É chocante mas o jogo não acaba em 24 de janeiro, por Tereza Cruvinel

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Ricardo Stuckert

Ricardo Stuckert

do Brasil247

É chocante mas o jogo não acaba em 24 de janeiro

por Tereza Cruvinel

A corrida do TRF-4 para condenar Lula é chocante porque explicita um alinhamento despudorado do Judiciário com as forças politicas, econômicas e midiáticas empenhadas em barrar sua candidatura. Porque escancara a estratégia do tapetão, de garantir a eleição de um preposto do golpe pela exclusão de Lula, hoje líder isolado nas pesquisas, com o dobro das intenções de voto do segundo colocado. Passaram-se apenas 42 dias entre a condenação de Sergio Moro e a emissão do voto do relator no tribunal de apelação . E pouco mais de uma semana depois, a data do julgamento é marcada.  Mas surpreendente não é a decisão do TRF-4, de antecipar para 24 de janeiro  o julgamento de seu recurso contra a sentença de Moro, furando a fila de processos e atropelando o recesso. Os que deram o golpe não iriam mesmo conformar-se com um retorno de Lula à Presidência  depois de tudo o que fizeram para encerrar o ciclo dos governos petistas.  Mas o jogo vai além de Lula e não termina em 24 de janeiro.

Haverá ainda jogo jurídico, pois mesmo com Lula condenado e esgotados os recursos na segunda instância antes de agosto , ele pode reabrir a batalha judicial, nos tribunais superiores, quando tentar registrar sua candidatura e ela for indeferida.  Poderá concorrer sub judice, como fizeram muitos prefeitos em 2016, com  toda a carga de incerteza que isso traria para a disputa.  

E haverá jogo político-eleitoral, pois a disputa real não será entre Lula e os outros, mas entre as forças golpistas e as que se opuseram ao golpe.  Se Lula for impedido de encarnar, para o eleitorado, a repulsa ao golpe, ao governo desastroso de Temer, a suas reformas e a seu entreguismo, a seu fisiologismo,  outro nome do PT ou da centro-esquerda cumprirá este papel, tendo Lula como cabo eleitoral.   E não será difícil derrotar o candidato do retrocesso que a população já decifrou, sofre na pele  e rejeita, embora não proteste por uma série de razões. Entre elas, a inibição que paralisa todos aqueles que se deixaram enganar, bateram panelas e pediram o impeachment de Dilma.  Estão todos se guardando para quando a eleição chegar.

O que não sabemos é se ela chegará,  pois  se tiver havido o golpe do impedimento de Lula, outras patranhas poderão ser cometidas para garantir o resultado desejado. Ninguém deve se iludir.   Depois de terem se apossado do Estado e do governo sem o voto e o consentimento popular, eles não terão limites na escaramuça para conservá-lo. Se for preciso, mandam as aparências que ainda restam às favas e escancaram o Estado de Exceção.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Obvio Ululante

    Levou um tempinho curto para os analistas se darem conta que não se negocia com traidores e de que quem manda e seus capachos não fariam tudo isso para desistir no meio do jogo.

    Quando existe, o Óbvio Ululante desemprega torcedores e analistas.

  2. Estão todos se guardando para quando a eleição chegar.

    “Estão todos se guardando para quando a eleição chegar.”

    Não concordo. Todos os coxinhas que conheço continuam acreditando que Lula é o culpado daz “mazelas” do Brasil e que é melhor Temer do que a volta do PT ao poder.

    Acho muito dificil Lula, mesmo eleito e empossado, conseguir governar contra Gilmar Mendes e a midia golpista. Com as alianças nos estados mesmo votando no PT é capaz de estarmos colocando no congresso os mesmos representantes do golpismo que tiraram Dilma. Isso se não vingar o “semipresidencialismo” a revelia do plebiscito popular que definiu o sistema de governo como PRESIDENCIALISTA.

    Queria ser mais otimista mas está muito dificil.

  3. Do furor de um Judiciário
    Do furor de um Judiciário corrupto e indigno, como se torna corrompida e indigna a parcela da sociedade que apoia esse horror, essa farsa….. Mas está certa a Tereza Cruvinel, o fato de o TRF4 quebrar todos os récordes de velocidade nunca antes havida, APENAS PARA CONDENAR LULA, não implica em jogarmos a toalha….
    .
    Os brasileiros que amamos a democracia, o que é justo e correto, sigamos na resistência ao golpe e na luta pelo retorno da democracia….. Como tudo na História, esse tempo tenebroso também é um processo, portanto, dinâmico….. Leve o tempo que for, resta-nos refletir, resistir, lutar…..
    .
    A turma do “tenho medo do PT” (sic….), uns por ingenuidade, por se deixarem manipular e tornar rebanho, outros por estarem totalmente banhados já em preconceitos e ódios, nada fará….. O “inimigo de suas almas” é ele, Lula, e tudo o que ele representa…..
    .
    Levará décadas até que uma próxima geração, descontaminada dessas enfermidades todas, compreenda que Política exige democracia, respeito ao outro, debate ideológico e não “nojos pessoais” e processos histéricos da “satanização do outro”…..
    .
    O ironia trágica, é que todos os medos que eles tinham “de nós”, é eles celebrarem o massacre covarde e selvagem que nossos líderes e nossas ideologias são vítimas pelos agentes do Estado brasileiro…..
    O não enxergarem isso, o não se posicionarem contra, denota o grau de alienação de uns, e da imensa hipocrisia de outros.
    .
    Poucas vezes a lucidez exigiu tanta coragem…….

  4. Deve ter sido somente uma

    Deve ter sido somente uma infeliz coincidência o fato de ser 24 da janeiro, exatos um ano da internação da D. Marisa – Esposa do LULA!

    Isso seria mesquinho demais…

    É muita teoria da conspiração…

    Se bem que desta justiça não se espera nada melhor do que o medíocre…

  5. “Depois de terem se apossado

    “Depois de terem se apossado do Estado e do governo sem o voto e o consentimento popular, eles não terão limites na escaramuça para conservá-lo.”

    Ah, agora já quase em 2018 percebeu que já passaram do ponto de retorno… Bom…

    Pena que ainda acha que estão preocupados com “aparências”.

    Ora, enquanto analistas e cientistas políticos acreditarem nisso, eles “vão que vão”. A fascistada e a trouxinhada não estão nem aí, não querem nem saber.

    Os camisas vermelhas, ah, que se sacudam!

  6. Cuidado

    Quando eu era criança ouvia um conselho de minha mãe: -“Nunca acue um gato, deixando ele sem saída”. 

    Um dia perguntei por que não? ela: -Porque o animal ao perceber que não tem saida e está perdido vai sair para cima de você, vai tentar furar seus olhos.

    Os golpistas, e os ricos estão acuando o gato!  (e estão confiando nas forças armadas para fazerem o serviço sujo!)

    O que fará o povo enfurecido, que já perdeu muito, a começar pelo seu voto?

    (150 empresários em Brasília fazendo lobby pela reforma da previdência, tps://www.esmaelmorais.com.br/2017/12/empresarios-compraram-deputados-a-pedido-de-temer-denuncia-oposicao-na-camara/)

     

    1. Querem o triunfo completo.Há

      Querem o triunfo completo.

      Há muitos nos meios militares (e das classes médias em geral) esfregando as mãos. É o “combate da vida” deles. Cresceram cevando-se de odio à tudo que se mexesse e parecesse “de esquerda”. No Gremio estudantil, nos Centros Acadêmicos…

      Morrem de inveja dos ricos e dos muito ricos. Basta aparecer um no salão pra ficarem de risinhos nervosos e sabujice. Imitam tudo que podem, da cesta de consumo aos trejeitos mais caricatos.

      Não engolem o Lula, um retirante nordestino que até confronta aqueles por quem eles vergam a coluna.

      No fundo do ódio ao Lula tem uma inveja inconfessável.

    2. Povo gato
       

      Se o brasileiro fosse como gato, seria lindo e independente.

      Brasileiro é como cachorro,  é obediente e pode ser amarrado com linguiça.Ele nunca rosna para o dono.

  7. Ou fazemos a revolução ou somos esmagados pela História…

    A provável e acelerada condenação (nesse caso, confirmação da condenação) de Lula revela o seguinte, dentre outras coisas:

     – As elites não temem Lula nas urnas – Essas mesmas elites sequer temem a reação dos eleitores de Lula… Essa é a equação dos sistemas chamados de “democráticos”, mas que no fim das contas, alteram regras e procedimentos para “adequar” a realidade aos interesses dos que não conseguem fazer que esses privilégios tenham apoio popular… O endurecimento do golpe é uma questão de tempo: Ou se dá cassando Lula e/ou a própria eleição, ou depois, quando um possível governo Lula encontrar os limites dramáticos para seu projeto de reforma pelo consenso… A outra alternativa é ainda pior: manter as estruturas institucionais do golpe para desidratar Lula e seu capital político em um governo de 04 anos aprisionado pelas forças conservadoras e pela urgência em desfazer o que os golpistas fizeram… Por isso, não há qualquer sentido em lutar pela candidatura de Lula, ou por eleições em 2018… Qualquer que seja o cenário, as elites têm como certa o sequestro da agenda dos governos para manter seus privilégios… Lula deveria mobilizar seus eleitores e a população para uma ruptura dramática, sem a qual nunca sairemos do lugar… Quando insiste na “campanha”, Lula aceita o jogo que lhe é imposto…  

    1. Parece q bebe Fazer revoluçao como, com vara de condao?

      Tome seu remedinho, tome, que esse delírio é perigoso. Já vi esse filme e nao gostei do final. É só o que faltava dar justificativa p/ intervençao militar.

      1. Mme Z…

        O respeito pela opinião alheia lhe pouparia de dissabores, inclusive aqueles enfrentando vizinhos em delegacias por sua conhecida ranzinice…

        A História e só a História prova que os “delírios” são os motores civilizatórios da Humanidade…

        Por medo da direita, aceitamos o garrote…

        Socorro Chico Science (os trechos em negrito são por minha conta):

        “(…)Modernizar o passado é uma evolução musical

        Cadê as notas que estavam aqui
        Não preciso delas!
        Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos
        O medo dá origem ao mal
        O homem coletivo sente a necessidade de lutar
        o orgulho, a arrogância, a glória
        Enche a imaginação de domínio
        São demônios, os que destroem o poder bravio da humanidade
        Viva Zapata! Viva Sandino! Viva Zumbi!
        Antônio Conselheiro!
        Todos os panteras negras
        Lampião, sua imagem e semelhança
        Eu tenho certeza, eles também cantaram um dia.

         

         

  8. O judiciário é formado de

    O judiciário é formado de canalhas corruptos eleitores de tucanos que roubam o dinheiro que nós pagamos todos os meses em forma de auxílios pornogråficos sempre  protegendo ladrões notórios como Maluf, Aécio, Temer, Demostenes Torres, Eduardo Azeredo, FHC, Serra, Richa, as famiglias da mídia, dentre tantos outros. 

    Portanto o jogo acabou quando começou. Se ficarmos só nessa de conversa nada nunca se resolverá. Tem gente que ainda espera alguma coisa da ONU, organização totalmente aparelhada pelos EUA, um dos financiadores contumazes da corrupção e miséria no Brasil.

    Jå era. Só o confronto físico poderia resolver alguma coisa. Mas num país onde um canalha como o Collor faz campanha na eleição acusando o adversårio de querer confiscar o dinheiro do povo e no dia que assume a Presidência é a primeira coisa que faz, metendo a mão até no dinheiro da poupança, e a população ficar só assistindo o jornal nazional explicar a sacanagem e babando, então podemos esperar deitados dentro de um caixão até a hora de nossa morte.

  9. Incômodo

    “…embora não proteste por uma série de razões. Entre elas, a inibição que paralisa todos aqueles que se deixaram enganar, bateram panelas e pediram o impeachment de Dilma.  Estão todos se guardando para quando a eleição chegar”.

    Nos últimos tempos, bons e corretos analistas políticos têm insistido numa tese da qual discordo profundamente. Separei o trecho acima porque agora é Tereza Cruvinel, a quem acompanho rotineiramente (assim como acompanho Nassif e Diário do Centro do Mundo), quem escreve com o mesmo conteúdo que me incomoda. Ou seja, de que os que bateram panelas e pediram o impeachment da Dilma estão mudos porque “se deixaram enganar”. Estariam arrependidos…

    Discordo profundamente dessa avaliação. Não conheço uma única pessoa, entre os que apoiaram o impeachment, que esteja arrependida ou que pareça estar silencioso para não ter que reconhecer algum êrro de avalição. Ao contrário, a arrogância dos que apoiaram o golpe do impeachment continua a mesma. 

    Pelo que posso perceber, essas pessoas são muito ignorantes do ponto de vista político. Muitas delas acham sinceramente que fizeram um bem ao país ao apoiar (nas ruas ou nas janelas) o afastamento do PT, essa “quadrilha de bandidos”, do “poder”. Reproduzem totalmente o discurso da grande mídia oligopolista, principalmente o que ouvem no Jornal Nacional.

    Esse pessoal não está arrependido não. Eles estão mudos simplesmente porque se sentem vitoriosos, agora que o país está “livre do PT”. Simples assim.

    1. Infelizmente

      É isso mesmo.

      Mas tem uma parcela, não a dos paneleiros de Ipanema e dos Jardins, que viu por acaso pela janela, sem participar ativamente de nenhuma manifestação, passiva e alheia. A parcela maior da população é essa, e essa gente está percebendo que alguma coisa estranha aconteceu e está acontecendo; algo não muito bom. Essas pessoas guardam ainda uma identificação com o Lula e o que ele representa.

  10. A questão é muito maior que Lula

    O que está faltando a esquerda brasileira, ou talvez não seria correto denominarmos esquerda, mas as forças democráticas e progressistas desse pseudo país, é conseguir demonstrar à maioria da sociedade o quão o Brasil é um país total e absolutamente reacionário no que tange as engrenagens do Estado. Começa na sua elite burguesa e dissemína-se para todas as instâncias de poder do Estado. Começou lá atrás com o judiciário, migrou para as forças armadas e entranhou em tudo quanto são os cargos de poder a que se recorre nas repartições públicas.

    E precisaria fazer o povo entender que é essa enorme força reacionária que se apossou de tudo o que poderia o Estado fornecer à sua população em forma de serviços e de bem-estar. Essa camada burgo-fascita-elitista, está de posse de todos os cargos do Estado que pagam um salário enorme, está de posse de todos as vagas universitárias grátis, está de posse de tudo o que dá poder e determina o que os outros 90% da população deve fazer.

    Assim sendo qualquer ação que possa, ainda que timidamente, balançar o pé dessa maçã é repelido com toda a energia e com todo o ódio. E como se o clã dos leões estivesse de posse de toda a comida e de toda a água da selva. Fatalemente o restante da fauna irá perecer; é questão de tempo.

    Como fazer para esse restante da fauna entender isso é que é o segredo de Polichinelo. Ou seja: é o enorme desafio que cabe às forças progressistas democráticas.

    Portanto a grande questão é achar que Lula ou o PT são os perseguidos dessa realidade toda, na verdade a questão é muito, mas muito mais antiga e muito mais séria.

  11. Pesadelo

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=1l7JMQMUMQw align:center]

    Quando o muro separa uma ponte une
    Se a vingança encara o remorso pune
    Você vem me agarra, alguém vem me solta
    Você vai na marra, ela um dia volta
    E se a força é tua ela um dia é nossa
    Olha o muro, olha a ponte, olhe o dia de ontem chegando
    Que medo você tem de nós, olha aí
    Você corta um verso, eu escrevo outro
    Você me prende vivo, eu escapo morto
    De repente olha eu de novo
    Perturbando a paz, exigindo troco
    Vamos por aí eu e meu cachorro
    Olha um verso, olha o outro
    Olha o velho, olha o moço chegando
    Que medo você tem de nós, olha aí
    O muro caiu, olha a ponte
    Da liberdade guardiã

    Paulo Cesar Pinheiro, Maurício Tapajós

     

  12. O importante é que a nossa emoção sobreviva

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=U_KyeGrFAp0 align:center]

    Tudo o que mais nos uniu separou
    Tudo que tudo exigiu renegou
    Da mesma forma que quis recusou
    O que torna essa luta impossível e passiva
    O mesmo alento que nos conduziu debandou
    Tudo que tudo assumiu desandou
    Tudo que se construiu desabou
    O que faz invencível a ação negativa

    É provável que o tempo faça a ilusão recuar
    Pois tudo é instável e irregular
    E de repente o furor volta
    O interior todo se revolta
    E faz nossa força se agigantar

    Mas só se a vida fluir sem se opor
    Mas só se o tempo seguir sem se impor
    Mas só se for seja lá como for
    O importante é que a nossa emoção sobreviva
    E a felicidade amordace essa dor secular
    Pois tudo no fundo é tão singular
    É resistir ao inexorável
    O coração fica insuperável
    E pode em vida imortalizar

    Eduardo Gudin e Paulo Cesar Pinheiro

     

  13. Não há novidades no front

    Desde a época da AP-470, vulgo mensalão, que a imprensa golpista pressiona o sistema judiciário para ser mais célere. O importante sempre foi tratar Lula e o PT de forma diferenciada da maneira pela qual todos os demais são tratados.

    O que ocorre agora é mais um capítulo da mesma novela.

    Os casuísmos se acumulam. Este é apenas mais um.

    Só para relembrar:

    – 1994 – Emenda Constitucional reduz o mandato presidencial de 5 para 4 anos com a possibilidade de Lula ganhar;

    – 1997 – O tiro no pé,acima, fez FHC ganhar um mandato de apenas 4 anos; Para corrigir, nova emenda instituindo a reeleição.

    – Novo tiro no pé; Lula eleito fica 8 anos; Dilma corre o risco de ficar mais 8; Para corrigir, questiona-se a integridade do processo eleitoral; acusa-se a Presidenta eleita de  “pedaladas fiscais”; pautas-bomba são aprovadas no Congresso visando tornar ingovernável o mandato da Presidenta; PEC da bengala é aprovada visando impedir Dilma de escolher novos ministros para o STF; com o desgaste provocado pelo conluio entre Eduardo Cunha, Gilmar “Dantas” e o PIG, seu vice se anima e declara que “É difícil Dilma resistir mais 3 anos com popularidade baixa”; Dilma Rousseff finalmente é apeada da presidência e substituída por um governo corrupto-golpista.

    – Com o golpe consumado, o risco Lula retorna a assombrar; novos casuísmos são previstos caso não se consiga impedir a candidatura, e possível vitória, de Lula para mais 8 anos: extinção da reeleição; retorno aos 5 anos de mandato; parlamentarismo; semi-presidencialismo; restrição a ex-presidentes de exercerem mais de 2 mandatos, ainda que não consecutivos… e tudo o mais que a imaginação criativa dos “jênios” corrupto-golpistas conseguirem produzir.

    No quesito “casuísmos”, Lula é campeão; nunca tantos casuísmos foram criados para dificultar a vida de um só.

    Todos são iguais perante a lei, com exceção de um só. Este deve se arrepender ter contrariado a sina prevista para meninos que saem de Garanhuns de pau-de-arara.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador