Faculdade da USP recebe ameaça de atentado contra alunos “esquerdistas”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – “Eu vou aparecer hoje, na segunda-feira, último dia de aula, com uma touca-preta ninja e duas pistolas 9 mm que eu comprei na favela Sao Remo, e vou entrar atirando para matar o maior numero de viados, travestis, esquerdistas e feministas que aparecer na minha frente.”

O trecho acima foi retirado de um e-mail recebido pela direção da Faculdade de Filosocia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) contendo uma ameaça de atentado já informada à Polícia Civil. 

Segundo reportagem do Estadão de segunda (4), o e-mail foi enviado por meio de um endereço “[email protected]”, que está criptografado, ou seja, não pode ser rastreado.

O autor do e-mail diz que se chama Murilo Ianelli Chaves, mas o nome pertence a um estudante de Educação Física de 24 anos que, em depoimento à polícia, negou responsabilidade sobre a mensagem.

Ele diz que sofre “retaliação” de um grupo de hackers por fazer um trabalho de combate à pedofilia na internet. Segundo o jornal, ele já havia registrado um boletim de ocorrência por ter dados pessoais vazados na rede por este grupo. 

A ameaça recebida pela USP também mencionava “lealdade ao Estado Islâmico e ao califa Al Baghdadi”. O autor do e-mail faz ainda “menção a um episódio que aconteceu na universidade na última semana, em que estudantes expulsaram, com agressões físicas e verbais, um pesquisador e militante integralista de um evento promovido na instituição, o Sexto Simpósio de Filologia e Cultura Latinoamericana, em que ele foi impedido de falar. Um vídeo circulou nas redes sociais mostrando o momento da expulsão do homem, identificado como Victor Emanuel Vilela Barbuy, que não tem ligação com a USP”, diz o Estadão.

A diretora da FFLCH, Maria Arminda, noificou a Superintendência de Segurança da USP assim que tomou conhecimento do e-mail, mas não houve suspensão das atividades.

Abaixo, a nota completa da FFLCH.

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas repudia toda e qualquer forma de violência e reafirma o seu compromisso com o pluralismo e o livre debate das ideias.

Neste sentido, a faculdade considera inaceitável a ocorrência de episódios que violam o direito à livre expressão, e se posiciona contrária aos acontecimentos crescentemente recorrentes na sociedade brasileira.

A Direção da Faculdade informa que, diante da ameaça de agressão a sua comunidade encaminhada por e-mail nesta data, relatou o episódio imediatamente à Superintendência de Segurança da USP. Este órgão acionou as autoridades policiais, que já identificaram o autor da mensagem e tomaram as providências cabíveis para garantir o funcionamento normal de todas as atividades acadêmicas.

Sendo assim, nenhuma atividade foi ou será suspensa.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Nos últimos tempos, houve

     

    Nos últimos tempos, houve uma frouxidão com essa violência difusa, como o fato de milhres de pessoas num estádio de futebol mandando a presidenta tomar no c. . Acabou dando nisso. 

  2. lamentável todo tipo de ameaça

    mas, bem que ninguém lembra de pensar em diferenças na hora de postar textões no face comemorando que expulsaram “facistas”(termo genérico usado para qualquer não esquerdista) na porrada da faculdade

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador