Para cientista político, áudio de Temer reforça tese de conspiração

 
Enviado por Maria Carvalho
 
Da Carta Capital
 
“Áudio reforça tese de conspiração de Temer”, diz cientista político
 
Para Cláudio Couto, da FGV, é difícil acreditar que a mensagem de Michel Temer foi enviada acidentalmente

O vice-presidente da República, Michel Temer, enviou um discurso a parlamentares de seu partido, o PMDB, no qual trata oimpeachment de Dilma Rousseff como um fato consumado na Câmara dos Deputados.

Após o episódio, ele admitiu que a mensagem de voz foi enviada de forma “acidental”, enquanto a Comissão de Impeachment ainda analisava o relatório do deputado Jovair Arantes, aprovado, nesta segunda 11, por 38 votos a 27. 

No áudio de quase 14 minutos, Temer diz ter rompido o silêncio guardado no último mês “agora, quando a Câmara dos Deputados decide por uma votação significativa declarar a autorização para a instauração de processo de impedimento contra a senhora presidente”. 

E se apresenta para liderar um governo de transição, antes mesmo do desfecho do impeachment.

“Até imaginava que poderia falar depois da decisão do Senado, mas sabem todos os que me ouvem que, quando houver uma decisão definitiva, a decisão do Senado, preciso estar preparado para enfrentar os graves problemas que afligem nosso País”.

Confira o áudio na íntegra:

Na avaliação do cientista político Cláudio Couto, professor da Fundação Getúlio Vargas, é difícil acreditar na história de divulgação acidental, ainda mais após o vazamento da carta que enviou a Dilma em dezembro de 2015, na qual diz que sempre foi tratado como um “vice decorativo”.

“Temer foi três vezes presidente da Câmara dos Deputados, tem o controle do PMDB, o partido com maior número de parlamentares do País, acho difícil acreditar que voltou a cometer uma trapalhada”, diz Couto. “Faz mais sentido a observação feita pelo deputado Ivan Valente, do PSOL, a evocar o seriado mexicano Chaves: ‘foi sem querer querendo’.” 

Pelo tom do discurso, o analista acredita que Temer tentou desgastar ainda mais a imagem do governo Dilma, além de sinalizar para os deputados indecisos que eles poderiam ter guarita em seu governo. 

“Seria mais prudente permanecer calado, como fez Itamar Franco em 1992, que não fez qualquer pronunciamento até o desfecho do impeachment de Collor”, diz Couto. “Apoio se busca nos bastidores. Trazer isso a público é uma falta de compostura, além de reforçar a tese de que o vice conspira contra Dilma. Na verdade, o gesto pode ter efeito inverso, o de constranger os indecisos com essa pressa toda”. 

Para Couto, um político experiente não poderia ser tão pouco precavido. “É a mesma lógica de quem grava vídeo íntimo e se expõe ao risco de ter o computador hackeado. Se ele realmente precisava ensaiar um discurso para divulgar após a votação da Câmara, deveria rascunhar num papel à lápis. Eu não correria o risco nem de passar para o computador.”

 

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Reforça”?

    “Reforça”? Só reforça? Talvez eu seja exagerado mas estaria 2 oitavas acima: ESCANCARA DE FORMA PATÉTICA E FOLCLÓRICA.

    Exagero meu?

    1. Não! Você não exagera!

      Ele escancarou para todos que não são midiotas, que é um traidor, e que jamais será perdoado. Um golpista que aplica o golpe contra a própria casa na qual ele infelizmente, é o vice-presidente. Homem pequeno, que nos enoja com aquela face carcomida e defeituosa possivelmente por aplicação de bottox! Homem perigoso, conpirador traíra. Que me desculpem o feio comentário, mas a cabeça está quente pois é inconcebível que uma turma de ladrões e corruptos possam atingir uma mulher decente. Um Congresso onde cerca de mais de 200 reles picaretas foram patrocinados por dinheiro de corrupção. NÃO VAI TER GOLPE! 

      1. É isto mesmo, Marly

        Temer é um traíra clássico, gospe no prato que se lambuzou, pois também recebeu a confiança de 54 milhões de votos. A história não irá perdoar isto, um vice golpeando a titular, um vice atolado na corrupção da Lava Jato e no Porto de Santos, traindo o Governo…

        Como muitos dizem, estamos vivendo uma história surreal… e suja, muito suja !!

        1. “USO DA MAQUINA” – fala serio!!

          Algo que achei “sensacional” foi o colunista Moreno, d’O Globo, ontem no twitter dizendo ser absurdo Edinho Silva “estar usando a maquina DO ESTADO para atacar um vice-presidente”

          Ok, que moreno é o assessor de imprensa oficioso de Temer, mas nao precisa forçar tanto.

          Edinho está “usando a máquina” para defender o PROPRIO ESTADO contra um golpe, ora!

          O que ele acha de um vice que usa a máquina, palacio, ganinete…, para dar um GOLPE CONTRA O ESTADO? Eu chamo de SEDIçÃO!

          Logicamente que meu questionamento pelo twitter a Moreno ficou sem resposta. Pena. Estava realmente curioso…

          1. Boa !!

            Os eventos de apoio à Dilma no Palácio do Planalto, e foram muitos e lindos, também foram alvo dos hipócritas de plantão na mídia e no Congresso.

            O Governo está sofrendo um assalto por dentro e por fora de seus muros e a melhor trincheira é sim o Palácio. Com a notória ajuda extra muro do meu molusco preferido (e de todos nós!!).

  2. Alias, velho BRIZOLA ja dizia…

    Alem de unica liderança a prever o alto preço que o impeachment de Collor nos cobraria no futuro – com quem evidentemente nao tinha nenhuma afinidade – o velho Brizola cunhou o inesquecivel:

    – A política ama a traição, mas abomina o traidor.

    Ironia da História, o “alto preço” do impeachment de Collor é cobrado justamente da brizolista Dilma.

     

    1. Nos anos 80 eu não gostava do

      Nos anos 80 eu não gostava do Brizola, a globo tinha feito a minha cabeça a este respeito. Era uma presa fácil, como tantos são hoje em dia e não percebem. A educação familiar e escolar não nos previne para detectar a manipulação midiática e as armas do marketing político.

      Hoje percebo a dimensão de Brizola, não como um herói perfeito, mas alguém de esquerda com força, coerência e virtudes. Dava a cara a tapa, falava umas verdades, tipo Ciro Gomes.  Incomodou mas não superou seus inimigos, talvez porque uma andorinha não faça o verão e faltasse a ele um espírito mais agregador, conciliador das diferenças dos políticos de esquerda. 

      1. Criticas Validas!

        Criticas pertinentes, Chris.

        Certamente Brizola nao era perfeito. Alem desse carater desagregador que vc aponta, tinha dificuldade de dar protagonismo aos discipulos e herdeiros. Todos acabaram rompendo com ele. Mas vale notar que, apesar disso, ele tinha um olho para talentos. Pq a politica do RJ foi dominada por quase 2 decadas por ele e por ex-discipulos:

        Marcello Alencar – gov

        Cesar Maia – prefeito

        Garotinhos – gov e prefeita de Campos

        Ate no Parana ele influenciou, pois, para o bem e para o mal, foi quem deu projeçao a Jaime Lerner, como secretario de seu governo no RJ.

  3. Conspirador descarado

    Temer age como um marido que trai a mulher e quer que ELA saia de casa.

    Se não concorda com o governo da Presidenta Dilma, por que não renuncia? Evidentemente, apenas porque almeja assumir a Presidência. Sem votos, No mais puro golpe.

    Um conspirador e traidor da Pátria. Só isso.

  4. Mera coincidência: Maluf saiu

    Mera coincidência: Maluf saiu da lista da Interpol e já pode viajar para o exterior. É isso mesmo?

    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/04/12/maluf-que-agora-apoia-o-impeachment-deixa-a-lista-vermelha-da-interpol/?cmpid=tw-uolnot

    Sobre o elemento que ocupa a vice presidência indignamente, fico me perguntado: será que todo tipo de “vazamento” dele ele alega que foi acidental? Deve ser duro entrar num elevador com este sujeito.

  5. É evidente que querem

    É evidente que querem derrubar Dilma, não só a Presidenta assim como eliminar o PT do governo. Pelo vista não irão parar até conseguir, mesmo que o governo vença a batalha que está prevista para o dia 17, Cunha continuará com seus desmandos na câmera, não duvido que aceite outro pedido de impeachment e convença deputados a mudarem de lado, até que vença. Ele sabe que o STF não irá prende-lo até que o PT seja eliminado do governo, além dele tem o Gilmar no TSE, nesse ano de 2016 não teremos governo, praticamente estamos 2 anos com o Brasil parado.

  6. Temer desqualifica os

    Temer desqualifica os parlamentares do Governo em dizer ser mentira que ele acabaria com os programas sociais. Se os parlamentares defendem o Governo também, e principalmente pelos seus progamas sociais, só aí já mereceriam de Temer a qualificação, senão não validaria essas conquistas.

    Um dsicurso cheio de contradições também quando se vale de sua conduta nos últimos meses, que ficou distanciado da política, tentando passar a ideia de quem precisava ser moderado,etc. Mas, voltou com toda a força da traição, da conspiração, abandonando e fazendo outros abandonarem o Governo que tanto lhes serviu. Aí, diz carecer de apoios de todos os partidos para tirar o País da crise. Ele acha, então, que os parlamentares, todos eles, vão compactuar com sua indecência, com sua falta de respeito pela Pátria, e até por si mesmo?

    Somente um calhorda, homem sem um mínimo de caráter, poderia agir nas sombras para destituir um governo, do qual é parte, para golpear a Presidente de forma tão pequena.

    Se levar a fatura, terá pela frente situações semelhantes as que Dilma enfrenta, e nãos será nada fácil reerguer-se. Se perder, vai ter que pedir sua renúncia, como diz Jaques Wagner, porque se já era peça decorativa, passará a ser o quê, depois desse fiasco. E sair pela porta dos fundos, porque a da frente não tem espaço para tanta gordura de traição e desfaçatez.

  7. Que opção essa gente tem?

    Que opção essa gente tem? Eles sabem que é vencer ou morrer (politicamente,para que não fiquem dúvidas),não há outra saída,estão todos incluídos em diversas delações que,como sabemos,é só o fio da meada. eles tem muito a temer.

    1. Por que só politicamente?

      Golpista e traidor não merece perdão. Pra eles, só cadeia, cadafalso ou baioneta!

      Derrotado o golpe, temos de partir para cima desses canalhas e processar todos os traidores da Pátria.

      “Traidor da Constituição é traidor da Pátria” (Ulysses Guimarães)

    1. Esses golpistas devem ter recebido uma bela comissão…

      Isto sim. Calhordas, canalhas, covardes, golpistas!

      “Traidor da Constituição é traidor da Pátria.” (Ulysses Guimarães)

      Para golpista, só cadeia, cadafalso ou baioneta!

    1. A narrativa do combate à corrupção.

      De que lado você samba, você samba de que lado?

      38 ” nobres” deputados votaram a favor do impeachment. 35 deles são indiciados por corrupção.

      27 deputados votaram contra.  E só 2 possuem processos semelhantes.

      ” A narartiva do combate à corrupção fica cada vez mais insustentável “.     ( Rosa of Cards no TT.)

  8. A intenção de Temer

    Nítida e clara eu ouvi hoje no rádio: era dar o recado de que não vai interromper o programa bolsa família.

    Simples assim. Ele quer evitar que o povo mais pobre fique contra ele, então adiantou um pronunciamento a nação para evitar que “boatos” façam cair sua popularidade (!!!)

    Isto é conspiração descarada e deveria dar cana! Na China já teria ido para o paredão a muito tempo

    1. Pois é…

      Não vejo outra saída: ou nos livramos dos golpistas, ou o país não terá sossego. Chega! Essa turma sem voto, a cada 20-30 anos, desiste da “brincadeira” e parte para o tapetão. Já passou da hora de mandarmos esses golpistas para o destino que merecem: cadeia, cadafalso ou baioneta.

  9. http://www.ocafezinho.com/201

    http://www.ocafezinho.com/2016/04/11/o-que-acontece-no-brasil-e-um-golpe-politico-da-direita-acusa-ex-premie-de-portugal/

     

    Leiam e vejam como os métodos do Golpe Judiciário/Midiático são idênticos aqui e em Portugal. Não pode ser só coincidência. Tem as digitais dos EUA. Janot, Moro e procuradores messiânicos só podem ter sido recrutados, doutrinados e treinados nos Isteites. Têm colegas de métodos e ideologia em vários países.

  10. BRUTUS

    Não sei o que é pior: gravar o depoimento enfiando a faca nas costas da presidente ou fingir que vazou sem querer ! Traidor, oportunista e fingido. Esse é o possível presidente do país? Nunca pensei em morar fora do Brasil…até agora!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador