O retrocesso econômico nos Territórios Palestinos Ocupados

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN –  Os Territórios Palestinos Ocupados têm registrado, por anos, um retrocesso econômico e esta tendência de queda continua e se reforça com o passar do tempo, afirmou a Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Ao apresentar seu informe anual sobre a Palestina, Mahmoud Elkhafif, coordenador da UNCTA de Assistência ao Povo Palestino, explicou que o estudo foi elaborado antes da recente operação militar israelense em Gaza, não registrando, portanto, os efeitos desta destruição.

Ele  afirmou que os eventos na Faixa de Gaza constituíram um golpe a mais em uma economia colapsada por sete anos de bloqueio e das intervenções militares israelenses anteriores às das últimas semanas.

“Do ponto de vista econômico, o que se passou em Gaza é somente outro episódio que reforça o processo contrário ao desenvolvimento da economia palestina”, pontuou Elkhafif.

Explicou que o retrocesso significa uma maior dependência forçada da economia israelense já que se a palestina deixou de ser capaz de produzir já se vê obrigada a importar bens básicos, principalmente de Israel.

Elkhafif afirmou que a economia dos Territórios Ocupados em seu conjunto se contrai e que mesmo nos anos em que há reportado crescimento tem seguido na via do retrocesso, já que não é uma economia sã que pode desenvolver-se dada a falta de produção.

Ele afirmou que tanto a fome como a segurança alimentar e o desemprego aumentam em Gaza e Cisjordânia.

O economista indicou que a reconstrução da economia palestina em geral e a de Gaza, em particular, requerem não só uma grande ajuda externa, mas novos investimentos em setores produtivos e infraestrutura.

Observou que só haverá uma recuperação duradoura se a comunidade internacional conseguir colocar fim às restrições de movimento na Cisjordânia e ao bloqueio em Gaza.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até que enfim…………..

    Até que enfim uma notícia sobre a Palestina/Gaza. As grandes  agências de notícias, todas vendidas ao capital imoral, estão dando um tempo para ver se esqueçamos das atrocidades/crimes praticadas pelo estado facista de Israel!

    Todos estão comprometidos, e o pobre povo da Palestina, mais uma vez ficará esquecido pelo ocidente e entregue a sua propria sorte!

    Triste, mas verdadeiro que a imprensa, a ONU e todos os demais ditos defensores dos direitos humanos, não passam de farsantes!!!!

    Com raríssimas exceções!!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador