Para Ciro Gomes, governo Temer é aliança para assaltar cofres públicos

Jornal GGN – Durante evento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) defendeu o retorno de Dilma Rousseff para a Presidência da República, mesmo considerando a probabilidade “muitp pequena”. Ele afirmou que cinco senadores podem mudar de voto na apreciação do processo de impeachment, o que resultaria na saída do presidente interino Michel Temer (PMDB).

Ciro fez duras críticas ao interino, classificando-o de “golpista, traidor e usurpador do poder”. “É um governo de quadrilha”, disse o pré-candidato à Presidência, também dizendo que o governo Temer é “uma aliança para assaltar os cofres públicos”. 

O ex-governador cearense descartou a possibilidade de realização de um plebiscito para antecipar as eleições presidenciais. Ele também não acredita que uma proposta de antecipação seria aprovada no Congresso Nacional. 

Do Sul 21

‘É uma aliança para assaltar os cofres públicos’, diz Ciro Gomes sobre governo Temer

Jaqueline Silveira

Em agenda de pré-candidato à Presidência nas eleições de 2018, o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) está no Rio Grande do Sul para uma série de compromissos até a terça-feira (21). Na tarde desta segunda (20), antes de fazer uma palestra para estudantes no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele falou com a imprensa e voltou a defender o retorno da presidenta afastada, Dilma Rousseff (PT), ao cargo, embora considere difícil. “Com minha experiência, a probabilidade dela voltar é muito pequena”, acrescentou Ciro. No entanto, o ex-governador disse que “está lutando” para assegurar o mandato de “quem foi posto pelo voto popular.”

Para Ciro, há a possibilidade de cinco senadores mudarem de voto na apreciação do processo de impeachment de Dilma, o que poderia resultar na saída do presidente interino Michel Temer (PMDB), o qual classificou de “golpista, traidor e usurpador do poder.” Se a presidenta reverter o processo no Senado, conforme ele, terá de fazer um governo “completamente diferente.”

Sobre a possibilidade de um plebiscito para antecipação das eleições presidenciais, o presidenciável descartou: “Eu sou intransigente na defesa da legalidade, da Constituição e da inteireza do mandato da presidenta Dilma.” A ideia de realizar eleições ainda este ano, conforme Ciro, é de parte da população brasileira que está em “cima do muro”,  chamando essa parcela de “marinismo” numa referência à posição pregada pela também presidenciável Marina Silva (Rede). Há hoje, segundo ele, os que estão do lado da Constituição Federal,  os que estão a favor do “golpe” e os que estão “em cima do muro.” “Aí você não quer tomar lado, então inventa essa coisa charmosa de chamar o povo”, completou ele.

PEC das eleições não passaria

Além de ser defensor da prevalência do voto popular, Ciro ressaltou que não acredita que a antecipação de eleições passe na Câmara dos Deputados, já que, embora afastado, o deputado Eduardo Cunha (PMDB) é “quem dá as cartas” e seriam necessários três quintos dos parlamentares para aprovar uma emenda à Constituição. No Senado, de acordo com ele, a emenda também seria barrada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB), com o auxílio dos senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Romero Jucá (PMDB), trio chamado por ele de “quadrilheiros.” “A chance disso passar é nenhuma”, frisou o ex-governador, enfatizando  que são necessários três quintos nas duas casas e com duas votações em cada uma delas. Também, alertou Ciro, Temer, na condição de vice-presidente eleito pelo voto popular, poderia recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e reverter a situação.

Quanto à avaliação do governo interino de Temer, Ciro não foi econômico nas críticas. “É um governo de quadrilha, com poucas exceções”, alfinetou. O presidente interino, segundo o ex-governador, é “o chefe da quadrilha”, completada por Cunha, Renan e Jucá. “É uma aliança para assaltar os cofres públicos”, afirmou ele.

Em relação às denúncias envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato à Presidência afirmou que não o considera corrupto, mas, na opinião de Ciro, Lula contribuiu para a corrupção em estatais, a partir de indicações de nomes de partidos que faziam parte da aliança para a governabilidade. Na vida pública, observou ele, não basta “não roubar, não pode deixar roubar.” Apesar das críticas à maior liderança petista, ele não descartou, futuramente, uma aliança com o Partido dos Trabalhadores nas eleições presidenciais, acrescentando que “precisará do apoio de todo mundo” num eventual governo.  Entretanto, o pedetista defendeu uma “maioria simples” no Congresso e não “uma maioria gigantesca”, que tem, entre outros objetivos, impedir a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

O presidenciável, que estava acompanhado da cúpula gaúcha do PDT, ressaltou que o Brasil precisa de uma política de “Centro Esquerda” e que está elaborando um programa de governo, a partir de discussões com universidades. Ciro descartou a possibilidade de abrir mão da cabeça de chapa e se tornar vice numa aliança: “Nem pensar.”

 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ciro candidato?

    Ciro acha que é a vez dele. Mas, eu acharia mais lógico se fosse o seu partido – o PDT – quem, sob a mesma lógica, achasse que é a vez de governar, mas não é! O PT continua sendo maior e melhor para este momento. O PDT poderia ter sido considerado como opção da esquerda, se tivesse a coerência e solidariedade que teve o PCdoB, por exemplo. Vejam como o PT e toda a esquerda apoiam Jandira no RJ. O PDT ainda deve mostrar coerência no campo da esquerda, se credenciar para liderar e, depois disso, apresentar um candidato. Não acredito em salvador da pátria que ontem se registra no PDT e já quer impor o seu nome no campo da esquerda. Ciro é bom para falar na TV, mas não para Presidente. Requer-se coerência, espírito de equipe e não apenas gogó.

    1. Está certo, Ciro não tem

      Está certo, Ciro não tem espírito de equipe. Mas a questão é que vem falando verdades, desde quando apontou o dedo para Temer atrás de Cunha. Fulaniza, chama para briga. Não seria a hora dele? A conferir, seu progrma de governo.

      1. nuóssa!

        O Ciro não tem espírito de equipe? Procure(m) saber.

        Uma das qualidades que absolutamente todo mundo, que é relevante na política, atribui ao Ciro é a sua lealdade. Um momento apenas: Mensalão. Onde estava ele?

      2. Ele já disse q nao se candidataria se Aécio fosse candidato

        Nao foi na última eleiçao, foi na anterior. Disse que ele é Aécio apresentavam projetos parecidos. Bom, eu nao quero ninguém com projeto nem remotamente parecido com o de Aécio no poder…

    2. Meu camarada, o PT é maior

      Meu camarada, o PT é maior que o PDT, mas melhor nunca foi. Somos o que sobrou do velho PTB. Respeitem-nos, temos três golpes nas costas, levando-se em consideração que Dilma Rousseff também é fundadora do PDT. Solidariedade com o PC do B? Jandira Feghali fazia oposição sistemática ao Brizola, assim como o Chico Alencar, à época no PT. Sei que deveríamos mostrar maior solidariedade à esquerda do espectro político, mas não será o PT que dirá o que devemos fazer das nossas vidas. O PT sempre foi um partido hegemonista e viveu por treze anos em relações insidiosas com o PMDB. Não têm moral para dizer o que devemos fazer ser. Ciro Gomes é muito bem vindo, pois entende o que o desenvolvimentismo foi e o que significou o trabalhismo histórico nesse processo.

      1. Solidariedade?

        Cinco deputados do PDT votaram a favor do impeachment e acho que 2 ou 3 senadores também. O Ciro nasceu tucano e foi melhorando, no seu discurso…., mas ainda está sob as assas de Jereissatti.

        O PT errou muito, e está pagando por isso. Hoje, o jogo é outro.

        1. O PDT tem que melhorar, isso

          O PDT tem que melhorar, isso é fato. Entretanto, estou para ver o dia em que o PT, paradigma da hegemonia esquerdista nesse país, vai dar o braço a torcer e apoiar qualquer outro partido em uma disputa que desloque o poder das mãos desse partido. Repito: o PT não tem moral para nos desqualificar.

      2. Brizola propos a prorrogaçao do mandato de Figueiredo, lembra?

        OK, era um grande político, mas menos tá? Flancos débeis todos os partidos têm. 

        1. Brizola queria eleições

          Brizola queria eleições diretas para se candidatar. Entre escolher Maluf, filhote da ditadura, e Tancredo, que traiu o PTB em 1964, ele preferia deixar o ditador. Qualquer um dos dois era a continuação da ditadura, sem tirar nem por.

      3. Brizola queria eleições

        Brizola queria eleições diretas em 1985. Não iria se aliar ao Maluf, filhote da ditadura, nem ao Tancredo, que traiu o PTB em 1964. Preferia que o ditador se mantivesse no poder, nessas circunstâncias. E por último: não foi o PDT que se negou a assinar a Constituição de 1988, foi o PT.

      4. Sabemos que o Ciro tem suas

        Sabemos que o Ciro tem suas idiossincrasias e também as suas contradições. Igualmente, sei muito bem que o PDT necessita de maior aproximação das esquerdas, pois assim não terá legitimidade para concorrer com chances de vitória na corrida eleitoral e terá falta de representatividade. E, se o jogo agora é outro, é porque finalmente a esquerda brasileira tem alternativa viável no lado vermelho da força. O jogo agora é esse.

  2. A gente aplaude Ciro muito

    A gente aplaude Ciro muito por ele, de fato, com tantos anos na política, não ter se envolvido em nehum malfeito, e ser essa figura de muita cultura, de um discurso fácil por isso mesmo, mas que ainda não atingiu o nível necessário para fazer as alianças necessárias a qualquer um que pretenda ser Presidente. O pavio curto é a sua marca. Numa entrevista a uma repórter ele simplesmente soltou um palavrão muito feio, que não condiz com a imagem que ele quer passar.

    Quem está no foco é Dilma, descartada do poder por uma quadrilha de ladrões, sim, mas por que Ciro não diz três palavas sem que o nome de Lula seja abordado? Até outro dia ele dizia: “Sou contra a candidatura de Lula. Ele não pode jogar no lixo a sua história”. Depois foi mudando de opinião, e já chamou Lula de ladrão, desdizendo-se em outra entrevista. Penso que ele, como tantos, tem medo de disputar eleições com Lula, mesmo sabendo, como todos, que o ex-Presidente não precisa de mais ninguém para jogar mais lama sobre ele. Acho isso, de parte de Ciro, uma covardia.

    Eu estava muito inclinada a torcer pelo cearense, e já dizia que votaria nele em qualquer circunstância, mais mudei de ideia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador