Globo sacrifica seus artistas para poupar seus políticos

A primeira desculpa de Fernando Rodrigues para não divulgar nomes da lista do HSBC é que não queria cometer injustiças. Por isso, selecionou poucas centenas de nomes – entre quase 8 mil – e remeteu para a Receita Federal, aguardando que ela escrevesse a reportagem, provavelmente. (!).

Na verdade, amarelou ao se deparar com nomes delicados e suas limitações jornalísticas impedirem de montar uma estratégia de divulgação politicamente palatável para os veículos de mídia.

Aí entra O Globo, que faz jornalismo enviesado mas, enfim, sabe fazer jornalismo.

O que interessa na lista é o embricamento entre crime organizado, lavagem de dinheiro e sistema político e financeiro brasileiro – os políticos e financistas que se aliaram no sistema de caixa 2 desde as incursões pioneiras de Marcelo Alencar com o Garantia, ainda nos anos 80, ou do Opportunity nos anos 90. É por aí que se levantará a aliança financistas-políticos-doleiros.

O resto é perfumaria.

O que O Globo vem fazendo – com Rodrigues a reboque – é aplicar o princípio do biquíni – de mostrar tudo, menos o essencial. Divulga com estardalhaço nomes ligados ao grupo ou à mídia, mostrando com isso isenção, aliás uma falsa isenção porque não há nada de mais significativo nas informações divulgadas, a não ser contas abertas e fechadas há décadas.

A primeira leva de nomes é de jornalistas e proprietários de veículos flagrados em contas não comprometedoras. Até Horácio de Carvalho – dono do Diário Carioca – falecido há décadas, foi lembrado. Os demais eram titulares de contas já fechadas, muitos deles já falecidos. De novo, apenas Luiz Frias.

A segunda rodada foi com  personagens de grandes golpes com dinheiro público.

Na terceira rodada, enfia na relação de suspeitos seus artistas, usando como álibi para esse carnaval o fato de terem captado recursos através da Lei Rouanet. O que as denúncias insinuam? Que o dinheiro foi desviado para paraísos fiscais? A prestação de contas é tão severa que dois artistas que não deram conta do recado – Norma Bengell e Guilherme Fontes – tiveram suas vidas quase liquidadas.

Recorrendo ao álibi inicial de Rodrigues – de poupar inocentes -, qual a justificativa para colocar Tom Jobim, Jorge Amado e Paulo Coelho na lista de suspeitos, sabendo-se que são autores que recebem direitos autorais de todos os países do mundo? Ou então expor suas próprias estrelas à suspeita?

Se sonegaram, que paguem.

Mas o jornal os está remetendo ao altar de sacrifícios, com a suspeita de terem se apropriado indevidamente de dinheiro público, apenas para desviar o foco de personagens políticos e financeiros que certamente compõem a lista – já que existe uma relação ampla entre os nomes até agora divulgados e aqueles que constavam da CPI do Banestado.

Luis Nassif

61 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amigos E os medianos idiotas

    Amigos
     
    E os medianos idiotas e bobos vivem, como fantoches, fazendo o que ela manda:
    Esculhamba com Dilma!
    Esculhamba com o PT!
    Defende Aécio!
    Defende Marina!
    Acaba com Lula!
    Mata, esfola!
     

    1. Joel…

      agora com o HSBCgate eles têm um outro mantra pra “internalizar” a indignação e a “revolta” (claro… criado sob medida pelo Jornal Nacional):

      – Todos os políticos roubam… inclusive de outros partidos!!!

      Mas nunca, nunquinha, pronunciam ou escrevem as quatro letrinhas proibídas:

      P S D B

  2. O que é a mente humana. O texto realmente antecipa…

    O texto realmente antecipa o que há de por vir.

    Realmente é perfumaria as sempre seletivas informações,

    Ou cortina de fumaça para que os outros consigam a escaparem.

    Operação… impossível.

  3. Não é sacrifício Nassif…

    pode ser fritura, Maitê queimadíssima (começou no episódio Belo Monte, passando pela pensão que recebe de SP e agora esse “patriotismo” de mandar dinheiro pra contas numeradas de além-mar)… o Casal Celulari / Raia (ex… mas casal) sem muito brilho… Jô que de tão ultrapassado já não dava o retorno acordado (anunciantes x audiência)… tem ai uma nova “geração” de belas e belos pra ficar no lugar… os rostinhos saudáveis do Malhação, Isis Valverde, Leandra Leal, Marina Ruy Barbosa….; os Marinhos sabem que suas antigas estrelas já deram o que tinha que dar, hora de apostar na “renovação” do staf.

    Não ficaria surpreso se o casal Bonner-Fátima também não surgir nessa lista… o JN descendo a ladeira ficaria bem com uma “repaginada” no formato e no visual.

    1. Concordo com você, não é sacrifício

      Mas a minha tese da motivação da Globo é outra.

      Estão querendo desviar o foco, e jogar a questão de possuir contas na Suíça como mera opção pra quem é endinheirado.

      No frigir dos ovos, a pergunta que a Globo lançará a seus leitores desavisados é: “afinal de contas, pra quê artistas teriam contas na Suíça se não são governantes e não estão envolvidos com corrupção?”. 

      Enfim, vão tentar dar um ar de certa normalidade aos fatos, usando os artistas pra isso – dentre outras coisas, penso. Não me espanto se daqui a pouco aparecer uma lista de boleiros, outra de cantores, outra de socialites, etc, tudo pra banalizar o fato de ter conta na Suíça…

       

  4. Nassif, vc tirou as palavras

    Nassif, vc tirou as palavras dos meus dedos.

    A Globo jogou os caras numa arena com leões. Mostra bem o caráter canalha dos Marinhos, que preferem entregar seus funcionários à turba sedenta de sangue, criando uma cortina de fumaça para esconder seus próprios podres.

    Estou me lixando para os artistas da lista. Os caras ganharam dinheiro trabalhando. Se sonegaram, que paguem.

    O que eu quero saber é quem são os tucanos da lista (porque petista pobre como o Genuíno vai ser difícil encontrar). Quero saber quem são os ex-presidenciáveis que aparecem por lá e que vivem estarrecidos, arrotando moralidades. Quero o nome dos traficantes e dos caras do PCC para quem as polícias paulista e carioca abrem as pernas. E o nome dos empresários e executivos corruptos, dos vagabundos rentistas, dos megassonegadores. Todos eles, de alguma forma, ligados aos negócios dos Marinhos.

    A informação que interessa é a da bandidagem, não o nome dos tiozinhos da Malhação.

  5. Todo mundo sacou o dinheiro

    Todo mundo sacou o dinheiro para o quê?

    O que acontecia na época?

    Como era a inflação no Brasil?

    Havia um investimento melhor?

    Haveria um fundo concorrente com mais garantias?

    O  caso Banestado “o montante soma US$ 30 bilhões, movimentados entre 1996 e 1997. O principal destino do dinheiro no exterior era a agência do Banestado (Banco do Estado do Paraná) em Nova York.”, pode ter captado dinheiro destes outros fundos?

    Nenhuma análise sobre as circunstâncias econômicas desta época!

    1. São piores que os patrões

      Eles vão as ruas pedir a saída Dilma para pararem as investigações. Estão no mesmo barco e com certeza se ofereceram para o sacrifício e tentar  salvar seus patrões e seus grupos organizados que roubam os cofres públicos. Dia 1º de Abril vamos começar a acabar com a festa.

  6. Sacrifica-se os peões para

    Sacrifica-se os peões para manter as peças mais valiozas intactas, e de quebra, conquistar posições adversárias.

  7. Uma pergunta?

    Caro Luís Nassif,

    Essa lista da Swissleaks devia estar em suas mãos. Não sei o porquê você não faz parte do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Seria muito mais útil para o país.

    O que seria preciso fazer para você fazer parte desse consórcio?

    1. Adiantaria alguma coisa? O

      Adiantaria alguma coisa? O autor da Privataria Tucana também era e para quem foi mandada a lista? Ou Mrs. Guevara não tem a menor noção de como funciona a mídia nativa?

  8. Que altar de sacrifico

    Que altar de sacrifico nada.

    Vários desses artistas são boca de trombone para denunciar a corrupção do país. E não tem uma só entrevista em que não reclamam “da falta de apoio para a classe artística do Brasil”. E ao invés de investir em arte mandam dinheiro pra fora do país para não pagar imposto. Enquanto mamam em empresas públicas e produzem só peças comerciais, pouquíssima arte, no teatro e no cinema. Se é para lavar, que se jogue água sobre todo mundo.

    Qual desses artistas teve o caráter de defender a Lei dos Meios?  Pois que provem do veneno que ajudam a destilar.

     

  9. HSBC das artes e Mr.

    HSBC das artes e Mr. Constantino

     

    A lista dos clientes brasileiros do HSBC suíço tem de tudo até o momento, menos políticos com mandatos eletivos. Pelo menos não dentre os nomes publicados pela Globo e pelo Uol. Será que eles não gostam do banco inglês?

    Neste final de semana foi liberado um novo pacote de clientes, formado por artistas. Nomes conhecidos* do setor de entretenimento apareceram. Alguns repetindo o jornalista da Veja, o Guzzo, um dos campeões do falso moralismo nacional, juraram de pés juntos que nunca tiveram conta lá. Serão então homônimos que também residem no mesmo endereço os depositantes?

    Porém o melhor do dia foi a coluna do vejista Rodrigo Constantino. Um primor de coerência.

    “Sim, é um crime mandar dinheiro para a Suíça sem o governo ficar sabendo. Normalmente é uma fuga dos pesados impostos. Mas no Brasil há um motivo especial: convivemos por décadas com planos heterodoxos, incluindo até mesmo o confisco do nosso dinheiro. Sendo assim, muitos buscaram alternativas de proteção, ou seja, formas de manter o próprio dinheiro longe das garras do governo faminto e autoritário.”

    Um desavisado diria que é apologia da evasão de divisas e da sonegação fiscal se não soubesse que Mr. Constantino é um dos muitos paladinos da moralidade pública abrigados na empresa da família Civita. 

    “Se mandar divisas ilegalmente para a Suíça representa um meio legítimo ou não para se proteger de governos com insaciável sanha arrecadatória é um longo e complexo debate. Sem dúvida é algo ilegal, mas será que toda lei é legítima?”

    Qual é a diferença entre o parágrafo acima e as posições ideológicas que consideram a propriedade privada, garantida por lei, como um esbulho coletivo? Será Mr. Constantino o árbitro para decidir se uma lei é ou não legítima?

    “Mesmo aquele que condena o método ilegal de proteger o dinheiro terá de concordar que uma coisa é evitar o avanço maior do governo sobre o que foi ganho de forma legítima, e outra, bem diferente, é ganhar o dinheiro de forma ilegítima, roubando dos outros.”

    Há controvérsias, no Estado de Direito a sonegação fiscal é um crime cometido contra a coletividade, logo o sonegador está roubando TODOS os outros. Ou não?

    “Há uma linha moral que divide ambos. Para o leitor compreender melhor isso, vamos supor que o governo aprove uma nova lei que coloque o imposto em 90% da renda.”

    O famoso “se” é a coluna mestra da argumentação do Mr. Constantino. Esqueceu o sábio economista que a alíquota máxima do Imposto de Renda no Brasil é muito inferior a média dos países da OCDE. Aqui o maior percentual é de 27,5%, contra mais de 46% nos EUA. É melhor nem falar do imposto sobre herança, praticamente inexistente no Brasil e que nos Estados Unidos acima de determinado patamar (US$ 1,000,000) é taxada em até 40%. Sem esquecer que a maioria dos artistas citados são contratados como pessoas jurídicas, pagando ainda menos impostos que o máximo da tabela da Receita e auxiliando o patrão burlar o recolhimento para a previdência social.

    Mr. Constantino é um artista ao tentar explicar e justificar os hábitos criminosos dos que dividem o mesmo andar com ele. A brutal carga tributária brasileira incide principalmente sobre o consumo. Quanto menor a renda do brasileiro maior é o seu quinhão de contribuição ao Estado. Aproximadamente metade do valor dos itens consumidos por quem ganha um salário mínimo são impostos indiretos. Quem a partir da classe média se aproxima deste percentual de confisco? Absolutamente ninguém. 

    A turma que envia dinheiro para o exterior para fugir do imposto sobre a renda é pura e simplesmente sonegadora. Tão criminosa quanto os protagonistas do mensalão ou do petrolão.

    * No Brasil autointitulados “intelectuais”, como o Gordo da madrugada e outros ainda piores que são meros atores de telenovelas ou cantores desafinados.

     

      1. Uai, as boçalidades de sempre!

        a única vez que vi e ouvi o tal de Constantino foi numa entrevista com Ciro Gomes, que comeu seu figado com colherinha. Ele foi lamentável. Mas como “trabalha” na Abril, ele não destoa do conjunto.

    1. “Se mandar divisas

      “Se mandar divisas ilegalmente para a Suíça representa um meio legítimo ou não para se proteger de governos com insaciável sanha arrecadatória é um longo e complexo debate. Sem dúvida é algo ilegal, mas será que toda lei é legítima?”

       

      Uuuuaaaiiii! As contas foram abertas nas sua grande maioria na época do FHnistão, década de 90. Ele estå dizendo que o  neoliberal governo do FHC era insaciável na arrecadação de impostos? Mas não era só o PT?

    2. Grata surpresa seu ótimo comentário acima

       

      Jorge Rebolla (terça-feira, 24/03/2015 às 11:40),

      Li com entusiasmo o seu comentário. Não me interessa este assunto do Swissleaks. A ilicitude que interessaria saber foi a que foi feita no Brasil. A conta no banco na Suíça não é o bastante para revelar a falcatrua. Resolvi ler os comentários para ver se havia algo interessante e vi o seu comentário.

      Bem gostei de ver você atirando principalmente tendo em conta quem você escolheu como alvo e pela precisão do tiro. Avaliei tão bom que imaginei que não fosse seu e ia copiar e colar uma frase curta no Google para ver se achava o texto original quando vi o link que você deixou e verifiquei que é para um blog seu: Vermelho Não.

      Você fez-me lembrar daquela história das brigas entre eslavos em que a guerra torna-se até familiar e em que em determinado momento um soldado ferido vendo que ia morrer pede aos companheiros para ser enterrado com a bandeira dos adversários. Os companheiros sem entender o pedido querem uma explicação que o moribundo fornece de imediato: “Antes que morra um dos nossos que morra um dos deles”.

      Pensei na história um pouco no sentido inverso porque no caso eu gostaria que você fosse um dos nossos. Ou melhor, não é no sentido inverso, pois o soldado só ria passar para o outro lado depois dos extertores.

      Quanto à questão da sonegação com o envio do dinheiro ao exterior, eu lembro que nas minhas prédicas contra o discurso de combate a corrupção, em algum comentário aqui no blog de Luis Nassif, eu dei um exemplo que leva a se considerar com mais detalhe o problema da conta no exterior. Lembro primeiro que eu gosto de dizer que eu sou mais contrário a corrupção do que muitos que a tratam como o grande bicho papão da sociedade brasileira. Avalio que sou mais contrário porque eu considero que a corrupção no mundo democrático está diminuindo, que a corrupção é menor do que o mais otimista imagina que seja o tamanho dela, e que mesmo que a corrupção fosse maior do que o imaginado pelo mais pessimista ela faria menos mal do que o mal que o mais otimista imagina que ela causa. Então eu sou contra a corrupção imaginando que ela seja algo simples que deve ser combatida apenas pelo seu caráter de ilicitude que possui. Os que acham que a corrupção é um bicho papão teriam o mesmo empenho que eu tenho em a combater quando descobrirem que ela não é o bicho papão que alegam?

      E em uma tentativa de esclarecer essa minha avaliação da corrupção, não lembro bem em que post, mas eu mencionei que um médico muito bem remunerado e que paga todos os impostos em dia, mas que, para se proteger de desvalorizações, guarda sua poupança em conta regular no estrangeiro faz mais mal ao país do que o corrupto que com o dinheiro da corrupção compra um apartamento no Brasil.

      Agora, vale a pena mencionar que o capitalismo é uma caixinha de surpresa. E vendo a torcida que eu faço para que o real desvalorize um pouco mais para que assim a economia brasileira possa retomar puxada pelo mercado externo, eu fiquei pensando se ao mandar o dinheiro para o estrangeiro o médico não estaria ajudando a desvalorizar a nossa moeda e assim salvando o emprego de muitos brasileiros?

      Bem voltando ao seu comentário, embora as duas histórias que eu contei fossem sobre ele, eu não entendi qual a razão de Rodrigo Constantino ter feito um texto tão ruim assim, sem tirar o mérito da sua análise que mostrou as várias facetas em que o texto do Rodrigo Constantino deixa a desejar. E olha que não me parece que ele fez um texto em proveito próprio. Só vejo lógica como respaldo à crítica que ele faz ao aumento da arrecadação. O problema dessa crítica é que ela não tem lógica, isto é, o aumento da arrecadação torna o Estado mais forte e não há capitalismo sem Estado forte. Só haveria lógica se ele fosse contra o capitalismo.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 24/03/2015

      1. O sistema tributário brasileiro é quase um resquício do…

        século XVIII. Voltado para a taxação sobre a produção  e o consumo e não sobre o patrimônio e a renda. Um entrave ao desenvolvimento mais equânime do país.

        Acredito que Mr. Constantino teme constatar que as figuras de proa pela “moralização” política e a liberalização econômica possuem recursos não declarados no exterior… como explicar ao povo que desviar diretamente dos cofres públicos não pode, mas é “legítimo” o descaminho antes que o dinheiro lá ingresse.

        No momento, como diria o velho Brizola, estou dizendo um rotundo NÃO contra tudo e contra todos. Cansei de conchavos, acordos nebulosos e falsa honestidade. Quanto ao liberalismo total, ou libertarianismo de mercado, deificado pelos Rodrigos e quetais nunca deixei de considerar… uma perversão. 

        1. Nossa” Hesbolla”,rs…parece

          Nossa” Hesbolla”,rs…parece um bolchevique!

          A proposito muito bom texto desnudando a farsa desses espoliadores.

    3. Mais uma da série: ‘O nobre e

      Mais uma da série: ‘O nobre e desonesto esforço em encaixar o mundo dentro de uma visão tacanhamente rídicula’. Quer dizer que o raciocínio se aplica a ingleses, norte-americanos, israelenses, suiços e demais cidadãos de países ‘exemplares’ ao pusilânime escriba?

  10. O escândalo mundial do HSBC

    O escândalo mundial do HSBC tem ligação íntima com o Caso Banestado. Aliás, pode-se dizer que os brasileiros da lista são “filhos” do Caso Banestado…

  11. Saudades do excelente

    Saudades do excelente analista econômico que um dia o Nassif foi. Foi o que me trouxe para o blog. Mas, resolveu se transformar num comentarista de midia, que por sinal, faz muito mal.

  12. Dinheiro lá fora.

    Ao ver globais com off shore e conta na Suiça, fica a suspeita.

    A Globo não pagaria o “grosso” de sua trupe com dinheiro “lá fora”, “por fora” e com dinheiro de impostos sonegados?

    Pode não ser, mas que parece, parece.

    E agora seletivamente os sacrificam…

    Afinal, reclamar prá quem?

  13. A CPI do HSBC vem aí. Pelo

    A CPI do HSBC vem aí. Pelo que consta terão poder para requisitar a lista na íntegra. Aparecendo o departamento de jornalismo global ínves do de entrenimento, ou seja tirar o foco do Projac e direcioná-lo ao Jardim Botânico, onde fica o Bonner.

    Que interessante seria se a CPI quebrasse o sigilo do âncora platinado e do Kamel, por exemplo. E se a coisa sair dos funcionários “subir para cima”? Esbarrar com os Marinho? Poder legal para quebrar o sigilo de quem quer que seja, a CPI tem.

    1. A partir de 2003 ficou bem mais dificil roubar

      A partir de 2003 ficou bem mais dificil roubar e é isso que dá calafrios em muitos safados que posam por ai como gente honesta, gente tipo FHC…Serra…Aecio…e outros paneleiros ‘revoltados’ 

      BRASILEIROS NO HSBC SERÃO FISGADOS COM AJUDA INTERNACIONAL

      Novo secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, ex-chefe de gabinete de Dilma Rousseff, revela que operações não declaradas de brasileiros no banco da Suíça serão alvo de processos; “A cooperação jurídica internacional está em vias de ser formalizada, no máximo, até o início da semana”, afirma

       

      https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/174335/Brasileiros-no-HSBC-ser%C3%A3o-fisgados-com-ajuda-internacional.htm

  14.  
    E os ladrões tucanos de

     

    E os ladrões tucanos de alta plumagem do PSDB, que foram denunciados pelo jornalista de verdade, Amaury Ribeiro Jr. desvendado no livro, A Privataria Tucana, contendo riqueza de documentos compropatórios do MAIOR ASSALTO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO BRASILEIRO. Nenhum justiceiro do PGR, até o momento, não deu um piu sequer. Engraçado, nè?

    E a sonegação dos Marinhos, herdeiros do Capo da Cosa nostra Dr. roberto marinho? Até o momento, nada de Darf.

    E o Perrela, o amigão do peito e correligionário do play boy aécinho, teve seu helipóptero flagrado, abarrotado de pasta base de cocaína…quê silêncio da zorra, em?  E a commodity apreendida? Continua sem dono e sem endereço?

    Por falar em muamba sem dono. Como ficou a prestação de contas do traíra eduardo campos? E a situação do jatinho sem dono? Será que a justiça eleitoral aguarda o resultado do teste de DNA pra saber quem é pai do jatinho?

    E, por falar em helipóptero, cocaina e jatinho sem dono. Como ficou o aeródromo construido com dinheiro público, pelo desocupado e machão do Leblom aécio da cunha? Vale notar, que a referida obra em propriedade da própria familia, tem sido utilizada pelo play boy de maneira clandestina, pois, o referido não é homologado. Portanto, trata-se de aeródromo clandestino.

    Esse negócio de contas secretas no exterior, sem o PT, não dá ibop. Sabe-se, ser quase impossível pescar algum caçonete petista nesta pescaria. Portanto, resta aos homens do Show Business, utilizar a velharia de celebridades encalhadas no estaleiro da casa. Sai mais em conta, e, ainda há 1/2 dúzia de videotas que adoram assistir esse lixo.

    Orlando

     

     

  15. SUGANDO O BRASIL

    Já tem sido bastante discutido que existem numerosos tipos de “perdas internacionais” (usando termo do Leonel Brizola) que sugam o Brasil. A economia brasileira é sustentada quase que principalmente pelo pessoal de baixa renda, que consome aqui, que investe aqui, ou que poupa o seu dinheiro aqui, justamente a gente bronzeada que não participou das manifestações do dia 15 de março. O incremento do salário mínimo e as políticas sociais – como o “bolsa família” – têm contribuído para girar alguma massa monetária dentro do Brasil, mas isso é insuficiente em relação às nossas necessidades e, principalmente, ao comparar com os 520 bilhões que maus brasileiros possuem fora do Brasil.

    Foi falado de corruptos e, em geral, de pessoas mais ricas que, num êxodo rotineiro e desde o tempo colonial, levam as suas economias e sonhos para fora do Brasil. Apartamento em Miami, férias em Disney, conta bancaria fora do Brasil e outros investimentos externos são executados diariamente enquanto o Brasil é sugado dia a dia. Existe gente bem entrosada nos meios de comunicação e de poder que, aparentemente, não são tão brasileiros assim.

    Pareceria cômico se não fosse trágico, ver esses vende-pátria desfilando com a bandeira do Brasil no dia 15 de março, ou mandando a Dilma tnc na arquibancada dos bacanas, na inauguração das olimpíadas, enquanto exploram esta terra de forma metódica. A Maitê Proença, uma das tucanas de carteirinha, aparece agora com contas na Suíça, do HSBC. E não é apenas ela…….

    O jornal O Globo de hoje 23 de março noticia que dezenas de artistas famosos (os seus próprios artistas globais) possuem conta no HSBC da Suíça. Citações do jornal O Globo em negrito

    http://oglobo.globo.com/brasil/atores-cineastas-musicos-na-lista-de-correntistas-do-hsbc-15667748

    Temos aqui dois grupos que contribuem para as perdas internacionais do Brasil, que aqui podem ser destacados:

    DIREITOS AUTORAIS

    Já foi discutida neste blog, que a Lei de Direitos Autorais é uma Lei perversa, que não apenas privilegia a repetição de porcarias em favor dos donos dos direitos – normalmente selos discográficos – mas que também é uma fonte de perdas internacionais, ao impedir que direitos de brasileiros ouvidos (ou lidos) fora do Brasil recebam o seu dinheiro aqui, por conta do maior fluxo de dinheiro que sai para pagar direitos de estrangeiros que são muito mais lidos e ouvidos no Brasil, estancando a compensação do Banco do Brasil.

    Paloma Amado disse que seu pai, Jorge Amado, morou na França e que abriu uma conta em Nova York para receber valores referentes a direitos autorais que vinham de fora do Brasil. Também constam na lista de brasileiros o músico Tom Jobim, que morreu em 1994. Ele dividiu uma conta com a mulher, Ana Lontra Jobim, que, por sua vez, ainda aparece como dona de outras duas contas. Aliás, como o livro da irmã do Tom (Helena – Tom, um homem Iluminado), este artista nunca pagou um único centavo de imposto no Brasil.

    Nos registros do banco, Paulo Coelho aparece relacionado a três contas numeradas. Ao ser consultado sobre elas, o escritor enviou ao GLOBO documentos que comprovam que elas foram declaradas às autoridades brasileiras e disse que é nelas que recebe parte de seus direitos autorais. Desde 2008, Paulo tem residência suíça e recebe parte de seus direitos autorais no HSBC. Para evitar ser tributado duas vezes, solicitou ao Brasil declarações de que pagava impostos no país.

    LEI ROANET (LEI DE INCENTIVO À ARTISTAS BACANAS)

    Sempre foi criticado esse fato, de usar dinheiro ou recursos de renuncia fiscal para amparar atividades de artistas já ricos e famosos (até o Caetano Veloso recebe apoio para os seus trabalhos), que não precisariam desse patrocínio. Isso foi marca da atuação da Marta no MinC, que achava que cultura era um quarteto de cordas no palácio das artes, e não um conjunto de atividades e expressões que definem o brasileiro comum, nos seus usos e costumes.

    Há bastantes casos de personalidades que, nos últimos anos, por meio de leis de fomento, como a Rouanet e o Fundo Nacional de Cultura, receberam recursos públicos para desenvolver atividades artísticas. Hoje ostentam contas no HSBC

    Claudia Raia, por meio da “Raia Produções”, captou, de 2009 a 2015, R$ 7,4 milhões via Lei Rouanet para os musicais “Pernas pro Ar”, “Charlie Chaplin” e “Raia 30 Anos”. Edson Celulari, por meio da Cinelari Produções Artísticas, captou, de 1997 a 2012, R$ 2,6 milhões para as peças “D. Quixote de lugar nenhum”, “Fim do jogo”, “Nem um dia se passa sem notícias suas” e “Dom Juan”.

    A Conspiração Filmes, de Andrucha, captou R$ 11,8 milhões, conforme dados do Ministério da Cultura (MinC). O dinheiro foi liberado para projetos como “Taça do Mundo é Nossa Casseta & Planeta O Filme”, “Matador” e “Eu Tu Eles”.

    Marília Pêra, através da Peramel Produções Artísticas, captou R$ 100 mil via Lei Rouanet para montar e divulgar a peça “A filha da…”, que estreou em 2002 com a própria Marília em cena.

    A HB Filmes, de Hector Babenco, captou R$ 16,2 milhões para trabalhos como o filme “Carandiru” e a peça de teatro “Hell”.

    Ainda segundo dados do MinC, a empresa Rock World, de Roberto Medina, captou R$ 13,6 milhões para o Rock in Rio 2013 e 2015.

    A empresa M. Proença Produções Artísticas, de Maitê, captou R$ 966,9 mil via Lei Rouanet para as peças “Achadas e Perdidas”, “Isabel” e “A Beira do Abismo me Cresceram Asas”.

    O ator Francisco Cuoco já atuou em peça patrocinada em 2009 pela estatal Eletrobras (“Deus é química”). Em 2011, estrelou “Três Homens Baixos”, com apoio da Lei Rouanet.

    A Fundação Casa de Jorge Amado, que funciona em Salvador, conta com apoio do MinC. Segundo a assessoria da pasta, entre 2009 e 2012, recebeu do Fundo Nacional de Cultura R$ 477 mil e captou pela Lei Rouanet R$ 1,2 milhões.

    Na mesma lei, a Fundação Tom Jobim captou R$ 1,7 milhão. O dinheiro foi usado em eventos como a exposição Tom Jobim, Música e Natureza.

    AS PERDAS INTERNACIONAIS

    Esses exemplos acima, assim como muitos outros, somados à cultura da Lei de Gerson têm criado uma cultura de exploração do Brasil em favor do Brazil, uma nova casta que se instala em Miami ou em outros lugares, no exterior. O Cid Gomes poderia falar para este povo soltar o osso, mas, enquanto isso não acontece, pelo menos devemos informar ao nosso povo quais cachorros e quais ossos estão sendo roídos diariamente neste país supostamente de todos.

  16. Qualquer mal-feito, ou mesmo

    Qualquer mal-feito, ou mesmo só indícios, só é acolhido nas corporações midiáticas se passar longe de seus interesses difusos, confusos e obtusos. 

    E como tem interesses esse pessoal? O principal é desmontar o atual sistema político de Poder, uma “espinha” a atravessar-lhes suas gargantas pantagruélicas.

  17. Uma questão que me intriga é

    Uma questão que me intriga é por que tantas contas fechadas entre 2007 e 2008?

    Quando fechou-se o cerco sobres as contas CC5?

    Algumas explicação deve haver para tantos fechamentos coordenados?

      1. É isso mesmo!

        foi decisão do HSBC só ficar com contas ativas acima de US$ XXXXX (aplicando um método aplicado pelos outros bancos suíços que aceitam estrangeiros como clientes), o resto expulsaram.

        O Bank of NY / Trade development Bank do E. Safra (que é a base do “HSBC Private” da Suíça) aceitava contas pequenas para alavancar os negócios do Bando Safra no Brasil.

        1. Na Europa, chinelões são defenestrados.

          Há muito tempo fui estudar por na França, recebia uma régia bolsa do governo brasileiro que não chegava nem perto do salário mínimo Francês, era abaixo do chamado RMI ( Revenu Minimum d’Insertion) que atualmente é de 411,70 Euros, a bolsa família dos franceses miseráveis. Era ainda o tempo do Franco Françês, nem Euro existia, como ainda recebia parte do meu salário lá que convertido pelo câmbio da época (algo equivalente a 1 Euro = 5 ou 6 reais) conseguia me sustentar comendo no restaurante universitário (até no fim de semana!), morando confortavelmente (isto não é ironia, era confortável mesmo) a 10 km do centro da cidade (não era Paris!), e indo uma ou duas vezes ao cinema por mês. Quando queríamos fazer uma exorbitância almoçávamos um sanduíche de baguete dos reforçados e comíamos um doce numa confeitaria!

          Mas como gaúcho é conhecido pela sua sovinice ainda consegui juntar uns dois mil dólares ao longo de toda a estadia.

          Como a hiperinflação grassava no nosso país e pretendia retornar para terminar alguns negócios pendentes (na realidade só retornei mais de vinte anos depois) deixei parte da minha fortuna num “sólido banco Françês” o Crédit Lyonnais, tão sólido este banco que em 1993 ele faliu. Ele foi comprado pelo Crédit Agricole em 2003 que seguiu com suas agências no mesmo lugar de sempre.

          Em 2014 quando tive a oportunidade de retornar a cidade em que estudava, fui até o banco saber do meu dinheiro, para a minha surpresa ele EVAPOROU, pois todas as contas de chinelões como eu não tinham mais registro no banco que o sucedeu, ou seja, garfearam a minha fortuna.

          Isto é para verem como é seguro manter contas no exterior (e não era nem conta numerada, era conta com nome e sobrenome e com origem no dinheiro), e os espertinhos que deixam quantidades significativas (que não era o meu caso) cuidado com o sistema bancário internacional, pois quem tem menos de um determinado valor XXXX tem sérias chances de ver o seu dinheiro evaporando.

      2. Esta foi boa mesmo!

        Caro Luna,

        esta tua tirada fez até tua foto rir!

        Estou rindo até agora! Minha gargalhada assustou o pessoal de casa!

        Então o Bancão resolveu botar os DUROS pra fora! Mixaria é pra polpança da CAIXA rebolando aí ao lado!

        QuqQuqQua!!! 

  18. Gloebels e voce, tudo a ver,

    Gloebels e voce, tudo a ver, seus atores e atrizes no HSBC.

    Os que manipulam um dia serão manipulados.

    01 de Abril, a gloebels te espera.

  19. Gloebels e voce, tudo a ver,

    Gloebels e voce, tudo a ver, seus atores e atrizes no HSBC.

    Os que manipulam um dia serão manipulados.

    01 de Abril, a gloebels te espera.

  20. A GRANDE MÍDIA NÃO QUER APURA NADA NO CASO “HSBC”. RAZÕES ÓBVIAS

    A mídia não quer, de maneira alguma, esta CPI, e tampouco quer que a justiça apure alguma coisa no caso “HSBC”. Até quando a mídia vai gerenciar o país, ludibriar os brasileiros e manipular tudo? 

  21. Políticos, também! Mas,…..

    Políticos devem ser todos investigados. Mas, este post não pode colocar imagem de “tadinhos” a todos esses artistas ditos brasileiros que levam o seu dinheiro para o exterior.

    A Lei de Direitos Autorais, que é global, deve ser discutida, pois, a rigor, esta Lei suga dinheiro brasileiro há décadas. Brasil não tem vez, pois, o artista – supostamente brasileiro – pega o seu dinheiro e o deposita no exterior. Agora sobre os privilegiados da Lei Roanet é uma vergonha. Sujeitos ricos e já famosos não podem (pelo menos moralmente) usar argumentos deste tipo para bancar os seus caros espetáculos. Em suma, é o Brazil sugando o Brasil.

  22. Ou seja, a goebbels faz o que

    Ou seja, a goebbels faz o que sabe fazer muito bem. Manipular, manipular, manipular e manipular. E conta com ajuda da inoperância do governo, que já podia ter essa lista em mãos há muito tempo e colocado a turma da privataria na roda, pois eu não tenho a menor dúvida de que estejam no listão do FHSBC. Assim como não tinha de que o próprio PIG estivesse nela, inclusive a própria goebbels.

  23. Desconfio

    Alguém já avisou à instituição que coletou as informações em posse do jornalista? Fernando Rodrigues que ele está usando as informações seletivamente e com finalidades partidárias entre outras menos confessáveis?

    Por qual motivo a instituição ao saber do destino da sua pesquisa ainda não a difundiu na integra na internet?

    Esse jornalista citado é dono da lista por direito divino ou “acertou na loteria”?

    1. um tal

      Tem um jornalista que, se recebe o calhamaço, desconfio que publica na íntegra.

      Não sei se vocês conhecem, é um tal de Luis Nassif.

  24. a globo trai seus artistas

    a globo trai seus artistas para salvar a propria pele. só que ao fazer isso deu um tiro no proprio pé. sabems que as estrelas globais cometeram um ato não tão correto assim… ora eu acho que deve ter investigação. ou não somos todos iguais peante a lei?

  25. bem feito

    Para muitos desses artistas é bem feito.

    Vendem a alma para a GLOBO. Se algum manda chuva da GLOBO chamar , vão correndo fazer a política da emissora , emprestar a imagem pra denegrir esse ou aquele político inimigo da GLOBO.

    Quem não se lembra de Regina Duarte no papel de APAVORADINHA DO BRASIL nas eleiçoes presidenciais de 2002 – contraLULA  – , ou MARILIA GABRIELA no mesmo papel contra DILMA , e atrizes da novela das oito pregando contra o MENSALÃO  , e Edson Celulari quando protagonizou a mini série DECADÊNCIA , clara referência a EDIR MACEDO , no auge da guerra entre GLOBO E RECORD.

    Ficam de 4 para os marinho ……. agora pagam o preço.

     

  26. Os moralistas da globo cairam na rede

    Bagrinhos sonegadores (essa Maitê proença…). Inclusive são incentivados pelo tipo de contrato que as emissoras de TV fazem com eles. Contratados como sendo direito de autor, a emissora paga pouquissimo imposto e eles, se não constribuirem, não tem direito a aposentadoria etc. Dai o dinheiro em contas na Suiça.  

  27. “Globo sacrifica seus

    Globo sacrifica seus artistas para poupar seus políticos

    ué!

    artista têm em qualquer lugar e qualquer canto tá cheio de artista; brasil é um incomensurável celeiro abarrotado de artistas pau pra toda obra de arte y cultura saindo pelo ladrão… já os políticos escasseiam à mingua terminal nas terras brasilis e cada vez mais tornam-se uma raridade, tornam-se peças únicas disputados por museus e coleções particulares.

  28. E, notem que o HSBC é apenas

    E, notem que o HSBC é apenas um entre dezenas de outros bancos, que operam em paraísos fiscais,  e que oferecem essas facilidades para bandidos de todos os matizes. Enquanto não nominarem os políticos envolvidos nessa lista de quase nove mil nomes, ela continuará sendo uma espécie de cerveja sem álcool. 

  29. Estratégia do Globo

    Caro Nassif,assim que saiu essa lista pensei: o Globo está armando alguma coisa. Logo depois percebi a jogada. Mais uma vez o jornal escamoteando a verdade dos fatos. A seu favor!

  30. Quando será conhecida a lista inteira?

    Essa liberação a conta contas é outra estrategia de desviar o foco e deixar o assunto morrer por  inanição. Se tivesse alguem do PT, já estaria na boca dos abutres. Não acredito nessa CPI do Randolfe. É outro circo de horrores, como tudo que esse congresso produz. Então as coisas vão ficar por isso mesmo? Ministério Publico, Receita, não vão se pronunciar???

  31. É para rir ou para chorar.Que criatura insignificante, meu Deus?

    Publicado em 23/03/2015 no Conversa Afiada

    Maitê no trend topics.
    É o horário nobre do Twitter !

    Quem mais que você conheça é contra o Bolsa, amigo navegante ?

    O nome de Maitê Proença aparece no Trend Topics do Twitter nesta segunda-feira (23). A atriz da Rede Globo é um dos assuntos mais comentados das redes sociais após o anúncio dos globais com conta no banco HSBC da Suíça entre 2006 e 2007.

    Vale lembrar que, antes de aparecer na lista, Maitê Proença já protagonizou episódios polêmicos.

    Na campanha presidencial de 2010, a atriz repetiu o papel do medo, já utilizado por Regina Duarte em 2002, e pediu que “machos selvagens nos salvassem da Dilma”.

    Depois, bradou contra o Bolsa Família, mesmo como beneficiária de uma pensão mensal de R$ 13 mil, que recebe por ser filha solteira do procurador da Justiça Eduardo Gallo, que morreu em 1989.

    Além de Maitê, outros globais foram citados como correntistas do HSBC nos anos de 2006 e 2007. O apresentador Jô Soares teve quatro contas numeradas. A mesma lista traz os nomes dos atores Claudia Raia, Edson Celulari, Marília Pêra e Francisco Cuoco.

    Antes já haviam sido citadas outras personalidades, como o apresentador Ratinho. Quem também mereceu destaque nas listas divulgadas foi Armínio Fraga, que seria o ministro da Fazenda caso Aécio Neves fosse eleito presidente nas eleições presidenciais de 2014.

    João de Andrade Neto, editor do Conversa Afiada

     

  32. Procuraram Dirceu, Genoíno,

    Procuraram Dirceu, Genoíno, Lula, Lulinha, Dilma e demais petistas e aliados na lista. Que frustração pro PIG. Nenhum nome do mensalão na lista. 

    Sacrificar alguns peões,  é melhor do que perder alguma das torres PSDB e DEM. 

    Estão mesmo precisando reduzir a trupe do circo.

     

  33. A única certeza que tenho é

    A única certeza que tenho é que não encontram Dirceu, Genoíno, Lulinha, Lula ou Dilma na lista.  Tá tudo tão calmo nos noticiários.

  34. HSBC

    Como ja disse Arminio Fraga ao delegado Protogenes:”Se fecharmos as contas CC5 a Republica CAI”. Parece que se a lista for divulgada aquela Republica ainda pode cair. Se não ja teriam derrubado a Republica atual.

  35. Maitê Proença,nunca uma

    Maitê Proença,nunca uma pessoa chegou tão perto de Nelson Rodrigues.”Bonitinha mas Ordinária”.Bote ordinária nisso.

  36. JORNALISMO BIQUINI

    “O que O Globo vem fazendo – com Rodrigues a reboque – é aplicar o princípio do biquíni – de mostrar tudo, menos o essencial.”

    Adorei! JORNALISMO BIKINI! Andava doido atrás de uma denominação perfeito para o gênero. Encontrei! Obrigado Nassif.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador