Conselho de Psicologia se posiciona pela democracia

Jornal GGN – O Conselho Federal de Psicologia se manifestou a respeito dos movimentos antidemocráticos que tomaram conta da política e da justiça brasileira. “Somos veementemente contrários a uma justiça seletiva, parcial e partidarizada, que mantém a desigualdade e a exploração dos mais pobres, captura direitos civis básicos, criminaliza e promove julgamentos públicos em casos em que processos jurídicos tenha sequer sido abertos”.

O documento faz críticas ao papel da mídia tanto quanto ao uso político e partidário dos tribunais de justiça.

Abaixo, a íntegra da nota:

NOTA DO CONSELHO FEDERAL de PSICOLOGIA SOBRE O ATUAL MOMENTO DA CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL BRASILEIRA

O Conselho Federal de Psicologia vem manifestar-se sobre os últimos acontecimentos nacionais, de modo a deixar claro para a sociedade e a categoria profissional o seu posicionamento em relação às violações e aos desrespeitos às instituições democráticas consolidadas, historicamente, pelo esforço de luta da população brasileira.

Neste momento, vimos a público nos manifestar sobre a importância da defesa do Estado Democrático de Direito, considerando que, sem a participação de todas as pessoas, de modo igualitário e equânime em seus âmbitos de inserção social, não é possível promover dignidade de vida e justiça social. Deixamos claro que o Conselho Federal de Psicologia defende uma sociedade humanizada, fundada em valores éticos que preservam a justiça, a democracia e os direitos essenciais de uma vida digna para todas as pessoas.

Assim, destacamos alguns importantes elementos para análise consciente do que estamos vivendo hoje, deixando claro nosso posicionamento:

Somos veementemente contrários a uma justiça seletiva, parcial e partidarizada, que mantém a desigualdade e a exploração dos mais pobres, captura direitos civis básicos, criminaliza e promove julgamentos públicos em casos em que processos jurídicos tenham sequer sido abertos.

Repudiamos as tentativas de ruptura com o Estado Democrático de Direito e os movimentos em direção a um Estado Policial, com sérias ameaças e violações a democracia.

Condenamos o papel manipulador da mídia que, servindo a interesses econômicos, provoca convulsões sociais e fazem aflorar sentimentos de rivalidade, ódio e descontrole nas manifestações sociais e participação popular.

Somos contrários a toda forma de corrupção, própria de um sistema que se funda na exploração daqueles que produzem as riquezas e não podem delas desfrutar. No entanto, a corrupção não será combatida sem um processo judicial ético e transparente, que respeite todas as instituições democráticas e, principalmente, que promova a consciência política do povo brasileiro sem que seja golpeado ou enganado em suas principais demandas.

Reivindicamos que todas as propostas de combate à corrupção tenham um caráter republicano e não sensacionalista, e que, de fato, puna todos aqueles que incorreram em ilegalidades, não selecionando quem será punido ou não, a partir de interesses políticos que disputam projetos distintos de sociedade.

Por fim, e não menos importante, queremos nos posicionar de modo solidário e defensor do direito de mulheres, negros, indígenas, jovens, população de rua e comunidade LGBT, que sofrem violência, entendendo que uma sociedade construída em bases humanitária, igualitária e justa é uma sociedade que assume, incondicionalmente, a consolidação dos Direitos Humanos em todas as instâncias e contextos sociais.

Reafirmamos nossa confiança nas instâncias republicanas e nossa luta sempre em favor do fortalecimento da democracia.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou formado em direito e

    Sou formado em direito e trabalho na área jurídica, á qual estou ansioso por abandonar e atualmente curso Psicologia, que pelo visto fiz muito bem em abraçar, gostaria muito de saber dos ‘jenios” doutos do oab qual é o crime de responsabilidade da presidente Dilma que alegam para apoiar seu impedimento? Ter sido eleita com 54 milhões de votos??

  2. Equilíbrio estratégico

    Este texto deveria ser exposto em outdoors por todo esse Brasil desequilibrado.

    Discutir as sacanagens dos reclusos na “Casa” ou na “Fazenda” não serve prá nada. Por que não iniciar um debate envolvendo toda a sociedade, por todos os médias, com demandas e ideias sobre que país queremos?

    A sociedade peruana fez isso após a queda de Alberto Fujimori em 2.000. O desenvolvimento econômico é sustentado desde então. Em 2.007 o índice de alfabetização estava em 92%. Até a segunda presidência de Alan Garcia foi bem, ao contrário da primeira, que vivenciei por quatro meses. Atribuo isso à mobilização da sociedade peruana por uma democracia participativa, resistente a maniqueísmos políticos mesquinhos.

  3. Síntese, Honesta, Lúcida e Corajosa do Cons. Fed. de Psicologia.

    Para haver honestidade neste país, precisaríamos que todas as entidades, igrejas, etc… tivessem posições CLARAS, como essa do Conselho Federal de Psicologia.E não atitudes covardes, com palavras dúbias de quem fica em cima do muro, na espreita de cuidar exclusivamente de seus interesses excusos. 

  4. É devido a essas e outras que

    É devido a essas e outras que eu amo Psicologia e estou disposto a contribuir com o CFP em tudo que estiver ao meu alcance. Faz já algum tempo o CRP/MG publicou uma nota contendo mais ou menos o mesmo assunto, visto de uma outra perspectiva, e, infelizmente, colegas recriminaram a atitude do CRP/MG, dizendo que psicólogos(as) não devem respeitar quando sua entidade de classe manifestar posicionamento político. Assim sendo, lhes pergunto: e agora?!?

  5. equiklíbrio e sanidade mental

    equiklíbrio e sanidade mental e político-social…

     

    uma aula para os desequilibrados que não entendem lhufas de

    democracia e humanidades…

    é preciso mesmo muito equilíbrio mental para utrlapassar esse terrível

    tempo de maluquices sociopáticas e políticas…

  6. Sou advogado e me decepcionei

    Sou advogado e me decepcionei com a posição absurda do OAB, como sempre caminhando com os golpistas. Parabéns ao conselho de Psicologia pela posição serena, equilibrada, democrática e republicana, mostram que possuem mais conhecimento jurídico do que aquele presidente da OAB. 

  7. Já que o órgão que deveria

    Já que o órgão que deveria defender a lei (OAB) não o faz, pelo menos podemos contar com a altivez do conselho de Psicologia.

  8. Conselhos da Areá da Saúde, se posicionem

    Gostei de ver esse Conselho, colocar sua cara na mídia e não ficar encima do muro, se posicionou, dentro de sua área de atuação, de quem estuda os pensamento, o caráter, ética, a personalidades, e com esse Manifesto é a conclusão de uma consulta a patria Brasileira.

    1. Porque nem todo psicologo

      Porque nem todo psicologo vota no PT,,o CFP é uma entidade de classe profissional!! e o nosso codigo de ética defende o respeito dos direitos humanos e livre expressão politica,,,, porisso

      Sou psicologa e contra qualquer posicionamento politico partidario deste Conselho

      Vera Atticiati

       

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador