Parecer do TCU sobre Pasadena é ‘politicamente motivado’, diz Gabrielli

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em entrevista publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quarta-feira (21), o ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli reafirmou que a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, foi um negócio acertado e que a decisão do Conselho de Administração – presidido por Dilma Rousseff à época da aquisição – fez bem em autorizar o negócio. 

Relatório do Tribunal de Contas da União aponta que a compra de Pasadena rendeu à Petrobras um prejuízo que ultrapassa a casa dos US$ 700 milhões. Para Gabrielli, esse prejuízo “se pagou” a partir do momento em que Pasadena passou a dar lucro à estatal. O TCU culpa a diretoria da Petrobras pelo negócio com a Astra Oil. Sergio Gabrielli e outros 10 ex-diretores foram arrolados no processo e tiveram bens bloqueados. O ex-presidente da Petrobras avalia que o relatório do ex-presidente do TCU José Jorge foi “politicamente motivado”.

“O parecer do TCU é politicamente motivado. Não é do TCU, é do ministro José Jorge. Os técnicos do TCU no primeiro parecer concluem que não há problemas com o preço nem os contratos de Pasadena. Depois o ministro solicitou outro a um assessor que em 30 dias, sem nem sequer ir à Petrobrás, criou um parecer que a meu ver é uma ficção equivocada e politicamente motivada”, disparou.

Em reportagem publicada na terça-feira (20), o Estadão afirmou que Gabrielli apresentou, em sua defesa ao TCU, o argumento de que o Conselho de Administração tem caráter executivo e participação ativa na compra de Pasadena. O jornal cravou que Gabrielli sugeriu, então, que Dilma também deveria ser responsabilizada pelo TCU, assim como os membros da Diretoria.

Na nova entrevista o Estadão questiniou: “Dilma, como presidente do Conselho de Administração na época da compra da refinaria de Pasadena, deveria estar com os bens bloqueados, assim como estão os integrantes da Diretoria?” E Gabrielli rebateu: “O argumento da minha defesa é que somente o conselho tem competência de decidir compra de empresas e a decisão do conselho foi correta.”

Gabrielli ainda disse que não acredita que a atual diretoria da Petrobras adotou a estratégia de jogar em suas costas a responsabilidade total sobre Pasadena. “Seria uma estratégia suicida, pois na verdade as questões que estão sendo implementadas hoje foram decididas anos atrás. A gestação de um projeto na área de petróleo leva anos. Além disso, existem mais de 120 inquéritos averiguando Abreu e Lima e não sou citado em nenhum”, comentou.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não tenho a menor dúvida

    Não tenho a menor dúvida disso, nunca tive. O bicudo do tcu é um pinto do psdb, nada mais do que isso. O aparelhamento do psdb nos anos 90, está resistindo, mas será inútil, tal a mediocridade e visibilidade dos “planos” dos cargos gerenciados por trogloditas dos anos 90.

  2. Só  há uma maneira de saber

    Só  há uma maneira de saber quem tem razão nesta parada de roubos. Eh investigar a trillha das verdes. Provavelmente, a investigação de patrimônio não levarah a nada, estes caras são ligeiros.

  3. Acho que a batata do

    Acho que a batata do gabrielli está começando a assar, por isso essa volta ao noticiário.

    Concordo que o conselho decida pela compra de empresas, mas não é essa a questão. O conselho apenas

    decide baseado nas informações que a diretoria da petrobras fornece. Se a documentação vem impregnada de informações mentirosas como o conselho vai saber disso? Piada essa explicação do gabrielli. Chega até ser assustador como uma pessoa dessas, sem nenhuma experiência no mundo do petróleo foi colocado como presidente de uma gigante como a petrobras….no meio de diretores com larga experiência no ramo. Deu no que deu…..

  4. A velha história  de

    A velha história  de desqualificar pessoamente o julgador, Já cansou isso né, todo mundo é vítima de conspiração. A impressão que se dá no Brasil é que todo mundo é competente, honesto e diligente.

    Seria bom o Gabrieli tirar umas férias de uns 3 anos em Cingapura, quanto mais ele se manifesta, pior fica. 

  5. Nem li o que está escrito

    Nem li o que está escrito aqui. Mas li a entrvista dele nos jornais.

       E ele foi peremptório: ”Quem deve ser acusado é a presidente Dilma”

              Ou seja, num recado claro: Ou o governo me defende ou abafa o caso, ou levo a alta cúpula comigo.          Até o momento Dilma está calada–3 dias depois e deve chegar a 3 000 anos.

                     Por que será,hein?

    1. Você poderia trabalhar na

      Você poderia trabalhar na Folha, aprendeu muito bem como deturpar uma declaração

      Ele afirma que a compra da refinaria de Pasadena foi um bom negócio e não há nada de irregular.

      Ele afirmou que a compra da refinaria foi aprovada pelo conselho da Petrobrás do qual Dilma fazia parte, assim como algumas cabeças coroadas muito prezadas pelo PIG, ou seja a compra da refinaria foi aprovada por Dilma, assim como pelos demais conselheiros.

      Dilma argumentou que o conselho não teve acesso a uma das cláusulas da transação, o que Gabriele confirmou ser verdade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador