Usam Lula como troféu para sustentar mentiras, diz Boff

“Usam Lula como troféu, para sustentar as mentiras que fizeram”, diz Boff / Foto: Joka Madruga / APT

"Usam Lula como troféu, para sustentar as mentiras que fizeram”, diz Boff - Créditos: Foto: Joka Madruga / APT

Enviado por Webster Franklin

do Brasil de Fato

Leonardo Boff: pacto social foi rompido no Brasil

Teólogo visitou o ex-presidente Lula, em Curitiba

Lia Bianchini

Brasil de Fato | Curitiba (PR)

O teólogo Leonardo Boff acredita que a principal luta do povo brasileiro no próximo período é resgatar o pacto social rompido após o impeachment de Dilma Rousseff. Ele esteve em Curitiba nesta segunda-feira (12) para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Superintendência da Polícia Federal. Após a visita, o teólogo concedeu entrevista coletiva à imprensa.

“Uma Constituição é um pacto social, que nós fazemos para ‘um não comer o outro’. Então, esse pacto social foi rompido com o impeachment contra a Dilma. Como foi rompido, não vale a Constituição, não valem as leis, eles pintam e bordam, surram, prendem”, disse Boff.

Para o teólogo, a prisão do ex-presidente Lula é uma “vergonha para o Brasil e para o sentido do Direito”, pois sua condenação foi baseada em um processo sem provas de culpabilidade. Lula está preso na Superintendência da PF desde o dia 7 de abril, condenado no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

“Usam ele [Lula] como troféu, para sustentar as mentiras que fizeram, especialmente aquele desenho onde ele era a cúpula de toda uma estratégia de corrupção. Seguram o Lula preso para se autojustificar. Mas sabem que é mentira a questão do triplex. Eles montaram uma narrativa que fez dele chefe de quadrilha, mas não conseguem trazer nenhuma prova”, afirma Boff. 

Além das violações jurídicas que envolvem o processo do ex-presidente Lula, para o teólogo, a campanha eleitoral de 2018 mostrou um novo fator para desestabilização da democracia brasileira, que foram as notícias falsas disseminadas pelas redes sociais. 

Dez dias antes do segundo turno das eleições, o então candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi denunciado por receber financiamento ilegal de campanha, com montante de mais de R$ 12 milhões. A denúncia divulgada pelo jornal Folha de São Paulo mostrava que empresários estariam bancando a compra de pacotes de distribuição em massa de mensagens contra o PT no Whatsapp.

“Ele [Bolsonaro] ganhou as eleições de forma fraudulenta, com aqueles milhões de notícias falsas. É uma lição para nós, saber que as eleições futuras não vão ser mais de grandes comícios, vão ser o manejo das mídias sociais, que nós temos que aprender a usar, aprender a nos defender”, diz. 

Aliado ao trabalho nas redes sociais, Boff entende também que existe a necessidade de que os movimentos e organizações de esquerda voltem-se às suas bases e ao contato mais próximo com o povo. Para o teólogo, a religião tem parte fundamental nesse processo, pois o povo “entende o discurso religioso, porque eles manejam a Bíblia.

“Nós temos que retomar o trabalho na base, criar escolas de formação política. E o tema central que nós vamos sempre bater será injustiça social no brasil. Não vamos falar só desigualdade, porque é um tema neutro. Injustiça é um tema ético. Injustiça é pecado contra Deus e contra os filhos e filhas de Deus”, diz.

Antes de visitar o ex-presidente Lula, Boff falou às pessoas presentes na Vigília Lula Livre, que mantém-se em frente ao prédio da PF desde que o ex-presidente foi preso, há 220 dias.

Edição: Diego Sartorato

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pacto? Quem é que paga o pa(c)to?

    Qual pacto o frei se refere?

    Ahhhhh…sim, aquele construído logo após o “fim” da escravidão, aquele flagelo mantido com o anuência (e em benefício) da Igreja, que nunca se furtou a colaborar com a construção do edifício ideológico que amansou os pobres e pretos, crentes que o sofrimento (pobreza- leia-se) os levaria aos caminhos do senhor (qual senhor?)? 

    Aquele pacto onde a terra (e a riqueza) se manteve criminosamente concentrada nas mãos de poucos (incluindo aí a igreja do carptinteiro bastardo)?

    Ou o pacto da cnbb que manteve-se quietinha enquanto Dilma era apeada do poder?

    Haaaah, o pacto da “luta contra a corrupção da cnbb”, outro pilar da (re) construção do fascismo atual?

    A qual pacto o frei se refere?

    O pacto onde só o pobre paga o pato…deve ser esse.

    Os coisistas usando Lula de um lado, e o frei de outro!

    Tenha santa paciência, haja urubu na carniça do sapo barbudo!

  2. Lula para Nobel da paz 2019

    Parece que esqueceram de Lula. Mas ele continua preso no “rochedo”, sem saber quando saira de la. Sinceramente, temos que voltar a fazer barulho internacionalmente sobre a condição de Luiz Inacio, ainda mais “nos dias de hoje”. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador