Itaquerão foi presente para Lula, diz Emílio Odebrecht, por João Sucata

Esporte Bretão

Itaquerão foi presente para Lula, diz Emílio Odebrecht

por João Sucata

Eis a novidade para a mídia se divertir nos próximos dias, manchete da Folha no domingo. Sobrou para o Corinthians, um time cuja diretoria e torcida recusam-se a se enquadra o modelito dos novos donos do poder.

Lula já é saco de pancada da mídia há décadas, principalmente desde que, operário, se atreveu a entrar em jogo exclusivo da Casa Grande: fazer política; deve  estar acostumado a apanhar diariamente, incrível sua resistência. Quem não lembra das denúncias desde a ditadura, depois de que ele era o anti-Cristo, na campanha contra Collor, que teria forçado sua ex amante (na mídia mulher de opositor é amante e sempre vítima) a abortar, da editoração de partes do debate com Collor no Jornal Nacional, um dia antes da eleição por eles disputada. A fala de Lula foi toda, retalhada, tudo que falou de desagradável à população, todas as vezes que engasgou, foi editada e levado ao ar; do outro lado, da fala de Collor foram escolhidos todos os momentos em que ele se saiu bem. Quem viu pensou em 10 x 0. Por alguns anos o trato foi mais ameno, mas os barões da velha mídia  fazem questão de dizer que existe sim, luta de classes.

Navegamos em outros tempos e os Odebrechts podem ceder à Lava Jato a tão procurada justificação para prender o petista. A família resistiu há vários meses, houveram muitas ameaças, perdas econômicas, prisão e cadeia, dos sócios e dezenas de funcionários, com ou sem culpa formada. Alguns serão liberados, são inocentes, mas paciência, são acidentes de percurso. Pode ter chegado a hora de tentar livrar o pescoço e falar o que os homens querem. Igualzinho na inquisição espanhola ou aos tempos dos expurgos de Stalin.

O que não se especula é a quem e por quem  foram presenteados os demais estádios, inclusive em Brasília, Manaus, Natal, cidades de clubes sem torcidas que possam ocupar tanto lugar.

Foi um absurdo gastar tanto em estádios, para satisfazer exigências de coronéis da política e da FIFA. O governo do PT errou feio nesses abusos, mas querer dizer que um único deles, e justamente o que foi feito para a segunda maior torcida do país, senão a primeira, é justamente o que demonstra corrupção, só para ter mais uma acusação contra Lula, é forçado demais.  E se foi presente então por que estão cobrando uma conta de mais de R$ 900 milhões do Timão? Por que os times cariocas não pagam pelo Maraca? Quem pagou pelos demais estádios? O erário público? É legítimo o povo pagar?

Tudo indica que a tática será a mesma: se não dá para provar de quem é apartamento do Guarujá ou o sitiozinho em Atibais pelo registro de imóveis, pagamentos feitos e escrituras, movimentações declaradas no imposto de renda, até mesmo declarações dos ex proprietários, que devem ter negociado suas vendas, como é rotina, vamos aos pedalinhos. Lula é enfim um estranho corrupto: mexia com trilhões e em vez de 10% recebia em apartamento em praia de terceira,  pedalinho, torres de celulares e agora, estádios.

No próximo capítulo, quem sabe a torcida do Timão ou alguém por ela vá ter que fazer delação.

João Sucata

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Suderj Informa: Sai “Ficha Falsa”, Entra “Itaquerão”

    Até tu, Sucatinha, tá com o vício de comer palavras, conforme vem ou não, ao caso?

    Não disseram que Emilio disse, “…foi presente…”, mas sim, “…foi espécie de presente… um agrado….”.

    Caso contrário, a piada fica séria, quer sobre o prisma do domínio do fato, quer sobre o cone da literatura jurídica que pemite a rosa, espinhar.   

  2. Vi essa…

    …”notícia” que ultrapassa os limites de qualquer absurdo que já tenha visto…Não sei se por vergonha – não faz sentido ser esse o motivo pois há muito perderam a sensibilidade quanto a parecer ridículo – ela acabou sumindo.

    O mais triste, e nisso essa laia se refestela é que tem gente que acriticamente tem aquela indignação dos santos… Como alguém já disse são os ignorantes indignados úteis.

  3. A desmoralização foi tão

    A desmoralização foi tão grande que no dia seguinte já surgiram com um novo factóide: a PF “suspeita” (sim, uma mera suspeita da PF torna-se manchete nos jornalões) que Lula seria o “Amigo” da planilha da Odebretch.

    Brahma, Tio, Amigo… Qual o próximo apelido curioso que, com muita convicção e nenhuma prova, darão a Lula?

  4. ITAQUERAO!!!

    ​O ex presidente Luis Inacio Lula da Silva e o unico Brasileiro dono de um time de futebol da primeira divisao:o CORITIANS PAULISTA.E um homen de muita competencia,inteligencia e sorte.VIVA O CORINGAO!!!!!

  5. O estilo Otavinho de fazer canalhice passando-se por louco…

    Somente na cabeça de um demente poderia passar a ideia de que um clube que deve quase 1 Bilhão de reais e que teve que desmanchar duas equipes recentemente para poder pagar suas dívidas, tenha ganho uma Arena. Mas, óbvio… A canalhice de Otávio Frias Jr. sempre acaba falando mais alto. Ele se defenderá… Foi o velho Odebrecht quem afirmou que deu um presente a Lula, eu apenas repercuti o que ele disse. E, claro… A função de um Jornal que se julga sério,  ao criar uma manchete, é precisamente essa. A de não averiguar se o que alguém disse faz sentido.Mas por que estou aqui tentando provar que ele e sua Folha são canalhas? Perda de tempo, certo? Certíssimo…

  6. O estilo Otavinho de fazer canalhice passando-se por louco…

    Somente na cabeça de um demente poderia passar a ideia de que um clube que deve quase 1 Bilhão de reais e que teve que desmanchar duas equipes recentemente para poder pagar suas dívidas, tenha ganho uma Arena. Mas, óbvio… A canalhice de Otávio Frias Jr. sempre acaba falando mais alto. Ele se defenderá… Foi o velho Odebrecht quem afirmou que deu um presente a Lula, eu apenas repercuti o que ele disse. E, claro… A função de um Jornal que se julga sério,  ao criar uma manchete, é precisamente essa. A de não averiguar se o que alguém disse faz sentido.Mas por que estou aqui tentando provar que ele e sua Folha são canalhas? Perda de tempo, certo? Certíssimo…

    1. O presente (de grego) foi para o Lula, não para o Timão

      De acordo com a Timoneira da gaiola das desesperada, digo, a Folha, o presente, ou melhor, a espécie de presente, foi para o Lula, e não para o Curinthians. Mas quem recebeu mesmo o presente foi a Odebrecht, que exigiu muito mais do que o orçado para terminar o estádio.

  7. Talvez porque viram que mesmo

    Talvez porque viram que mesmo com todo o ataque, Lula ainda tem chances politicas. 

    Já imaginaram a situação destes empresários se por um acaso Lula volta a presidência?Estão com medo.

    Fortuna particular e de família dos empresários em paraísos fiscais vai ser pouco para pagar…

  8. Quem acredita nesse conto

    Quem acredita nesse conto acredita de mal gosto em papai noel… sem comentários, pois quando o absurdo é tão absurdo…

  9. A ignorância ainda permeia!!!
    A caminho de uma reunião puxei assunto com o motorista de uma empresa terceirizada que presta serviço ao órgão público ao qual trabalho, sobre o momento atual e a crise política e econômica em que se encontramos, não é que o “piloto” discorreu que a culpa é toda do Lula e da Dilma e que deveriam serem presos. O cara é explorado com um salário aviltante, até então teve alguns ganhos durante os doze, onde foi governado com políticas voltadas para beneficiar a maioria da população brasileira esquecida a mais de quinhentos anos. Como não estiquei a conversa mas dá pra perceber que é a favor da PEC 241 e da reforma previdenciária onde vai ferra-lo e o restante dos trabalhadores.

  10. O brasileiro precisa perder a vergonha
    Até quando a população brasileira vai ficar assistindo o enterro da democracia? Diariamente notícias, insinuações, tentam jogar na prisão o analfabeto que modificou a vida de todos os brasileiros, inclusive os que hoje o atingem. Aos poucos nossa Liberdade e ganhos vão sendo consumidos pelos golpistas. Amanhã será a PEC 241. Depois nosso país será vendido. Não se trata simplesmente da privatização da Petrobras mas de tudo que a natureza beneficiou o solo brasileiro. E nós simplesmente estamos assistindo esse enterro. Uma vergonha. Depois de tudo que eles querem realizado as armas nos impedirão de reagir.

  11. Quem presenteou o Lula?

    Quem deu o Itaquerão de presente para o Lula: A Odebrecht ou o Corinthians?

    Se foi o Corinthians, essa doação foi a troco de que? Se foi a Odebrecht, porque ela está recebendo o pagamento do Timão?

    Se o Corinthinas estava só perdendo porque não tinha um estádio, dar o Iraquerão de presente para o Lula iria fazê-lo ganhar campeonatos?

    Qual o próximo factóide?

  12. Já está ridícula a olhos
    Já está ridícula a olhos vistos esta perseguição.

    Como disseram abaixo, a desmoralização foi tão grande que os trouxinhas mal repercutiram (inicialmente esbravejaram, mas depois esqueceram-se do assunto) e a “notícia” simplesmente sumiu.

    Fico me perguntando se ainda a Lava Jato tentará provar que o Lulinha é dono da Friboi e da Esalq.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador