No Brasil, crise política é mais grave que econômica

Em entrevista exclusiva ao programa Brasilianas.org, Felipe González (73) avaliou que a crise econômica do Brasil não é difícil de ser solucionada. “Grave é a crise que vivemos [na União Europeia], a crise que viveu a Grécia ou a Espanha. Isso sim é grave”.

Para o ex-presidente, os brasileiros deveriam se preocupar mais com a crise política, pois o momento de recessão pode ser superado com investimentos em infraestrutura via recursos privados e concessões de médio a longo prazo.

O político foi presidente por 13 anos e meio, administrando o terceiro governo desde a retomada da democracia na Espanha, de 1982 a 1996. Seus governos foram marcados por políticas de modernização e universalização de serviços públicos básicos (educação, segurança social e saneamento), investimentos na industrialização e infraestrutura, via aumento da dívida pública e recursos do Fundos de Desenvolvimento da União Europeia.

Durante a conversa com Luis Nassif, o pensador político falou da sua amizade com o megaempresário mexicano Carlos Slim – bastante criticada por colegas de esquerda – e da necessidade dos partidos tradicionais compreenderem e aplicarem a linguagem dos movimentos sociais conectados à internet.

“Muitas dessas iniciativas [que nascem nas redes sociais] expressam um desejo de participação na coisa pública não canalizada através dos partidos”, ponderou.

Nessa entrevista, González abordou ainda o resgate econômico da Grécia, graças à socialização da sua dívida entre as nações da União Europeia, fazendo duras críticas aos gastos militares do país mediterrâneo, que foram poupados no lugar dos gastos sociais que sofreram cortes para a Grécia equilibrar suas dívidas.

https://www.youtube.com/watch?v=WoaAcZLJp78

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador