Lula e ministro Cardozo selaram uma pausa na guerra, diz colunista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tiveram encontro reservado há alguns dias em São Paulo e, na ocasião, segundo informações da colunista Mônica Bergamo (Folha), os dois “selaram um armistício”, ou seja, uma trégua temporária nos ataques entre ambos.

A jornalista lembrou nesta segunda (16) que Lula, há alguns meses, se esforçou para derrubar Cardozo do cargo. O princial argumento é que o ministro não tem tido pulso firme para controlar os descompassos da Polícia Federal em operações como a Lava Jato e a Zelotes, que têm tentado cercar o ex-presidente petista.

“Não é a primeira vez que os dois se encontram para uma conversa pessoal depois que o PT decidiu pressionar Dilma Rousseff para que ela demita Cardozo. Apesar dos insistentes rumores de que Lula o bombardeia frequentemente, no plano pessoal eles mantêm uma relação amistosa”, escreveu Bergamo.

Ela ainda acrescentou que o ex-ministro “Gilberto Carvalho, que foi chefe de gabinete de Lula nos oito anos de seu governo e é pessoa de estrita confiança do ex-presidente, fez defesa enfática de Cardozo em encontro do PT em São Paulo, na quinta passada.” Segundo Carvalho, há apenas “virtudes” no fato de Cardozo não ter controle sobre a PF, ao contrário do que pede uma ala do PT indignada com as operações.

Na reforma ministerial, petistas aguardavam que Dilma ouvisse os conselhos de Lula e substituísse Cardozo. Mas a presidente continuou bancando o ministro da Justiça.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Quem cuspir na minha mão ganha!”

    Quando eu era adolescente, era muito comum incendiar-se brigas entre contendores indecisos, pois a explosão de testosterona da idade quer ver é … briga!

    Um dos métodos comuns (sim, havia outros) era colocar os dois possíveis contendores se encarando e aí um incendiário estendia a mão entre os dois e dizia: “Quem cuspir na minha mão ganha!” (a ainda discussão).

    Aí um (ou os dois) cuspiam e o “promotor do combate” tirava a mão, evidentemente, e um acaba cuspindo na cara do outro, engatilhando a “porrada, porrada!”. E vinha o delírio da assistência “mui amiga”. Lógico que com o tempo, esta truque já era conhecido por todos, significando que a discussão, pelo desejo geral, teria  que terminar em briga ou “arrêgo” (covardia).

    Não deixa der ser um processo de “seleção natural”, de ver quem era o mais forte, de descobrir quem podia bater ou apanhar, a quem respeitar ou poder se impor, etc. e tal. Bem próximo do animalesco, mas real, imagino, até hoje.

    A Mônica Bérgamo, o Kennedy Alencar e tantos outros adoram este processo…convenhamos já bem farsesco entre adultos.

  2. Cardozo: o mais dilmista dos ministros.

    E tudo continua como antes porque é mais facil passar o tal camelo pela agulha do que Zezim mudar sua administração frente ao MJ.

  3. Três perguntas:

    1) Se o Zzzzé Cardozzzzo não manda na PF, o que ele faz com o imposto que pagamos pra ele? Dá entrevistas pra Folha?!

    2) Quem ainda leva Mônica Bergamo e seus “encontros secretos” e “fontes internas”?

    3) Desde quando a Dilma não é centralizadora?

    1. Essa conta, ela não passa

      Essa conta, ela não passa para ninguęm, esse pavão e Gracinha Foster São dignos do autoritarismo dela. 

      A direita se delicia, é claro! Não há política nenhuma nessas escolhas, só birra de quem vive alienado da realidade.

      A esquerda,  os que não morrerem de tanta perseguição, morrerão de raiva, tendo que suportar o peso de sua falta de espelho.

      Suportar sapos políticos é uma coisa……

  4. Ha, ha, ha.. Lá vem a

    Ha, ha, ha.. Lá vem a fofoqueira, arriscando palpites! Se colar, depois escreverá ou dirá, com arrogância: “Eu não disse?” ou “Eu cantei a pedra.” 

    Cá entre nós: escrever esse tipo de palpite não requer esfôrço, sobretudo porque sob o rótulo de ‘colunista’ MB pode especular à vontade sobre as intrigas palacianas ou que envolvam grande figuras petistas. Jornalismo e reportagem dão trabalho; é preciso se basear em fatos reais, entrevistar pessoas (que têm nome e que não podem ser escondidas sob termos genéricos como ‘interlocutores’, ‘pessoas ligadas a…’, ‘ministro’, ‘líder’, etc.). Colunista pode ‘chutar’, supor, palpitar e fofocar à vontade.

    Mônica Bérgamo se acha a ‘última bolacha do pacote’, mas não passa de uma fofoqueira chinfrim.

  5. Este Cardoso…..

     

    Só pode ser agente da CIA. Ninguém consegue tirá-lo de lá, e ele é claramente, por omissão total, um dos responsáveis por esta crise política que assola o país.

    Como defender um governo que manteém um ministro destes..? Ainda mais na justiça…?

  6. Por que ele não sai?

    Qual o cacife dele com Dilma? 

    O que ele faz, ou deixa de fazer, que ajuda Dilma?

    Por que insistir com esse inútil?

    Alguém sabe?

     

  7. Por que Lula

    exonerou Paulo Lacerda do comando da ABIN e o enviou para o Consulado do Brasil em Portugal?

    Por que  Lula permitiu o desmonte da Satiagraha?

    Protógenes foi expulso da PF e Fausto de Santis “promovido” ao TRF ….. para uma vara previdenciária e os plutocratas todos saíram ilesos.

     

  8. Quem vê essa implicância com

    Quem vê essa implicância com o Cardozo pode até pensar que ele é um ponto fora da curva num ministério de luminares. Vai, tira logo o Cardozo e fica só com essas outras maravilhas, presidente .

    Ah, e no embalo extingue o Coaf também. Muito abelhudos.

  9. na minha terra

    Na minha terra, interior de Minas, mulher como esta MB , “trabalhava”  na entrada da zona boemia.Acabou a zona e estas

    lingua de trapo foram “trabalhar” no PIG !

  10. Aqui não se pode criticar Lula

    Não passa na censura.

    Por que Lula demitiu Paulo Lacerda da ABIN?

    Por que apoiou a desqualificação da Satiagraha?

    Os plutocratas venceram, o juiz Fausto De Sanctis foi “promovido”  para uma vara previdenciária no TRF e o delegado Protógenes expulso da PF.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador