Coronavírus: Cresce tensão no mundo com mortes por vírus na Itália e Coréia do Sul

A Itália bloqueou 10 cidades e pediu a mais de 50 mil pessoas que não saíssem de casa, ecoando o bloqueio da China de cidades inteiras na província de Hubei

WHO chief Ghebreyesus warns the ‘window of opportunity’ to contain the international spread of the outbreak is ‘narrowing’ [Yonhap/AFP]

Jornal GGN – Há um aumento de tensão com o surgimento de novos casos e fatalidades fora da China a partir do novo surto de coronavírus. Este alerta já havia sido dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O alerta ocorreu quando as primeiras mortes pela nova cepa COVID-19 foram relatadas no Oriente Médio e Europa. O coronavírus surgiu pela primeira vez em dezembro, na China central, mas agora se espalhou para mais de 25 países e causou mais de uma dúzia de mortes fora do país.

O número de mortos chegou a cinco no Irã e vários casos foram registrados no Oriente Médio, incluindo as primeiras infecções em Israel e no Líbano. Na sexta-feira, um italiano de 78 anos morreu após dar positivo para o vírus e uma segunda morte foi relatada hoje.

Na Coréia do Sul houve uma segunda morte. As informações foram dadas hoje, sábado, pelas autoridades, e o número de casos no país aumentou para 433.

A Itália bloqueou 10 cidades e pediu a mais de 50 mil pessoas que não saíssem de casa, ecoando o bloqueio da China de cidades inteiras na província de Hubei, no centro do surto. A segunda vítima, uma mulher, morreu na região da Lombardia, disse hoje um porta-voz da agência italiana de proteção civil.

O chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que a “janela de oportunidade” para conter a propagação internacional do surto estava “se estreitando”, à medida que os casos surgiam no Oriente Médio e na Coréia do Sul.

Ele alertou que, se os países não se mobilizarem rapidamente para combater a propagação do vírus, “esse surto pode ser direcionado a qualquer direção. Pode ser … confuso”.

Com informações do Al-Jazeera

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os EUA se vê às voltas com uma epidemia de gripe que já dura 4 meses, atingiu cerca de 26 milhões de estadunidenses e fez aproximadamente 25 mil vítimas fatais, segundo o jornal Washington Post. Mas na mídia ocidental em geral não se publica nada sobre isso:

    https://www.washingtonpost.com/health/time-for-a-reality-check-america-the-flu-is-a-much-bigger-threat-than-coronavirus-for-now/2020/01/31/46a15166-4444-11ea-b5fc-eefa848cde99_story.html

    1. Pois é.
      E esta sonegação de informação irá permitir que cidadãos ou visitantes dos eua viajem sem controle pelo mundo espalhando este virus.
      Mas nada pode prejudicar a grana gerada pelo comércio americano.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador