“É um escândalo”, diz Berzoini sobre conversa entre Jucá e Machado

Jornal GGN – O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, comentou o vazamento dos diálogos entre o ministro interino do Planejamento, Romero Jucá, e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, investigados na Operação Lava Jato. Na conversa, realizada antes da votação do impeachment na Câmara dos Deputados, os dois falam sobre a necessidade de mudar o governo para deter as investigações.

Para Berzoini, o teor do diálogo “demonstra a verdadeira razão do golpe contra a democracia e o mandato de Dilma Rousseff”. “O objetivo é frear a Lava Jato. O objetivo é empurrar para baixo do tapete as investigações”, disse. “O diálogo não deixa dúvidas. Mostra um pretendente a ser ministro do golpe conversando com uma pessoa que estava sendo investigada e eles tentando tramar para encontrar no impeachment a forma de refrear as investigações de apuração dos crimes praticados”.

O ex-ministro afirmou que o povo brasileiro tem o direito de saber tudo sobre essas gravações. “É um escândalo, é uma vergonha, é um produto de um governo golpista de Eduardo Cunha, Michel Temer e Romero Jucá. É algo que precisa ser investigado com profundidade. Precisamos imediatamente exigir a demissão de Romero Jucá e a investigação da relação de Michel Temer com esse diálogo”.

Abaixo, os trechos da conversa entre  Jucá e Machado disponibilizados pela Folha:

Sérgio Machado – Mas viu, Romero, então eu acho a situação gravíssima.

Romero Jucá – Eu ontem fui muito claro. […] Eu só acho o seguinte: com Dilma não dá, com a situação que está. Não adianta esse projeto de mandar o Lula para cá ser ministro, para tocar um gabinete, isso termina por jogar no chão a expectativa da economia. Porque se o Lula entrar, ele vai falar para a CUT, para o MST, é só quem ouve ele mais, quem dá algum crédito, o resto ninguém dá mais credito a ele para porra nenhuma. Concorda comigo? O Lula vai reunir ali com os setores empresariais?

Machado – Agora, ele acordou a militância do PT.

Jucá – Sim.

Machado – Aquele pessoal que resistiu acordou e vai dar merda.

Jucá – Eu acho que…

Machado – Tem que ter um impeachment.

Jucá – Tem que ter impeachment. Não tem saída.

Machado – E quem segurar, segura.

Jucá – Foi boa a conversa mas vamos ter outras pela frente.

Machado – Acontece o seguinte, objetivamente falando, com o negócio que o Supremo fez [autorizou prisões logo após decisões de segunda instância], vai todo mundo delatar.

Jucá – Exatamente, e vai sobrar muito. O Marcelo e a Odebrecht vão fazer.

Machado – Odebrecht vai fazer.

Jucá – Seletiva, mas vai fazer.

Machado – Queiroz [Galvão] não sei se vai fazer ou não. A Camargo [Corrêa] vai fazer ou não. Eu estou muito preocupado porque eu acho que… O Janot [procurador-geral da República] está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho.

[…]

Jucá – Você tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar. […] Tem que ser política, advogado não encontra [inaudível]. Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra… Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.

[…]

Machado – Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer].

Jucá – Só o Renan [Calheiros] que está contra essa porra. ‘Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha’. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.

Machado – É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.

Jucá – Com o Supremo, com tudo.

Machado – Com tudo, aí parava tudo.

Jucá – É. Delimitava onde está, pronto.

[…]

Machado – O Renan [Calheiros] é totalmente ‘voador’. Ele ainda não compreendeu que a saída dele é o Michel e o Eduardo. Na hora que cassar o Eduardo, que ele tem ódio, o próximo alvo, principal, é ele. Então quanto mais vida, sobrevida, tiver o Eduardo, melhor pra ele. Ele não compreendeu isso não.

Jucá – Tem que ser um boi de piranha, pegar um cara, e a gente passar e resolver, chegar do outro lado da margem.

***

Machado – A situação é grave. Porque, Romero, eles querem pegar todos os políticos. É que aquele documento que foi dado…

Jucá – Acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura, que não tem a ver com…

Machado – Isso, e pegar todo mundo. E o PSDB, não sei se caiu a ficha já.

Jucá – Caiu. Todos eles. Aloysio [Nunes, senador], [o hoje ministro José] Serra, Aécio [Neves, senador].

Machado – Caiu a ficha. Tasso [Jereissati] também caiu?

Jucá – Também. Todo mundo na bandeja para ser comido.

[…]

Machado – O primeiro a ser comido vai ser o Aécio.

Jucá – Todos, porra. E vão pegando e vão…

Machado – [Sussurrando] O que que a gente fez junto, Romero, naquela eleição, para eleger os deputados, para ele ser presidente da Câmara? [Mudando de assunto] Amigo, eu preciso da sua inteligência.

Jucá – Não, veja, eu estou a disposição, você sabe disso. Veja a hora que você quer falar.

Machado – Porque se a gente não tiver saída… Porque não tem muito tempo.

Jucá – Não, o tempo é emergencial.

Machado – É emergencial, então preciso ter uma conversa emergencial com vocês.

Jucá – Vá atrás. Eu acho que a gente não pode juntar todo mundo para conversar, viu? […] Eu acho que você deve procurar o [ex-senador do PMDB José] Sarney, deve falar com o Renan, depois que você falar com os dois, colhe as coisas todas, e aí vamos falar nós dois do que você achou e o que eles ponderaram pra gente conversar.

Machado – Acha que não pode ter reunião a três?

Jucá – Não pode. Isso de ficar juntando para combinar coisa que não tem nada a ver. Os caras já enxergam outra coisa que não é… Depois a gente conversa os três sem você.

Machado – Eu acho o seguinte: se não houver uma solução a curto prazo, o nosso risco é grande.

***

Machado – É aquilo que você diz, o Aécio não ganha porra nenhuma…

Jucá – Não, esquece. Nenhum político desse tradicional ganha eleição, não.

Machado – O Aécio, rapaz… O Aécio não tem condição, a gente sabe disso. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB…

Jucá – É, a gente viveu tudo.

***

Jucá – [Em voz baixa] Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem ‘ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma]. Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa porra não vai parar nunca’. Entendeu? Então… Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir. Estão monitorando o MST, não sei o quê, para não perturbar.

Machado – Eu acho o seguinte, a saída [para Dilma] é ou licença ou renúncia. A licença é mais suave. O Michel forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse país volta à calma, ninguém aguenta mais. Essa cagada desses procuradores de São Paulo ajudou muito. [referência possível ao pedido de prisão de Lula pelo Ministério Público de SP e à condução coercitiva ele para depor no caso da Lava jato]

Jucá – Os caras fizeram para poder inviabilizar ele de ir para um ministério. Agora vira obstrução da Justiça, não está deixando o cara, entendeu? Foi um ato violento…

Machado – …E burro […] Tem que ter uma paz, um…

Jucá – Eu acho que tem que ter um pacto.

[…]

Machado – Um caminho é buscar alguém que tem ligação com o Teori [Zavascki, relator da Lava Jato], mas parece que não tem ninguém.

Jucá – Não tem. É um cara fechado, foi ela [Dilma] que botou, um cara… Burocrata da… Ex-ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça]. 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estou bem contente que isto

    Estou bem contente que isto tenha acontecido, este vazamento. Mas qual foi a da folha em fazer com que isto ocorresse? Qual sua intenção? Será que a folha percebeu que temer é uma roubada e  a Dilma tem que voltar? Acho isso demais para a folha e realmente estou bem encafifada. Qual é a deles?

  2. Temos que mudar o nome do Congresso.

    Se fosse no Rio de Janeiro poderia ser CONLURB, tirando o o M de municipal.

    Ao invés de companhia seria CONLUIO NACIONAL SEM LIMPEZA URBANA.

    Esses caras só mexem com LIXO, aliás, eles mesmo já se transformaram em lixo.

    Safadeza daqui, traição de lá.

    Sujeira, sujeira, sujeira.

    E a Dilma de repente no meio, atrapalhando a jogada deles..

    Por isso o ódio do PIG e dessa camarilha.

  3. VOLTA, QUERIDA!

    V O L T A    D I L M A ! ! !

     

    Indique outro PGR! Um honesto, se possível!

     

    Indique outro STF! Um justo, se possível!

     

    P  R  E  N  D  A    T O D O S   O S    C  O  R  R  U  P  T  O  S !!!

     

    G  O  V  E  R  N  E    E  M    P A Z ,    Q  U  E  R  I  D  A ! ! ! ! !

    1. VOLTA QUERIDA!

      Não nos deixe nas mãos desse destruidores, corruptos e sem caráter. Proteja-nos dos ladrões com sua altivez e dignidade! Sua honradez e mão forte faz-se necessária a todo esse povo sofriido e impotente diante de tanta sordidez! Que essa conspiração suja.ora desmascarada, e que tranformou-se em Golpe, seja amplamente compreendida por muitos inocente úteis que compactuaram com todos os maus políticos ( deputados e senadores) que, para se livrar de seus crimes, votaram pelo seu impechment.  Volta querida!!!!!

  4. A campanha do PSDB do gangster Aético não vem novamente ao caso?

    Ah, como eu queria escutar as conversas grampeadas da máfia demotucana, a começar por Aético e Serra…

  5. Antes?

    “Na conversa, realizada antes da votação do impeachment na Câmara dos Deputados,”

    Serviria isso para arguir nulidade de todo o processo?

    Se era do conhecimento do PGR (e do STF?) como se permitiu que notórios bandidos levassem o crime adiante?

    Como é que kunha e quadrilha usufrutuária ainda não estão presos?

    O que mais o STF e o PGR sabem?

    Induziram o Tiririca a erro não divulgando o que já era sabido?

    1. Realmente. Acho que o Nassif

      Realmente. Acho que o Nassif vai ter que contratar a CIA para monitorar a segurança do seu site…

      Os hackers coxinhas estão atacando.

  6. Senhores ministros: Até

    Senhores ministros: Até quando vão conspirar contra a presidente?

    Senhores ministros: Até quando vão acobertar os golpistas?

    Senhores ministros: Até quando vão PREVARICAR????????????

    Senhores ministros: Se houver desobediência civil a cupa será VOSSA!!!

    Senhores ministros: Se houver sangue nas ruas a culpa será VOSSA!!!  

  7. VOLTA, QUERIDA!

    V O L T A,   D I L M A ! ! !

     

    Indique outro PGR! Um honesto, se possível!

     

    Componha outro STF! Um justo, se possível!

     

    P R E N D A    T O D O S    O S    C O R R U P T O S !!!

     

    G O V E R N E    E M    P A Z ,    Q U E R I D A ! ! ! ! !

  8. Há tanta pergunta sem

    Há tanta pergunta sem resposta.

    Por que a Flha, também golpista, decide agora vazar um conteúdo tão bombástico, que só revela que o golpe é golpe?

    Por que um negócio que aconteceu antes do 17 de março, dia mais cruel de nossas vidas, não foi divulgado em tempo hábil para que os golpistas se assumissem como golpistas, impedindo o impedimento – veja só – de quem nada tem a esconder?

    Tem-se dito que a situação de Delcídio é pinto em relação a de Jucá. De fato, aquele se ateve a contar vantagens a Cerveró, dizendo-se o cara. E ficou apenas na delação do filho de Cervero, mas asism mesmo já foi jogado na lata do lixo.

    Jucá, ao que se pode depreender da conversa com o parceiro, atirou geral. Envolveu até os militares e o STF. É um caso seríssimo, que não podera, jamais, ficar quieto num canto. É o momento de todos esses personagens que integram as instituições mais altas do nosso país virem a público dizer alguma coisa. 

    No Jornal Hoje, que mais tempo levou em falar da prisão do pepista e das denúncias contra o governador de MG, vê-se Moro, com sua fala de pouca sonoridade, bem confortável, dizer duas besteiras; não vi o que disse o Ministro Barroso, que também falou, por sinal com uma propaganda imensa da VEJA por trás dele. 

    Isso tá me fazendo lembrar Demóstenes Torres. De tanta arrogância contra o PT, caiu em desgraça do dia pra noite. 

    Vale muito dizer que Dilma e Eduardo Cardoso na Justiça, ao contrário dos Jucás da vida, faziam a gente perder a paciência com aquelas frases: “Todo malfeito tem que ser investigado”.,”Doa a quem doer”. Ela já estava fora do poder quando um daqueles procuradores horrorosos declarou que a Lava Jato nunca teve nenhum problema de continuidade das investigações por parte da Presidente. 

    Juntanto tudo, a situação de Temer é a mais vergonhosa de todos os tempos. Só falta Jucá ser preso e levar junto Temer e os outros parceiros. Não vai sobrar pedra sobre pedra.

  9. A gravação desvela o acordao.

    A gravação desvela o acordao. o povo tem que ir pras ruas até o Temer cair, Que dê as lideranças de esquerda pra convocar a resistência?

  10. Falência Moral e Ética do Brasil

    Vaza por todos os poros a falência moral e ética do Brasil e seus representantes.

    Não se analisou a motivação da ação do Presidênte da Câmara dos Deputados Federais, Waldir Maranhão, exigindo que lhe pagassem o pau para ele integrar ao script do processo de impedimento que está sendo urdido por ambas as partes, mas que se mostram velhacamente antagônicas. Farsa rocambolesca e circence.

    Só um ingênuo para pensar que num país onde 90% senão 110% dos envolvidos com o governo brasileiro estão enfiados até o pescoço em falcatruas penais e devem satisfações com a justiça não existe uma luta de vida e morte para escapar da punição e da cadeia, assim, mesmo a mídia e a net não falando, fica claro e evidente que o atual processo foi montado para que não desse em condenação a nenhum dos bandidos que assaltaram o povo e a nação, livrando-os de penas e punições.

    O Maranhão pegou o bonde andando e quis receber sua parte para manter a farsa do impeachment que irá absolver a todos, os articuladores não contavam com sua ousadia, e cá entre nós, se você quer vencer é preciso ser ousado, anulando a votação ele conseguiu o seu intento. Agora que já foi devidamente integrado e recompensado pode continuar na presidência.

    O roteiro do Golpe, que é útil para a pizza na esplanada, mas que sucumbe o Brasil nas trevas e liquida de vêz com o povo, esta sendo executado, como se vê, aos trancos e barrancos. Com surpresas de todos os lados, mas com um só intento, passar a conta de forma final e inexorável para o Brasil e sua população.

    O Nassif, dono do espaço colaborativo aqui, deve estar inteirado de alguns destes detalhes que estão sendo omitidos, mas que transparecem nestes momentos singulares, como a anulação de sessões pelo Maranhão e outros, mas colabora para o andamento da farsa. Os dois lados, tanto o governo da dona Dilma, como a oposição, vejam que existem condenados de todas as cores, remam para o mesmo objetivo. A democracia brasileira foi liquidada e enterrada, o que exigirá uma luta imensa para a sua retomada.

    Por outro lado, como a solução para os problemas reais do Brasil e sua população escapa ao alcance intelectual dos bandidos que estão fugindo da cadeia, ou seja, a formulação de política pública que entregue Rumo, Norte e Estrela para o Brasil, quando conseguirem o seu intento de absolvição, já terão destruído todas as condições anteriores de um desenvolvimento saudável e pacífico.

    O Brasil e seu povo não merecem isto, uma injustiça sem tamanho está sendo perpetrada contra nós, a vingança será maligna.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador