Coronavírus: Brasil é vulnerável a nova cepa

Onze casos da variante Delta foram registrados em cinco estados, e falta de medidas de contenção preocupa pesquisadores

Reprodução

Jornal GGN – A variante Delta do coronavírus já chegou a 98 países, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e traz uma preocupação extra para o Brasil, já que apenas 27,2 milhões de pessoas, aproximadamente, estão devidamente imunizadas contra a covid-19.

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, Camila Malta Romano, pesquisadora do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, afirmou que existe o risco de uma nova variante emergir no país por conta da falta de medidas de contenção por parte dos governos e a circulação generalizada de pessoas.

Além disso, o país tem apostado menos em medidas como isolamento social e mais no ritmo de vacinação, que está bem abaixo do necessário para conter o ciclo de transmissão do vírus.

A recomendação dos especialistas para evitar novas variantes é manter o controle da disseminação, além de avançar com a vacinação. Além do uso de máscaras e do isolamento social, é necessário que as políticas públicas sejam voltadas para a identificação precoce dos casos, acompanhamento dos contatos e isolamento de quem for contaminado enquanto estão em fase de transmissão.

Contudo, o Brasil que tem retomado a rotina cada vez mais rápido sequer chegou a controlar a pandemia de covid-19, e já contabiliza 11 casos da variante Delta em cinco estados, pelo menos até o momento.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador