores em qualquer área do governo Dilma se não foram excelentes, tampouco ficaram longe de serem catastróficos. Mesmo na seara política, a mais complexa, ela não destoou do seu sucessor. Pode ter mudado o estilo, mas não a substãncia. Houve vitórias no Congresso, a exemplos da manutenção de vetos( o d fim da multa de 10% do FGTS) e a aprovação do Mais Médicos. 

    Na política econômica, a mais criticada, os equívocos são mais de gestão de processos de que propriamente de políticas. As três “irmãs gêmeas” sagradas: a meta de inflação, superávits orçamentários e câmbio, não fugiram ao controle. A “armadilha” do crescimento é o que nome expressa. Mas se ponderadas as principais economias, em especial os ditos BRICs, não estamos tão mal assim. Dois pontos deveras crítico, que é o desemprego e o nível da renda, ou continuaram estáveis ou melhoraram. 

    Em resumo: as cobranças e críticas podem, e devem ocorrer, mas também podem, e devem, ser honestas, ou seja, reconhecer que  almejamos mais, queremos mais, não porque temos uma “terra arrazada”, mas porque queremos que a “planta” já germinada e crescida continue a florescer e dar mais frutos. 

     

  33. Este jornal está um cavalo de 3 patas.

    Caro Luis Nassif.

    Sabes muito bem que dou boas sugestões para ti, pois vou dar mais uma e espero que a leia com cuidado.

    O GGN tem lugar para comentários para política, desenvolvimento, economia, cultura, consumidor e cidadania, todos estes itens são entrelaçados e não se deve separar um de outro, mas é possível se dar ênfase a um assunto ou outro, entretanto acho que há uma espécie de ranço elitista que se nega dar um espaço a um item importante a vida de todos, O ESPORTE.

    Por que seria importante se destacar o esporte como um assunto específico no GGN?

    Simplesmente para que as pessoas falassem esporte como o resultado do todo.

    Vejo que muitos dos que aqui escrevem tem opiniões sobre este assunto, não da relação entre a cidadania ou política com relação ao esporte, mas sim de como é levada a política do esporte e das características próprias do mesmo. Organização, tática e outros.

    Não é o meu caso, não acho entender de futebol, de volei, de basquete e outros o suficiente de falar sobre convocação de jogadores, esquemas táticos ou qualidade de jogadores, porém há dezenas de outros interloctores que gostariam de falar sobre o assunto.

    Falar sobre a influência da Globo no esporte brasileiro e principalmente do futebol todos podem fazer, mas demonstrar a onde estão os erros consequentes desta intromissão indevida são poucos.

    Hoje em dia, temos no sistema de difusão televisiva, somente três grupos, Globo (com o canal aberto e canais fechados) Bandeirantes e finalmente entrando a FOX (canais fechados). Na Internet os portais de multinacionais (UOL e TERRA) dominam o mercado.

    Olhando com cuidado vemos que não há um só local em que se possa escrever ou falar de forma consistente sobre o assunto, insisto, não estou falando sobre a correlação direta desta parte da nossa vida com as demais, mas sim do esporte como o eixo central, e as suas consequências como derivado.

    O GGN é uma cavalo de três patas, que anda apesar de seu problema, mas a vida não é só constituída de problemas de política, desenvolvimento, economia, cultura, consumidor e cidadania, mas também para a maioria do esporte.

  34. Na minha humilde opinião,

    Na minha humilde opinião, faltou experiência de copa do mundo dentro do campo.

    Se do lado de fora, tinha Parreira e Felipão com alguns mundiais no currículo. Do lado de dentro, não tinha um líder mais experiente.

    Os jogadores chorando no jogo contra o Chile já demonstrou um pouco da falta de experiência e confiança. Não que chorar seja condenável e faça mal.

    No jogo contra a Colômbia, naquela falta no Neymar, nenhum jogador reclamou ou pressionou o juiz pela falta. Tentaram levar vantagem na jogada e nem passaram do meio de campo. Se isso acontecesse com a Argentina, o jogo teria acabado naquele momento. Estavam na frente do placar. Parariam o jogo por uns 10 minutos. Pressionarim o juiz a dar cartão. Arrumariam um  fuzuê.

    No jogo contra a  Alemanha dá nem pra comentar.

     

  35. Endgame para Aécio!!!

    Pelo estilo do aecio ate aqui, dá para dizer com certeza que levará de 7 a 0 da dilma. Ele não faz uma oposição para vencer e não é ideológico. Alías o vice dele tem passado parecido com o da Dilma de apoiar terrorismo de esquerda.

    Ai vai querer pegar voto de cara de direita? Só se for de direita que não sabe nada.

    Portanto esta derrotado de antemão. Eu não voto em nenhum pois não gosto de posturas de centro e de esquerda. VOTO NULO JÁ.

    1. voto nulo

      Voto nulo, é? o que leva alguém votar nulo? não entendo como um cidadão não se preocupa com os problemas do seu País… Não entenda, nem queira entender como as coisas acontecem numa sociedade… suas leis… como seu poder é constituido… quais os direitos e deveres dos cidadãos e das autoridades, etc… a essas pessoas que dizem que votam nulo… acoselhamos participar mais da vida política do País, pois muitos já morreram para conseguir os direitos que estes “cidadãos” insistem em recusar exercê-los… são analfabetos políticos… se acham que ninguém os representa é porque é pior, muito pior do que o pior político… cidadania não se adquire com curso superior ou dinheiro, se adquire com reflexão e participação… qual a consequência do voto nulo? eleger o mais votado e nem sempre o mais qualificado e preparado… o que tem mais dinheiro, só…

  36. Eremildo, o idiota. Um homônimo da criatura do Gaspari

    A humilhante derrota imposta a nós pela Alemanha tem sua maior contribuição numa constatação segura:

    Quem agora asseguraria que a Copa estava comprada para o Brasil para beneficiar politicamente Dilma Roussef numa das mais idiotas, repito, mais idiotas Teorias da Conspiração que já vi em minha vida??!!

    Idiotas que se imaginam mais inteligentes que todo mundo se acham capazes de ver o que só eles conseguem ver, teorizar sistemas de “verdades arrumadas”, “resultados arrumados”, pela simples imposição do dinheiro – que pra eles deve ser o Deus supremo do Universo – por sobre todas as consciências; todas as honras; todas as dignidades; como se o dinheiro fosse a medida de todas as coisas e pudesse comprar até a eternidade de todos os tempos…

    Agora sei (já desconfiava há muito) porque esse imenso paraíso terrestre chamado Brasil, em 502 anos de História, se transformou num dos piores pântanos sociais do planeta…

    São todos dados é à idiotia, como Macunaíma, achando que são espertos!

    Peço, por favor, a todos que se deixam embarcar nessas mirabolantes Teorias Conspiratórias de quem acha que o dinheiro pode tudo, compra tudo e mede tudo, que mantenham distância segura do meu ser!

    Agora, vou tomar um brinde em homenagem a Vossa Idiotia!

    1. Parabéns a quem nos trouxe esta observação.

      que vale também contra os que crêem que a imprensa burguesa, a grande imprensa seja monolítica (que é totalmente blindada e absolutamente sem eespaços para exceções que não devemos menosprezar); Idem, quanto a outras posições e visões de mundo, esquerda x direita, direita versus esquerda, preto versus branco (podemos dialogaar e inclusive aprender com o que seja oposto, claro que falo da direita inteligente e menos emotiva, portanto mais racional e reflexiva; claro também que falo do centro e da esquerda inteligente ou, ao menos, sem cabeças quentes, mais racional e mais reflexiva, aberta realmente, de fato e não de fachada, ao que julga ou imagina que seja o contraditório).

  37. copa
    Os simpatizantes do governo é muito engraçada e fraca, não há nada que SEPARAR, há sim que destemidamente estimular iniciativas do governo neste sentido. SEPARAR e ESCONDER o quê, vocês deveriam fazer uma análise do Brasil SEM  COPA, no governo deles era assim, tinham MEDO de trazer copa para não se “complicar” politicamente. Analisem e criem artigos assim… O BRASIL SEM COPA… – não teria as obras de infraestrururas- não teria os aeroportos reformados- não seria os turistas- não teria a alegria do futebol… enfim… não vou me cansar mas o BRASIL SEM COPA…. SERIA O QUE SEMPRE FOI….. UMA MEDIOCRIDADE, mediocridade inerente a este pessoal que… certamente vão tirar proveito desta fraqueza da esquerda. O governo deveria fazer comerciais e mostrar o que seria o BRASIL SEM A COPA, (sem as obras da copa). É hora…..

  38. Aécio e Eduardo juntos dão no máximo um Serra

    Muito engraçado que, provavelmente devido ao discurso de moralização da política e a falta de uma proposta objetiva, eles dois  caíram no colo da direita mais reacionária. Acabaram apenas dividindo os votos do Serra. Os votos da Marina ainda são uma incógnita, ela não consegui ainda transferir para o Eduardo, deve ser por isso que os nanicos cresceram um pouco e a faixa de brancos/nulos etá tão gtrande.

    1. Cerca de 60% dos votos da

      Cerca de 60% dos votos da Marina irão para brancos ou nulos, afinal, seus eleitores são esclarecidos e não aceitará essa guinada à direita feita por seu Cabeça de Chapa , com sua anunência.

  39. Análise quase perfeita.

    Só discordo da análise do Nassif, a respeito da bem delineada perspectiva do analista, cujo nome, o dono do blog não cita, no último parágrafo, aonde o blogueiro teme uma hipotética auto-suficiencia da Presidenta, uma vez reeleita, o que passa distante da realidade, dados os compromissos dela, com o partido, e principalmente, com o Lula, com o qual mantem um pacto de fidelidade política, e a missão de preparar a volta dele à Presidencia, em 2018.

  40. (Novamente solicito meu descadastramento o mais rápido)

    Olá, solicito novamente meu descadastramento o mais rápido que lhes forem possível.
    antecipadamente grato,

    (Enviado, internamente, ao Blog pelo Contato )

  41. Eu noto que o mundo do senhor

    Eu noto que o mundo do senhor Aécio Neves é duplo e sem sustentação. Irá desabar como um castelo de areia levado pelo vento e por uma única onda. O povo mineiro é muito atencioso, por isso demora a tomar decisões. Quando o castelo desaparecer, não darão nem um adeuzinho. Será um “Graças a Deus!” generalizado.

  42. Acorda PT

    Eu não consigo ser tão otimista. Esse clima de ja ganhou me assusta. A Copa mal acabou e o partido da midia ja começou a desconstruir o sucesso do evento. Vai ser assim até que não sobre mais nada em outubro. É só desgraça. O primeiro tiro veio com a associação entre a Copa e o aumento da inflação. A inflação subiu um tiquinho  e tudo é atribuido aos preços dos hoteis e das passagens aéreas. É pior do que a obssessão pelo tomate.Por outro lado, o PSDB, esta a ponto de se tornar o Hamas. Eu não vi mas me contaram que o Jornal das Dez na Globo News pregou abertamente vaias  para a Presidente no jogo de encerramento. Não duvido. Um garoto na universidade onde eu trabalho esta convencido de que a FIFA e o governo são corruptos e a Copa so trouxe prejuizo e desgraça para o pais. Ele nem sabe que a Presidente sancionou o PNE com 10% do PIB para a Educação. Ele não sabe como era aquela universidade no tempo do PSDB. Acorda PT. Quando a Dilma ganhar corre o risco de não tomar posse. O PSDB vai impugnar.

    1. Mais assustador do que anda

      Mais assustador do que anda fazendo a mídia, e ver o que anda rolando de ataque no facebook e principalmente nos grupos de whatsup. Artilharia pesada.

  43. Não sou analista político, e

    Não sou analista político, e nem pretendo. Nessa condição e carregando apenas o conhecimento de outras situações vividas, acredito que não tenha como Dilma escapar desse momento triste do futebol brasileiro. Principalmente por ter acontecido  com nosso maior orgulho, a seleção.
    Vem aí quedas nas pesquisas. Uma pena! Estava indo tudo bem, mas também não é motivo para desespero, ainda há muito chão pela frente até outubro…sds

  44. Não sou analista político, e

    Não sou analista político, e nem pretendo. Nessa condição e carregando apenas o conhecimento de outras situações vividas, acredito que não tenha como Dilma escapar desse momento triste do futebol brasileiro. Principalmente por ter acontecido  com nosso maior orgulho, a seleção.
    Vem aí quedas nas pesquisas. Uma pena! Estava indo tudo bem, mas também não é motivo para desespero, ainda há muito chão pela frente até outubro…sds

  45. o principal já foi conseguido

    o principal já foi conseguido – o sucesso na organização da copa.,.

    a velha  nídia golpista – por mais que queira – não conseguiirá enganar  a muitos em tão pouco tempo-outubro…e pelo jeito a maioria já percebeu que os pessimistas foram derrotados e tivemos  a copa das copas….

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador