Da Agência Estado
‘Lula é o único economista que presta no Brasil’
Delfim Netto diz que virtude de Lula é falar a verdade sobre a economia
Roberval Angelo Schincariol e Roger Marzochi, da Agência Estado
Qual a avaliação que o sr. faz sobre os impactos da crise financeira no Brasil em 2009?
Você está em um ambiente complicado e é claro que o Brasil vai pagar o preço de fazer parte do mundo, como tem os benefícios. O Brasil usou a expansão que houve no mundo. E eu estou convencido de que esta crise é, simplesmente, a própria crise de 2001 consertada pelos economistas. Teve a crise em 2001, que foi a crise do pontocom, que explodiu, e apareceu aquela patifaria da Enron. E como é que os economistas resolveram essa crise? Fornecendo liquidez e permitindo que toda a imaginação do sistema financeiro se exercitasse plenamente, com a idéia de que o sistema tinha em si uma moralidade ínsita. Portanto, ninguém precisa se preocupar porque é tudo gente correta, que não vai fazer nada de patifaria…
O sr. avalia que hoje, então, houve o estouro da bolha da moralidade?
(…) Quando o (Henry) Paulson (secretário do Tesouro) tomou posse, em 2006, ele declarou: “Eu vim para acabar com o resto de regulação que está perturbando o crescimento.” Em 2006! A crise já estava explodindo! Então, você está diante de um fato: os economistas são capazes de produzir uma crise, mas não podem resolvê-la. A crise está fora da economia.
É quando o sr. diz que economia não é ciência.
É claro que economia não é ciência. É um bom conhecimento empírico que deve ajudar a administração. Porque o homem tem um defeito enorme: ele pensa. Se o átomo pensasse, a física seria bem mais complicada. Na verdade, o homem aprende. Na economia, ele aprende e se defende. A minha idéia é que você tem de pagar o preço de estar no mundo, mas temos condições melhores. Nem é por virtude. Foi por um acidente. Nós tivemos uma crise bancária muito séria, fizemos um Proer e, com ele, nós demos uma arrumada no sistema bancário.
(…) Hoje sofremos o risco de, ao tentar resolver esta crise, criarmos outra?
Eu acho que hoje as pessoas estão aprendendo. Primeiro, porque se não fosse o Brown (Gordon Brown, primeiro-ministro britânico), o Paulson estava até hoje procurando a causa do problema. Com sua intuição inglesa, Brown disse: “Não, o problema é do capital. O problema veio da alavancagem que vocês fizeram.” Nunca houve uma coordenação mundial como está havendo. Se tudo funcionar mais ou menos, essa crise deve ser menor do que seria sem a intervenção do governo e mais rápida do que seria sem ela.
Mas o sr. não avalia que a crise financeira será tão forte no Brasil como está sendo para o resto do mundo?
A crise americana vem vindo desde o começo de 2007. No Brasil, não. É uma crise datada. Vinha se desarrumando e, quando o Paulson faz a barbeiragem no Lehman, desaba tudo. Ou seja, ele matou o fator catalítico, que era a confiança. E no Brasil ocorreu uma função descontínua. É uma crise de confiança que atingiu os bancos lá fora.
(…) Com juros?
Então, nós já tínhamos a mais alta taxa e fizemos o maior aumento do mundo. Quando o mundo inteiro reduziu, nós continuamos insistindo na mesma política. Isso tudo, que era um defeito enorme, agora as pessoas dizem que foi uma clarividência É como aquele francês, para quem ofereceram a Brigitte Bardot. Só que hoje ela está com 80 anos!
Se o senhor fosse o presidente do BC, qual seria a taxa ideal de juros?
O Brasil não tem nenhuma razão para ter a maior taxa de juro do mundo. A taxa de equilíbrio é 3%, 3,5%, como é no mundo todo. Com inflação de 5%, poderíamos rodar com 8% nominal. Mas tudo isso é absolutamente irrelevante porque o BC nem tem mecanismo para fazer esse negócio. Então, vamos pensar onde paramos. Paramos por uma questão psicológica. O Lula é o único economista que presta no Brasil porque é o único que está falando a verdade. A intuição dele mostra o seguinte: nós estamos interrompendo o circuito econômico porque, se você não comprar o carro, porque tem medo de ficar desempregado, é certo que você vai ficar desempregado, porque a Volkswagen não faz o carro por medo que não vai ter demanda. E o banqueiro, no final, que pensa que está salvo, ele também vai morrer junto com o sistema.
(…) Como o sr. mede a expectativa hoje?
O Lula, com todas as críticas… As pessoas ficam furiosas com o Lula. Porque há, na verdade, um preconceito enorme. A vantagem do Lula é não ter um curso superior.
É uma vantagem?
Sim, não é um prejuízo. Senão ele estava igualzinho aos de curso superior aí dizendo “tá tudo perdido!, “estamos perdidos!”, “‘sifu’ para todos nós!”. Então, o que acontece? É uma atitude ingênua, mas que corresponde a uma realidade. O fator principal é restabelecer aquilo que é o cimento da sociedade, que é a confiança.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Mais uma vez concordo
Mais uma vez concordo plenamente com Prof. Delfin Netto.
Lula entende de economia, e fala francamente sobre ela.
Como Lula entende de pobreza e necessidade, e atua sobre elas, de forma decente.
O problema de Lula é não saber atuar na área da moralidade da coisa pública – ao ser apático contra os desmandos dos quadrilheiros e o principal erro na minha opinião – ao não estabelecer mudanças estruturais no poder, se contentando com mudanças superficiais.
Hoje temos no poder um metalúrgico, mas não o povo. O povo continua sem justiça, sem valores éticos e princípios de respeito para consigo mesmo e para com o semelhante.
A educação melhora, mas os exemplos da justiça não educam.
A renda se distribui mas a exploração são diminui.
A participação popular se contrai, o poder das elites se alastram.
Lula entende de economia, entende de pobraza e de sofrimento – mas não faz mudanças estruturais.
Por isso será traído por si mesmo – porque está traindo as esperanças do povo que o elegeu.
É questão de tempo.
Infelizmente.
Mais uma vez, seremos relegados a país do futuro, a partir de 2011.
A única saída que vejo é:
Uma mulher presidente.
Uma mulher de esquerda, sem rabos presos.
Dilma não se qualifica nesse nível.
Nem Heloisa Helena.
Sugiro Marina Silva para presidente do Brasil.
Para renovar nossa esperança.
Delfim tem razão. Até o Paul
Delfim tem razão. Até o Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia em 2008, vem recomendando ao Obama – como remédio para a crise – a mesma receita do Lula: políticas de proteção social, estímulo ao consumo e moralização do sistema financeiro.
—
“O governo Obama não deve copiar o hábito do governo Bush de transformar tudo em um argumento em prol de suas políticas preferidas. (Recessão? A economia precisa de ajuda -vamos reduzir os impostos dos ricos! Recuperação? As reduções de impostos para os ricos funcionam -vamos reduzir ainda mais!)
Mas seria bom o novo governo apontar como a ideologia conservadora, a crença de que a ganância é sempre boa, ajudou a criar a crise. O que disse Franklin Delano Roosevelt em seu discurso de posse do segundo mandato – “Nós sempre soubemos que o interesse impróprio insensato era moralmente ruim; agora nós sabemos que é economicamente ruim” – nunca soou mais verdadeiro.
E, por acaso, este é um daqueles momentos em que o inverso também é verdadeiro, e o que é moralmente bom também é economicamente bom. Ajudar os mais necessitados em um momento de crise, por meio de maior atendimento de saúde e benefícios para os desempregados, é a coisa moralmente certa a ser feita; também é uma forma bem mais eficaz de estímulo econômico do que reduzir impostos sobre os ganhos de capital. Fornecer ajuda a governos estaduais e municipais em dificuldades, para que possam manter os serviços públicos essenciais, é importante para aqueles que dependem desses serviços; também é uma forma de evitar mais demissões e limitar a profundidade da recessão.”
—
Texto completo aqui (assinantes UOL) –
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2008/11/08/ult574u8934.jhtm
No passado o Prof. Delfim
No passado o Prof. Delfim Netto era chamado de “czar da economia”. Hoje, entretanto é um homem sábio. Sua sabedoria advém do seu afastamento do Governo e dos economistas. Há uma frase bem colocada pelo filosofo alemão Friedrich Nietzsche que diz: “Somente depois de teres deixado acidade, verás a que altura suas torres se elevam acima das casas.” Isso se aplica-se bem ao professor Delfin Neto, pois detesta perguntas de jornalista mau intencionados que querem que ele faça previsões para a economia. Sobretudo porque não é possível fazer previsões a essa distância, pela simples razão de que economia não é ciência. É comum confundir-se o sábio com o apenas erudito ou com o que se diz “inteligente”. São conceitos diferentes, não sinônimos, embora a diferença seja sutil para que os despreparados, dados a generalizações (para as quais foram treinados no lar, na escola e na sociedade), a percebam. Sabedoria só se obtém com experiência. É o clímax da racionalidade. É criativa, dinâmica e sobretudo participativa. Inteligência, por sua vez, é a mera capacidade de uma pessoa entender conceitos abstratos e as coisas que a rodeiam (do latim “inteligere”). Se não aplicada, pouco ou de nada vale para o indivíduo e para a coletividade. Já o erudito, é o que acumula conhecimentos. Quase sempre, porém, esse acúmulo é apenas teórico. Se não souber o que fazer com o que acumulou, pouca valia lhe terá esse acervo.
Albert Einstein constatou que “o homem erudito é um descobridor de fatos que já existem — mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir”. Não há, e nem pode haver, aquele que tudo conheça. O universo é vasto demais (e o ser humano ínfimo e efêmero) para que a chave do mistério da natureza seja encontrada e abra as portas da razão absoluta. O raciocínio metódico e disciplinado permite ao homem que vislumbre “reflexos” distorcidos (como os da caverna de Platão) da essência do conhecimento
Eu gosto do Delfim… daquela
Eu gosto do Delfim… daquela velha turma é um dos poucos que me agrada. E olha que o cara assinou na folha do AI5.
A Verdade sempre acompanha do
A Verdade sempre acompanha do SIMPLES!
Luna, texto, provavelmente já
Luna, texto, provavelmente já conhecido por muitos. Não posso afirmar que os números estejam corretos, mas ilustra bem o funcionamento do sistema…
======================
Sobre a crise mundial.
“Vou fazer um slideshow para você. Está preparado?
É comum, você já viu essas imagens antes.
Quem sabe até já se acostumou com elas.
Começa com aquelas crianças famintas da África.
Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele.
Aquelas com moscas nos olhos.
Os slides se sucedem.
Êxodos de populações inteiras.
Gente faminta.
Gente pobre.
Gente sem futuro.
Durante décadas, vimos essas imagens.
No Discovery Channel, na National Geographic, nos concursos de foto.
Algumas viraram até objetos de arte, em livros de fotógrafos renomados.
São imagens de miséria que comovem.
São imagens que criam plataformas de governo.
Criam ONGs.
Criam entidades.
Criam movimentos sociais.
A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou em Bogotá sensibiliza.
Ano após ano, discutiu-se o que fazer.
Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que se sucederam nas nações mais poderosas do planeta.
Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o problema da fome no mundo.
Resolver, capicce? Extinguir.
Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, em nenhum canto do planeta.
Não sei como calcularam este número.
Mas digamos que esteja subestimado.
Digamos que seja o dobro.
Ou o triplo.
Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo.
Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse.
Não houve documentário, ONG, lobby ou pressão que resolvesse.
Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia. Bancos e investidores.
Como uma pessoa comentou, é uma pena que esse texto só esteja em blogs e não na mídia de massa, essa mesma que sabe muito bem dar tapa e afagar.
Se quiser, repasse, se não, o que importa?
O nosso almoço tá garantido mesmo…
Eh dificil contrariar a visao
Eh dificil contrariar a visao e pensamento unico.
DElfim se vc do alto da tua
DElfim se vc do alto da tua sabedoria endossa a vóz do povo, o ditado ta certo a vóz do povo e a vós de Deus!!!!Luláaaaaaaaaaaaaa esse 2009 tb vaiser tudooooooooooooooooooooo vc não deixa a petéca cair e quem falar que to usando chavão bom 2009tbbbbbbbbbbbbbb
“ATITUDE INGêNUA”. Quanto
“ATITUDE INGêNUA”. Quanto preconceito com relação a fala do presidente. Ninguém consegue ver que o presidente em sua fala está mostrando apenas o que todos deveriam saber: ele é a pessoa mais bem informada do país a respeito da economia, já que é constantemente informado pela equipe econômica. Ou a fala dele é embasada apenas em suposições de um coração ingênuo?
Infelizmente, as pessoas preferem acreditar em economistas que de cada 10 previsões acertam 1. É só olhar as previsões dos últimos 6 anos, os caras não deram uma dentro.
Além do mais, um grande
Além do mais, um grande humorista. Comparável a Delfim, apenas a portuguesa Tavares. Delícia!
SOBRE MANCHETES E
SOBRE MANCHETES E ESTATÍSTICA.
De manchetes e estatística.
Bom levantamento publicado na Folha On Line hoje, com manchete na capa: ” Serra e Kassab não cumprem metade de suas promessas” e manchete interna: “Kassab não cumpriu metade das promessas”.
No segundo parágrafo, lê-se:
“Após um ano e três meses de Serra e dois anos e nove meses de Kassab, 87 promessas não foram cumpridas –54,04% do total. Só 28 (17,4%) foram integralmente cumpridas. Outras 46 (28,57%), parcialmente”.
Engraçado, pagar meia promessa virou cumprir parcialmente! Com o santo será que funciona? Com a palavra o eleitorado paulista/paulistano.
É como “regular” em pesquisa, só entra como aprovação quando interessa.
Já se disse que estatística seria – a arte de mentir com números, melhor seria – pode se torcer como quiser com os números.
Já de manchetes, o que dizer?
E a Ética………..
Antes
E a Ética………..
Antes desses escândalos (a muito tempo atrás…) sempre quando do discurso técnico como esse, eu consumia essas reflexões imaginando os atores principais e respectivos coadjuvantes, possuindo Ética/Moral.
Tenho apreendido nesses tempos que estamos assim, porque se temos o conhecimento científico sem a Ética (a mínima por favor “Faça para o próximo como gostaria que fizessem a vc”), não vamos a lugar nenhum….
como assistimos as bolhas estourando e com certezas mentes ligadas ao lado escuro da Humanidade já estão maquinando com fazer outra.
Pode ser ingenuidade minha, mas li em algum lugar nesses últimos dias usada para outros fins….a respeito de toda essa dinheirama que foi pulverizada pelos governos ou “dignas empresas” que se dismiringuiram, sobre a “A fome que existem em alguns lugares no nosso planeta e para algumas criaturas ainda no Brasil” (essa tragédia que lembramos e rapidamente nos anestesiamos…devido esta longe da gente, por enquanto….), acho que dava para alimentar algumas pessoas não???
Daí a diferença que percebemos quando encontramos pessoas com esses atributos, comprometidas com a Técnica e a Ética.
Para mim o L. Nassif, é uma delas, daí pessoas q percebem a diferença se agregam……., conforme o tempo que o ego de cada um deixar…..
Bom Ano Novo a todos…
Lula têm mesmo uma grande
Lula têm mesmo uma grande vantagem em não ter curso superior. Porquê no Brasil curso superior se você não tomar cuidado o faz pensar como se fosse um cavalo com viseiras, incapaz de olhar para os lados. Logo empacaria no primeiro momento que visse um obstáculo à frente, por mais que tenha como contornar o obstáculo se olhar para os lados. Somos treinados à meramente imitar ao invés de pensar.
P.S: E de “ingênuo” nesta história Lula não têm nada. Qualquer um com um mínimo de capacidade de raciocínio ia chegar na mesma conclusão. É a velha história que vivo repetindo: Para existir “mercado consumidor” precisa existir pessoas que comprem, e estas pessoas tiram o seu dinheiro do seu trabalho para as empresas e não de uma “cornucópia mágica” como parecem pensar os nossos empresários e economistas. Para aumentar o mercado consumidor bastava empregar mais pessoas e/ou aumentar o salários dos já empregados, mas parece que isso para um empresário é heresia mortal.
Com certeza o Sr. Delfin deve
Com certeza o Sr. Delfin deve saber do que está falando quando diz que o Sr. Lula é único economista que presta.
Com certeza ele não vale nada, pois teve anos e anos à frente de nossa economia e deu no que deu.
Alguém ainda lembra do ‘MILAGRE ECONOMICO”???
Ora Sr. Delfin, vá plantar batatas.
“A vantagem do Lula é não ter
“A vantagem do Lula é não ter um curso superior.Senão ele estava igualzinho aos de curso superior aí dizendo “tá tudo perdido!, “estamos perdidos!”, “’sifu’ para todos nós!”. ”
Eheheheheheheh….
Esse é do Delfim. Quanto mais a idade avança, mais impagável é.
Se quiserem publicar do jeito
Se quiserem publicar do jeito que escrevi, ótimo, caso contrário, ignorem.
Nassif,
Hoje, último dia do
Nassif,
Hoje, último dia do ano de 2008, ao ler o artigo supra, fiquei feliz pela mensagem trazida em suas entrelinhas: que o novo ano venha, para todos nós, repleto de coragem , confiança e determinação para continuarmos fortalecendo as bases desta grande nação chamada Brasil. Que o respeito pelo nosso país e pelo nossso povo supere interesses mesquinhos daqueles que tentam reduzir a grandiosidade da nossa pátria. Que neste 2009, todos – trabalhadores de todos os seguimentos, políticos, mídia, empresários – tenham como objetivo dara continuidade ao processo de construção de uma nação justa e soberana. Feliz Ano Novo para todos nós brasileiros, principalmente aqueles que acreditam em nosso país.
Quer dizer que o Banco
Quer dizer que o Banco Central do Brazil (escrevi com z? então escrevi bem) é um ente alienígena do/no governo?
Se eu fosse professor do Delfim, mandava ele fazer como tema de casa, escrever 1000 vezes no caderninho:
“O BANCO CENTRAL DO BRAZIL É O GOVERNO LUL*A.”
Delfim Netto está para a
Delfim Netto está para a economia como o Paulo Coelho está para a literatura.
Quem lê um pouco sobre aquilo que é publicado de economia sabe que Delfim faz apenas um filtro disso.
Quem lê um pouco sobre escritos antigos sabe que Coelho faz apenas um plágio dessa literatura.
E quem tem um mínimo de discernimento sabe que ambos são uma fraude.
abraços
Deflação a caminho. A
Deflação a caminho. A depender da irresponsabilidade do BC, a selic não caíra na intensidade e velocidade necessárias e a indústria, o comércio, os serviços e os empregos sofrerão intensamente.
Embora seja uma manobra com algum risco, Banco do Brasil, CEF e bancos estaduais, coordenadamente, deveriam baixar os “spreads” para o mínimo possível.
Haverá muita chiadeira. Pseudos jornalistas falarão sobre uso político, gestão irresponsável, prejuízo aos acionistas etc – tudo muito previsível no contexto das relações promíscuas entre política,capital e imprensa.
Entretanto, é cristalina a necessidade de queda acentuada dos juros, em todas as modalidades, a partir da selic.
Mas terá Lula a coragem de promover mudanças no BC?
De manter Lacerda no comando da PF, não teve.
esta certo, o presidente Lula
esta certo, o presidente Lula tem muito mais inteligencia do que os diplomados por aí, os mesmos só sabem pensar na elite, o presidente Lula não, acabou com a fome e a pobreza, coisa que os diplomados nao fizeram em 500 anos, ok, o ex-presidente FHC era diplomado na Sorbone e não adiantou nada, fez o pior governo da história do Brasil, agora LUla mostrou que diploma universitario nao vale nada, e eu concordo com ele, sou formado na universidade da vida, e nao troco isso por um diploma, ok, parabens ao Delfim Neto pela visao que ele tem, esta na hora de Delfim Neto ser presidente do BAnco Central, para mudar essa politica da elite, fora com o Fernando Meirelles, vamos pressionar para Lula aproveitar os talentos do Brasil, como o Delfim Neto, para evitar que a crise estadunidense atrapalhe o crecimento do país, vamos trabalhar para o povo, ok!!!!
Entrevista genial
Entrevista genial !!
Definitivamente Delfim está se tornando a ‘bète noir” da elite branca…
De Platão a Lula, passando por Adam Smith, com objetividade e ironia.
Melhor que prozac para animar a passagem do ano…
Feliz 2009 para todos!
Fernando Trindade
Há outras passagens ótimas na
Há outras passagens ótimas na entrevista. Para os interessados, a íntegra está disponível na página do Estadão.
A FALA DE DELFIM É
A FALA DE DELFIM É BAJULATÓRIA E, AO ELOGIAR LULA, DELFIM ESCULACHA MUITOS DOS SEUS PARES NA ECONOMIA, PRINCIPALMENTE NO TUCANATO, REGIÃO EM QUE DELFIM NUNCA TEVE CHANCES DE APROXIMAÇÃO.
NÃO MORRO DE AMORES POR TUCANOS, SOU ELEFANTE NACIONALISTA, MAS TENHO QUE DIVERGIR DO DELFIM: LULA NÃO FALA A VERDADE PARA O POVO; LULA MENTE PARA O POVÃO.
ENTÃO, LULINHA NÃO MENTE QUANDO DIZ QUE NOSSAS RESERVAS SÃO SÓ NOSSAS? SÓ NOSSAS? E A DINHEIRAMA APLICADA AQUI E QUE ESTÁ INDO EMBORA E CORRENDO AS RESERVAS?
MANDAR O POVÃO COMPRAR PODE AJUDAR UM POUCO, MAS NÃO SERÁ A SOLUÇÃO DO PROBLEMA INDUSTRIAL, QUE CARECE É DE CRÉDITO.
LULA MANDOU O POVO BRASILEIRO COMPRAR. OBAMA PEDIU QUE O POVO AMERICANO SE UNISSE PARA ENFRENTAR A CRISE.. MUITO MAIS ELOQÜÊNCIA, MORAL, VERDADE..
Caro Tato macedo, que
Caro Tato macedo, que arrogância hein! Caso voce seja economista faça uma autocrítica. Sua classe está em baixa. Já o Delfim, a maioria concorda, está cada dia melhor! E leia o Paulo Coelho, sem pré-conceitos.
Olá,
Curso superior, pós
Olá,
Curso superior, pós graduação.., podem muito levar à soberba e a pastar, porque vc renuncia à sabedoria e à intuição.
FRANKLIN LAUTERT
não precisa
FRANKLIN LAUTERT
não precisa gritar.
Quando se confirmou o segundo
Quando se confirmou o segundo turno nas últimas eleições, Reinaldo Azevedo e Diogo Mainairdi foram ao delírio:”Lula acabou”. A profecia estava furada, era mero desejo de hienas ressentidas e Lula ganhou de goleada com 61% dos votos.
Agora, vejo novamente, diante da demissão de Lacerda, internautas repetindo a mesma coisa. O Governo Lula acabou.
Bobagem. O tempo vai mostrar o contrário. Daniel Dantas vai enfrentar tempestades. Não foi no governo Lula que ele foi gestado, mas está sendo neste governo que ele já conheceu o cheiro do xadrez, teve milhões apreendidos e está passando por uma humilhação atrás da outra.
Enfim, as previsões catastróficas dos economistas e dos jornalistas da oposição mostram que Lula sabe o que diz, basta ver o Natal do “presentinho” que se transformou no Natal da TV LCD e um dos melhores em décadas.
Aqui no Alto Xingu, os índios
Aqui no Alto Xingu, os índios avisam que a única possibilidade de a Selic voltar para patamares civilizados é a aprovação, pelo Congresso, de legislação dispondo que a diretoria do Banco Central seja constituída por nove representantes dos seguintes segmentos econômicos e sociais: agricultura, comércio, indústria, financeiro privado, financeiro de economia mista, financeiro público, trabalhadores, e dos dois principais partidos políticos. Seria um esquema semelhante ao banco central alemão e ao federal reserve norte-americano, embora este seja um banco privado. Nesses dois casos, todos os segmentos econômicos estão representados. Com isso, seria colocado um fim à hegemonia total que o rentismo financeiro desfruta até hoje, quando apenas seus representantes ocupam diretorias no Banco Central, cuja diretoria é uma porta-giratória da banca privada.
É isso. O brasileiro
É isso. O brasileiro (brasileiro, não. A maioria de nossa elite e sobretudo os formadores de opinião) têm mentalidade de vira-latas. Vejmaos: Quando Nelson Mandela assumiu o poder na Africa do Sul, logo os formadores de opinião exaltaram tal feito e “vendeu” a ideia como o que de mais positivo havia naquele país.
Quando o Obama ganha a eleição, logo os formadores de opinião, lá deles, “vendem” a imagem mais que perfeita dele. É claro que o Obama não era o preferido deles mas já que ele ganhou, que se valorize o homem para a imagem do país se fortalecer.
Qaundo o Lula ganha a eleição, inicia-se uma campanha difamatoria com uma intensidade e ferocidade jamais vista. E não adianta ele estar acertando, estar fazendo um governo com muito mais acertos do que erros. Nada adianta. Nada muda.
Imaginem se esses formadores de opinião tivessem exaltado o Lula, tivessem vendido o seu lado bom. É certo que estariamos em melhores condições e o Brasil, aqui e no exterior, estaria fazendo bons negocios. Mas como essa minoria já tem tudo, que se dane o Brasil. Por isso, preferimos ser vira-latas. Parece ser o nosso destino.
Acontece que não é Lula que
Acontece que não é Lula que manda na economia do Brasil. O nosso BC está fazendo exatemente o contrário do que deveria. Os conselhos do Requião deveriam ser aplicados imediatamente:
– Controlar a entrada e saida de capitais para estabilizar a moeda.
– Estatizar o sistema financeiro para garantir liquidez!
– Desonerar bens de consumo e compensar com elevação dos impostos progressivos como IR. Uma verdadeira reforma tributária que garanta a distribuição de renda, pois só ela tem potencial de alavancar a economia de forma estável e gerar bem estar a população.
Para quem diz que eu tenho
Para quem diz que eu tenho preconceito a Paulo Coelho, cumpre-me refutar que sou desprovido de todo e qualquer preconceito.
Quanto à pessoa em questão (Paulo Coelho) deve-se considerar o vergalho que possuo sim um conceito formado em bases sólidas cujo escritor, este sim, reconhecidamente escritor disse a propósito de sua visita ao Brasil:
Por José Saramago provocado por um repórter de um programa de TV (esse também copiado de um programa mexicano) a respeito de o porquê Paulo Coelho ser mais lido que ele, sabiamente respondeu:
“Pelos mesmos motivos que se vê mais TV do que se lê livros”.
De resto, tanto um Coelho quanto Delfim padecem do mesmo cancro.
Um abraço aos que ficam e uma boa viagem aos que se vão.
Feliz 2010!
Delfim Netto diz que virtude
Delfim Netto diz que virtude de Lula é falar a verdade sobre a economia
Corretíssimo. Tanto que a crise chegou entre nóscomo uma marolinha, não é Delfim?
grande tirada do Delfim pra
grande tirada do Delfim pra fechar com chave de ouro esse ano mágico de 2008. O ano em que os farsantes foram desmascarados.farsantes como Dantas ,gilmar,mainardi,george bush,aquele tal de madoff e ,infelizmente,o fernando rodrigues que voltou cooptado,lobotomizado do tal estágio em harvard.
Eu acho que o Delfin está é
Eu acho que o Delfin está é puxando o saco do Lula.
Este Delfim…
Ele sempre
Este Delfim…
Ele sempre gostou de estar próximo do poder.
Inevitavelmente ele exigirá seu quinhão de recompensa quando esta psico-crise passar.
É verdade.Grita ,quem não tem
É verdade.Grita ,quem não tem razão…Agora, Lula é o sábio estadista que faltava para conduzir o país através das sendas apocalípticas.
Como se não bastassem barbeiragens econômicas dos países centrais, os quinta-colunas,da mídia, fustigam em direção ao precipício.Serão ‘kamikazes”?
Vale tudo, para impedir a continuidade das propostas metalúrgicas.
Aqui,uma digressão sobre oposicionistas , do congresso,mídia e FIESP:
quando da guerra civil no Líbano,a primeira, que durou dez anos, destruindo Beirute, ,os “cristãos”, aliados de Israel,na destruição,formulavam a seguinte justificativa, para o absurdo daquela guerra: “calculamos em 18 bilhões de dólares a reconstrução de Beirute,temos dinheiro,técnicos e apoio internacional”(EUA e Israel).O tempo provou o quanto era falsa a assertiva. Até hoje,O Líbano é instável,Beirute, a Paris do Oriente,perdeu seu status,econômico-financeiro-cultural,e está longe a sua total reconstrução.
Delfim, voce esta
Delfim, voce esta perdoado!
Nao, mesmo, mesmo: voce esta perdoado!
Pode ir pra casa descansar agora…
Daqui a mil anos não
Daqui a mil anos não entenderemos o fenômeno Lula. Acabo de sair de um shopping aqui de Fortaleza. Pessoal comprando a mil. Supermercados com gente saindo pelo ladrão. Comentários uníssonos: o alarmismo de parte da mídia tem endereço certo: enfraquecer a popularidade do presidente.
Que diferença com a era FHC!
Já tem gente falando
Já tem gente falando maravilhas da universidae da vida…Tudo bem, elimine os médicos, engenheiros e cientistas de seu mundo(podeescolher os que julga dispensáveis).
Ele disse o que todos já
Ele disse o que todos já sabiam, mas que a imprensa insiste em não acreditar.
Mas o que será que ele almeja, acariciando o ego do Lula?
Pelo amor de Deus! Dizer que
Pelo amor de Deus! Dizer que o maior defeito de uma pessoa é não ter curso superior é argumento logicamente insustentável e moralmente condenável. Não vou citar aqui as inúmeras personalidades da história que não cursaram faculdade e que nem por isto deixaram de contribuir com a humanidade. Deduz-se pelas reclamações dos que exigem curso superior para presidente o seguinte:
Um presidente da república lida com administração,finanças, economia, necessitaria, portanto, de curso superior em Ciências Econômicas, Contabilidade, Estatística e Administração de Empresas.
Idem com energia, indústria: pré-requisitos: formação em todos os ramos da engenharia( no mínimo dez), Geologia e afins.
Biidem com leis, legalidade, processo penal, relações institucionais: sem formatura em Direito não dá! Com pós-graduação na Alemanha, de preferência!
Do mesmo modo Assistência Social: um diplomão de Sociólogo seria imprescindível! Complementarmente, escreveria um livro acerca da Teoria da Dependencia. Poderia até quebrar o Brasil umas três vezes!
E para ele cuidar da Saúde, da Educação, do Esporte? Ora, teria que ser formado em Medicina, Farmácia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física!
Obviamente que para tratar da política de informática o nosso presidente teria que arranhar alguma coisa de Mecânica Quãntica, não?
E nosso política aéreo-espacial? Como nosso mandatário poderia administrá-la? Só com curso superior em Astronáutica, Astrofísica e tocar, de leve, na Teoria da Relatividade(Geral e Restrita).
É mole? Vamos falar sério! O Lula, ex-miserável dos sertões nordestinos, ex-retirante, criado fora de um ambiente familiar estável(pai omisso e alcoolatra), ex-operário e perseguido pelo regime militar, acossado pela mídia conservadora, e muitos outros “ex” desfavoráveis, conseguiu chegar à Presidência da República, sendo aclamado como a 18ª personalidade mais importante do mundo, sem ter curso superior e, supostamente, não ser ter lido Joyce, Graciliano, Thomas Mann, Platão, Max Weber. Aonde teria chegado se fosse o contrário de tudo isso? Eleito Papa? Imperador do sistema solar?
Por favor amigos, procurem argumentos mais consistentes para desqualificar o Lula.
De repente, o maior defeito
De repente, o maior defeito do Lula passou a ser celebrado como qualidade aqui. Francamente …..
O problema do Lula não é não ter curso superior, é mostrar algumas vezes um certo desprezo por quem estudou como se estes tivessem perdido tempo em teorias enquanto ele se glorificou com a prática a política.
Lula não precisa nem nunca precisou ter um curso superior ou mesmo um diploma de segundo grau, mas deveria ter estudado mais, deveria ter feito algumas leituras, discutido com alguns professores, deveria ter se interessado pela teoria econômica. Então teria descoberto que o maior inimigo do seu governo sempre foram os ideólogos (não são economistas) que ele mesmo colocou no Banco Central.
Apesar mostrar soberba com a sua ignorância, Lula sempre teve e tem medo de tomar decisões corajosas em economia, pois não entende o mecanismo e seus resultados. Como consequência, teremos 8 anos de crescimento pequeno ou médio. Lula, com sua falta de conhecimentos, não passara de um pequeno vencedor, nunca chegará a ser o grande estadista que o Brasil merece.
Caro Nassif, o ex-ministro
Caro Nassif, o ex-ministro Delfim percebeu que a tecnocracia está obsoleta. A humanização das discurssões econômicas é como um sopro de esperança para muitos economistas reféns de teorias reacionárias e obsoletas. É o momento de criar e vencer.. Não se deve repetir erros e acertos do passado.
obs.: parece que o “chapéu” virou seu fã e emite opiniões…
Feliz Ano Novo pra Todos !
Eu gosto do Lula e do Delfim.
Eu gosto do Lula e do Delfim.
E eles estão transformando a minha previsão em verdade.
*****************
“Hoje em dia nós estamos assistindo não o nascimento do homem perfeito nem do homem de sabedoria, mas do homem que espera a realização das coisas dentro do seu tempo.”
******************
Deus escreve o certo por linhas tortas.
Quem viver, verá.
“É uma atitude ingênua, mas
“É uma atitude ingênua, mas que corresponde a uma realidade. O fator principal é restabelecer aquilo que é o cimento da sociedade, que é a confiança.”
Atitude ingênua? Apenas parece que é ingênua. Agora o FATOR PRINCPAL é mesmo a confiança. O povo acredita e confia no Presidente. Só isso não basta, mas é uma condição necessária. Vida longa ao LULA. Feliz ano novo pra todos.
Sr, João Carlos,
não se pode
Sr, João Carlos,
não se pode mandar plantar batatas. somente por mandar. O Delfim foi ministro da Fazenda em uma época em que éramos dependentes – e ponha-se dependência nisso – da importação de petróleo. O milagre econômico foi uma realidade sim, mas, infelizmente, na ocasião, disso o sr. não se lembrou, o barril de petróleo mais que dobrou de preço. Não tínhamos as reservas (dólares) que temos hoje, e o remédio, para honrar as contas, era pedir socorro com FMI, procedimento mais que normal. A menos que pedíssemos moratória.
Lembro bem que, apartir do
Lembro bem que, apartir do final da década de 80, notadamente logo no início do mandato de Collor, a onda neoliberal penetrou fundo no Brasil. Era um tal de desmonte do “estado paquidérmico”, supressão de “marajás”, culto à eficiência, redução, espremição mesmo de custos, otimização de lucros, arrocho salarial, concentração brutal de renda, e venda (a preço de banana) de bens públicos “imprestáveis”. E ai de quem fosse contra a “modernidade”. Era tachado de PTerossauro e jurássico, pra dizer o mínimo. LULA se debatia contra essa onda e tomou três derrotas seguidas. Ainda bem que a “ficha caiu” em 2002, quando o povo elegeu LULA pela 1ª vez. No dia 15 de setembro passado, a bancarrota do setor financeiro americano mostrou que LULA estava certo. Os milhares de neoteóricos, de políticos, economistas a jornalista, todos enfeitiçados pela “novidade”, caíra de cara no chão. São por essas e outras que o povo confia no barbudo.
O que Delfim Netto vem a
O que Delfim Netto vem a tempos gritando, é que não foi o Presidente Lula é quem mudou de campo social, e além de evitar temporariamente o confronto social, pode alvancar o Brasil no cenário internacional.
Pode-se até até divergir de algumas coisas, mas no geral a política econômica do Governo do Presidente busca garantir o capitalismo.
assim os demos/tucanos/psols
assim os demos/tucanos/psols não vão aguentar!!!!!!
Caro JB Costa,
Obrigado pelo
Caro JB Costa,
Obrigado pelo desenho que voce fez. Agora alguns que não estavam entendendo, desta vez vão entender.
“O difícil é ser fácil”
“O difícil é ser fácil”
Olá, JB Costa,
Seu
Olá, JB Costa,
Seu comentário é o chequemate que estava faltando
Aqui estamos de novo, Feliz
Aqui estamos de novo, Feliz 2009 para todos nós, a imensa “família Nassif”, do lado de cá
Voltando ao “post”,o Delfim quis dizer, que Lula sabe, para manter o país e a economia brasileira, pouco atingidos por essa crise, tem que ser positivo, ou seja 10, tem que ser 6+4, ou 8+2, ou7+3.etc.
Os economistas, treinados para avaliar, já que Economia não é uma ciência exata, dirão que 10, pode ser 8+5-3, ou 9+7-6, ou 10+10-10, ou seja há sempre uma diferença, uma perda, nem que seja de tempo, mas que no momento, por conta da crise, não é interessante nem falar. A máquina tem que continuar operando.
O Delfim e o Lula poderiam
O Delfim e o Lula poderiam realmente entrar para a história se seguissem a risca o ditado:
****************
Quando dois brigam, o terceiro leva vantagem.
****************
Europa e USA de um lado, tentando mater a hegemonia, China, Russia e Índia do outro , tentando levantar a bandeira de independência da Ásia.
Nesta briga, o Brasil pode correr por fora, se conseguir a estabilidade geopolítica da região e sair bastante fortalecido em suas políticas internas e externas. A hora é essa.
Basta vontade política e um mínimo de competência diplomática e econômica.
Nunca foi tão fácil sair das garras destes abutres da usura.