Brasil atinge marca de 600 mil mortos pela covid-19

País perdeu mais gente do que as populações de cidades como Vitória e Florianópolis; patamar de vítimas segue próximo de 500 por dia

Foto: Rio da Paz

Jornal GGN – O Brasil registrou nesta sexta-feira (08/10) a marca de 600 mil vidas perdidas para a covid-19, número que supera a população de capitais como Vitória e Florianópolis: dados do consórcio de veículos de imprensa contabilizam 600.077 vítimas fatais.

Embora o avanço da vacinação e a queda no número de infectados tragam alguma sensação de volta à normalidade, especialistas dizem que ainda é preciso ter cautela por conta do risco de novas variantes, a necessidade de doses de reforço e o elevado patamar de vítimas (em torno de 500 por dia).

“Olhando os dados, consideramos que o pior da pandemia passou”, diz o superintendente de Vigilância em Saúde do governo catarinense, Eduardo Macário, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. “Mas ainda não podemos largar medidas de prevenção. Seguimos com média elevada de casos novos e boa parte da população não está (completamente) imunizada”.

Clique aqui e veja como contribuir com o jornalismo independente do GGN

Embora o governo de Jair Bolsonaro tenha demorado em adquirir vacinas e tenha colocado a eficácia dos imunizantes em dúvida, a adesão dos brasileiros à vacinação é elevada: 69,8% dos brasileiros já tomaram ao menos uma dose, ante 64% entre os americanos, onde a hesitação levou a uma nova escalada de óbitos.

Para os especialistas, a falta de coordenação será um obstáculo futuro. “Havia condições de vacinar toda a população brasileira de janeiro a abril”, diz o médico sanitarista e professor da USP Gonzalo Vecina, que considera os óbitos ocorridos a partir de abril como evitáveis, e alerta para a falta de coordenação como impacto futuro. “Se falar de 3ª dose, não há vacina suficiente. Não tenho visto o governo falar sobre comprar mais doses”, acrescenta Vecina.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Covid matou tanto, que matou até a DENGUE. A Covid conseguiu o feito de erradicar a DENGUE do Brasil !!!! Exterminou até o Aedes Aegypti. É algo surreal que só acontece no Brasil e sua Imprensa Oficial FAKE NEWS. Coisas que nascem com o Coronelato Nordestino Jagunço de Assis Chateaubriand a mando do Assassino Fascista, passa por décadas de Rede Globo do Lacaio JK até os dias de hoje de Imprensa Sobrevivente nos Aparelhos da UTI de Fundos Publicitários de Calcinha e ALESP. OS MILAGRES JORNALÍSTICOS !! Onde estão os números de mortes de DENGUE que assombravam o Brasil até 2019? Onde estão as imagens de Hospitais e Prontos Socorros, abarrotados de Pessoas moribundas, temendo uma segunda infecção que poderia levar à DENGUE HEMORRÁGICa? MILAGRE !!!!!!!!!! A Covid Nos salvou de tudo isto !!!!! Sem Vacina Placebo, até o Mosquito sucumbiu à Praga Bíblica !!! Eita, Pandemia Apocaliptica !! É Doença exterminando até Doença !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador