Ernesto Araújo foi defensor da política externa do PT

Futuro ministro de Relações Exteriores também é autor de livro enaltecendo Mercosul e políticas externas adotadas com os petistas no poder 
 
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
 
Jornal GGN – Ernesto Araújo, futuro ministro de Relações Exteriores no governo Bolsonaro e que hoje preocupa especialistas em política exterior com declarações de que a sua missão será “acabar com a ideologia em política externa” e “libertar o Itamaraty” do marxismo, chegou a ocupar o segundo posto mais graduado da embaixada do Brasil em Washington, durante a gestão Dilma, e defendeu as políticas externas dos governos petistas.
 
Quem remonta essa trajetória é o repórter especial da Folha de S.Paulo, Ricardo Balthazar, recolhendo opiniões de ex-colegas do futuro chanceler que hoje se mostram surpresos com as mais recentes falas de Araújo. O futuro ministro tem uma carreira de 29 anos no Itamaraty e foi descrito como um funcionário público retraído, discreto e treinado para defender o país. 
 
Durante um evento para falar sobre as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, em agosto de 2013, a convite de um centro de estudos em Washington, Araújo apontava para uma certa admiração aos norte-americanos. Iniciou sua fala recitando o poema de Walt Whitman (1819-1892) “De uma constelação do Norte para uma do Sul”:
 
“Bem-vindo, irmão brasileiro (…) Aprendeste bem a verdadeira lição da luz de uma nação no céu”, diz o texto escrito quando Whitman soube da Proclamação da República no Brasil, em 1889. No evento, Araújo destacou que a primeira bandeira do Brasil independente era uma cópia da norte-americana e, ainda, que o então nome oficial do país era República dos Estados Unidos do Brasil, arrematando que os brasileiros sofriam de complexo de fracasso e alimentavam admiração pelos norte-americanos. Porém, nos últimos anos, o país vivia uma nova fase graças ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 
O primeiro chefe de Araújo no Itamaraty e seu ex-professor, o embaixador Sérgio Florêncio, diz que o diplomata foi um dos seus “melhores alunos” no Rio Branco. Juntos escreveram um livro sobre o Mercosul, com defesa ao bloco econômico regional e à política externa adotada pelos governos petistas – conclusões bem diferentes da defendida pelo chanceler hoje. O tema do livro foi apresentado por Araújo ao Itamaraty, lhe garantindo sua promoção de conselheiro ao cargo de ministro de segunda classe, em 2008. 
 
Entre 2010 e 2015, o futuro ministro foi chamado para ocupar o posto mais relevante da sua carreira, até o momento, em Washington. Em fevereiro de 2015, pouco antes de voltar ao Brasil, Araújo defendeu o governo Dilma em um debate com economistas na capital norte-americana:
 
“Nenhum conjunto de políticas pode funcionar para sempre (…) Algumas funcionam, um dia param de funcionar e você tem que procurar outra coisa”, afirmou durante o encontro mencionando como exemplos as políticas intervencionistas aplicadas pelo PT: “Não quer dizer que antes estava errado”, completou.
 
Após o impeachment de Dilma, Araújo assumiu a chefia do departamento que cuidava das relações com EUA e Canadá. Em junho deste ano, foi promovido a ministro de primeira classe ganhando o título de embaixador, mesmo sem ter chefiado um posto fora do país. 
 
Logo após a eleição de Donald Trump, em 2017, Araújo escreveu um ensaio enaltecendo o presidente americano como o único líder mundial hoje capaz de retomar os valores fundamentais do Ocidente, arruinados pelos “globalistas”. 
 
Foi esse artigo, escrito quando ninguém imaginava na eleição de Bolsonaro, que agradou o escritor de Olavo de Carvalho que, além de Araujo, emplacou também como ministro no governo Bolsonaro o colombiano Ricardo Vélez, para Educação. Para ler a matéria de Ricardo Balthazar na íntegra, clique aqui. 
 
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Efeitos do poder

    Assim como na dor, toda carne se trai, no poder,  todo cabra se desmente.

    O poder seduz, abduz e reduz a dignidade e o caráter daqueles que agem sob sua influência.

     

     

      1. Desmentidos

        Temer, Barroso, Moraes, assim que assumiram o poder passaram a execrar o que juraram, recomendaram e escreveram nos seus escritos (tão recomendados aos incautos alunos)

        A se cotejar o que o “ministro” escreveu e defendeu no governo anterior com o que ele afirma agora, temos a impressão de que, ou ele foi abuzido, ou foi seduzido ou sua inteligência foi reduzida.

        É isso.

        Não tenho muita paciência para comentar o óbvio, já que parece haver consenso nas nossas percepções.

  2. Carreirista

    Esse sujeito nada mais é que um “alpinista profissional” abaixo da mediocridade. O que resta para esse tipo de pessoas? Bajular e aguardar que alguém (provalvelmente tão, ou mais, desprovido de talentos e valor) em posição superior o “puxe para cima”. É estratégia adotada tanto no serviço público quanto nas corporações.

  3. … sintomas … tem quem acredite em…

    obs: refere ao comentário mais abaixo “Desmentidos, dom, 16/12/2018 – 14:46” (AMORAIZA)

    “Directed Energy Weapons — 1: electronic devices used to cause sleep deprivation and malaise  2: a hit man’s dream  3: classified or unclassified electronic weapons developed by the federal government, military, or private corporations to kill slowly  4: electronic devices used to tetanize muscles, cause strokes, heart attacks, or memory loss, instill fear, rage, or other forms of control over any living being  5: electronic devices which can manipulate hormones  6: patented or unpatented electronic devices developed to control behavior in living beings  7: electronic weapons developed specifically to covertly manipulate the masses 8: electronicweapons which, when used over the long term, cause a wide variety of illnesses, including lupus, fibro-myalgia, multiple sclerosis, chronic fatigue, lymphatic breakdown, depressed immune system, low t-cell count, etc.” @ http://www.stopcovertwar.com/dew.html

    – H. R. 2977, de outubro de 2001
    – H. R. 4964, de abril de 2016
    – H. R. 6725, de setembro de 2018

    Talvez importe… o movimento dos ‘coletes amarelos’, em sua versão americana, sob convocação do ente Q Anon, parece ganhar impulso e contornos que podem melindrar diplomacias aliadas, tal qual o retrata The Last American Vagabond @ … Q Hijacks Yellow Vests … <https://youtu.be/HGNPErbROQI&gt;

    1. Acredite,

      tem muito mais.

      Continue procurando que você vai achar muito mais.

      Tem isso, que não é só para o que dizem

      Tem isso aqui, que é uma “conspiração legal”

      Tem as  hipnoses coletivas através de antenas de celular

      Se é pra conspirar, boralá!!!!

      Até que eu volte a dormir como até a  década de 90, eu vou acreditar que estão sim, nos ferrando por ar, mar e terra.

      1. o conjunto de antenas na primeira imagem

        Matéria de hoje no South China Morning Post informa sobre uma corrida para o controle da ionosfera e nela a imagem de um conjunto de antenas que lembra o da imagem em seu comentário com a seguinte legenda: “High-power antennas at the Sura atmospheric heating facility in Vasilsursk, Russia, which was built by the former Soviet Union’s military during the cold war.” – https://www.scmp.com/news/china/science/article/2178214/china-and-russia-band-together-controversial-heating-experiments

        Nature International Journal of Science do final de novembro já estava literalmente na estratosfera: “Researchers plan to spray sunlight-reflecting particles into the stratosphere, an approach that could ultimately be used to quickly lower the planet’s temperature” – https://www.nature.com/articles/d41586-018-07533-4

        E agora parece que a “China operará el puerto de Haifa, cerca de los presuntos submarinos de Israel dotados de armas nucleares (¡mega-sic!)”  – https://www.telesurtv.net/bloggers/eeuu-israel-trump-netanyahu-jerusalen-jalifa-20181121-0003.html

        Muita teoria da conspiração… E descem à prática.

        Recuperar o sono, cada dia mais difícil.

  4. Isso aí não é novidade. Se

    Isso aí não é novidade. Se lembram daquele sujeito que ao chegar à presidência “DESSA PORRA” pediu para esquecerem tudo o que tinha dito e escrito? São todos uns camaleões.

  5. Então…

    Então fica claro que não se trata de um fanático com uma ideologia de extrema direita, mas apenas um oportunista procurando se dar bem puxando o saco de alguém, custe o que custar.

    Típico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador