A traição de Temer, por André Singer

Da Folha de S. Paulo

A traição de Temer

Por André Singer

Começo por uma confissão. Por bom tempo, desenvolvi a tese de que o PMDB seria o partido de centro no sistema brasileiro. A ideia era, creio, razoável. Agremiação moderada, serviria para frear os ímpetos de radicalização tanto do PT quanto do PSDB. Desse modo, o governismo peemedebista estabelecido desde o período Sarney, teria alguma função sistêmica.

Contrariamente à hipótese, primeiro fui obrigado a reconhecer que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos principais nomes da sigla no período recente, atuava para radicalizar o cenário. O presidente da Câmara adotou desde o começo do ano o perfil de líder conservador radical, disposto a colocar fogo no circo para queimar o PT.

Acalentei, então, durante certa fase a esperança de que, tal como corpo estranho, o político carioca fosse expelido do campo moderado. Nessa visão, a fúria expressa nas manobras cunhistas seria passageira. Terminada a sua vilegiatura, tudo voltaria ao normal.

A incrível atitude de Michel Temer nesta semana, entretanto, me faz repensar todo o esquema. Sem qualquer razão de fundo, a não ser a óbvia ambição de poder, ele abandonou a companheira de chapa na hora em que ela mais precisava dele. Como não há qualquer divergência política que justifique o afastamento, uma vez iniciado o trâmite do impeachment, o vice inventou uma série de desculpas esfarrapadas.

Não que os episódios relatados na carta sentimental enviada domingo passado sejam falsos. Ao contrário, parecem de realismo pungente. O problema é que nenhum deles se refere ao passado, presente ou futuro do país. São mágoas pessoais dignas de intriga municipal das mais chinfrins.

Em lugar de propor a expulsão de Cunha do PMDB, que seria o destino óbvio para um sabotador contumaz, Temer voltou-se contra a estabilidade das instituições. O Brasil pagará preço alto se houver impeachment sem base consistente. Arrisco dizer que Temer não só traiu Dilma como a própria vocação do PMDB.

E o vice traiu, também, a si mesmo. A sua postura irresponsável animou Cunha a continuar manipulando de maneira descarada tanto o rito do impedimento quanto o Conselho de Ética. Os episódios de pugilato na Câmara nos últimos dias devem ser debitados também na conta do vice, que sempre cultivou a imagem de equilíbrio e ponderação.

Sem dúvida, Dilma fica mais fraca e isolada. Mas Temer mostrou que a sua candidatura ao Planalto tem dimensão apenas paroquial. Abre-se um perigoso vazio em que a presidente não tem força para atuar e a alternativa imediata revela-se um fiasco. A tripla traição de Temer deveria ficar para a história como exemplo de péssima política.

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A carta do Michel Temer foi uma das manobras mais bizarras…

    A carta do Michel Temer foi uma das manobras mais bizarras que já aconteceu na política brasileira. Ele conseguiu em um só ato destruir toda a sua biografia e sua legitimidade. Seu tiro passou ao largo do alvo. Ao invés de sair fortalecido, saiu taxado como um verdadeiro canalha. Será imortalizado como um político rasteiro, dissimulado, covarde, mentiroso, dentre outros adjetivos nada alvissareiro.

     Sua imagem agora está unida umbilicalmente a de Eduardo Cunha. Qualquer iniciativa no sentido de levar a cabo o golpe manchará ainda mais a sua imagem. O melhor que o Michel Temer poderia fazer era abortar o golpe e se movimentar o mais rápido possível para evitá-lo. Pois, com certeza, e esse golpe vai fracassar.

  2. Discordo do fato de que Dilma

    Discordo do fato de que Dilma tenha ficado enfraquecida. São as brumas do momento que geram essa impressão. Quem está perdido é Temer. Não conseguiu intimidar o PMDB do Rio e não conseguiu intimidar Renan. O governo já demonstrou que tem poder de fogo para resistir ao Impeachment o que torna a próxima semana um momento de reacomodação de forças em detrimento dos golpistas.

    serra já diz que “se não ocorrer o impeachment será grande tragédia”… ou eja já começou a estudar essa possibilidade. No dia seguinte ao enterro do impeachment Teemr perde tudo. Ele e os que tiverem aderido publicamente a ele.

    A Sociedade Civil se levantou é uma densa linha de trincheiras e a oposição saiu em combate frontal. Será dizimada pela artilahria da sociedade civil. Temer já sentiu o golpe. Deixou de ser insignificante e agora é vaiado. A matemática dos dois terços não fecha e a decisão será provavelmente do Senado, como prevê a Constituição. No Senado a situação do governo é melhor do que na Câmara.

    O golpismo quebrou a carae vai amargar a tragédia pressentida por Serra.

  3. O Singer, por ser um

    O Singer, por ser um intelectual, tem essa postura cheia de “com licenças” e “por favores”. Em certos momentos, por conta disso, ele dá umas triscadas em posições totalmente opostas às que defende. Admiro-o e acho-o um bom cientista político, mas sinceramente acho que ele deveria rever isso aí, e falo da questão retórica mesmo. 

  4. Chantagem…

    Será que não podemos imaginar que Cunha tem em mãos não somente uns 100 deputados chinfrins que ele ajudou a eleger e ganhar espaço nos salões do poder, mas também o Michel Temer? Ciro não cansa de dizer: Temer é homem de Cunha. Temer está na Lava Jato, aparentemente no mesmo esquema de Cunha. Se isto for verdade, a postura traíra e covarde do Michel Temer perante Dulma e a democracia está explicada: ele é homem do Cunha e está sendo chantageado também…

  5. Fácil entender

    Já li muitas vezes que o Cunha é “dono” de quase 200 (mandatos de) deputados que foram bancados por ele em suas campanhas.

    Agora fica claro que o vice presidente mimichel tem o rabo preso com o Cunha. Suas ações recentes mostram que, muito mais do que a ambição pelo poder, ele está tentando salvar sua cabeça. Ele demonstra claramente Temer o Cunha.

  6. “Por bom tempo, desenvolvi a

    “Por bom tempo, desenvolvi a tese de que o PMDB seria o partido de centro no sistema brasileiro”:

    Sempre foi partido de aluguel.

  7. Nunca chegará aos pés do Senador José de Alencar

    Temer nunca chegará sequer aos pés do que foi o Senador José de Alencar, o qual ocupou com dignidade e fidalguia mineira o posto de Vice-Presidente da República. Suas atitudes sempre foram no sentido de agregar e nunca provocar o dissenso.

    Temer se a sua situação é tão desconfortável como traduz a sua patética carta, por quê você não renunciou até agora ao seu posto?

    Um ponto a ponderar para aqueles que estão afim de colocar fogo no País: – quando a porradaria vier vai sobrar para todo mundo. Vai ser de de a até z na casa de Noca.

    Aos lacerdista de hoje, revisitem o fim do corvo no pós-golpe de 1964. Pensou que levava e no fim, tomou na cabeça, isto sim. Foi lá para Lisboa puxar o saco de JK, um de seus maiores alvo de acusações, buscando estabelecer a Frente Única.

  8. Isso aqui está melhor que

    Isso aqui está melhor que Game of Thrones.

    Michel Temer é o Jaime Lannister, o regicida, ganhou essa alcunha ao matar o Rei, Aeris II, que havia enlouquecido.

    Muitos o criticam por matar o Rei, o qual devia proteger, mas o Rei estava louco, cheio de vaidades e seu governo apenas prejudicava o reino de Westeros.

    Não havia como cumprir a Constituição e esperar o sucessor do Rei aparecer. A guerra estava instauradapelo trono iria começar. Mas melhor uma guerra curta do que o povo padecendo do sofrimento de ter um governante louco no comando. Um golpe de espada e a crise seria superada.

    Mesmo a contra-gosto e contra suas convicções pessoais Jaime Lennister teve de trair seu soberano a quem jurou lealdade e pensar primeiro no povão de Westeros.

    Para os legalistas, Jame Lennister é um traidor e regicida. Para o povo e pessoas de bem, ele é um herói

    No Brasil a realidade imita a arte.

    Westeros é aqui.

     

  9. traição já é uma mácula que


    traição já é uma mácula que  o silvério dos reis e o calabar á experimentaram amargamente…..

    mass tríplice triaição, aí o termer bateu todos os recordes…

  10. Fim da linha para Eduardo Cunha

    Fim da linha: Globo pede a cabeça de Eduardo Cunha

    Antonio Cruz/ Agência Brasil: pBrasília- DF- Brasil- 14/03/2015- O Presidente da câmara dos deputados, deputado Eduardo Cunha Preside a Sessão Solene em Homenagem aos 50 anos da Rede Globo, ao seu lado, João Roberto Marinho (Antonio Cruz/Agência Brasil)/p

    O golpe contra a presidente Dilma Rousseff sofre um duro baque neste sábado; em editorial, o jornal O Globo, comandado por João Roberto Marinho, pede o afastamento sumário de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados; segundo o texto, “ultrapassou todos os limites a manipulação que o presidente da Câmara faz do regimento, com o uso de seu poder, para atrapalhar a apreciação de processo contra ele”; cobrança da Globo, um dos centros de poder no Brasil, pode acelerar decisões da procuradoria-geral da República e do Supremo Tribunal Federal, sobre seu afastamento; “seu tempo acabou”, diz O Globo; sem Cunha, o golpe estimulado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo PSDB perde força e intensidade; ontem, o procurador-geral Rodrigo Janot também questionou o rito do impeachment definido por Cunha

    12 de Dezembro de 2015 às 06:15

     

     

    247 – O golpe contra a presidente Dilma Rousseff sofre um duro baque neste sábado.

    Em editorial, o jornal O Globo, comandado por João Roberto Marinho, pede o afastamento sumário de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados.

    De acordo com o texto, “ultrapassou todos os limites a manipulação que o presidente da Câmara faz do regimento, com o uso de seu poder, para atrapalhar a apreciação de processo contra ele”.

    Cobrança da Globo, um dos centros de poder no Brasil, pode acelerar decisões da procuradoria-geral da República e do Supremo Tribunal Federal, sobre seu afastamento.

    “Seu tempo acabou”, diz o jornal.

    Sem Cunha, o golpe estimulado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo PSDB perde força e intensidade.

    Leia abaixo:

    Venceu o prazo de validade de Eduardo Cunha

    Ultrapassou todos os limites a manipulação que o presidente da Câmara faz do regimento, com o uso de seu poder, para atrapalhar a apreciação de processo contra ele12/12/2015 

    A Câmara dos Deputados, assim como o Senado, é uma instituição secular, fundada no Império, dirigida àquela época por condes e viscondes. Na República, sua Mesa foi frequentada por nomes que se encontram nos compêndios de História do Brasil: Flores da Cunha, Pedro Aleixo, Ulysses e outros.

    Em tempos recentes, houve a bizarrice de Severino Cavalcanti, cassado por receber um “mensalinho” de R$ 10 mil de um concessionário de restaurante na Câmara. Ungido pela política fisiológica do PT de literalmente comprar apoio no Congresso, Severino queria controlar a diretoria da Petrobras que “fura poço”. Um parêntese: ele talvez não soubesse, mas o lulopetismo já havia dominado a direção da estatal e passara a saqueá-la.

    No campo do exotismo — mas em outro sentido —, o atual presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), escala índices de rejeição na opinião pública, ao manejar com frieza o poder do cargo e o conhecimento que tem das regras da Casa, para sabotar a tramitação no Conselho de Ética de um processo instaurado contra ele por falta de decoro.

    Às favas com a objetividade dos fatos. Cunha, citado na Lava-Jato como beneficiário de propinas geradas na Petrobras, compareceu, por vontade própria, à última CPI da Petrobras e garantiu que não tinha contas escondidas em bancos suíços.

    O MP suíço o desmentiu, ao enviar dados de contas suas e família à Procuradoria-Geral da República. Configurado o perjúrio, o PSOL e a Rede encaminharam denúncia ao Conselho de Ética. Aberto o processo, Cunha, aliados e tropa de choque fazem de tudo para impedir o funcionamento do Conselho, com a intenção de atrasar ao máximo os trabalhos e jogá-los para 2016.

    Inviabilizado um acordo com o governo — mais por resistência de petistas que se recusaram a votar em favor dele —, para que o deputado escape da cassação, os embates no Conselho passaram a reproduzir cenas à altura de câmaras de vereadores do mais longínquo sertão. Tapas, gritaria, intervenções protelatórias de nível rasteiro.

    Mesmo tucanos que estavam condescendentes com Eduardo Cunha, para que ele aceitasse o pedido de impeachment de Dilma — arma que o deputado usou para chantagear o Planalto —, o abandonaram. Ainda antes de ele instaurar o processo do impedimento — dentro das prerrogativas do presidente da Câmara, seja ele quem for.

    Aberto o processo, passaram-se 38 dias e oito reuniões, até a de quinta-feira, sem que se conseguisse votar um relatório, diante de um atônito presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). O primeiro relator, Fausto Pinato (PRB-SP), contestado pelo grupo de Cunha, por se declarar a favor do prosseguimento do processo, disse ter sido ameaçado, e terminou substituído por Marcos Rogério (PDT-RO). Este promete ler seu relatório, também contra Cunha, na terça-feira. Mas nada é certo.

    O presidente da Câmara deveria renunciar ao cargo, para se dedicar à sua defesa, sem atrapalhar os trabalhos da Casa. Seu tempo acabou.

     

    1. “Globo pede a cabeça de

      “Globo pede a cabeça de Eduardo Cunha“:

      Mentira deles, Passos.  “A rede golpe FOI INFORMADA por Janot que o fim da linha chegou pra Eduardo Cunha” teria sido mais honesto.  Agora fica a impressao no ar que a rede golpe “clamou” por alguma coisa -como se tivesse o poder que ja teve- enquanto Janot se safa com mais um vazamento direto das maos dele.

      Pergunta aa rede golpe:  seu dinheiro acabou, nao foi?

  11. o temer tá dando o maior

    o temer tá dando o maior migué…

    fogo da responsabilidade institucional para ter benefício pessoal.

    isso é prevaricação….

  12. Juro

    O cientista social achava que… pensava que… através das análises chegou a conclusão que… faz um mea culpa meia boca assim…

    Bem, todos somos idiotas, e ele, egresso do PT, vai continuar com suas bobagens vendáveis assim como … A traição dos traíras…

     

  13. Em resumo:

    Para Temer não mportam os interessespublicos, não interessa a sobrevivência do Brasil. Interessa a sobrevivência do PMDB, do fisiologismo, do velho modo de fazer acordos na base de cargos, do desmonte das políticas sociais em benefício do coronelismos das emendas e verbas para deputados. Só discurso de uma coisa de Singer.  O PMDB que está ai é o mesmo que chegou ao poder com as Indiretas Já!  Não traiu sua vocação agora. Vem traindo desde aquele tempo.

  14. Oportunismo

    O oportunistaTtemer saiu do armário. O povo não perdoará a falta de caráter de alguém que trai os seus pelo poder. O pior dos mundos está se descortinado: uma oposição golpista e o triunfo do capital finaceiro. 

  15. o capitão temer em sua

    o capitão temer em sua temível viagem,

    muda de nome,

    dá o seu famoso migué,

    e só oferece como premio a traição  às instituições

    e a deslealdade como premissa para que o povo exulte

    mas o barco raivoso e odiento espuma tanto de raica e espasmos

    delirantes

    que a tormenta  inunda o tombadilho e fere  de

    vergonha o espúrio capitão…

     

  16. Advogado do ladraoCunha!

    O ladrao golpista Eduardo Cunha e representad por Antonio Fernandez Souza ex procurador geral da Republica Lembran MENSSALAO?Agora sera o fim do PT, Ex presidente Lula, e atual presidenta Dilma.Nao ficara Pedra sob Pedra.

  17. A traição de Temer e o PMDB

    O PMDB faz o que seus financiadores/patrocinadores querem. Ocupam prioritariamente os cargos ligados às áreas que proporcionam ou garantem lucros e procuram afugentar os concorrentes e também são bons em  orgãos como o TCU/Justiça, indicados por bancadas, e assim são poderosos e conseguem financiamentos. Temer deve ter visto uma chance de prestar um serviço um pouco maior e ser recompensado por isto com o cargo de presidente, mesmo temporário. Mas o jogo é pesado demais para os subalternos que são sempre executores, mesmo o Sarney foi um simples boy do Marinho e estes e os banqueiros referem deixar a Dilma continuar fazendo o trabalho neoliberal com o o Levy.  É muito mais seguro do que correr o risco de ter um Cunha na presidência. O PT ter chegado ao poder é que é a situação absurda.

  18. Sinceramente, vim aqui fazer

    Sinceramente, vim aqui fazer um desabafo. Eu quando ouvia alguém falar mal do Brasil e dos brasileiros repreendia. Mas hoje EU ESTOU DECEPCIONADO COM MEU POVO. São Paulo, onde vivo, sempre foi uma decepção pra mim mas agora é o Brasil. 

     

    Os EUA também passaram por uma crise econômica em 2008, naquela época será que o povo estava pedindo impitimente do Obama? Não sei. Creio que nem todas as nações sejam tão infantís como o Brasil.

     

    Todos infantís, classe A, B, C, D, Z. Políticos do PSDB, DEM, PPS, PSC… e essas mredas todas. PMDB… Todos infantís. 

    É uma barbaridade um político achar que uma crise como a que vivemos se resolve com impitimente. E é mais bárbaro ainda um povo abraçar uma idéia tão estupida. Talvez o maior erro do PT foi não ter investido em uma eduação minimamente decente pra seu povo.

     

    Mas tem muito analfabeto que é mais sábio do que esssa “classe C” que cursa administração na Unip.

     

    Então vai ser assim? Sempre que um candidato ganhar o outro vai tenatr golpe com base na burrice de seu povo infatil? 

    E onde é que fica a seridedade, o comprometimento com o país? 

    Não… eles só estão comprometidos consigo própios…

     

    E onde é que está a tão falada Democracia que dizem termos conquistado duramente?

    Como é que um País é uma Democracia se seu povo em maioria nem sabe o que essa palavra significa?

     

    Tudo o que vivemos nos mostra que não, não somo uma Democracia. Que sim, precisamos de um Golpe.

    Eu agora quero o tal do impitimente, do fundo do meu coração.

     

    Quero ver meu povo sofrer, apanhar, pra aprender a dar valo ao que tinha e não sabia.

    É  aquela velha história “só se dá valor quando perde.”

     

    Só se cura uma doença quando ela se manifesta. 

     

    Se o golpe acontecer, o Brasil vai novamente lutar pela Democracia e vai “conquistá-la” novamente. E os Golpistas e seus partidos ficaram para sempre lembrados como inimigos do povo no futuro. E a esquerda vai ter para sempre o mérito de “naquela época, do golpe de 2016” ter lutado contra o mesmo.

     

    QUE VENHA O GOLPE. FORA DILMA!

  19. O plano sempre foi este

    Quando o PMDB aceitou ser vice de Dilma, já tinha isto em mente. Sabiam que ela era fraca. Estudaram suas falhas no primeiro mandato.

    E os maiores culpados, são os eleitores, que levaram,Temer ( junto com Dilma) para o segundo turno das eleições presidenciais. Votaram no PT, mas se esqueceram que uma votação inclui um vice também.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador