ANDIFES e SBPC poderão aderir à Plataforma Brasilianas

Com correções

 
Duas das mais relevantes instituições da área acadêmica,  a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior) poderão enriquecer o Projeto Brasilianas – uma plataforma para organizar os estudos e propostas de políticas públicas das universidades brasileiras. 
 
O Projeto Brasilianas é uma iniciativa do Jornal GGN, que conta com o apoio da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).

 
A adesão foi comunicada pelo presidente da ANDIFES, reitor Emmanuel Zaguri Tourinho, e pelo da SBPC, professor Ildeu de Castro Moreira. No decorrer da semana, ambos estarão em São Paulo, ocasião em que serão acertados os detalhes da colaboração, com a definição de grupos de estudo, nas diversas universidades federais, que ajudarão a filtrar os melhores trabalhos para serem incorporados à Plataforma. Depois da conversa, a proposta será apresentada aos respectivos conselhos.
 
Na 2ª feira, à partir das 8:30, no auditório 333 da PUC-SP haverá a pedra inicial do projeto, em um seminário que levantará alguns dos temas a serem discutidos:
 
Serviço
6 de Novembro de 2017 
9h às 17h
Local: PUC-SP – Auditório 333
R. Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo – SP, 05014-901
 
9h – 9h15 – Abertura
 
– Luis Nassif, jornalista e idealizador do Brasilianas
 
9h15 – 10h30 – MESA 1 – O papel das Universidades na construção do país
 
– Maria Amália, Reitora da PUC-SP
– Soraya Smaili, Reitora da Unifesp
– Fernando Haddad, Ex-Ministro da Educação e professor do Departamento de Ciências Políticas da USP
 
10h30 – 12h00 – MESA 2 – Balanços e desafios da desigualdade nas metrópoles 
 
– Dirce Koga – Coautora “Desigualdades nos Territórios da Cidade: Métricas sociais intraurbanas em São Paulo. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUCSP
 
– Américo Sampaio, Sociólogo e gestor de projetos da Rede Nossa SP, autora do Mapa da Desigualdade
 
Pausa para Almoço 12h00 – 14h00
 
14h00- 15h00 – MESA 3 – Justiça e Sociedade
 
– Luciana Zaffalon, Coordenadora do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
 
– Pedro Serrano, Advogado, professor de Direito Constitucional da PUC-SP, mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC/SP com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa
 
15h00 – 16h30 – MESA 4 –  A retomada do desenvolvimento
 
– Ladislau Dowbor, professor da pós-graduação da PUC-SP, economista e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) 
 
– Antonio Corrêa de Lacerda, professor do departamento de economia da PUC-SP e sócio diretor da ACLacerda Consultores Associados
 
– Fernando Nogueira da Costa, professor titular do IE-Unicamp. Autor de “Brasil dos Bancos” (Edusp, 2012), ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal (2003-2007). É colunista do Brasil Debate.
 
Luis Nassif

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador