Xadrez do fim do ciclo Lava Jato

Peça 1 – sobre as diversas nuances da mentira

Dizia Santo Agostinho: “Mente aquele que, pensando de determinado modo, exprime algo diferente por palavras ou sinais”.  Por esse prisma, a Lava Jato mente costumeiramente. Seria um pecado.

Provavelmente, em seus cursos nos Estados Unidos, os bravos procuradores deixaram se inebriar pelo pragmatismo das civilizações luteranas. Dizia Lutero: “Uma boa e sólida mentira para o bem comum e para a Igreja inteira, uma mentira em caso de necessidade, uma mentira útil, uma mentira para prestar serviço não seria contrária a Deus”.

Como ficaria, então, o desafio de encontrar a verdade? Só conseguindo decifrar as intenções da mentira. Como dizia Golbery, a mentira é mais rica que a verdade, porque permite extrair muitas informações adicionais sobre os objetivos do mentiroso.

No “Xadrez da delação que ficou parada no ar” (http://migre.me/uLfYT) mostramos um pouco da técnica de extrair informações de notícias esparsas e de explorar as diversas nuances da mentira. Tudo em torno da decisão da PGR de não mais aceitar a delação de Léo Pinheiro, da OAS, que poderia implicar José Serra e Aécio Neves.

Peça 2 – a verdade e a mentira na Lava Jato

A Lava Jato revelou a maior promiscuidade já havida entre uma operação e a imprensa Em geral, tinha-se um procurador ou delegado acumpliciado com um repórter de polícia vazando informações. Agora se tem a força-tarefa em Curitiba, o pessoal da Procuradoria Geral da República em Brasília, todos eles falando com repórteres de polícia, de política, setoristas, enviados especiais.

Esse modelo horizontal cria blindagens aos vazamentos. Basta que a informação esteja disponível para mais de um órgão, para começar a vazar, sabendo que nem a Polícia Federal nem a PGR abrirão investigações.

Em vazamentos de tal abrangência, a única maneira de uniformizar o discurso é através da verdade – que comporta poucas versões – não da mentira. E aí não é necessário nem as técnicas aprimoradas de interrogatório para identificar a mentira.

Peça 3 – A mentira sobre o vazamento

O primeiro ponto a se considerar é que a alegação do Procurador Geral para justificar a suspensão do acordo de delação de Leo Pinheiro é uma mentira.

Seu juiz, pare agora! Não chamei o PGR de mentiroso. Refiro-me a uma das muitas justificativas filosóficas da mentira, segundo Santo Agostinho.

O que Janot disse sobre a imputação do vazamento ao Ministério Público: “Não poderia ser o MPF porque esse pretenso anexo jamais ingressou em qualquer dependência do MP”.

Ele mentiu contando uma verdade. De fato, não houve uma proposta oficial de delação, muito menos um anexo oficial. Mas Léo Pinheiro mencionou o episódio para os procuradores da Lava Jato. Para vazar, portanto, bastaria ter a informação e uma relação de confiança com a revista.

Significa que foram os procuradores que vazaram? Não necessariamente. Significa que o PGR mentiu (filosoficamente), sem faltar com a verdade.

A questão é: por que (filosoficamente) mentiu?

Peça 4 – a mentira sobre a suspensão da delação

A segunda mentira (filosófica) é sobre as razões da suspensão da delação. Ela nos remete a um tema um pouco mais complexo, da valoração do episódio.

Segundo procuradores da PGR, a delação não será renegociada porque houve quebra de confiança com o vazamento. Ora, GGN já mostrou vazamentos em 17 delações anteriores. O que o último e irrelevante vazamento teria de diferente?

Segundo procuradores da PGR, o episódio de Léo Pinheiro é único: “Normalmente, quando houve vazamentos, a informação existia de fato. Nesse caso, decidimos romper porque foi vazado algo que o Ministério Público Federal não tinha. Essa é a diferença” (http://migre.me/uLgJB), declararam ao G1.

Mentiram, sem faltar com a verdade. De fato, é o único caso de vazamento de notícia não confirmada. Mas, por definição, é o mais inofensivo dos vazamentos. Se a informação não existe, nem deveria ser considerada. Caso contrário, bastaria inventar uma mentira, colocar na capa da Veja para anular qualquer delação.

Portanto, mentiram (filosoficamente) ao tratar drasticamente o mais irrelevante de todos os vazamentos e a fazer vista grossa aos vazamentos relevantes.

Além disso, se a informação não existe formalmente, mas foi testemunhada por todos os procuradores de Curitiba, qual a razão de imputá-la aos advogados de Léo Pinheiro?

Quando há dúvidas dessa natureza, a técnica de investigação sugere que exponha os suspeitos e as informações ao teste do “a quem interessa”.

Advogados da OAS – segundo a PGR, com o vazamento tentariam forçar o acordo de delação. Não bate. Supõe-se que a OAS esteja sendo atendida pelos melhores e mais caros advogados do país. Nem um leguleio cometeria erro de cálculo dessa dimensão, de achar que o vazamento aceleraria a aceitação da delação.

PGR – segundo anteciparam diversos veículos, a delação teria alto teor explosivo. Como tal, traz riscos políticos de monta à operação e ao PGR. Portanto, em tese, interessaria ao PGR suspender a delação.

Dr. Janot taxou a capa de Veja de “factoide informacional”. Qual o nome que se dá à suspensão de uma investigação com base em um “factoide informacional”? Seria “factoide processual”?

Peça 5 – o que está acontecendo na Lava Jato

Vamos a um apanhado dos estilhaços de informações que povoaram a mídia nos últimos dias, para tentar entender o desdobramento do factoide informacional e do factoide processual.

Blog de Matheus Leitão, no G1 de 24/08/2016 – Informa que procuradores que cuidam do caso de Gim Arguelo e outros, aguardam nova estratégia de defesa no depoimento de Leo Pinheiro (que seria prestado ontem ao juiz Sérgio Moro):“a expectativa agora é como Léo Pinheiro irá se comportar no depoimento em Curitiba após a suspensão de sua colaboração. Integrantes da Lava Jato acreditam que se ele der muitas informações é porque acredita na renegociação da colaboração e na homologação pela Justiça”.

A matéria fornece três informações preciosas:

Informação 1 –  Até os procuradores de Brasília sabem que o que está em jogo é“a nova estratégia da defesa”– ou seja, uma reformulação na proposta inicial de delação de Léo Pinheiro – e não a suposta quebra de confiança alegada por Janot.

Informação 2 – Se aguardam as informações de mudanças na delação, é porque consideram que Pinheiro tem informações relevantes para seu processo. A PGR está abrindo mão de informações relevantes graças a um “factoide informacional”.

Informação 3 – Léo manteve-se calado perante Moro. Sinal que ainda não combinou com a PGR a “nova estratégia”. Troféu “pedra da Roseta” a quem decifrar o teor da nova delação, se houver.

Coluna de Mônica Bergamo em 25/08/2016 –  “O governo de Michel Temer acompanha com lupa a crise entre o Ministério Público Federal e o STF (Supremo Tribunal Federal). E tem informações de que procuradores tentaram investigar, além do ministro Dias Toffoli, também assessores e familiares de outros dois magistrados da corte.

É provável que Gilmar Mendes esteja na mira dos procuradores da Lava Jato.

A questão central é que a Lava Jato recorreu a um arsenal de infâmias contra magistrados, cujo ponto alto foi o massacre a que foi submetido o Ministro MarceloNavarro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ribeiro entrou na delação do ex-senador Delcídio do Amaral da mesma maneira que pretendiam que Toffoli entrasse na de Léo Pinheiro: certamente estimulado pelos procuradores Delcídio incluiu um caco irrelevante sobre Marcelo.

Ex-procurador e ex-desembargador ficha limpa, garantista, unicamente devido ao fato de ter dado um voto contrário à Lava Jato, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas foi massacrado com base na delação negociada de Delcídio diretamente com a Procuradoria Geral da República. Na condição de relator de um processo, ele poderia ter decidido o caso com voto individual. Optou por leva-lo ao pleno, onde seria apenas mais um voto. Só por isso, seu nome foi incluído a fórceps na delação de Delcídio.

Esse histórico de abusos fragilizou a posição da Lava Jato, permitindo que se tornasse alvo fácil de factoides verossímeis, como essa bobagem da capa da Veja.

Foi o que levou o Ministro João Otávio de Noronha, novo corregedor do Conselho Nacional de Justiça, a declarar (http://migre.me/uLiYr): “Para que o magistrado exerça a magistratura com plena liberdade, sem medo da mídia, que se tornou um poder […] Não pode um juiz se curvar ao Ministério Público ou à Polícia Federal. O magistrado se curva às liberdades fundamentais e ao devido processo legal”, afirmou.

E o procurador curitibano, desancando Toffoli através da Folha, crente que sabia jogar xadrez. Ou talvez soubesse. O excesso de abusos contra o inimigo comum serve agora para blindar os aliados comuns.

Peça 6 – o fim da ilusão dos procuradores

Dia desses, confrontado com o link de um post meu – no qual mostrava a maneira como o MPF se converteu em partido político – um bravo procurador goiano, desses que atuam corajosamente na linha de frente contra o crime, rebateu dizendo que o artigo juntava um conjunto de ilações para uma conclusão errada.

Quem atua na linha de frente não tem noção das sutilezas e sofisticações dos jogos de poder, da arte de direcionar ou afrouxar a energia de um órgão na direção pretendida. São massas-de-manobra que, com sua coragem de encarar o bandido na ponta legitimam as jogadas políticas na cúpula.

Até agora, o artifício do inimigo comum – o PT e Lula – garantia a uniformidade da ação entre a cúpula e a base, a PGR e os procuradores que atuam na linha de frente. Livrar o país dessa corja era o “bem comum”, que justificava o endosso a todos os atos.

Não tinham a menor ideia que o processo de ascensão de um PGR se faz no convívio diuturno com as franjas do poder brasiliense, nos conchavos, na identificação de onde estão a força e o poder para buscar sua proteção e não ficar ao relento. São como limalhas de ferro expostos a um imã. Se o poder não liga o imã, permanecem em suas funções republicanas. Se liga o imã, imediatamente a limalha se alinhará em torno do poder. Se nos tempos de Geraldo Brindeiro houvesse um partido “republicano” e ingênuo como o PT, sua atuação em nada seria diferente da de Janot. E vice-versa.

Depois do jogo consumado, resta o desabafo de um procurador, colhido pelo Painel da Folha: “Éramos lindos até o impeachment ser irreversível. Agora que já nos usaram, dizem chega”. http://migre.me/uLhM0

Bem-vindo ao mundo real.

 

Luis Nassif

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coxinha e mortadelas se

    Coxinha e mortadelas se unirão contra o fim da lava jato?

    Deveriam, para os coxinhas existe o desejo de colocar todo politico corrupto na cadeia.especialmento do PT. 

    Para os mortadelas existe o desejo de colocar na cadeia todos os corruptos. especialmente do PSDB , PMDB. 

    Quem viver verá.

  2. Te acorrigindo, Nassif:

    “A Lava Jato revelou a maior promiscuidade já havida entre uma operação e a imprensa Em geral, tinha-se um procurador ou delegado acumpliciado com um repórter de polícia vazando informações”:

    RODRIGO JANOT eh o maior vazador da historia do Brasil.

  3. Brilhante! O grande artifíco

    Brilhante! O grande artifíco do ataque à democracia no Brasil de hoje é a mentira! A imprensa mente, procuradores e juízes mentem, assim como congressistas aos montes. Mas a história não mentirá!

  4. Brilhante! O grande artifíco

    Brilhante! O grande artifíco do ataque à democracia no Brasil de hoje é a mentira! A imprensa mente, procuradores e juízes mentem, assim como congressistas aos montes. Mas a história não mentirá!

  5. Eu não tenho pena nenhuma desses procuradores

    “ingênuos”. Agiram com plena consciência do que faziam.

    Agora aguentem. Bem feito.

    Pena que a m… que fizeram vai doer muito mais no lombo dos mais frágeis, que são alias os que pagam sua altos salários.

    A vida muitas vezes (sempre?) é injusta.

  6. Sujos, feios e malvados …

    Continuam sujos, feios e malvados. Nunca foram “lindos”. Aquilo que se suspeitava, agora se confirmou. É uma escumalha que utiliza o poder de estado, para perseguir adversários politicos, e blindar e proteger aliados. Em nenhuma circunstancia a Farsa a Jato merece apoio e continuação. Em qualquer circunstancia, vai entrar para a história, por aquilo que é: LIXO TOXICO.

  7. UAU!

    “Se a informação não existe, nem deveria ser considerada. Caso contrário, bastaria inventar uma mentira, colocar na capa daVeja para anular qualquer delação.”

    xeque mate!

  8. E o Nassif

    Acha que são farinhas de sacos diferentes? Nassif, novamente ingênuo, acha que existe inocência nesta quadrilha! É tudo circo armado. Os procuradores sabem aonde são seus lugares. Subalternos de luxo, pagos a quase 100 paus por mês. Com direito a cachinha de 10%. Como convêm a corruptos pé de chinelo. 

  9. Os caipiras de Curitiba se

    Os caipiras de Curitiba se achavam o máximo.

    O ditado já diz, o mal do esperto é achar que só ele é esperto, que os outros são bobões incapazes de vislumbrar (e se aproveitar) suas intenções. Era mais que previsivel que, prestado o serviço de demolir o PT e derrubar Dilma, a operação Lava-Jato se tornaria disfuncional para o núcleo do poder político partidário tradicional. Ou eles achavam que o apoio maciço da grande mídia dando cobertura total e garantia de publicação de qualquer vazamento era apenas no interesse dos mais altos valores democráticos e republicanos?

    Se acharam usados e descartados? Quanta perspicácia. Ninguém lembrou de colocar esses detalhes sórdidos em algum Código ou no Vade Mecum e ai é injusto com os nobres procuradores. Se não estava nem em um nem em outro como poderiam saber? 

    Da próxima vez estudem mais história e ciência política. Pensavam que Maquiavel era nome de algum remédio para tratar micose de praia? Vocês cairam no truque mais velho conhecido da ciência política. 

  10. Breve observação e comentário.

    Prezado Luís Nassif, prezados leitores.

    Primeiramente uma observação. O nome do ministro do STJ é Marcelo Navarro Ribeiro Dantas  e não Marcelo Dantas Ribeiro, como publicado no post. Pode parecer picuinha, mas como se trata de nome próprio e de um magistrado, é bom ser cuidadoso e rigoroso.

    Todos nós tendemos a avaliar positivamente as análises que nos agradam ou aquelas com as quais temos plena ou grande concordância. A despeito dessa característica humana, gosto de ser surpreendido; e quando uma análise pouco convencional me surpreende, tento refletir e aprender com ela. Mas desde já lhes digo que esse não é o caso da análise publicada anteriormente a esta, intitulada “Xadrez da delação que ficou parada no ar”, a qual considerei repleta de incoerências insanáveis e inexplicáveis. No comentário sobre ela dei exemplo e expliquei por que discordava.

    Esta análise se mostra coerente e apresenta coesão. Digo isso ela me agradou ou porque eu concorde inteiramente com ela? Não. O trabalho do jornalista, sobretudo daquele que faz análises prognósticas, principalmente porque não dispõe dos fatos prontos e acabados, é muitas vezes inglório. Mas se análise prognósica traz desafios, ela também pode consagrar o jornalista com ‘faro’ e visão aguçados. A crítica que fiz à análise anterior é porque observei incoerências e erros de interpretação, relativos a fatos já ocorridos.

    No cômputo geral as crônicas da série “O xadrez…” são muito  boas. E quando terminar a farsesca novela do golpe e a operação Farsa Jato, conduzida por uma ORCRIM institucional, sugiro ao Luís Nassif revisar o material e publicá-lo em livro.

     

    Saudações a todos.

  11. Não considero o impeachment golpe…..

    Mas esse último movimento da lava jato sem dúvida é um golpe cara de pau!!! A ver os próximos capítulos, mas se essa delação não for para frente o factóide da Veja, essa vai se mostrar a desculpa mais esfarrapada da história para não continuar uma investigação.

  12. Era uma vez a lava jato, indo
    Era uma vez a lava jato, indo pro vinagre junto com Dilma, que era que lhe dava apoio.Apoio besta, idiota.Agora os golpistas vão dar um fim nos dois, na lava jato e na Dilma.Tá bom pros coxinha? 

  13. A citação atribuída a Lutero

    A citação atribuída a Lutero não faz o menor sentido.

    Se fosse assim ele não teria se rebelado contra a “boa mentira” da venda de indulgências, a venda de entradas para o céu.

    1. A citação atribuída a Martinho Lutero faz total sentido

      Faz total sentido. Lembre-se que a reforma não foi apenas um movimento religioso. Havia questões econômicas envolvidos. O próprio Lutero, na hora em que decidiram tomar terra dos nobres e distribuí-las para os pobres, não aceitou. Foi assim que se deu inicio ao movimento anabatista, que seria mais tarde a raiz da Igreja batista.

  14. E Banânia seguira em frente

    E Banânia seguira em frente com os bananenses de verde e amarelo orgulhosos de terem acabado com a corrupção e colocado gente integra e honesta no comando da bananosa, Viva Banânia.

  15. vaza geral!

    a farsa se desmascarou. nunca tudo esteve tão flagrantemente exposto. o jogo viciado do poder e suas peças como meras marionetes.

    o colapso institucional é total. tá tudo dominado: Executivo, Legislativo, Judiciário, MPF, mídia, sistema partidário, terceiro setor. e principalmente, o grande interesse econômico.

    este não é um golpe da mídia, ou do Judiciário, ou do Parlamento, ou do MPF! este é um golpe da plutocracia brasileira contra o Povo e a Nação!

    na maior das encruzilhadas de nossa história, qual o posicionamento explícito dos grandes empresários brasileiros? uma reveladora omissão. justamente eles, que são os grandes financiadores de um sistema político/eleitoral agora exposto em suas pérfidas entranhas.

    este trágico Brasil cuja farsa agora está exposta sempre foi e será o país das maravilhas do setor dominante: banqueiros, rentistas, exportadores de commodities…

    foi  neste leito que o lulismo se amasiou durante 13 anos, supondo que o concubinato seria um amor eterno. e ao ser chutado porta afora da casa, apenas soube afogar-se em suas próprias lágrimas, numa conveniente alegação de ter sido vítima de “estupro”.

    foram 13 anos de mentiras e mentiras, de manipulações e manipulações. como o mito da “nova classe média” e dos “milhões arrancados à miséria”.

    engodos estatísticos.

    já que ninguém cruza a linha da miséria por conta de um provisório Bolsa-Família e sim por um incremento estrutural de renda.

    do mesmo modo, não basta ter acesso a crédito com juros e prazo conjunturalmente favoráveis, e assim adquirir alguns eletrônicos “Made in RPC” e construir um puxadinho na moradia “própria” na favela, para se tornar “nova classe média”.

    ao se olhar através do espelho, o mundo do lulismo sempre esteve invertido. e suas meias verdades apenas tentavam ocultar uma grande mentira: a possibilidade de alguma conciliação com uma plutocracia colonial e escravagista.

    agora vivemos a brutal queda no deserto do real.

    as capitanias hereditárias e seus donatários do poder: o Legislativo é Cunha. o Judiciário é Gilmar Mendes. Janot opera para tomar posse do MPF. o BC e a Fazendo são os banqueiros e os rentistas. e Temer… Temer é Cunha.

    este é um jogo sujo com cartas marcadas. um jogo viciado. não se pode vencer dentro das regras deste jogo. não existe a menor possibilidade de usar este jogo contra ele mesmo. e esta é mais uma das mentiras com o lulismo se auto-iludiu…

    o que nos resta?

    o que é preciso é denunciar aberta e radicalmente este jogo. sem qualquer tipo de concessão. expor ao país e a sua população que o golpe é o da banca contra todos nós.

    depois de tantos vazamentos, ainda não aconteceu o vazamento definitivo. algo da dimensão que Edward Snowden teve a ousadia e a competência para levar a cabo.

    e talvez a ida de Dilma Roussef ao Senado seja a última oportunidade de fazê-lo.

    1. Li seu comentário até o

      Li seu comentário até o fim,esperando ansiosamente uma resposta à nossa quetão fundamental. Mas ela não veio, embora o autor tenha escrito um libelo contra Lula e o lulismo: tudo engodo!!  E não veio porque o “homem que não usa maiúsculas” simplesmente não a tem. Falar, expor ao mundo todo o engodo, as canalhices das elites governantes, tudo isso, caro arkx, não resolve nada. Mas você sabe disso, mais que eu ou o articulista. Mas precisa ter uma resposta, de preferência revolucionária, para ser um militante “consequente”.

      Não vou responder a todas as absurdas teses suscitadas no comentário. Vou me ater apenas à frase: minguém cruza a linha da miséria senão por um incremento institucional de renda.

      E cito isto apenas para corroborar: não houve aumento significativo no salário mínimo, não houve melhoria estrutural do salário e da renda brasileira, não houve nenhum reles aumento no PIB do país, ninguém nesses 13 anos conseguiu comprar sua casa própria, ou estudar, ou melhorar estruturalmente sua renda pela maior capacitação, etc, etc, etc. Poupe-nos de suas besteiras, amigo, e comece a pensar seriamente numa maneira de “melhorarmos estruturalmente” sem pegarmos em armas. 

      Se você conseguir, voltamos a conversar.

       

      1. vaza geral!

        -> não houve aumento significativo no salário mínimo, não houve melhoria estrutural do salário e da renda brasileira, não houve nenhum reles aumento no PIB do país, ninguém nesses 13 anos conseguiu comprar sua casa própria,

        não! não houve! houve muita manipulação. muitas meias-verdades em todos estes quesitos, para esconder a grande mentira do lulismo, que agora se desfaz.

        a mentira do salário mínimo (considerando arbitrariamente o mês de julho – último mês atualizado pelo DIEESE):

        Julho/2016: R$ 880,00 – DIEESE R$ 3.992,75 – apenas 22% daquilo que prevê a Lei;

        Julho/2015: R$ 778,00 – DIEESE R$ 2.750,83 – apenas 23%;

        Julho/2013: R$ 678,00 – DIEESE R$ 2.750,83 – apenas 24%;

        Julho/2010: R$ 678,00 – DIEESE R$ 2.750,83 – apenas 25%;

        Julho/2007: R$ 380,00 – DIEESE R$ 1.688,35 – apenas 22%;

        Julho/2004: R$ 260,00 – DIEESE R$ 1.527,56 – apenas 17%;

        fonte: http://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html

        melhoria estrutural do SM? mentira! foi a crença fanática nas miragens do país das maravilhas do lulismo que nos trouxe até o golpe do impeachment.

        .

        .

      2. vaza geral!

        -> não houve aumento significativo no salário mínimo, não houve melhoria estrutural do salário e da renda brasileira, não houve nenhum reles aumento no PIB do país

        não! não houve! houve muita manipulação. muitas meias-verdades em todos estes quesitos, para esconder a grande mentira do lulismo, que agora se desfaz.

        a mentira do salário mínimo (considerando arbitrariamente o mês de julho – último mês atualizado pelo DIEESE):

        Julho/2016: R$ 880,00 – DIEESE R$ 3.992,75 – apenas 22% daquilo que prevê a Lei;

        Julho/2015: R$ 778,00 – DIEESE R$ 2.750,83 – apenas 23%;

        Julho/2013: R$ 678,00 – DIEESE R$ 2.750,83 – apenas 24%;

        Julho/2010: R$ 678,00 – DIEESE R$ 2.750,83 – apenas 25%;

        Julho/2007: R$ 380,00 – DIEESE R$ 1.688,35 – apenas 22%;

        Julho/2004: R$ 260,00 – DIEESE R$ 1.527,56 – apenas 17%;

        fonte: http://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html

        melhoria estrutural do SM? mentira! e assim é com cada um dos itens citados, e também os não citados.

        foi a crença fanática nas miragens do país das maravilhas do lulismo que nos trouxe até o golpe do impeachment.

        .

    2. arkx, também li sua resposta

      arkx, também li sua resposta até o fim, e concordo com a zuleica (se é que a entendi…) em dois pontos que penso você estar equivocado: primeiro, houve sim uma melhoria significativa na vida de milhões de brasileiros, como nunca antes um governo havia feito antes de Lula.  E nãofoi só em “puxadinhos” de casas das favelas e compra de eletrodomésticos, mas milhões de estudantes nas universidades por conta de Prouni e FIES, para ficar apenas no meu exemplo favorito.

      E a questão de “incremento estrutural de renda…” – quando a Zuleica te questiona, sobre como fazermos isso sem uma “revolução pelas armas” – e, de novo, não sei se a proposta dela é séria ou apenas provocação, ou uma “sustentação pelo avesso” dessa impossibilidade, portanto, LULA ESTARIA CERTO, SIM, ao antever como ÚNICA POSSIBILIDADE REAL a conciliação que tentou, como fez Mandela na África do Sul, e lembremo-nos que lá levou 40, 50 anos para que o processo amadurecesse, com repressões de todo o tipo, torturas, etc. etc.

      Bem ou mal, o fato é que Lula “abriu a caixa de Pandora”, mostrou ao mundo – e por isso é reconhecido e admirado… – que era possível resolver os problemas da miséria, da falta de oportunidades, porque diga você que ele fez pouco ou não, ele fez, e pesquisas sólidas demonstram isso.  Quem teria feito melhor ou mais com essa classe dominante, esse judiciário, essa mídia?

      Desespero por desespero, esteja certo que muitos sentem o mesmo que você…. e às vezes é impossível enxergar que “não há nada a fazer”, literalmente, a nãoser seguir em frente, lutando cada um como pode, e esperando a hora que a sociedade como um todo está menos enferma, tosca, irracional, fascista, porque tirando a forma “pelas armas”, aoutra forma será sempre o diálogo, e a luta polític.a.

      A|braço!!!!!

      1. vaza geral!

        olá Eduardo,

        -> “primeiro, houve sim uma melhoria significativa na vida de milhões de brasileiros, como nunca antes um governo havia feito antes de Lula.”

        não vou encher o teu saco. poderia aqui refutar com dados qualquer (como acabei de fazer com o salário mínimo) argumentação de “melhoras” obtidas pelos trabalhadores brasileiros durante o lulismo.

        só para não passar batido, a análise sobre o desemprego é estarrecedora. embora sempre propagandeado como uma conquista, não corresponde aos dados. veja bem, são os dados oficiais. o que ocorre é que jamais se considera um sub ítem da pesquisa do IBGE – que está lá disponível na tabela – que indica o subemprego (remuneração por hora trabalhada menor que a referência do SM/hora).

        quanto a criação de novos postos de trabalho, os dados são igualmente desmoralizantes. vejamos o que diz um economista histórico do PT, ex candidato a prefeitura de Campinas pelo PT e ex presidente do IPEA no governo Lula:

        “[na década de 2000, os “anos dourados do lulismo”] 95% das vagas abertas tinham remuneração mensal de até 1,5 Salário mínimo.  […]  e com  rendimento acima de três salários mínimos mensais, houve redução no nível de enprego.”

        “Nova Classe Média?”, Márcio Pochmann

        bem… não ia encher o teu saco, mas acho que já estou enchendo, então…

        ->”Desespero por desespero, esteja certo que muitos sentem o mesmo que você….”

        não sinto desespero algum. tristeza? inevitável. mas relembre que tudo isto eu já colocava aqui mesmo neste Blog do Nassif em 2006, 2007, 2008 até 2009 – quando ficou claro que teríamos que ainda passar por muito sofrimento para que a Esquerda compreendesse seus equívocos. e constatemos que mesmo agora parece ainda não ter sido sofrimento suficiente.

        ->”porque tirando a forma “pelas armas”

        toda vez que surge este argumento é porque o interlocutor partiu aí sim para o “desespero”. não você! não você! refiro-me aos que o usam para interditar o debate. entre as armas e a capitulação voluntária existe todo um espectro de opções.

        nunca deixei de apresentar várias e várias propostas concretas e plenamente exequíveis dentro da “lógica do mercado”, desde as que situam-se no âmbito do mercado financeiro, até, por exemplo, uma completa reformatação do “Minha Casa, Minha Vida”, transformando-o num “Nosso Bairro, Nossas Vidas”, o que seria um poderoso instrumento de desenvolvimento com inclusão social.

        para quem não ia encher o saco, já me alonguei

        abraços

        .

        1. rsrs – não encheu o saco! –

          rsrs – não encheu o saco! – rs – gosto do debate franco de ideias, gosto de ouvir o outro, seus argumentos….. – pena que as redes sociais sejam essa coisa fragmentada…..  compreendo seu ponto de vista, aceito-o PARCIALMENTE, às vezes ele me soa radical no sentido de  não reconhecer que o pouco feito foi melhor que nada e muito mais que qualquer um havia feito antes…..    Imaginemos um governo Dilma não desastroso e que tivesse dado continuidade ao que foi feito? Mas o que você me parece questionar é justamente a inviabilidade de qualquer governo “conciliatório”, e eu sei que entre “armas” e “nada” existe mil caminhos, mas no Brasil, um que nãoseja conciliatório, hoje, me parece complicado, a nãoser que alguém do perfil de Ciro Gomes (se você se lembra dos tempos que eu frequentava esse espaço, antes de praticamente abandonar há uns seis anos, sabe que eu votava nele nos primeiros turnos….), mais ousado que Lula na coisa do CONFRONTO, ganhe a eleição e conquiste um forte apoio popular, a única coisa que intimida essa gente.  E mesmo assim, sempre há limites nesse jogo, os passos nunca podem pender para um radicalismo,  a força, o odio, a sordidez a esperteza de nossa direita são brutais e mídia e judiciário, aliados seculares….

           

          Mas vou tentar puxar seus posts antigos e ler suas propostas, estou abandonando o Face, as artes, e me voltanto paraos blogs que debatam soluções, decidi me engajar de vez nessaluta.

          Abraço!!!!

          1. vaza geral!

            ->” às vezes ele me soa radical no sentido de  não reconhecer que o pouco feito foi melhor que nada e muito mais que qualquer um havia feito antes…..   “

            uma coisa é vc se colocar assim dessa maneira. outra completamente diferente é o fanatismo dos adoradores do “mito Lula”. e pior ainda são os lulistas profissionais, como clássicos stalinistas interditam o debate e expurgam o contraditório.

            existem vários métodos para viabilizar alguma conciliação inevitável num cenário de disputa entre forças assimétricas. entretanto, qualquer “acordo” deve obedecer a transparência e a uma completa subordinação a princípios inegociáveis.

            abraços

            .

  16. Ingênuos ou safados ?

    Quem é pago pelo estado pode se unir a marginália para atender seu interesses políticos e pessoais? Quem  pretende ser agente da lei pode conforma-la a sua vontade? Quem destroi reputações em busca de fama não é um patife infame? Concursados, provaram conhecer tudo aquilo que contrariam de leis e principios de direito na mais explícita prevaricação. Covardia e leniência foram até agora trilhas para sanha destruidora que se conseguiu nesta Jet-wash tão ao gosto de imperialistas alienígenas

  17. É uma técnica de DESVIO DE

    É uma técnica de DESVIO DE FOCO/ASSUNTO que os HIPÓCRITAS TOGADOS utilizaram,isso é

    muito usado no PIG,a chave para a “destruição” destes hipócritas é a delação de Marcelo Odebrecht ele

    não poupará o Judiciário partidarista e suas TÉCNICAS DELACIONAIS SELETIVAS e acreditem,ñ ficará

    por isso mesmo, tudo o que o Odebrecht está passando,ELE IRÁ PRA CIMA DESTES CARAS !!!!

    Obs: Não à toa está ficando por último essa BOMBA  da Odebrecht maior que da OAS,eles ñ se curvam !!

     

  18. Aguardemos

    Num jogo em que um quer ser mais esperto do que o outro, não pode haver vencedor.

    O lado derrotado não arcará com a humilhação sozinho.

    Ao fim e ao cabo não haverá vencedor.

    Um dia a casa cairá.

    Aguardemos…

  19. A pressão ensandecida da

    A pressão ensandecida da imprensa para que a delação seja aceita mostra o sucesso dos advogados da OAS de vazar a informação para forçar o acordo. Era isto o que queriam. Nem cogita de a PGR estar sendo dura de mais na negociação ou de o empreteiro querer cumprir pena em regime domiciliar. É uma negociação dura porque, diversamente dos outros casos, está sendo negociação após a condenação do empreiteiro. Só por isso, seus benefícios seriam reduzidos e ele teria que cumprir um tempo mínimo na prisão. Ninguém levanta essa hipótese   e todo mundo recorre à explicação conspiracionista, como se todo mundo na PGR fosse bandido mancomunado com político. 

  20. A pressão ensandecida da

    A pressão ensandecida da imprensa para que a delação seja aceita mostra o sucesso dos advogados da OAS de vazar a informação para forçar o acordo. Era isto o que queriam. Nem cogita de a PGR estar sendo dura de mais na negociação ou de o empreteiro querer cumprir pena em regime domiciliar. É uma negociação dura porque, diversamente dos outros casos, está sendo negociação após a condenação do empreiteiro. Só por isso, seus benefícios seriam reduzidos e ele teria que cumprir um tempo mínimo na prisão. Ninguém levanta essa hipótese   e todo mundo recorre à explicação conspiracionista, como se todo mundo na PGR fosse bandido mancomunado com político. 

  21. Botaram a Lava Jato no

    Botaram a Lava Jato no Xadrez,ou se pôs o Xadrez dentro da Lava Jato.A unica coisa relevante de tudo isso,é que perderemos,todos nós,os belos textos de Luis Nassif.Do lado derrotado,dois vitoriosos:Luis Nassif e eu.Nassif,sai engrandecido deste episodio deprimente,que envergonha todos nós,como já citei, pelos belos textos que produziu ao longo desse enredo de uma autentica ópera bufa,e se consolida como o mais brilhante jornalista da sua geração.Eu,pobre de mim,por que farejei com meu faro de ção perdigueiro,desde o inicio,bom que se diga, que esse troço chamado Lava Jato era uma Operação “Diabolic”,gerada nas entranhas da plutocracia brasileira,para liquidar a maior liderança popular do País e seu pardido,o Partido dos Trabalhadores.A nós,servirá de exemplo para muita coisa.Curar nossas chagas expostas,admitir nossos erros.Todos erramos.Não me parece o momento de procurar culpados.Lula,talvez o maior culpado de tudo isso,deu a ordem a um exercito combalido,mas não derrotado.”No dia 29 não termina nada,ao contrario,começará a nossa luta para a retomada daquilo que nos pertence,a terra fertil,o chão amigo”.Como no belo livro de Nilmário Miranda,Dos Filhos Deste Solo.Somos todos filho dele.

  22. Botaram a Lava Jato no

    Botaram a Lava Jato no Xadrez,ou se pôs o Xadrez dentro da Lava Jato.A unica coisa relevante de tudo isso,é que perderemos,todos nós,os belos textos de Luis Nassif.Do lado derrotado,dois vitoriosos:Luis Nassif e eu.Nassif,sai engrandecido deste episodio deprimente,que envergonha todos nós,como já citei, pelos belos textos que produziu ao longo desse enredo de uma autentica ópera bufa,e se consolida como o mais brilhante jornalista da sua geração.Eu,pobre de mim,por que farejei com meu faro de ção perdigueiro,desde o inicio,bom que se diga, que esse troço chamado Lava Jato era uma Operação “Diabolic”,gerada nas entranhas da plutocracia brasileira,para liquidar a maior liderança popular do País e seu pardido,o Partido dos Trabalhadores.A nós,servirá de exemplo para muita coisa.Curar nossas chagas expostas,admitir nossos erros.Todos erramos.Não me parece o momento de procurar culpados.Lula,talvez o maior culpado de tudo isso,deu a ordem a um exercito combalido,mas não derrotado.”No dia 29 não termina nada,ao contrario,começará a nossa luta para a retomada daquilo que nos pertence,a terra fertil,o chão amigo”.Como no belo livro de Nilmário Miranda,Dos Filhos Deste Solo.Somos todos filho dele.

  23. Filme J. Edgar

    Assistam o filme J. Edgar( baseado em fatos reais) e vejam como o poder da inteligencia policial pode fazer num pais como os EUA, e também é o que esta acontecendo no Brasil.

     Um ponto que voce não tocou é que a delação de Leo Pinheiro não acrescentou nada contra o Lula por isso foi rejeitada, uma segunda delação deve constar o LUla.

  24. O pêndulo de Janot

    No final, não podendo servir a dois senhores ao mesmo tempo, Janot jogou seus colegas de MPF (e Moro, e a PF) no mar e se juntou à camarilha dos 6.

    Imagino o quanto isso deve doer na alma dos procuradores, que se acham melhores que todo mundo só porque estudaram (pra se formarem), estudaram (nos cursinhos pra passar pra Procuradoria) e estudaram (a liturgia das leis) – e levaram um carrinho dos políticos que eles tanto desprezam.

    Enfim, Janot não pode mais se reeleger, né?

  25. Não tenho pena nenhuma dos

    Não tenho pena nenhuma dos patetas de Curitiba.

    Minha tristeza é que após destruírem a economia e qualquer mero senso nacionalista do país, esses Judas nada sofrerão (apenas perderão os holofotes).

  26. “Éramos lindos até o

    “Éramos lindos até o impeachment ser irreversível. Agora que já nos usaram, dizem chega.”

    Esta frase do procurador deverá doer muito na consciência e no rabo dos “paneleiros contra a corrupção”, dos “vem pra rua contra a corrupção” e outros idiotas.

  27. A pergunta ainda não

    A pergunta ainda não respondida. E o Lula como ficará em relação à Lava Jato. Vai em cana ou não ?

    Se a lava jato está fragilizada, como colocar um líder mundial lá dentro só por “ouvir dizer”, triplex e sítio ?

    Se o Lula não for processado, condenado e preso, essa operação só entregou metade do combinado.

    Acabar com o PT e Dilma.

    Nesse caso, o “monstro” pode criar forma outra vez

     

    1. Lógico que vai!

      O relatório da PF que está sendo fabricado, que o Nassif mostrou aqui ontem, é a prova disso: vão prender o Lula. Não dou um mês (um mês nada, quinze dias!) após o impeachment pra ele ser preso. Talvez já esteja preso na data do meu aniversário, 11/09…

      A mudança de entendimento do STF acerca do trânsito em julgado é mais uma peça do quebra-cabeça: Lula será preso por Moro e ficará preso indefinidamente, já que não tem o que delatar (e nem se tivesse, Lula não é covarde e nem jamais colaboraria com o medievalismo do Moro). Será sentenciado e rapidamente seu recurso à 2ª Instância será rejeitado, pra garantir que fique preso e caia na Lei da Ficha Limpa.

      O xadrez tá bem montadinho. A Câmara vai poupar o Cunha, com a atuação do Temer nisso, pois o Cunha e seus 150 deputados do Centrão, junto com o PMDB, serão as barreiras entre o PSDB e Temer. Este não é bobo, sabe que se Cunha cair não haverá barreira entre ele e os Tucanos, e estes botariam pra andar o pedido de impeachment do Temer que está parado na Câmara (pelas mesmas razões que estão tirando a Dilma), caso Temer crie problemas. Cunha é a garantia do Temer contra  bico grande e esfomeado dos Tucanos.

      Com Cunha ativo no submundo o PSDB também se vê premido a dialogar pra ter poder e combinar com Gilmar Mendes o enterramento do processo de cassação da chapa no TSE.

      Tá tudo bem amarradinho!

      1. Prende não, Alan

        Vão tentar condená-lo na segunda instância, com certeza. Mesmo assim, não será tão simples, mas acredito que conseguirão. 

        Prender Lula seria um erro estratégico enorme da direita. Quem dera se esta corja fosse tão burrinha assim…

         

  28. Bananolândia

    A Rebública da Bananolândia se destaca entre as nações pelas façanhas de sua elite branca. Fazem de tudo de forma democrática. É o sonho de ser uma republiqueta que tanto sonhava o PSDB e todo o judiciário….

     

  29. Um país vendido por 20 centavos.

    Mercenários vs nacionalistas

    Dizia o Sábio escritor Maquiavel, que o segredo da vitória, seja de um governante, ou de um país ou de um povo, é não se valer de tropas mercenárias para lhe defender, mas sim de tropas próprias e nacionalistas.

    Todos os países que se tornaram impérios, ou cresceram substancialmente na economia, o fizeram baseados no seu nacionalismo, como os EUA, por exemplo.

    No fundo “nossos” parlamentares de direita venderam o país por dinheiro. E o povo vendeu o Brasil por 20 centavos nas manifestações de 2013. E o que é pior, vendeu e não receberá, pois os aumentos da passagem ultrapassam todos os 20 centavos que receberam naquele momento. E ainda lhe será tirado saúde educação e muito mais, só por causa daqueles 20 centavos.

    O Brasil está em crise porque elegeu os partidos de direita mercenários, cuja pátria é o dinheiro no bolso deles. E Lula deu poder a um grupo de listas tríplices, que não tem o mínimo nacionalismo na veia, eis o grande erro.

  30. vaza geral!

    Lula, mais uma vez Lula, uma vez Lula sempre Lula… ao Tijolaço, o inimigo do meu inimigo é meu amigo. foi por este caminho que chegamos ao golpe.

    “– Gilmar Mendes tocou o dedo na ferida. Há dois anos, numa cerimônia em homenagem ao Márcio Thomas Bastos no Ministério da Justiça eu já protestava contra estes métodos. Quando [Sérgio]  Moro definiu [ele se refere às entrevistas do juiz citando a Operação Mãos Limpas, na Itália] que a imprensa ajudava no processo, ele estimulou o julgamento pela imprensa. É preciso que o juiz volte a julgar com os autos, as provas.”

    o que nós e o Brasil precisamos para lavar nossa alma é de um vaza geral! um vazamento amplo, geral e irrestrito de tudo que está nos grampos e nas delações premiadas da Lava Jato.

    e justiça seja feita, apesar de ter sido uma péssima governante, a única que resta incólume de todo este colapso é justamente a única que de fato operam para afastar: Dilma Roussef!

  31. A estranha Lava Jato

    Por toda a sujeira que há muito vem sendo divulgada, é para acreditar que a Lava Jato criada pelos golpistas, tem por finalidade única destruir Lula/PT e obtenção do impeachment de Dilma/PT abrindo caminho para conhecidos entreguistas e corruptos, não resistiria a uma competente, imparcial e honesta investigação de um tribunal internacional: muitos golpistas iriam para a cadeia. Sem dúvida nenhuma.

  32. Bem vindos ao inferno!

    Caro Nassif,

    Agora os procuradores e policiais que tão dedicadamente serviram aos traidores, agora eles vão receber todo o peso da consequência de seus atos.

    Não apenas não são mais lindinhos, vão ser caçados.

    E dos dois lados!

    E não podem se esquecer do tamanho do mal que ajudaram a causar.

    Os prejudicados merecem uma reparação!

    Enfim, senhores procuradores, policiais e juízes: preparem-se para ser colocados na vitrine como os privilegiados, que tem salários absurdamente altos! É sobre seus salários que os vencedores vão abançar, para dar uma satisfação aos prejudicados.

    Bem vindos ao inferno!

    1. O mesmo…

      Seu comentário é extremamente pertinente. Lembrou-me de Collor e o termo “Marajá”, então o grande vilão criado pela mídia para povoar o imaginário de seu rebanho de decerebrados.

      Collor era um corrupto que se auto-entitulala “Caçador de Marajás”

      Moro é um marajá que se auto-entitula “Caçador de Corruptos”

      Ambos são peças do mesmo jogo sujo. Ambos são merda da mesma privada.

      A “volta do pêndulo”, para usar um termo consagrado pelo Nassif, os corruptos voltarão a caçar os Marajás, permitindo que a História se repita como farsa. E vem se repetindo assim desde a época do Brasil Colônial.

       

  33. Acabaram-se as instituições brasileiras

    Acabaram-se as instituições brasileiras

    Todas: executiva, legislativa e judiciária (Temer, Maia/Renan e Gilmar) não há uma sequer que goze mais da confiança da população e isso é perigosíssimo!

    Essa luta pelo poder e esse distanciamento dos três poderes do julgamento da população terão consequências nefastas a médio e longo prazo 

    O lesgislativo retirando o poder de uma Presidenta eleita democraticamente de forma totalmente exdrúxula e tentando, até agora com sucesso, livrar-se da justiça

    O judiciário deixando de perseguir a justiça e deixando os corruptos em paz depois de alcançar o objetivo maior: acabar com o PT

    E o executivo acuado, refém de seus próprios pares, sem respeito, moral ou hombridade suficiente pra admitir que não tem legitimidade pra governar

    Estamos acabados como nação…

    JOB WELL DONE, como diriam os americanos…

     

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/04/10/cai-apoio-da-populacao-ao-impeachment-de-dilma-aponta-datafolha/

  34. Fatos

    Nassif,
    Quais os fatos da Lava-Jato? O que vem sendo produzido de modo objetivo desde o princípio? 
    O principal fato ou elemento objetivo produzido pela Lava-Jato são os vazamentos que alimentam os jornais.

    Ressalte-se:

    – por um lado, a papelada jurídica produzida por Moro e cia, as milhares de páginas que compõem os autos dos processos e as decisões judiciais, resultou em penas mínimas para os principais perpretadores de desvios na Petrobras. Objetivamente, premiaram o corrupto (e há quem ainda acredite que se trate de combate à corrupção… quá, quá, quá)

    – por outro lado, os vazamentos tiveram, desde o princípio, impacto fundamental no plano político, tendo por objetivo a tomada do poder. O novo grupo previa vencer as últimas eleições presidenciais com o auxílio dessa estratégia, como é peça de evidência o factóide publicado pela Veja às vésperas do primeiro turno

    Dessa forma há um vício ético no proceder dos participantes da Lava-Jato, ou de parte deles. Um vício que é incompatível com o ideal de justiça e de combate a corrupção, e que diz respeito à produção dos vazamentos. Dizer, como faz o procurador de goiania, de que os membros da linha de frente do MPF se tornam massa de manobra de seus superiores oferece uma justificativa conveniente, mas pouco convincente, para o caso específico da Lava Jato. A não ser que os vazamentos estivessem concentrados na PGR, mas sabemos que eles se produzem também em Curitiba.

    Ninguém ainda avaliou o desenrolar da Lava Jato antes e depois das eleições? Perdida as eleições, foi necessário adaptar a direção e o modo de operar da tomada de poder. E assumir o incoveniente de se viabilizar a mudança por meio de um golpe, o que demandou incluir no jogo outros protagonistas. O imbróglio foi que Cunha se tornou um eixo estruturador dentro do congresso e fortaleceu a posição do PMDB, que acabou herdando o poder tão cobiçado – novidade que os autores originais do golpe não esperavam (vide as denúncias de Sérgio Machado, o teatro de Janot contra caciques do PMDB, e os divergentes posicionamentos do PSDB em relação ao novo Governo).

    Fui muito pessimista em meu último comentário. É que este século incluirá decisões políticas difíceis, que exigirão uma estrutura institucional do Estado minimamente coerente e racional. E o Brasil demonstra que não tem nada do tipo, e nem terá em médio prazo…

     

    1. Tenho também tal percepção,

      Tenho também tal percepção, aliás, sempre tive desde o pós eleições 2014.

      Entendo que dentro do planejamento era prevista a vitória do Aécio, era grande a certeza de que tal vitória ocorreria. Muita coisas aconteceu para reverter-se a tendência de vitória de Dilma mesmo após as tais “jornadas de Junho de 2013” (na minha opinião, essas foram um ensaio do que era possível de se fazer: campanha ostensiva de mídia contra a Copa, vaias e mais vaias à Dilma, morte de Eduardo Campos, Lava Jato, etc.

      Entretanto, Aécio perdeu. Quase chegou lá, mas foi derrotado, isso definitivamente não estava nos planos da camarilha.

      Talvez, isso explique a reação virulenta da direita desde então, as diatribes de Aécio e do PSDB.

      Talvez tenha sido aí o erro fatal de Dilma e do PT: ainda acreditar que ainda haveria algum diálogo com os financistas, vide o início do tal “ajuste” do Levy, aliado à total baixada de guarda do PT e sua militância, que recolheram armas em um momento que os golpistas começaram a pintar os rostos para uma guerra fulminante e suja. Desde então Dilma, Lula e o PT não tiveram sossego um segundo sequer.

      Os sucessivos vazamentos da Lava Jato, as manifestações dominicais dos coxinhas, as ações de Eduardo Cunha, as ações do PSDB e da mídia em geral destroçaram o país e sempre esses foram alertados como preparativos para o golpe. Entretanto, este foi um plano B da direita financista, não é à toa que tudo foi demasiadamente escancarado, não estava no script inicial, não previam uma, para eles, improvável vitória de Dilma.

       

      1. Você tem razão, entretanto os

        Você tem razão, entretanto os golpistas, derrotados nas urnas, não estavam desprovidos de um detalhado plano “B”, que era exatamente o golpe através do PMDB, aproveitando sua fragilidade de partido reconhecidamente corrupto. O laço que usaram para laçar o PMDB foi justamente a Lava Jato. O golpe pertence de fato ao PSDB, esse é seu rosto único e sua verdadeira  alma política. O PMDB apenas está sendo usado, e inclusive os golpistas tucanos batem palma para os doidos do PMDB permanecerem dançando em sua ilusão, a pensarem que possuem algum naco de poder real. Até alguns jornalistas da direita foram enganados por falsos sinais de fragilidade do PSDB diante do PMDB. Logo que for finalizado o golpe, as lideranças do PMDB serão obviamente destruídas e seu rebanho de fisiológicos será amarrado e conduzido docilmente para que ao Congresso diga sempre amém aos projetos golpistas – e se alguém estrilar será enquadrado por um troço da guarda lavajatista que ficará permanentemente de plantão. Aécio, que os golpistas ficaram iludindo o PMDB de que ele era realmente alvo de perseguição investigativa, quando nunca o foi de fato, vai ser completamente inocentado, tanto pela mídia como pelo judiciário golpista, de tudo o que fez de errado e será guindado à liderança máxima do golpe e do país, como estava estabelecido se o plano “A” não tivesse falhado. E com Serra também se dará assim, o bandido será tido como herói. Enfim, os enganados não foram apenas os equivocados e sinceros policiais e procuradores. Depois do golpe, o PMDB estará mais submisso e controlado do que nunca foi. Temer será um mero assinador de papéis vindos do PSDB, e nada mais do que isso, até quando isso for conveniente. Toda a malha superior corrupta do PMDB foi enganada, foi tangida para dentro de uma armadilha mortal e do modo como as coisas se passaram, não se pode dizer que tivesse opção a isso.. Logo que o golpe seja finalizado, será atirada aos cães e aos zumbis furiosos da direita que foram criados e cevados no decorrer do processo golpista.

  35. Rogo ao nobre

    Rogo ao nobre editor,reconsiderar a historia que contei hoje O Caso Eu Conto Como o Caso Eu Vi.Sabe o editor que nao e nada agradavel,sequer estimulante,levar uma hora em frente ao computador,e ter como reconhecimento a lata de lixo.A razao me acolhe,quando defendo a tese de que comentarios da rede social no deve ultrapassar cinco linhas.Sou um cabeca dura,nao aprendo nunca.

  36. O Caso Eu Conto Como o Caso

    O Caso Eu Conto Como o Caso Eu Vi.No ocaso de 1970 no Tribunal do Juri da minha terra,prescidido pelo Dr.Expedito Teixeira de Carvalho,hoje desembarcador aposentado,duelavam,na defesa o Dr.Joao Maximiano Santos,um dos maiores criminalistas baiano e o Prof.Dermeval Santos Lopes,a invulgar inteligencia do sertao da Bahia.Na acusacao,o Promotor Publico Armando Tourinho Junior,de renomada familia de juristas baianos,cujo irmao ja falecido,Arx Tourinho foi Presidente da Ordem dos Advogados da Bahia,tendo como assistente de acusacao o Dr.Storssel Dourado,filho da terra,Deputado Estadual,Federal,Desembarcador do Tribunal Regional do Trabalho,tambem ja falecido.O galo com seu canto solitario, ja tinha anunciado ha muito a chegada da madrugada.O Prof Dermeval Santos Lopes sustentava a tese da legitima defesa da honra,baseada nos ensinamentos do cubano-espanhol Emilio Mira Y Lopez,sociologo,psiquiatra e psicologo,umas das mais celebres autoridades mundiais no asssunto.Parentesco comigo so no nome,anotava sempre o Prof.Dermeval.A tese foi imediatamente encampada pelo Dr.Joao Maximiano.Tinha mais gente fora que dentro do recinto.O Dr.Stoessel,adversario politico do Prof.Dermeval,mas amigos de altos paus e dedondoros bois,deblatereva sua treplica,quando de repente faltou energia em toda Cidade.Nao tardou a voltar.O Dr.Stoessel,antes de retornar a sua treplica,se permitiu um gracejo.O Professor Dermeval deu luz,soltou.Algumas palmas timidas de correligionarios seus se ouviaram no salao lotado.O Prof.Dermeval nao perdeu tempo.Vossa Exelencia me permite um aparte,cobrou.Toda Exelencia,devolveu o Dr.Stoessel.Desde que Vossa Exelencia adentrou nesse recinto,nao ha luz nesse salao,fulminou o Professor Dermeval.O salao veio abaixo,com a manifestacao da estudantada do Prof.Dermeval,em esmagadora maioria,com palmas enssuresendoras de mais de cinco minutos,sob os protestos da campainha do Dr.Expedito a exigir silencio.Ao final,o corpo de jurados decidiu por unanimidadr,7 votos a 0,pela absolvicao do reu.Era o decimo oitavo Juri que a invulgar inteligencia do sertao da bahia saia vitorioso.Sorte minha,ele era o meu Pai.

  37. Enganam-se quem pensa que o

    Enganam-se quem pensa que o livro de cabeceira de Papai era,Grandes Sertoes,de Guimaraes Rosa,Angustia,de Graciliano Ramos,Cem Anos de Solidao de Garcia Marquez,ou a Montanha Magica de Thomas Mann.Seu livro preferido era Quatro Gigantes da Alma,de Emilio Mira Y Lopez.Leu,releu,tornava a ler.Dizia-me sempre:Nao perco um juri,filho.Mira Y Lopez e monstro sagrado.Verdade,nunca perdeu um.

  38. A frase da ilustração nos

    A frase da ilustração nos chama a atenção mais uma vez. “Machado: Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel.” – Que ninguém esqueça de que, no momento em que falou isso, o Machado já havia feito delação premiada ao Ministério Público Federal e estava sendo monitorado por este ministério, o que nos faz acreditar que tudo o que tenha dito tenha sido do conhecimento prévio do MPF. Como um autômato.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador