Lava Jato agora se reúne para discutir eleição, admite Dallagnol

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato em Curitiba (PR), admitiu em entrevista ao Estadão que a força-tarefa agora se reúne para discutir a eleição presidencial de 2018.

O jornal divulgou nesta segunda (19) que a operação tem “reservado parte do tempo das reuniões de discussão das investigações para tratar de tema alheio ao ambiente jurídico e criminal, mas que pode afetar diretamente o trabalho do grupo: as eleições 2018 e a contra-ofensiva esperada de políticos encurralados pelo escândalo.”

Na entrevista, Dallagnol justifica essas reuniões com a “preocupação” de um possível desmonte da Lava Jato após o pleito de outubro.

“Isso porque haverá uma série de pessoas que perderam o foro e terão a última oportunidade de se salvar ou que foram eleitas e só vão precisar do eleitor novamente depois de quatro anos. Todo mundo, eleito ou não, que tiver o rabo preso, vai querer aproveitar esse momento para se salvar. Vai existir muita pressão depois das eleições e antes do início da próxima legislatura.”
 
Dallagnol também aproveitou para pressionar o Supremo Tribunal Federal a impedir a revisão da privão em segunda instância. Ele disse que isso seria uma “ameaça” à Lava Jato.
 
No final, ele afirma que a operçaão só vai sobreviver dependendo do resultado das eleições.
 
“Nossa grande chance são as eleições de 2018: escolhermos candidatos comprometidos com a pauta anticorrupção.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lava Jato e presunção de inocência são mutuamente excludentes

    Se o fim da prisão antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória ameaça a lavajato de morte isto quer dizer que a Lava Jato viola a lei.

  2. Impressionante a falta de crítica da imprensa

    Impressionante a falta de crítica da imprensa com relação este ser tão sem noção. Um procurador da república, que entrou  na carreira devido a pressões de papai, que tem se arvorado a todo poderoso. Pois encampa campanhas e propostas de lei como se fosse um deputado. Como se fora um membro do CNJ, diz como juízes devem proceder. Tenta incitar aquela parcela de fanáticos e crentes nos poderes da lava jato de que a Constituição é um perigo para a Lava Jato.

    Observem o que Dallagnol, disse e vem dizendo:

    a )o STF não deve debater a questão de prisão antes de sentença transitada em julgado. A seguir incitou suas hostes a se mobilizar, pois este tópico da constituição é uma ameaça à lava jato.

    b) já mencionou que a punição de membros do  judiciário por abuso de poder ( também questão constitucional) é uma ameaça à lava jato.

    c) já mencionou que exigir provas e evidências em processos deve ser relevado quando a delação estiver presente. ( também mais uma questão constitucional que Dallagnol supõe ser uma ameaça.

    d) e finalmente agora as eleições diretas ( também constitucionais ) são consideradas por Dallagnol como ameaça a operação Lava Jato.

    e) Dallagnol também confessa que os membros da Operação Lava Jato usam parte do seu tempo discutindo eleições, o que significa que confessa que usam dinheiro público  para outros fins.

     

    Quem nos garante se a Operação daqui até as eleições não pautarão suas ações  pelos interesses políticos? Quem nos garante que daqui para frente não teremos vazamentos propositados, com fins eleitorais? Quem nos garante que não teremos operações midiáticas e espetaculares para influenciar eleições no país.? Não seria isto um uso indevido do dinheiro publico para fins eleitorais?

    1. Muito mais do que isso!

      “e) Dallagnol também confessa que os membros da Operação Lava Jato usam parte do seu tempo discutindo eleições, o que significa que confessa que usam dinheiro público  para outros fins.”

       

      É muito mais do que isso! Estão usando o MPF pra manipular as eleições!

       

      Depois querem me convencer de que os ataques a Lula não são politicos e ideológicos!!!

  3. Pelo visto vai ser dificil

    Pelo visto vai ser dificil largaram esse osso…..

     

    não querem voltar ao ostracismo, temos agora no sistema judiciario vedetes, aqueles que só faltam vestir cueca por cima da calça e uma capa e sairem voando resolvendo todos os problemas da cidade……… 

  4. Que vergonha é ser brasileira

    Que vergonha é ser brasileira e ter como compatriota esse arrivista. Mas as Marielles, porque existem muitas, me confortam.

    Segundo o DCM o corrupto de estimação e candidato da Lava Jato e da Globo é o Álvaro Dias. Já blindaram o empreiteiro Joel Malucelli, financiador de Álvaro Dias e amigo do Moro, na operação Buona Fortuna por isso mesmo. Lembra do Álvaro Dias indo para o Paraguai quando deram o golpe no Fernando Lugo. O mesmo golpe que depois repetiriam com a Dilma. Pois é, parece que o Álvaro Dias candidato da Lava Jato prestava serviço para os americanos também.

     

  5. Esses caras estão fudidos, o
    Esses caras estão fudidos, o próximo congresso vai acabar com a marra deles.

    Tanto se for de esquerda ou direita. Acho até que se for de dereita será ainda mais radical com eles.

    Duvido que MPF,PF e meio jurídico em geral, terão autonomia como estão tendo até agora.

    Não descarto a possibilidade de um impeachement de um ministro do STF para servir de exemplo.

    Aproveite Zé mané, seus dias de glória estão contados.

  6. Ta com medinho que a proxima
    Ta com medinho que a proxima legislatura instale a Comissao da Verdade e mande para o paredon do Fidel os que usaram a Farsa Jato pra destruir o pais

  7. Procuradores para que servem???
    Procurador,pemita-me mudar a sua frase:  “Nossa grande chance são as eleições de 2018: escolhermos candidatos comprometidos com o BRASIL, E COM OS MAIS POBRES. ” Quanto aos procuradores coitados, mudem-se para os States.

  8. Pela 1° vez concordo com o Procurado r

    Entendi…  Quem tem rabo tem medo, mas quem tem rabo preso age ligeiro para se salvar. Tem que aproveitar esse momento. A sobrevivência da “operação” depende do resultado das eleições, então…. bora presssionar o supremo, com tudo, para não perder a chance de escolher candidatos comprometidos com a pauta. A revisão de segunda instância é uma ameaça para a “operação”  em curso que sendo executada no Br. Copiou aí, gente boa???

     

     

  9. Por que mesmo a Lava Jato é
    Por que mesmo a Lava Jato é importante? Ah, é mesmo, acabar com o poder político da esquerda, havia me esquecido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador