do Tijolaço
Empresa de Huck pegou R$ 17,7 mi no BNDES para comprar seu jatinho
por Fernando Brito
O documento do BNDES está aqui e pode ser obtido por qualquer um na página de consultas do Banco.
A Brisair, que funciona em parte de uma sala na Barra da Tijuca, no seu registro na Receita Federal, consta como tendo atividades de“ consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica” e, secundariamente, “administração de caixas escolares” e “atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares “.
Seus sócios, como também está nos dados da Receita, são Luciano Huck e Angélica Kysivikis Huck.
A imagem do avião, aí de cima, foi tomada pelo fotógrafo e entusiasta de aviação Bruno Ramm, logo após pousar, em 15 de junho de 2016, no Aeroporto de Canela (RS), vindo do Rio de Janeiro. O documento que lhe atesta a propriedade está no Registro Aeronáutico Brasileiro.
Espero que Luciano não reaja como fez em 2005, quando mandou uma carta agressiva para a Revista Contigo, de fofocas de “celebridades” desmentindo o que ela publicara: que ele havia comprado um helicóptero de R$ 1 milhão de reais, na época, e escolhido prefixo PR-KIM para homenagear o filho.
Queixou-se em termos duros da revista, a quem acusou de publicar “informação infundada, sem critérios jornalísticos de apuração e publicada de forma não responsável e que pode, de alguma forma, prejudicar a paz e tranqüilidade que eu e minha esposa esperamos poder construir e proporcionar para nosso filho. Nós esperamos que ele tenha uma infância normal e feliz.
Ele mesmo admitia, porém, que o helicóptero era da Brisair e que era um dos sócios da empresa. A informação, portanto, não tinha nada de infundado.
E tanto era assim que, partindo dela, resolvi procurar aeronaves com prefixo HUC e…bingo!
Pega pela vaidade pueril, a compra com financiamento subsidiado, desmonta o discurso do “é meu porque comprei com o meu dinheiro”. Não, foi com o nosso, a juros subsidiados. Se eu quiser comprar um carro popular, vou pagar 25% ao ano. Huck, nos mesmos 12 meses, paga 3% com sua empresa que nem mesmo tem a atividade de táxi aéreo no registro. Se ele a aluga, deve ter as notas fiscais, pois não? Duvido.
Alguém que “estuda” ser Presidente da República tem de dizer o que acha disso. Não vale, como os juízes fizeram com o auxílio-moradia, apenas dizer que ‘é legal” e se “estão dando, eu pego”. Não se está chamando de ilegal, mas de imoral.
E, por favor: nada de alegar “informações infundadas’, ok? Os documentos estão linkados, são públicos e oficiais.
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nada mais natural…
prega o estado mínimo, diz que é a iniciativa privada que faz o país.
mas não perde a chance de agarrar uma teta pública bem gorda!
JUROS DE 3 POR CENTO E NOVE
JUROS DE 3 POR CENTO E NOVE ANOS E MEIO PRA PAGAR?????
Ridiculos esses defensores do
Ridiculos esses defensores do estado mínimo…..desde que, para eles próprio, possam sugar o máximo do estado somente deles como se o estado privada…o famoso estado privado em que, inclusive o Judiciário, sejam propriedade deles: as leis, a midia, a gestão….que triste isso no que se tornou Pindorama…
Bravo
Fernando Brito tirando leite de pedra.
Parabéns.
Como tem FDP nesse desgraçado país.
Bravo
Fernando Brito tirando leite de pedra.
Parabéns.
Como tem FDP nesse desgraçado país.
Estado mínimo apenas para o povo
Quando a direita dá sapituca pedindo estado mínimo, isto significa não ter investimentos em ações sociais para o povo. Por que na verdade eles querem as tetas governamentais apenas para eles mesmo. Jato particular do candidato da direita foi comprado com dinheiro do BNDES com juros de 3% ao ANO!!!!!. E em 11 anos. Qualquer mortal para comprar um carro 1000 cc tem de pagar juros que variam de 1,5 a 3,0% ao MÊS para a financiadora. Por que este apresentador de tv transfigurado em candidato a presidente pela direita reacionária não pegou empréstimo do ITAU? Ele não é garoto propaganda do banco golpista?
Pegar 17.712. 346,00 com o
Pegar 17.712. 346,00 com o BNDS, para simplesmente comprar um jatinho, não é ilegal!
Agora ficar por aí dizendo que empresário é quem faz e ficar defendendo Estado mínimo para todo mundo menos para sí e outros milionários. Convenhamos é uma imoralidade!
E esse negócio de que empresário é quem faz, não passa de uma balela, onde está o trem bala Brasileiro cuja a iniciativa privada recebeu a concessão para construi-lo?!
Estado mínimo que esses neoliberais defendem, é só para os pobres, já para os milionários eles defendem Estado máximo e isenção de todos os impostos. “Sem impostos você não tem civilização!”.
Jatinho Luciano Huck
Como nos ensina o economista e professor Hélio Santos: “…o BNDES é uma central de Ações Afirmativas”. Só para os brancos.
Rico no Brasil vive pendurado
Rico no Brasil vive pendurado nas tetas do estado, desde o dia que nasce. O sujeito já tem em caixa 17 milhões, aplica a 8% ou mais e pega empréstimo a 3%. No fim, o avião vai sair praticamente de graça. Deve ter aprendido com os três irmãos metralhas chefes dele.
Mas o povo gosta, fazer o que?
Rico….
Um financiamento entre empresa de fomento e outra com garantias e respeito aos contratos é algo legal. Isto é uma parte que deve ser citada. A outra é que Governo possibilita tal prática? Em qual Governo conseguiu tal subsídio? Não importa nem o Governo, importa saber por que o Estado Brasileiro subsidia benesses à milionários, enquanto a População Brasileira paga por extorsão, usura e achaque para conseguir Bens Primários, Domésticos ou a possibilidade de uma Moradia? Aí está a Aberração Tupiniquim. E ainda tem a aberração de Bilhões e Bilhões de Reais em Subsídios e Isenções Fiscais, para Empresas Estrangeiras (como a do jato) sem a exigência de industrialização e formação de centros e transferência tecnológicos. A miséria de um dos países mais ricos do planeta é totalmente explicável. E muito simples.
Gostamos não, MarFig.
Gostamos não, MarFig.
A propósito esse negócio de “povo”… E quando se diz que o PT levou Saúde, Educação, moradia, eletricidade etc. ao “povo”, a gente pensa num escurinho desdentado, pobre ribeirinho do interior da selva amazônica, talvez Pará, é isso? Mas os dinamarqueses e suecos da classe média consultam médico público, pegam remédio gratuito numa farmácia popular, vão a escolas públicas e, pasme, até moram em imóvel público.
A gente, classe média, que rala para pagar um convênio médico (que atende mal enquanto não vai à falência o que deixa seus donos mais ricos ainda), que se estrepa para pagar uma faculdade unisquina, ou pior, das boas, a gente que mora nos centros urbanos e paga indecências como aluguel ou 5 vezes o valor do imóvel em juros de financiamento privado… a gente não é povo?
O que quer a classe média brasileira? Sofrer amarguras do abandono estatal, como a estadunidense, ou ter as facilidades e a civilidade de um povo como o nórdico? Se for a segunda, não vai ser de uma hora para outra e vai exigir constância mesmo que nos primeiros momentos não seja o ideal. Mas quanto mais demorar para começar, mais demora para ficar bom.
Eu sou povo, e você?
O povo que gosta do Huck, que
O povo que gosta do Huck, que liga a tv globo pra assistir o futebol, a novela, o jornal nazional. Tem muita gente, de todas as classes sociais. Eu não faço parte disso. Eu não contribuo para a perpetuação da lavagem cerebral da globo (e do restolho pig). É desse povo que estou falando.
Humm… verdade. Tem até quem
Humm… verdade. Tem até quem defenda que “é prá isso mesmo que serve o BNDES”, o dinheiro que nós, povo, passamos ao estado para que ele promova o desenvolvimento social. Tem coisa mais socialista do que Luciano Huck ter seu próprio avião? Seria uma grande injustiça social se Huck não tivesse a propriedade desse avião. Se Huck não fosse proprietário de um avião desses não sei o que seria de nosso país…
Fernando Brito pegou “na
Fernando Brito pegou “na veia”, rs…
O BNDES sempre financiou a
O BNDES sempre financiou a venda de aviões da EMBRAER. E quem compra jatinhos executivos? Empresários, artistas e milionários em geral. Huck é milionário e comprou o seu. Se não fosse o financiamento do BNDES, talvez ele optasse por comprar um jato gringo. E talvez o pessoal aqui estivesse mais feliz. É uma mentalidade bizarra.
Obviamente que Nabucodonosor
Obviamente que Nabucodonosor teria que concordar com isso. Estranho se fosse o contrário.
Elena Osawa do Banco do Brasil
Eu trabalhei no Banco do Brasil na área de operações de crédito e tínhamos essa linha Finame. Essa linha de crédito é para empresas, para comprar máquinas e equipamentos visando otimizar sua produção e com isso gerar empregos, tal qual as operações que usam dinheiro do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Para isso é necessário que o cliente apresente o projeto de como será esse investimento e o Banco que faz o empréstimo será responsável por todo o andamento do processo, bem como a fiscalização de como o dinheiro está sendo usado. Agora, pelo visto, esta empresa do Huck mais parece uma empresa “laranja” que foi aberta só para justificar a concessão deste empréstimo, via BNDES. Portanto, BNDES, olho vivo nessa transação esquisita do Huck!
Então Finame é linha de crédito para comprar bens de produção (equipamentos para produzir bens e serviços para a sociedade). Não é para comprar luxos particulares (se usar uma empresa “laranja” para simular ser bens de produção, em tese, a coisa piora, entando na área criminal – fraude).
Na verdade
Se ele comprasse no exterior a aeronava, como muitos aqui no Brasil compraram tanto jatos como biotores, ele pagaria o valor e juros de mercado. Por que tantos outros não compraram com a esta mamata? Por não serem apadrinhados dos reis? Penso o mesmo de proprietários rurais que compram automoveis de pesseio com isenção fiscal. A lei não seria apenas para tratores e suplementos? Por que comprar carro de luxo teria este benefício?
ATENÇÃO PARA DATA: DEZEMBRO DE 2002… FIM DO GOVERNO FHC
Se fizerem um levantamento dos empréstimos concedidos no final do governo FHC pode aparecer mais coisa aí.
Detalhe: HUCK FEZ CAMPANHA PARA SERRA 2002… meses depois sai um empréstimo de 17 milhões no BNDES no último ano do governo FHC.
Vejam matéria da Folha da campanha de Huck para o PSDB:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1709200219.htm
Avião… aeroporto… cláudio… pedalinho… barquinho de lata
Quantas vezes este aviãozinho de milionáio pouso no aeroporto do laércio? Aquele aeroporto para uso particular construído pelo governo de minas na cidade de Cláudio nos tempos que o político de carreira brilhante e pai de família era o governante. Será que teremos esses registros na Anac ?
O “problema”
A operação PSI com a Brisair / Itaú foi legal e durante o governo Dilma, então normal como varias outras da Embraer na época.
Mas a matéria pode gerar outra discussão, bem mais interessante, relativa a Embraer e operações do BNDES, ao nivel macro, até respingando na possivel – bem possivel – negociação Embraer / Boeing.
Afinal quanto em DINHEIRO nas vendas da Embraer ( GPX ou SJC ) ficam no Brasil ?
Uma resposta dificil, pois mais de 70% do conteudo de um Phenom é importado, portanto em tese, o BNDES esta financiando, por exemplo, a Honeywell ( motores ), Rockwell Collins ( avionicos )……até a BMW-USA ( interiores ) – quem quiser saber as empresas fornecedoras dos “corporative jets ” acesse : http://www.airframer.com/aircraft_detail.html?model=Embraer_450/500
Portanto neste draw-back alguns podem intuir que o BNDES financia por “procuração” empresas não-nacionais, garante empregos em outros paises, ou será que o ganho de marketing origin auferido pela Embraer vale tanto a pena ?
Não sei a resposta.
( Mas sei que a produção dos Corporative Jets em Melbourne – Florida, tem um custo até 20% mais baixo que em GPX )