Governo de Cuba não nega ajuda a navio de cruzeiro britânico

Todas as medidas sanitárias foram tomadas, e Cuba não deixou de prestar solidariedade aos turistas ali confinados, fazendo, com segurança, que o retorno deles ao país de origem fosse realizado.

Jornal GGN – Atracou em Cuba, no dia 13 de março, um navio de cruzeiro britânico. Por solicitação do governo britânico, Cuba permitiu que o navio atracasse e recebeu os passageiros para que fossem encaminhados ao Reino Unido, por via aérea.

Todas as medidas sanitárias foram tomadas, e Cuba não deixou de prestar solidariedade aos turistas ali confinados, fazendo, com segurança, que o retorno deles ao país de origem fosse realizado.

Leia a declaração do governo cubano a seguir.

DECLARAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DE CUBA

No último dia 13, o governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte solicitou às autoridades cubanas a permissão de atracar em um porto cubano o cruzeiro MS Braemar, da linha Fred Olsen, com um pequeno número de viajantes afetados pelo novo coronavirus (SARS CoV 2/Covid-19) e sua repatriação por via aérea.

Ante a urgência da situação e o risco para a vida das pessoas doentes, o governo de Cuba  decidiu permitir o atraque desta embarcação e adotará as medidas sanitárias estabelecidas para receber a todos os cidadãos a bordo, sob os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde Pública de Cuba.

Em conjunto com as autoridades britânicas, se decidiu que uma vez que os passageiros desembarquem em território nacional, se proceda ao retorno  seguro e imediato destes viajantes ao Reino Unido em voos charter de companhias aéreas a esse país.

São tempos de solidariedade, de entender a saúde como um direito humano, de reforçar a cooperação internacional para fazer frente a nossos desafios comuns, valores que são inerentes à prática humanista da Revolução e de nosso povo.

Ministério de Relações Exteriores de Cuba

Havana, 16 de março de 2020.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador