Folha diz que TCU pode investigar “pedaladas” de Dilma em 2015

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O time da presidente Dilma Rousseff (PT) nega, mas a Folha de S. Paulo cravou na segunda-feira (22) que as “pedaladas fiscais” – represamento de pagamento a bancos oficiais para melhorar artificialmente o caixa do governo – ainda são praticadas pelo Tesouro em 2015. Em função disso, o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, apontou que a situação das contas públicas, que correm risco de rejeição, será “agravada” se uma apuração for feita e a informação for comprovada.

Na semana passada, o TCU deu o prazo de 30 dias para que Dilma explique pessoalmente, ainda que por ofício, as pedaladas e outras “irregularidades” apontadas pelo órgão de fiscalização ligado ao Legislativo. Se a presidente não convencer, o Congresso será incentivado a colocar o parecer rejeitando o exercício fiscal de 2014 em votação no plenário. Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara, já deu sinais de que quer colocar o tema em discussão. A oposição à Dilma celebra, pois vê chances de plantar a semente do impeachment a partir do caso.

Segundo a Folha desta terça-feira, o TCU “poderá abrir procedimentos para investigar os atuais responsáveis pelas contas públicas do governo Dilma pela falta de repasse de recursos devidos a bancos públicos por gastos em programas estatais, as chamadas pedaladas fiscais.”

O jornal alega que nos três primeiros meses de 2015, a dívida do governo com Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil aumentou ao menos R$ 2 bilhões. O governo rechaçou a afirmação de que que a prática tenha continuado.

Relator das contas de 2014, Nardes, que chegou ao TCU no governo Lula, por indicação do PP, disse que a continuidade das pedaladas “agrava a situação das contas do ano passado”.

“A reportagem] mostra a importância da nossa decisão, que tem a intenção de evitar que essas condutas se repitam. O TCU fará auditoria nas contas deste ano também porque a lei tem que ser cumprida”, afirmou. “Essa situação agrava ainda mais o que constatamos e mostra que estamos no caminho certo.”

Ainda segundo a Folha, o comando atual dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento pode ser responsabilizado por isso.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desde quando um orgão de

    Desde quando um orgão de assessoria dá ordens a um Chefe de Estado e Governo? Desde que, antecipo a resposta, o país enveredou pela anarquia política e institucional. 

    O Tribunal de Contas da União é uma reles(tendo por referência o ordenamento institucional) instância  de aferição de Contas das estruturas políticas e administrativas da União. É vinculado ao Poder Legislativo e tem como função básica assessorar esse Poder no seu papel de fiscalizador dos atos do Executivo e do Judiciário no que tange ao emprego e gestão dos respectivos orçamentos. 

    Exorbita das suas atribuições quando tenta fazer juízos de valor de cunho político e/ou questionar publicamente uma Chefe de Poder e não raro esquece das suas obrigações. 

    1. Talvez seja interessante você

      Talvez seja interessante você lembrar que o processo de impeachment é político, e condizido pelo Congresso Nacional. Daí a fonte de poder do TCU (órgão de assessoria do Congresso)…

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador