Pesadelos de um outono muito tenso, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Pesadelos de um outono muito tenso

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Freud dizia que os sonhos podem revelar aspectos importantes de nosso inconsciente, Jung que eles nos colocam em contato com a psique coletiva da qual também fazemos parte. Eu francamente não sei o dizer qual dos dois está certo, mas gosto de registrar alguns de meus pesadelos. Eis aqui o que tive esta noite.

“Chego a um lugar que parece ser onde trabalho. Nele há várias mesas organizadas em fileiras e colunas num andar imenso e sem paredes, mais ou menos parecido com o Departamento do Pessoal de um banco onde trabalhei quando era adolescente. Em cima da minha mesa alguns papéis e envelopes.

Sento, coloco a pasta ao lado da mesa, separo os documentos de maneira a organizá-los para começar a trabalhar. Depois tiro um envelope do bolso e o coloco em cima da mesa. Imediatamente duas pessoas vem ter comigo. Quando chegam em frente à minha mesa começa um diálogo desagradável.

– Por que você ainda não começou a trabalhar? pergunta a mulher carrancuda.

Estou organizando minha mesa. – respondo colocando meu envelope na gaveta.

– O que tem neste envelope? Pergunta o homem.

Uma correspondência pessoal que levarei ao correio.

– Se é pessoal o que ele está fazendo na sua gaveta. Abra-o quero ver o conteúdo. diz o homem, a mulher fica em silêncio mas continua carrancuda.

Como disse, o envelope contém algo pessoal e não vou abri-lo. – digo um pouco tenso.

Mais tenso que eu o homem dá a volta na mesa, antes que ele abra a gaveta pego o envelope de dentro dela para colocá-lo na pasta.

Entregue-me o envelope para eu ver o conteúdo. – diz a mulher carrancuda.

Mostro o envelope a ambos.

– Como vocês podem ver não é um envelope da empresa. Ele está fechado e ainda não coloquei o endereço do destinatário. Não vou abri-lo, pois é pessoal.

– Enquanto não ver o conteúdo não sei dizer se ele é ou não pessoal. Você pode estar revelando um segredo empresarial. Portanto, temos o direito de ver o conteúdo do envelope. Abra-o, por favor. Se você não o abrir você será punido. – diz o homem, a paciência dele parece estar acabando.

A constituição me garante o direito de preservar o sigilo de minha correspondência pessoal. – respondo num tom de voz um pouco mais elevado tentando preservar a cortesia numa situação em que toda cortesia já deixou de existir.

Constituição, constituição… Lá vem você novamente com este papo furado de constituição. – diz a mulher carrancuda.

Irritado, o homem a interrompe:

– Aqui na empresa só existe um direito: o direito da empresa de saber se os segredos dela não serão revelados por empregados relapsos e abusados como você. Abra o maldito envelope ou perderá seu emprego e será…

Acordo tenso. Não sei se a tensão resulta do conflito ou dele ter ficado sem uma solução.

O pesadelo em que o Brasil mergulhou também não foi resolvido. Estamos numa encruzilhada em que o Estado e o Mercado lutam para ver quem controlará os principais instrumentos macroeconômicos do país: Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Central, Previdência, SUS, Universidades Públicas, etc… Transformada numa Stasi pelo usurpador, a Polícia Federal já escolheu seu lado: ela vigia os cidadãos para garantir a satisfação dos interesses do Mercado.

Constituição, constituição… Lá vem você novamente com este papo furado de constituição.  De uma maneira ou de outra, foi exatamente isto que os Ministros do STF disseram quando Dilma Rousseff tentou defender judicialmente seu mandato. É o que eles agora dizem sempre que Lula procura se defender dos abusos cometidos por Sérgio Moro.

Após a reforma trabalhista (que com justiça está sendo chamada de reforma escravocrata) as empresas certamente poderão abrir as correspondências pessoais que os empregados inadvertidamente levem ao trabalho. Abra o maldito envelope ou perderá seu emprego e será… denunciado à Stasi Federal do usurpador Michel Temer.

Fábio de Oliveira Ribeiro

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. certeza

    Sinto informar que HAVERÁ MORTE !

    A minha certeza se configurou numa fila de gente humilde… hoje às seis da matina. Uma senhora infartada e ainda doente, moradora na roça, disse que o marido aposentado dela estava pior. Disse que o homem estava forte mas o dia todo só falava mal do Lula. Se ele pudesse torceria o pescoço do ex-presidente, exatamente como se sacrifica um frango na roça. E tome discurso a respeito do Lula, o homem mais rico do universo. Por outro lado, o homem diz que o Brasil ficará nessa miséria até ser salvo pelo……..Boçalnaro!

    Haverá morte!  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador