Covid-19: taxa de positivos cresce 274% no Brasil 

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Especialistas destacam o receio de uma nova onda da doença, tendo em vista a baixa cobertura vacinal com a terceira dose

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Os números de infectados pela Covid-19 voltou a subir em todo país no último mês. A alta foi registrada por meio de testes positivos de farmácia e também de laboratórios privados. 

O aumento de diagnósticos positivos durante o último mês chegou a 274%, de acordo com um levantamento feito pelo O Globo, por meio de dados de laboratórios e farmácias. 

Os testes positivos são apenas um dos indicadores da doença. O número de casos e óbitos seguem em estabilidade. 

No entanto, especialistas alertam o receio de uma nova onda da doença, tendo em vista a baixa cobertura vacinal com a terceira dose, que está em cerca de 50% no país.

   “Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Os dados

Segundo o levantamento, os laboratórios da rede de saúde integrada Dasa registaram um aumento de 274% na taxa de positivos para Covid-19, entre a segunda e a última semana de outubro, quando o índice passou de 5,64% para 21,14%. Nesse mesmo período foi identificado uma procura pelos testes 32% maior. 

Nas unidades do grupo Fleury, a taxa passou de 12% para 30% no mesmo período, um aumento de 150%. Já a busca pelo diagnóstico dobrou.

Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) também apontam que, entre a primeira e a terceira semana de outubro, foi registrado um aumento de 150% na positividade nas unidades, com um salto de 6% para 15%.

A quantidade de testes feitos nas farmácias, no entanto, segue baixa. Foram pouco cerca de 40 mil diagnósticos até o fim de outubro, enquanto em junho foram registrados mais de um milhão.

Leia também:

Balanço de momento: Estatísticas mundiais e a dinâmica da pandemia em terras brasileiras, por Felipe Costa

Mortalidade materna cresceu 70% com negacionismo de Bolsonaro na pandemia de Covid

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador