FHC diz que País não merece a cassação de Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse em entrevista à rádio CBN, nesta segunda (3), que o País, já colapsado após o impeachment de Dilma Rousseff, não merece enfrentar a cassação de Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral e, consequentemente, assistir a uma eleição indireta de um substituto pelo Congresso.
 
Segundo FHC, a cassação de Temer por abuso de poder econômico na eleição de 2014 seria um “risco” para a economia nacional, porque vai afastar eventuais investigadores. “Mas como você faz diante de algo que já estava na Justiça? A Justiça é quem tem que responder se houve abuso de poder econômico, e se tiver, discutir se a cassação é da chapa ou de parte da chapa”, defendeu o tucano, sugerindo que apenas Dilma seja declarada culpada na ação.
 
O julgamento da ação apresentada pelo PSDB ainda em 2014, após a derrota de Aécio Neves, começa nesta terça-feira (5). A expectativa é de que o relator, ministro Herman Benjamin, vote pela cassação de Temer, declarando-o beneficiário de qualquer esquema de caixa 2 que tenha existido na campanha.
 
Ontem, a Folha de S. Paulo revelou que o relatório do vice-procurador geral eleitoral aponta que a chapa Dilma-Temer teriam usado até R$ 121 milhões de doações não contabilizadas. Esse valor foi levantado a partir de delações da Odebrecht e de processos que tramitam nas mãos de Sergio Moro.
 
Para FHC, contudo, Temer tem o benefício da dúvida, porque os delatores não teriam implicado ele diretamente. O mesmo não pode ser dito sobre Dilma, ressalvou o tucano. “A Justiça tem de averiguar isso. Não vejo razão, se for assim, de [a sentença] alcançar Temer”, avaliou.
 
Segundo FHC, “já temos tanta dificuldade hoje, e o Congresso ainda eleger uma pessoa para ser presidente por um ano? Meu Deus, é mais confusão!”
 
Sobre 2018, o presidente de honra do PSDB disse que é preciso aguardar para saber “quem para em pé” após a Lava Jato, antes de definir quem será o presidenciável do partido. Ele não descartou que seja Joao Doria Junior, prefeito de São Paulo.
 
Plano moral
 
Após comentar o lançamento do terceiro livro que conta os bastidores de seu governo, FHC disse que passou da hora de ser lançado um “plano moral” no Brasil. “No meu ver, o governo de Temer tem tentado acertar e tem acertado em alguns pontos a política econômica. O problema é a demonização da política e o sistema eleitoral que está aí, que não tem mais apoio da população.”
 
FHC criticou a grande quantidade de partidos políticos (35 no TSE) e defendeu uma reforma política com cláusula de barreira e fim das coligações em eleições proporcionais. Isso, segundo ele, reduziria drasticamente o volume de partidos no Congresso e ajudaria o presidente a debater governabilidade sem barganhas.
 
O ex-presidente também disse que os “políticos têm que reconhecer que erraram e a Justiça tem que punir quem tem que punir.” E quem tem que dizer quem fez o que e separar o joio do trigo é a Justiça, nao a imprensa. A fala acontece dois dias após a revista Veja publicar que, segundo delações da Odebrecht, Aécio Neves tem contas secretas nos Estados Unidos.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando aplaudiram os

    Quando aplaudiram os vazamentos e arbitrariedades da turma de Curitiba, FHC não pensou no país.

    Quando não aceitaram o resultado das urnas em 2014, FHC não pensou no país.

    Quando elegeram Cunha presidente da Câmara, FHC não pensou no país.

    Quando impuseram uma pauta bomba em 2015, aumentando gastos em plena crise econômica, FHC não pensou no país.

    Quando a oposição se juntou ao traíra para dar o golpe, FHC não pensou no país.

    Quando o golpe engessou a economia por 20anos, FHC não pensou no país.

    Quando o golpe investiu contra os trabalhadores e contra os menos favorecidos, FHC não pensou no país.

    Quando entregaram aos estrangeiros o pré-sal, patrimônio do povo brasileiro, FHC não pensou no país.

    Agora, vem esse senhor entreguista, causador do desemprego e da fome de milhares de brasileiros, dizer que está preocupado com o futuro do país?

    A quem ele acha que engana?

     

     

  2. e os 10milhoes entregues em

    e os 10milhoes entregues em mãos no jaburu ao mimimSHEL?

    marcelinho não entregou nada no alvorada……

     

    esses tucanos tão achando q o povo brasileiro é besta.

     

    já babou   o golpe, quem quiser insistir só terá sua foto aumentada no livro da vergonha. a história segue registrando.

    dilma volta, aí os velhos canalhas d sempre se mijarão de medo.

  3. Fernando Henrique

    Se houvesse Justiça no país o primeiro a ser condenado seria o Sr. Fernando Henrique porque Temer está seguindo seus projetos neoliberais. A lei da terceirização é um projeto dele que estava no Congesso e Lula pediu que fosse arquivado.Não foi. Foi votado e sancionado.temer não tem capacidade para enviar ao Congresso qualquer projeto de sua autoria, faz o que a elite economica deste país deseja.

  4. Alguém lembra essa de FHC?

    Fernando Henrique há época da apuração dos crimes de Eduardo Azeredo: “Crimes do passado devem ficar para a história”.

     

  5. O COMPRADOR DA REELEIÇÃO

    Simples assim, o trabalho sujo do temeroso, ainda não terminou, ele ainda não entregou tudo que o mercado quer, se, somente se, ele conseguir, ai sim será carta fora do baralho. e nos trabalhadores FUD…. E MAU PAGOS…

  6. FHC teria coragem ?

    Se FHC está deveras preocupado com o futuro do Brasil, por que não defende Eleições Diretas Já e se candidata a Presidente ?

    Seria muito educativo um debate de FHC com Lula ou Ciro Gomes.

  7. FHC alinhado com o entendimento…

    … daquela patranha que possui o nome de “processo”, elaborado pelo seu partido.

    FHC não é um ponto fora da reta.

    A não ser que o FHC veja algo pior ainda na nossa frente.

    Sei lá, um membro virtual do seu partido, com seus longos perdigotos jurídicos.

  8. Continuamos perdendo tempo

    Continuamos perdendo tempo com esse véio gagá. Já que eu tbém tô perdedno meu tempo aproveito para gritar: fhc VTNC! Junto com o myShell!

  9. FHC é, como personagem
    FHC é, como personagem politico, o maior escroto nacional. Ele é o António Carlos Magalhães coberto com uma camada de glacê cor de rosa intelectual.

    1. jamais

      “coberto com uma camada de glacê cor de rosa”

      ACM não valia nada. fegacê vale muitíssimo menos.

      Bem, se o “glacê” for de outro tipo e outra cor, pode ser.

  10. merece

    Quem merece é o fegacê! (vice de ÇERRA45 em 2038…..viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe!).

    O príncipe da privataria merece ser preso.

    Acompanhado de um pedaço de esparadrapo.

    Para lacrar aquela enorme boca de sovaco! 

     

    1. merece…

      Este já passou para a História como uma farsa. Voltou a ter algum destaque na mídia por ter apoiado o golpe. Golpista dando voz à golpista. Não entendi a relevância para GGN da opinião de um zumbi? 

  11. Falando, FHC eh o pior

    Falando, FHC eh o pior presidente que o Brasil jamais vai teve ou vai ter.

    Calado, ele continua o pior, mais detestado, e mais desprezivel presidente que o Brasil jamais teve ou vai ter.

  12. NassiFeliz, parece bobagem,
    NassiFeliz, parece bobagem, mas vejo você usando os termos errados e isso me incomoda.
    A medida que.
    Na medida em que.
    Você tá sempre usando nos seus textos
    A medida em que.

  13. “o País, já colapsado após o

    “o País, já colapsado após o impeachment de Dilma Rousseff, não merece enfrentar a cassação de MT”

    ah… FHC não tem o menor pejo. Nem a comunidade acadêmica, à qual pertence, ENGOLE UM VELHO DECRÉPTO E GOLPISTA que afiançou um golpe de estado. Sua agenda de palestras deve estar baleada, afinal quem vai pagar pra ouvir um falso democrata, aproveitador, e ODIADO PELO SEU POVO, sem o menor respeito? 

    “acordo moral”??? ARGH!

  14. O efeagagace virou humorista ruim.

    Agora, depois de velho, o cara resolve começar a contar piada ? Como sociólogo e político foi um desastre, parece que como humorista não tem muito futuro também, pois essa piada de hoje é HORRÍVEL.  FORA TEMER! FORA AÉCIO! FORA PSDB!

  15. Envelheceu dissimulado. 
     
    E

    Envelheceu dissimulado. 

     

    E eternamente rancoroso por não ser O Cara. O melhor presidente da história do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, “analfabeto” fez mais do que o senhor sociólogo de higyenópolis (que inclusive tirou sociologia da escola)

  16. Enquanto isso, o Mineirinho é blindado

    Mais uma vez a mídia golpista blinda Aécio Neves, vulgo “Mineirinho”, segundo a Odebrecht. Fosse um petista capa da golpista Veja, os filiados do PIG estariam botando mais lenha na fogueira através de jseus jornalixos ornalice colunistas golpistas. Está na cara que o FHagáC está falando m…para desviar o foco do seu pupilo “Mineirinho”. E nem há necessidade dessa blindagem: nenhum tucano de bico grande será investigado pela Lava Jato. Palavra do cara de pau Dallagnol em entrevista a Ricardo Boechat. http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/286335/Dallagnol-diz-a-Boechat-que-PSDB

     

  17. Mas que cara de pau tem esse

    ¨…passou da hora de ser lançado um “plano moral” no Brasil…¨

    “políticos têm que reconhecer que erraram e a Justiça tem que punir quem tem que punir.”

    Ah, se a justiça punisse…

    FDP descarado e canalha !!!

  18. Não merece a cassação do Temer, só merecemos sua corrupção

    O país merece a corrupção do Temer mas não merece sua cassação?

    O intelectual tardio perdeu o restinho de bom senso que tinha.

    Fiat justitia, pereat corruptione

  19. fhc ,vai cuidar dos netos,

     O Temer tem que ficar na presidencia para fazer o trabalho sujo das reformas para o PSDB e em troca se livrar dos juizes tucanos,e a respeito da cassaçao da chapa ele se beneficiou da vitoria da Dilma e portanto tem que ser cassado, ai ele volta a ser presidente eleito pelos deputados

    1. ff

      Os eleitores do BRASIL já  cassaram a perpetuação de FHC no poder nas figuras de seus  prepostos derrotados 

      por   L  U  L  A  e  D  I  L  M  A.. Não fazer sucessor foi pra ele como um cruzado  no queixo.                       

  20. Dos tempos da revista MAD

    A sombra fala

    O País, já colapsado após o golpe & a rapinagem neoliberal, não merece enfrentar a cassação de Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral, sem que ele termine o nosso programa de terra arrasada, consequentemente, assistir a uma eleição indireta de um substituto pelo Congresso (deles, do PMDB) , onde nós (e eu principalmente) não temos possibilidade de emplacar um nome vitorioso.

    É isso que dá em não trancar a catacumba. O Dajjal sai impune!

     

  21. FHC diz que País não merece a cassação de Temer

    É irritante como o PSDB e seus integrantes tentam se esquivar da irresponsabilidade por eles perpretada. Participaram de uma retirada violenta de uma Presidenta legitimamente eleita, romperam com a estabilidade política, jogaram o País num caos financeiro, promoveram loucos de todos os generos que ganharam espaço na mídia como salvadores da Pátria “limpa” e agora saem com essa: “o Páis não merece a cassação de Temer”. Não bastasse os vários anos perdidos em razão de uma falsa social democracia por estes irresponsáveis defendida, somos obrigados a descer ladeira abaixo, nas mãos de um ilegítimo que não sabe nem mesmo o que faz alí. Sim porque a mediocridade assola toda vez que resolve se posicionar sobre algum tema, ainda que de pouco complexidade. FHC deveria ler o artigo de Steinbruch publicado hoje nos jornais e começar a pedir desculpas ao povo brasileiro por todo mal causado. São irresponsáveis, todos que apoiaram a ida deste fantoche do liberalismo selvagem ao posto mais elevado do executivo nacional.

  22. O MUNDO DE POLIANA

    O que eu mais admiro no FeFe `e a mentalidade. Ele discursava em Haia, Sorbone e na Casa do Carater(sempre dubio e relativo) com toda a pompa que lhe `e  peculiar, como se fosse o rei da Suecia. Tinha a  rompancia e impafia de quem dirigia um povo prospero e politiizado.Suas medalhas e honras, seu j`ubilo davam a entender que se tratava de um chefe de estado,( do estado de miseria absoluta de 55 milh~oes de brasileros abaixo da linha da pobreza, como sabemos)

    Ele consegue a proeza de se subtrair do brasil, e somente por isso ele consegue  fazer esse  tipo de discurso. Ele vive na Pasargada que sua mente senil percebe a realidade deste pais.

    Um Affff!!! pra ele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador