Caso de ministra do Trabalho expõe fragilidade institucional do governo Temer

Aumenta o cerco contra a posse de Cristiane Brasil (PTB-RJ), mas Planalto continua trabalhando para reverter decisão que suspende posse  
 
Deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) Geraldo Magela/ Agência Senado
 
Jornal GGN – Aumenta o cerco contra a posse da nova indicada para o ministério do Trabalho Cristiane Brasil. A parlamentar tinha a posse marcada para esta terça-feira (09) que foi suspensa na justiça de Niterói (RJ) atendendo a uma ação de integrantes do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Miti) devido a uma condenação em primeira instância de Brasil na Justiça do Trabalho.
 
Leia também: Advogados acionam Justiça contra posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho
 
Segundo informações da Folha de S.Paulo, o governo está tentando reverter a decisão para garantir a posse da deputada do PTB-RJ que está ficando cada vez mais difícil, isso porque novas denúncias pesam contra a congressista, uma delas levantada pelo jornal mostrando que a nova ministra usa mensalmente R$ 4 mil em verbas do Congresso para contratar os serviços da locadora Barros & Serra Serviços Executivos Rent, empresa que está em nome de Naida Maria Coelho Serra, tia da sua chefe de gabinete, Alessandra Serra Gama. A locadora está registrada na Receita Federal com endereço e telefone de uma empresa de contabilidade em Sobradinho, cidade-satélite de Brasília, chamada Lacerda Contabilidade.
 
Ao ligar para o local, a Folha foi informada que a Barros & Serra é cliente da Lacerda que forneceu como contato da locadora um número de telefone do deputado Luiz Carlos Ramos (Podemos-RJ) que chegou a empregar outro tio de Alessandra, chamado Parmênio Francisco Coelho Serra, até dezembro de 2016 em uma outra empresa, a ARL Barros Serviços Executivos Rent a Car. 
 
Em 2013 a empresa foi centro de um escândalo sobre locação gerando a abertura de investigações no STF e TCU. Quando saiu de cena e foi aberta a Barros & Serra em nome de Naida. 
 
Outra notícia que causa ainda mal-estar no Planalto a respeito da Cristiane Brasil é o suplemente que assumirá sua vaga na Câmara com a possível posso parlamentar: Goytacazes Nelson Nahim (PSD-RJ). O ex-vereador de Campos foi condenado em 2016 pela Justiça a 12 anos de reclusão em regime fechado por estupro e exploração sexual de menores de 18 anos no caso das “Meninas de Guarus”. O processo, de autoria do Ministério Público Federal, mostrou que crianças e adolescentes, algumas com 8 anos, eram mantidas em cárcere privado para a prostituição.  
 
A questão que fica é por que Temer insiste em manter a posse de Brasil. A dificuldade da atual equipe do Planalto aponta para a sua fragilidade de apresentar um novo nome que tenha, pelo menos, um histórico consistente com a Pasta. 
 
Com menos de 5% de aprovação junto a opinião pública, parece que estão se reduzindo os nomes de políticos que querem se ligar ao governo Temer. Com o argumento de se preparar para a reeleição ou um novo cargo político este ano, o Planalto se viu obrigado a trocar três ministros em menos de um mês e terá que alterar o cargo em mais 13 ministérios, segundo levantamento do Estadão. 
 
Leia também: Cristiane Brasil: descuido ou falta de opção de Temer?
 
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falando em opções…

    Falando em opções, o Temer fará novos exames no Sírio-Libanês. A Veja fará uma capa com Temer de olhos fechados, como a quase-máscara-mortuária com que brindou a Dilma, ou vai optar por colocar um ovo na capa, apregoando que o ovo é amigo ou inimigo do colesterol?

  2. Contrapontos:
    1. Ser

    Contrapontos:

    1. Ser reclamado em processo trabalhista não desquallifica ninguem para cargo publico. Trata-se de situação corriqueira para qualquer um que tenha empregado uma cozinheira, motorista, faxineira, a regra hoje no Brasil é sempre processar o patrão,

    tenha ou não recebido seus direitos trabalhistas, mesmo depois de dar quitação o empregado pode entrar co  processo por

    outra recamação tipo horas extras ao infinito, insalubridade, etc.

    2.Não cabe a um juiz de 1ª instancia suspender a nomeação de um Ministro aqui, nos EUA, França ou China. É o apice da anarquia institucional. Se é possivel essa invasão de poderes o Presidente da Republica poderia tambem suspender a promoção de um magistrado ou bloquear a eleição de um Secretario para a mesa da Camara dos Deputados.

    Feitas essas ressalvas parece que  a Deputada tem dificuldade com seus subordinados, é muita denuncia de ex-colaboradores em apenas dois dias, parece que não gostam dela, é muita queixa contra uma só patroa, deve ser casca de ferida.

  3. tem que ser por aí mesmo…

    dificultar ao máximo a vida dos que querem cargos só para se ver livre de qualquer punição……………………

    que ele passe a ser cobrado pelos pilantras e criminosos que atendeu, mesmo sabendo que eles estavam tão sujos

    quanto qualquer bandido de alta periculosidade

  4. Ah, esse PTB de Bob Jefferson e filha é de dar engulhos

    Causa espécie esse tal de Nelson Nahim ser eleito deputado apos uma condenação e pena por um crime grave, como estupro, exploração e carcere de menores. Que ele tenha cumprido a pena e toque sua vida, ok, mas Deputado Federal, é um pouco demais. Se bem que com o nivel da atual câmara, ele estara a vontade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador